Guia Caminho Francês de Santiago: Etapas e Dicas Práticas

17
15735
caminho frances de santiago

O Caminho Francês de Santiago, também conhecido pelo Caminho das Estrelas, é o Caminho de Santiago mais utilizado pelos peregrinos para chegar até ao túmulo do Apóstolo Santiago. E não pensem que é uma moda recente. Desde a Idade Média que milhares de peregrinos, oriundos de toda a Europa, convergem para o Caminho Francês de Santiago, seguindo a Via Láctea rumo a Santiago de Compostela.

caminho-frances-de-santiago-escultura-do-peregrino-lutando-contra-o-ventoAs principais vias do Caminho de Santiago Francês, na sua passagem pela França e pela Espanha foram inclusivamente descritas, no século XII, no famoso livro jacobeu Códex Calixtinus, cuja autoria muitos atribuem ao Papa Calisto II. Nele os peregrinos podiam conhecer os pontos de referência ao longo do caminho (para não se perderem), mas também obter informações preciosas sobre as localidades onde pernoitar, que santuários se encontravam no caminho, quais os costumes locais e até mesmo onde se localizavam as principais fontes. É provavelmente o guia de viagens mais velho do mundo.

mapa-caminho-santiago-francesOs quatro principais itinerários do Caminho de Santiago Francês, descritas no Códex Calixtinus, são hoje considerados Património Cultural Europeu pela UNESCO. Três dessas rotas (Paris-Tours, Vézelay-Limoges e Le Puy-Conques) convergem em Saint-Jean-Pied-de-Port (SJPP), a localidade francesa onde mais peregrinos encetam o seu Caminho, entrando em Espanha por Roncesvalles. O quarto itinerário (Arles-Toulouse), conhecido pelo nome de Caminho Aragonês, entra em Espanha pelo porto de Samport e une-se ao itinerário que sai de SJPP em Puente la Reina.

Roncesvalles, saída da cidade no Caminho Francês de Santiago

Placa de estrada à saída de Roncesvalles, 26kms depois de SJPP.

De SJPP são sensivelmente 800 mágicos quilómetros até se chegar a Santiago. Este troço é por muitos considerado o Caminho de Santiago por excelência, sendo que nenhuma outra rota jacobeia granjeia da reputação internacional do Caminho Francês de Santiago. Um prestígio que muito deve ao livro “Diário de Um Mago”, da autoria de Paulo Coelho, e ao filme de culto “The Way”, do realizador Emilio Estevez.

caminho-frances-santiago-marco-do-amor

Nós também optamos por iniciar o nosso Caminho Francês de Santiago em SJPP, não só pela sua fama e simbolismo, mas sobretudo porque este troço está soberbamente bem marcado e está dotado de todas as infraestruturas necessárias ao peregrino. Nos dias de hoje não precisamos do Códex para nos orientarmos até Santiago de Compostela, basta seguir as famosas setas amarelas, criação do Padre Elías.

caminho-frances-santiago-peregrino-de-costas

Naturalmente que percorrer 800kms a pé, ou mesmo de bicicleta, não é tarefa fácil e exige, para além de muito esforço e perseverança, algum tempo livre. Portanto não é de estranhar que a localidade de onde partem mais peregrinos para percorrer o Caminho Francês de Santiago seja a galega Sarria, que dista 120kms de Santiago.

camino-frances-santiago-credencial

O peregrino que deseje obter a Compostela, tem de percorrer pelo menos os últimos 100 kms a pé, ou 200 kms caso siga de bicicleta ou a cavalo – neste caso será necessário sair de Astorga. Para obter a Compostela é necessário levar consigo a Credencial do Peregrino e carimbar a mesma no mínimo duas vezes por dia ao longo do Caminho de Santiago.

camino-frsnces-santiago-dont-stop-walking

Nós demoramos mais de um mês a chegar a Santiago, mas os nossos pés calcorrearam cada um dos 800km deste caminho de peregrinação milenar. Para nós o Caminho Francês de Santiago foi um caminho de reflexão, descoberta, aprendizagem, fé. Foi um caminho de desânimo, irritação, desalento, desconforto. Foi um caminho de alegria, riso, canto, jubilo. Foi um caminho de lágrimas, desilusões, tristezas, desapontamentos. Foi um caminho de coragem, perseverança, conquistas, Amor.

camino-frances-santiago-sombra-peregrinosSão os relatos desses dias no Caminho Francês de Santiago que agora vos convidamos a ler, ao longo de mais de 30 crónicas repletas de fotografias. Para muitos servirá para recordar… para outros talvez seja o início do seu Caminho de Santiago. A todos desejamos um Bom Caminho para a Vida!
Ultreya et Suseya!

