Como reservar Hotel Barato na Internet

0
1088
hotel barato

Quando começamos a viajar, há mais de quinze anos, arranjar um hotel barato antes de sair de casa era uma tarefa quase impossível. A internet dava ainda os seus primeiros passos e como tal, se queríamos um hotel reservado de antemão, restava-nos recorrer às agências de viagens (com preços muito pouco competitivos e uma oferta focada nos segmentos de alojamento superiores), às redes das pousadas da juventude ou ligar diretamente para as propriedades e acordar uma data e um preço (que nem sempre era honrado).

Nessa altura partíamos quase sempre sem nada marcado, pois era a única maneira de arranjar alojamento barato. Hoje, anos volvidos, a realidade é muito diferente e tudo graças à internet.

Presentemente reservar hotel barato online, seja antes de sair de casa seja em viagem, é muito fácil e permite poupar mesmo muito dinheiro, pois as despesas com a estadia são sempre uma das grandes fatias dos gastos com viagens.

Mas claro, é preciso saber procurar. E é para vos ajudar nessa procura que escrevemos este artigo. Vamos partilhar, passo a passo, os nossos métodos para arranjar alojamento bom e barato online. Seguindo as nossas dicas vai ver que vai conseguir arranjar um hotel barato para a sua próxima viagem.

Alojamento Barato

Reservar Hotel Barato online: tutorial passo a passo 

A internet está pejada de plataformas para reservar hotéis online, pelo que a tarefa mais difícil é escolher. Já experimentamos praticamente todas elas e presentemente recorremos quase sempre ao Booking.com para fazer as nossas reservas, pois as vantagens que oferecem são imbatíveis.

Para começar tem uma oferta gigantesca (mais de 1 milhão de alojamentos em todo o mundo) e extremamente variada. É possível reservar tanto um quarto num hotel de luxo, como num hostel, num resort de praia, num B&B ou até mesmo reservar um apartamento inteiro.

Com tanta oferta não é de estranhar que os preços sejam super competitivos. As promoções são uma constante e encontrar estadias com descontos entre os 20 e os 50% é o prato do dia. Com promoções assim, a tarefa de encontrar hotel barato fica desde logo simplificada.

Para além disso podem-se ler milhares de comentários imparciais de hóspedes comprovados, só se paga a estadia quando se chega ao hotel, as reservas são gratuitas e na sua maioria podem ser alteradas ou canceladas sem qualquer custo (em muitas dos alojamentos nem sequer é preciso cartão de crédito).

Claro que, com tanta oferta, o segredo para encontrar os melhores negócios no Booking.com sem perder muito tempo é saber trabalhar com o seu sistema de pesquisa e filtragem. Seguindo o nosso tutorial passo a passo vai aprender a encontrar um hotel barato num curto espaço de tempo.

1. Na Homepage do Booking.com deve desde logo começar a filtrar a sua pesquisa escolhendo se vai viajar em trabalho ou em lazer. Aí elimina logo dos resultados alojamentos que seriam, à partida, completamente desadequados ao propósito da sua viagem (por exemplo é normal um hotel especializado em viagens de negócios estar localizado na zona financeira e não na zona turística). Se já tiver aderido ao Booking.com e for membro do programa grátis de benefícios de viagem Booking Genius (que permite poupar 10% adicionais, check-out tardio, bebidas de boas vindas, transporte aeroporto, etc), pode também optar por ver as ofertas Genius em primeiro lugar. Nós costumamos selecionar as ofertas Genius numa primeira pesquisa porque já conseguimos autênticas bagatelas sobretudo em reservas last minute.

2. Na página de resultados, preste atenção à coluna “Simplifique a sua pesquisa” no lado esquerdo. Aí tem imensas opções para filtrar a sua pesquisa como o intervalo de preço que pretende pagar, a distância da propriedade dos locais de interesse, se a tarifa tem pequeno-almoço incluído, qual a categoria e tipologia do alojamento pretendido, pontuação de comentários, entre muitas outras. Ao simplificar a pesquisa vai poupar imenso tempo na pesquisa de um bom hotel barato. Nós costumamos começar por filtrar de acordo com o nosso orçamento e tipologia do alojamento.

