Férias 2017: comece já a planear e ganhe dias de férias

0
4649
ferias-2017

Estamos nos primeiros dias do novo ano, está na altura de começar a programar as suas férias. Acha que é cedo demais? Não, não é. Planear com antecedência o calendário de férias 2017 tem inúmeras vantagens:

ferias-2017
Férias 2017? Saiba como transformar 22 em 47 dias de férias e comece já a planear os seus dias de lazer. Planear com antecedência traz-lhe muitas vantagens.
  1. Sonhar com as férias faz bem à mente.
    Planear férias logo no início do ano é benéfico para o equilíbrio mental, começará a sonhar com os seus destinos de viagem ou o que vai fazer nos tempos de lazer. E tendo uma ideia clara do tipo de destino que busca para cada período de férias, arranja uma forma de escape do stress e fadiga dum ano de trabalho. Com o tempo, essas férias vão-se tornando mais tangíveis. Até porque vai inevitavelmente começar a pesquisar sobre a sua próxima viagem. Essa é já uma forma de viajar.
  2. Conseguir as melhores promoções e os preços mais económicos.
    Se começar a procurar os voos, alojamentos e atividades do seu destino com antecedência, tem hipóteses acrescidas de encontrar as melhores ofertas. Planear a viagem em cima da hora é castigador para o bolso pois os preços são geralmente mais altos. Utilize corretamente as ferramentas online disponíveis para começar a planear a viagem. Subscreva as newsletters de organismos de turismo, agências de viagens, companhias aéreas e sites de alojamento, para ter acesso a promoções ou descontos.
  3. Balizar tempos de trabalho e de descanso.
    Com o calendário de férias 2017 definido, consegue ter uma perspetiva clara dos seus tempos de trabalho e de descanso. Assim, vai gerir e coordenar melhor o tempo e esforço que tem que dedicar ao trabalho sabendo que terá a sua recompensa no próximo espaço para relaxar.
  4. Planear a viagem traz satisfação.
    Ao buscar inspiração está já a viajar. Ao planear a viagem, agendar datas, reservar voos ou alojamento, as suas férias 2017 passam do sonho à realidade. Ter algo concreto em mãos é o primeiro passo para atingir a satisfação que todos buscamos com as férias para recarregar as baterias.

ferias-2017-viagens

Planear Férias 2017

Que tempo de férias 2017 lhe reserva? Para o ajudar na tarefa de planear férias e programar os seus dias de descanso e lazer, os VagaMundos fizeram a pesquisa por si. Planeie com antecedência para poder aproveitar ao máximo os seus 22 dias de férias e veja como este ano pode transformar esses 22 em 47 dias de descanso.

Regra geral, todos temos 22 dias de férias anuais. Será este o ponto de referência para a distribuição dos dias de férias que lhe vamos propor adiante. Vamos somar a estes 22 dias os dias feriados que podemos usufruir no ano de 2017. Com a reposição dos 4 feriados perdidos em 2013 temos mais margem de manobra para programar férias. 2017 permite alocar e distribuir melhor esses dias ao longo do ano.

O ano de 2017 terá 13 feriados nacionais. Como o domingo de Páscoa é, regra geral, um feriado perdido para a maioria dos trabalhadores, contabilize o feriado municipal da localidade onde trabalha para poder integrá-lo no seu calendário de férias.

Infelizmente destes 13 dias feriados vamos perder dois. O primeiro já voou, o dia 1 de janeiro coincidiu com o primeiro domingo do ano. Segue-se o Dia de Portugal a 10 de junho que calha a um sábado. Mesmo perante este cenário, olhamos para a possibilidade de 33 dias ao longo do ano em que podemos presentear-nos com o merecido descanso.

ferias-2017-verao

Comece por planear as “férias grandes”

Vamos começar pelas férias grandes. Ao definir o seu período de férias mais prolongado do ano, será mais fácil alocar os dias que lhe restam em outras fases do ano. Aproveitar as designadas “pontes” e fins-de-semana prolongados, é uma excelente maneira de permear o ano de trabalho com uns períodos de lazer onde pode saciar a sua sede por viagens.

Olhando para o feriado de 15 de Agosto para balizar as suas férias grandes, tem duas opções.

Opção A: de 29 de julho (sábado) a 15 de agosto (terça feira)

Ao optar pela primeira quinzena de agosto para as suas férias, poderá usufruir de 18 dias “gastando” apenas 11 dias das férias a que tem direito. Ainda lhe restam 11 dias para distribuir pelo resto do ano.

Opção B: de 12 de agosto (sábado) a 27 de agosto (domingo) ou 3 de setembro

Alocando apenas 9 dias das suas férias laborais usufrui de 16 dias seguidos de repouso restando ainda 13 para alocar noutros intervalos. Com mais 5 dias alocados na última semana de agosto, soma 14 dias de férias gastos para 23 dias seguidos de férias até dia 3 de setembro (restam 8) – isto permite-lhe planear uma viagem a um destino mais exótico ou distante com o qual sonha há muito tempo, ou dispor de mais tempo para usufruir ao máximo da sua viagem de sonho.

ferias-2017-praias

Férias Páscoa 2017

Olhemos agora para o resto do ano para planear férias. 2017 traz-nos a Páscoa a 16 de abril. É sempre uma boa fase para alocar o primeiro período de descanso já que janeiro, fevereiro e março de 2017 não terão qualquer dia feriado. Após mais de três meses de trabalho, já todos procuramos uma forma de espairecer. Assim, usando 4 dias de férias antes de Sexta Fera Santa poderá gozar de 9 dias de descanso de 8 a 16 de abril.

