Dicas para planear e arrumar mala para uma viagem curta

0
1121
Mala para uma viagem curta

Vai fazer uma viagem curta de fim de semana, dois ou três dias? Quer levar uma mala pequena, leve e manejável mas não sabe por onde começar? Veja as nossas dicas para se orientar na hora de planear a sua mala para uma viagem curta.

Na altura de arrumar a mala para uma viagem curta de apenas dois, três dias ou de fim de semana, há quem chegue a preparar uma mala para uma semana de férias. Os conselhos abaixo são os melhores para reduzir a bagagem da sua viagem a apenas uma mala de mão que poderá levar consigo na cabine do avião, sem ter que pagar por taxas de bagagem de porão.

Normalmente, as viagens de fim de semana são preenchidas de atividades distintas. A roupa prática usada durante um dia de praia pode chocar com a indumentária expectável no restaurante onde vai jantar nessa mesma noite. Isto exige estratégia e eficiência na hora de escolher os artigos a levar, sem sacrificar o estilo.

Lembre-se que a viagem de fim de semana deve ser sentida como uma agradável pausa do trabalho, portanto não estrague o momento levando demasiado e desnecessário.

Mala para uma viagem curta

Faça uma lista da sua bagagem

Para fazer esta lista de roupa e objetos que vai levar na sua mala de viagem de fim de semana tem que ter em consideração 3 aspetos:

  • o clima do local para onde vai viajar
  • as várias atividades que vai realizar no seu destino
  • eventos, encontros ou celebrações em que vai marcar presença

Ao iniciar a sua lista à luz destes fatores, vai logo conseguir restringir os objetos que precisa levar e elimina o que é dispensável logo à partida. Além disso, vai também funcionar como check-list para assegurar que arrumou tudo o que precisava antes da viagem e para se certificar que não deixou nada para trás no regresso a casa.

Não poupe nas peças de roupa interior

No que diz respeito à roupa interior, somos apologistas de levar sempre uma peça extra na mala para uma viagem curta. Como são as peças mais pequenas que ocupam menos espaço, nada como ter sempre uma peça extra para prevenir qualquer situação. Portanto, mais um par de meias e cueca podem dar jeito, e pela nossa experiência, dão sempre. Quanto a pijama, normalmente levamos apenas uma T-shirt de dormir, mas esta é uma escolha que depende de si.

Seja minimalista na escolha de vestuário

Pense apenas em levar a roupa que sabe que vai realmente usar e elimine totalmente a tentação de levar aquilo que poderia usar. Incida a escolha em peças de vestuário de cores básicas que lhe permitam múltiplas combinações. Também poupará espaço se escolher peças leves e finas em vez de peças de vestuário volumosas. Afinal está a preparar-se para apenas dois ou três dias fora de casa para usufruir do seu destino de viagem. A intenção é levar uma mala, não o seu guarda-roupa. Seja racional na escolha.

Inclua sempre calçado prático

Quando pensar no calçado, olhe para aquele par de sapatos que lhe permite mais conforto, um par de sneakers todo-terreno, ou os seus ténis de caminhada. O importante é escolher algo que lhe permita andar confortavelmente por longos períodos de tempo. Nada impede de levar na mala um par de sabrinas, práticas leves e fáceis de arrumar, ou um par de sapato-vela para a ocasião especial, sem sacrificar no estilo. Esta é mais uma das regras de ouro quando se prepara uma mala para uma viagem curta.

Reduza os artigos de higiene

Há restrições no que diz respeito aos objetos permitidos a bordo dos aviões. Como a intenção é apenas levar uma mala de bagagem de mão, é imprescindível obedecer às regras. Tesouras ou objetos cortantes e contentores de líquidos acima de 100ml são estritamente proibidos. Portanto, procure amostras do seu perfume favorito, encontre a versão viagem do seu desodorizante ou procure em casa frasquinhos abaixo dos 100ml para onde possa transferir o seu champô de eleição. Procure reduzir o número de artigos que leva: provavelmente pode dispensar o spray de cabelo por um fim de semana ou o gel de barbear – até porque não poderá levar a lâmina de qualquer maneira. Inclusivamente, se estiver alojado num hotel, terá sempre os produtos para o banho incluídos. E quando se prepara uma mala para uma viagem curtatodos os detalhes contam.

Compartimente o espaço da sua mala

A maneira mais prática de manter a sua mala organizada e fácil de manejar é compartimentado o espaço. Utilize sacos com fecho zip para separar os seus itens de vestuário e ainda beneficia da vantagem de poder comprimir a roupa poupando espaço na mala. Em alternativa, poderá sempre comprar dois “packing cubes” que ganham cada vez mais adeptos entre os viajantes. Nunca se esqueça de levar sacos de plástico para a roupa suja e para o calçado. O objetos de higiene pessoal devem ser colocados numa bolsa individual transparente para facilitar a passagem na segurança do aeroporto e impedir que vertam para a roupa.

Arrume bem a sua mala para uma viagem curta

Coloque os artigos pesados no fundo da sua mala de rodinhas ou da sua mochila porque vai-lhe facilitar, e muito, o seu transporte enquanto anda com ela. As roupas leves devem ser arrumadas no topo. Para poupar espaço, enrole as peças de roupa ou dobre menos vezes – quanto mais dobras fizer mais volumosas ficam -, enfie meias enroladas no interior dos sapatos, enrole o cinto e coloque no colarinho duma camisa para impedir que este fique vincado e, por último, enfie as peças pequenas e leves acondicionando todos os pequenos espaços que sobram.


Truques para arrumar a mala como um pro

A nossa experiência em viagens de curta duração ensinou-nos que quanto mais leves, mais se aproveita. A nossa prática é viajar com apenas duas mochilas de 30 litros quando precisamos de transportar os dois portáteis para o trabalho “on the road”, ou uma “carry-on bag” apenas para os dois. Inclusivamente, para viagens de uma semana já aprendemos uns truques que nos permitem levar apenas uma “carry-on bag”, uma mochila e uma mala de mão e nem precisamos de despachar malas para o porão. Poupamos tempo no aeroporto e viajamos bem mais leves.

Agora que já tem a sua mala para uma viagem curta arrumada, só nos resta desejar-lhe um bom fim de semana e boa viagem!

Dicas práticas para preparar a sua Viagem

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMapas do Caminho de Santiago com percursos e rotas GPS
Próximo artigoRuta del Cares – Picos de Europa
Anabela e Alexandre (linguista e economista), apaixonados um pelo outro e pelas viagens. Juntaram as letras e os números e criaram Vagamundos - Blog de Viagens onde partilham as suas errâncias pelo mundo e motivam todos a viajar. Autores independentes dos livros Caminho do Amor e Rostos do Oriente. Aproveitam qualquer desculpa para vaguear pelo mundo. Viveram na Alemanha, Dinamarca e EUA. Praticam trekking e lounging, alternadamente. Gostam de sujar cozinhas e conversar até altas horas. Uma vez por ano fingem que tocam djambé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here