Alguns destinos mais exóticos têm tipologias de alojamentos específicos pelos quais podemos filtrar as nossas pesquisas. Por exemplo em Marrocos podemos filtrar por riads (alojamento tradicional), nas Maldivas por cabanas de praia e no Japão por hotéis cápsula.

3.  O passo seguinte é escolher a forma como queremos ordenar os resultados da nossa pesquisa. Na barra de opções, que aparece imediatamente acima dos resultados, podem escolher ver o resultado da vossa pesquisa pelo preço mais baixo, distância do centro, pontuações dos comentários, etc. Por definição o Booking.com vai apresentar aquilo que para ele são as melhores escolhas. Regra geral, nessas escolhas não vai encontrar os melhores negócios disponíveis. Se quer encontrar um hotel barato não vá na conversa e reordene os resultados da pesquisa.

Para encontrar a melhor relação preço/qualidade sugerimos ordenar os resultados pela “pontuação de comentários e preço” e ter especial atenção ao número de avaliações e comentários que um dado alojamento tem. Nós preferimos um hotel com 8.6 de avaliação com 300 comentários do que um com 9.6 de avaliação e somente 14 comentários. Podem ainda ordenar as avaliações pelo tipo de viajante que esteve hospedado (se foi um casal, viajante solitário, família, etc), até porque um viajante sozinho valoriza coisas diferentes de um casal ou de uma família com filhos. Escusado será dizer que convém ler alguns comentários.

Nunca deixem de verificar se o pequeno-almoço/café da manhã está incluído e se é possível cancelar a reserva sem custos para a tarifa mais barata. É usual um hotel oferecer o mesmo quarto por dois preços diferentes (com e sem cancelamento). Nós quando reservamos com antecedência só olhamos para o preço que permite cancelamento gratuito. Quando reservamos durante a viagem (usualmente no dia anterior) optamos pela tarifa não reembolsável, que chega a ser a metade do preço.

4. Depois de já terem feito uma pré-seleção de acordo com a melhor relação preço/qualidade recomendamos ordenarem os resultados pela “distância do centro”. Se algum dos vossos favoritos aparecer nos primeiros lugares da lista parabéns: acabaram de encontrar o hotel barato perfeito para vós. Ficar perto do centro não só permite poupar tempo, como muitas das vezes acaba por ficar ao mesmo preço do que ficar mais afastado, quando somamos os preços dos transportes ao preço da estadia .

 Procurar Hotel no Booking.com

Airbnb

Como já referimos, fazemos a maioria das nossas reservas online no Bookings.com. A exceção é quando procuramos ter uma experiência mais autêntica do ponto de vista cultural ou quando pretendemos ficar no mesmo local durante um período mais prolongado (na maioria das vezes relacionado com o nosso trabalho). Nesses casos recorremos ao Airbnb para alugar um pequeno apartamento só para nós, onde podemos cozinhar e trabalhar num ambiente mais caseiro.

Regra geral os anfitriões são muito simpáticos e exímios na arte de acolher. Como resultado disso não só arranjamos um alojamento mais tradicional e personalizado como obtemos dicas preciosas sobre os locais que visitamos, seja do ponto de vista turístico, seja do ponto de vista mais prático relacionado com o dia-a-dia. E como bónus ainda fazemos amigos!

Se quiserem experimentar o Airbnb utilizem este link para acederem à plataforma. Como presente recebem um crédito de 35€ para gastarem na vossa primeira estadia.

Dicas práticas para preparar a sua Viagem

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVia Sacra em Jerusalém – as 14 estações da Paixão de Cristo
Próximo artigoGuia Viagem China: Roteiro e Dicas de Viagem
Anabela e Alexandre (linguista e economista), apaixonados um pelo outro e pelas viagens. Juntaram as letras e os números e criaram Vagamundos - Blog de Viagens onde partilham as suas errâncias pelo mundo e motivam todos a viajar. Autores independentes dos livros Caminho do Amor e Rostos do Oriente. Aproveitam qualquer desculpa para vaguear pelo mundo. Viveram na Alemanha, Dinamarca e EUA. Praticam trekking e lounging, alternadamente. Gostam de sujar cozinhas e conversar até altas horas. Uma vez por ano fingem que tocam djambé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here