Com o regresso do Dia de Todos os Santos como dia feriado, podemos analisar este sistema aproveitando o 1 de novembro, que calha a uma quarta-feira em 2017, para transformar 4 em 9 dias de férias.

Férias Natal 2017

O dia de Natal em 2017 será a uma segunda-feira. Utilizando o mesmo sistema que apresentámos para a Páscoa, poderá gozar não 9 mas 10 dias de descanso entre 23 de dezembro de 2017 e 1 de janeiro de 2018, gastando apenas 4 dias de férias laborais. Poderá ser uma excelente oportunidade para aquela viagem em família já que os seus filhos também estão em período de férias escolares. Assim, não terá que se preocupar com o ATL dos miúdos, pois será muito mais proveitoso para todos este intervalo gozado juntos. E afinal de contas, os destinos de inverno são tão ou mais divertidos do que os de verão.

Miúdos não fazem parte da equação? Então, olhe para os feriados de dezembro. Com o 1 e 8 de dezembro a calharem numa sexta feira, 4 dias alocados aqui equivalem a 10 dias de descanso de 1 de dezembro a 10 de dezembro.

ferias-2017-fins-de-semana-prolongados

Fins de semana prolongados 2017

Vejamos agora os fins de semana prolongados em que os feriados coincidem com segundas ou sextas feiras: 1 de maio, Dia do Trabalhador, calha a uma segunda-feira; 1 de dezembro, Dia da Restauração da Independência e o 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, são ambos à sexta-feira. São sempre boas oportunidades para uma escapadela “cá dentro”. Contudo, não descarte a possibilidade de viajar até um destino no estrangeiro. Com total flexibilidade de destino e uma pesquisa por voos low cost, ainda descobre que a sua visita a uma cidade europeia pode tornar-se realidade e por um preço económico.

E as “pontes”?

E finalmente as “pontes” que pode transformar em férias. 2017 apresenta-se até generoso com a possibilidade de três pontes. Retiramos desta equação o 15 de agosto (terça feira) já que o considerámos para o período mais largo de férias. Fazendo as contas, 3 dias de férias laborais alocadas corretamente podem totalizar 12 dias para passeio distribuidos pelo calendário do ano. Esteja atento às datas do 25 de Abril (terça feira), o Dia de Corpo de Deus a 15 de junho (quinta-feira) e o 5 de Outubro, também ele a uma quinta-feira.

Para quem trabalha em Lisboa, o Dia de Santo António calha a uma terça-feira. Juntando o útil ao agradável, 13 e 15 sendo feriados, pode aproveitar 9 dias seguidos gastando apenas 3 das suas férias.

ferias-2017-montanha

Transforme 22 dias em 47 dias de férias

Agora, veja como esta estratégia fez com que transformássemos 22 dias de férias laborais em 47 dias para as nossas férias 2017:

Opção A

  • 22 de abril a 1 de maio: 4 dias = 10 dias
  • 10 de junho a 18 de junho: 3 dias = 9 dias
  • 29 de julho a 15 de agosto: 11 dias = 18 dias
  • 1 de dezembro a 10 de dezembro: 4 dias = 10 dias

Períodos de férias mais longos, com a vantagem de evitarem a maioria das épocas altas o que facilita encontrar destinos de viagem mais económicos da designada “shoulder season” (ou seja, a época média).

Opção B

  • 22 de abril a 1 de maio: 4 dias = 10 dias
  • 15 de junho a 18 de junho : 1 dia = 4 dias
  • 29 de julho a 15 de agosto: 11 dias = 18 dias
  • 28 de outubro a 1 de novembro ou 1 de novembro a 5 de novembro: 2 dias = 5 dias
  • 23 de dezembro a 1 de janeiro 2018: 4 dias = 10 dias

Férias mais breves mas com uma distribuição dos tempos de descanso mais equilibradas ao longo do ano. A desvantagem é não se conseguir fugir à época alta do Natal.

calendario-ferias-2017
Férias 2017? Agora resta-lhe clicar no calendário acima  e usar as nossas dicas para planear férias para o ano de 2017. E comece já a sonhar!

Dicas práticas para preparar a sua Viagem

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo comprar voos baratos online?
Próximo artigoÍndia: Guia, Roteiros e Dicas de Viagem
Anabela e Alexandre (linguista e economista), apaixonados um pelo outro e pelas viagens. Juntaram as letras e os números e criaram Vagamundos - Blog de Viagens onde partilham as suas errâncias pelo mundo e motivam todos a viajar. Autores independentes dos livros Caminho do Amor e Rostos do Oriente. Aproveitam qualquer desculpa para vaguear pelo mundo. Viveram na Alemanha, Dinamarca e EUA. Praticam trekking e lounging, alternadamente. Gostam de sujar cozinhas e conversar até altas horas. Uma vez por ano fingem que tocam djambé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here