Mapa do Caminho Francês de Santiago


Clique no canto superior direito para ver o mapa em tamanho maior

Etapas Caminho Francês de Santiago

De Saint-Jean-Pied-de-Port a Roncesvalles
De Roncesvalles a Zubiri
De Zubiri a Trinidad de Arre
De Trinidad de Arre a Pamplona
De Pamplona a Puente la Reina
De Puente la Reina a Vilatuerta
De Vilatuerta a Villamayor de Monjardín
De Villamayor a Torres del Rio
De Torres del Rio a Logroño
Logroño
De Logroño a Ventosa
De Ventosa a Asofra
De Asofra a Santo Domingo de la Calzada
De Santo Domingo a Villamayor del Rio
De Villamayor del Rio a Villafranca Montes de Oca
De Villafranca a Agés
De Agés a Burgos
Burgos
De Burgos a Rabé de las Calzadas
De Rabé de las Calzadas a Hontanas
De Hontanas a Itero de la Vega
De Itero de la Vega a Población de Campos
De Población de Campos a Carrión de los Condes
De Carrión de los Condes a Calzadilla de la Cueza
De Calzadilla de la Cueza a Sahagun
De Sahagun a El Burgo Ranero
De El Burgo Ranero a Mansilla de las Mulas
De Mansilla de las Mulas a León
León
De Léon a Villar de Mazarife
De Villar de Mazarife a Villares de Orbigo
De Villares de Orbigo a Murias de Rechivaldo
De Murias de Rechivaldo a Rabanal del Camino
De Rabanal del Camino a El Acebo
De El Acebo a Ponferrada
De Ponferrada a Villafranca del Bierzo
De Villafranca del Bierzo a O Cebreiro
De O Cebreiro a Fillobal
De Fillobal a Sarria
De Sarria a Portomarín
De Portomarín a Palas de Rei
De Palas de Rei a Arzua
De Arzua a Pedrouzo
De Pedrouzo a Santiago de Compostela

 

catedral-santiago-compostela

Não deixem também de ler o nosso livro Caminho do Amor, focado na viagem interior, de reflexão e descoberta que é o Caminho de Santiago. O conteúdo é totalmente original e podem ler a sinopse do livro e descarregar uma amostra grátis clicando na imagem abaixo.

Livro Caminho do Amor

Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago

Para quem desejar conhecer melhor a cidade de Santiago de Compostela e a sua Catedral pode ainda espreitar estes dois posts: Catedral de Santiago e o Passeando por Compostela.

E para quem queira conhecer o segundo Caminho de Santiago mais percorrido, não deixe de ler os nossos relatos do Caminho Português de Santiago, percorrido em 2012, assim como o Epílogo desse mesmo Caminho, no Cabo Finisterra e Muxia.

E claro não se esqueçam de nos seguir no Facebook e no Google+

17 COMENTÁRIOS

  1. Lendo este artigo, de certa forma voltei a fazer o Caminho, lendo a lista das cidades. O meu, fiz em 1999, começando em Roncesvalles. O caminho nunca sai de dentro da gente.
    Grata pela postagem.

  2. Olá Laís! Ainda bem que deu para recordar um pouco. Provavelmente, muita coisa mudou desde 1999, mas para os peregrinos o Caminho será sempre um inesquecível capítulo da Vida. Obrigado pelas suas palavras! Ultreya

  3. Olá boa noite…. peregrinando na tela do computador, e eis o desejo em mente: procurar peregrinos como eu que palmilharam Santiago. Eu tive o raro privilégio de percorre-lo em 2014 e 2015. seguidamente. posso dizer que a segunda foi muito, mas muito melhor do que a primeira. com certeza uma terceira vez traria a mesma magia… mas deixa a mente voar em devaneios e peregrinas com o pensamento de SJPP durante 30 dias até Compostela… reviver albergues, hospitaleiros, chupar uva no caminho, amora silvestre, figos, maçãs e compartilhar o mesmo quarto em idiomas e roncos diferentes… os idiomas mudam nao os roncos que é universal. A quem já fez o caminho, que volte a fazê-lo. Quem não fez… que ponha a mochila dentro do coração e buem camino… esiopoeta@bol.com.br sempre em pé e à ordem para ajudar quem quiaer com dicas e alguns segredinhos de um peregrino experiente, que há 49 anos peregrina caminhos nestes caminhos da vida. esiopoeta

  4. TIVE A GRATA SATISFAÇÃO DE FAZER O CAMINHO EM 2014, SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, NADA A RECLAMAR, APENAS A AGRADECER E SEM BOLHAS…RSRS…..MAS JÁ SINTO O NOVO CHAMADO E CREIAM, JÁ ESTOU ME PREPARANDO PARA VOLTAR EM 2018 E DEVO NOVAMENTE SAIR DE SJPP.
    OBRIGADO POR PARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS……ABRAÇOS.

    • Olá António! Muito obrigado pelo feedback. Que tenha um regresso muito feliz ao Caminho em 2018. Bom Caminho! Abraços

  5. Fiz o caminho português saindo de porto. Um pouco insegura, na companhia de três amigas. Foi ótimo. Quero fazer o caminho francês em 2018. Estou me preparando.
    Obrigada pelas informações maravilhosas. Muito sucesso.

    • Muito Obrigado pelas suas palavras Maria. Nós também começamos por fazer o Caminho Português (a primeira vez desde Valença) e percorrer o Caminho Francês desde SJPP foi algo verdadeiramente mágico e transformador. Sempre que podemos voltamos ao Caminho. Se precisar de alguma dica/info específica do Caminho Francês não hesite em nós enviar um e-mail. Teresmos todo o gosto em ajudar. Abraços nossos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here