Credencial do Peregrino do Caminho de Santiago e onde obter a Compostela

2
791
credencial do peregrino

Na Idade Média era entregue um documento de salvo-conduto aos Peregrinos de Santiago. Nos dias de hoje, esse documento foi substituído pela Credencial do Peregrino. A Credencial não só permite identificar a pessoa como Peregrino, mas também o acesso à rede de albergues municipais de peregrinos. A Credencial é ainda essencial para a obtenção da Compostela.

Credencial do Peregrino de Santiago e a Compostela – Perguntas Frequentes (FAQ)

São muitas as perguntas que nos chegam diariamente relacionadas com a Credencial do Peregrino e com a Compostela. Neste artigo tentaremos dar resposta às dúvidas mais frequentes de quem prepara o seu primeiro Caminho de Santiago.

credencial do peregrino

Para que serve a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino é um documento essencial para se poder pernoitar na maioria dos albergues de peregrinos (um pequeno número de albergues de gestão privada não exigem a credencial). É também essencial para a obtenção da Compostela, o “certificado” que comprova que cumpriu a peregrinação até à Catedral de Santiago de Compostela. Desde 2014, a Credencial serve também para se poder obter um certificado da distância percorrida onde consta o ponto de partida da peregrinação.

Onde obter a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino pode ser obtida através das várias Associações dos Caminho de Santiago e Confrarias do Apóstolo Santiago, nas principais Catedrais do Caminho e em muitos dos Albergues de Peregrinos ao longo do Caminho. O preço ronda os 2€.

Em Portugal a Credencial do Peregrino pode ser obtida nos seguintes lugares:

  • Sé Catedral de Lisboa
  • Basílica dos Mártires em Lisboa
  • Associação Portuguesa dos Amigos de Apóstolo Santiago – APAAS em Lisboa
  • Sé Catedral do Porto
  • Associação Espaço Jacobeus (Confraria de São Tiago) nas suas Delegações de Amarante, Barcelos, Braga, Fátima, Fafe, Guimarães, Porto, Oliveira de Azeméis, Lamego e Açores ou online através do seu site.
  • Em vários Albergues de Peregrinos ao longo do Caminho (recomendamos contactar os mesmos de antemão pois o stock das credenciais é muito variável)

No Brasil a Credencial do Peregrino pode ser obtida nos seguintes lugares:

  • Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago (através do seu site)
  • ACACS-SP Associação Confrades e Amigos do Caminho de Santiago (através do seu site)

Como já referimos a credencial do peregrino pode também ser obtida, sem qualquer dificuldade, nos principais pontos de partida do Caminho de Santiago e durante a peregrinação (Lisboa, Porto, Valença, Saint-Jean-Pied-de-Port, Burgos, Léon, Sarria, Oviedo, etc) – quando percorremos o Caminho Francês desde Saint-Jean-Pied-de-Port acabamos por precisar de comprar mais credenciais pois já não tínhamos mais espaço para os carimbos/selos na credencial que trouxemos de casa.

Como obter a Compostela?

compostela

Para obter a Compostela o peregrino tem obrigatoriamente de percorrer, pelo menos, os últimos 100 quilómetros antes de chegar a Santiago de Compostela, no caso dos peregrinos que sigam a pé ou a cavalo, ou 200 quilómetros no caso de seguirem de bicicleta.

Para comprovar que a distância foi efetivamente percorrida, a Oficina do Peregrino de Santiago exige que a Credencial do Peregrino seja carimbada pelo menos duas vezes ao dia. Pode carimbar a mesma em imensos locais ao longo do caminho como sejam os albergues de peregrinos, os hostels, os hotéis, as igrejas, os ayuntamentos (câmaras municipais), os postos da Guardia Civil (polícia) e os cafés e restaurantes. Não se preocupe que o que não falta são carimbos/selos.

Uma vez chegado a Santiago basta deslocar-se à Oficina do Peregrino e apresentar a credencial devidamente carimbada. A credencial do peregrino levará o seu último carimbo, certificando a data de chegada a Santiago, e logo na hora ser-lhe-á entregue a Compostela e o certificado de distância percorrida (este último é opcional e custa 3€).

Morada da Oficina do Peregrino de Santiago

Rúa das Carretas, 33, 15705 Santiago de Compostela

Horários da Oficina do Peregrino de Santiago

  • Desde a Semana Santa até 31 de Outubro: aberto das 8:00 às 21:00 horas.
  • Durante o Inverno europeu, desde 1 de Novembro até à Semana Santa: aberta todos os dias das 10:00 às 19:00 horas.
  • A Oficina do Peregrino encerra no dia de Natal e no dia de Ano Novo. Se completar a peregrinação nesses dias pode obter a Compostela na Sacristia da Catedral de Santiago.

Leia também as nossas Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago

Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês de Santiago Clique para ler o nosso Guia do Caminho Português de Santiago

2 COMENTÁRIOS

  1. Informo que a Associação Espaço Jacobeus já tem delegações em Felgueiras e Amarante onde podem adquirir a Credencial de peregrino obg Bom Caminho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here