Segurança no Caminho de Santiago – Evite os Maiores Perigos

8
3692
segurança caminho

Recebemos frequentemente mails dos nossos leitores com várias dúvidas relacionadas com a segurança no Caminho de Santiago. Esperamos com este artigo dar resposta a algumas dessas questões para que possam partir para o vosso Caminho ainda com mais confiança.

Segurança no Caminho de Santiago –
Perguntas Frequentes (FAQ)

Pode-se dizer que, regra geral, existe segurança no Caminho de Santiago. Isso não quer dizer que não surjam problemas pontuais. Condições atmosféricas desfavoráveis, falta de cuidado ou de preparação física adequada já ceifaram a vida a vários peregrinos como atestam as dezenas de memoriais que pontilham no Caminho de Santiago.

Condição Física – “Preciso de me preparar fisicamente para o Caminho de Santiago? Devo consultar um médico?”

Antes de partir para a sua peregrinação pelo Caminho de Santiago é muito recomendável fazer um check up, para aferir o seu estado de saúde. Deve ainda fazer uma boa preparação física, adequada à rota jacobeia que vai percorrer, para que consiga superar com mais facilidade os obstáculos do Caminho e também para que fique a conhecer as suas limitações. Conhecer e respeitar os seus limites é meio caminho andado para evitar dissabores durante a sua peregrinação. No fundo está ao seu alcance resolver esta questão de segurança no Caminho de Santiago.

Clima Adverso – “Será que é seguro cruzar os Pirenéus com neve ou percorrer a Meseta no Verão?”

Muitos dos Caminhos que conduzem a Santiago passam por regiões montanhosas, como sejam os Pirenéus, os Montes de León, ou os Picos da Europa. As zonas de montanha são conhecidas pelo clima instável que as assola. São extremamente agrestes nos meses de Inverno, altura em que muitos peregrinos do hemisfério sul se aventuram pelo Caminho de Santiago.

É por isso imperativo levar equipamento adequado às condições climatéricas adversas e, como medida de segurança no Caminho de Santiago, consultar diariamente as previsões atmosféricas e seguir conselhos dos hospitaleiros dos albergues, da povoação local e das autoridades (Guardia Civil). Nunca se esqueça que aventurar-se na montanha com muita neve, nevoeiro ou chuvas intensas, põe em causa a sua vida.

Por exemplo, o peregrino deve evitar a travessia entre SJPP e Roncesvalles pela Rota de Napoleão (que atravessa os Pirenéus por caminhos não acessíveis a viaturas) nos meses de Inverno ou sempre que houver alerta de mau tempo. Nesse caso, deve sempre seguir pela Rota de Valcarlos, que acompanha a estrada que liga as duas povoações. Não se esqueça que a segurança no Caminho de Santiago deve vir sempre em primeiro lugar!

Nos meses de verão europeu há que ter especial cuidado. As vagas de calor podem levar os termómetros a atingir os 40 graus com relativa facilidade. Deve evitar caminhar nas horas de maior calor e deve manter-se muito bem hidratado. Zonas como a Meseta espanhola ou o Vale do Tejo em Portugal são verdadeiros caldeirões nos meses do Verão e há muitos troços onde a água escasseia. Nestas zonas convém caminhar somente no início e no final do dia e levar água extra.

Assaltos, Roubos e Burlas no Caminho de Santiago – “Há muitos roubos e assaltos no Caminho de Santiago?”

À semelhança de todos os locais do mundo, o Caminho de Santiago não está livre de bandidos e amigos do alheio.

Pontualmente acontecem assaltos no Caminho de Santiago e, na sua maioria, as vítimas são peregrinos que caminham sozinhos em troços isolados. Para aumentar a sua segurança no Caminho de Santiago evite caminhar sozinho nas etapas que seguem por trilhos florestais mais isolados, como seja os Pirenéus, os Montes de Oca, os montes leoneses, a Ruta de Los Hospitales ou a Serra da Labruja (entre outros).

Relativamente aos roubos os mesmos acontecem sobretudo nos albergues, quando os peregrinos estão a dormir ou então enquanto os peregrinos estão no duche ou na casa de banho/banheiro.

O nosso conselho é manter sempre consigo os seus pertences mais valiosos (como a carteira e o telemóvel/celular). Durante a noite coloque-os consigo no interior do saco-cama. Se estiver sozinho quando for tomar banho, coloque-os numa pequena saqueta impermeável e leve-os consigo. Não facilite, porque qualquer descuido é tudo o que os amigos do alheio precisam para o fazerem separar-se dos seus bens.

Existem também vários relatos de burla no Caminho de Santiago. Pessoas sem escrúpulos fazem-se passar por peregrinos com dificuldades financeiras para assim obterem dinheiro dos outros peregrinos. Por isso evite dar dinheiro sem conhecer bem as pessoas.

Crimes Violentos – “Corro risco de vida no Caminho de Santiago?”

Felizmente são mesmo muito raros os crimes violentos no Caminho de Santiago. O assassinato da norte-america Denise Thiem em 2015 é uma infeliz exceção que serve para nos relembrar que mais vale jogar pelo seguro.

Se for mulher evite caminhar sozinha nos percursos mais isolados. E se optar por o fazer, antes de partir para a sua jornada, avise no albergue qual o percurso que vai percorrer e onde pretende pernoitar. Dessa forma, no caso de haver algum problema, as pessoas vão dar pela sua falta rapidamente e alertar as autoridades.

Queremos mais uma vez sublinhar que situações como esta são mesmo muito raras e, como tal, não deve ter medo de percorrer o Caminho de Santiago. Afinal de contas, as estatísticas provam que existe mais risco em caminhar à noite numa grande cidade do que no Caminho de Santiago.

Marcação do Caminho – “O Caminho de Santiago está bem marcado? É fácil seguir as setas amarelas?”

Outra das grandes questões que nos colocam, relacionada com a segurança no Caminho de Santiago, é “qual o risco do peregrino se perder no Caminho?”

A verdade é que o Caminho de Santiago está bem marcado nas principais rotas jacobeias. Basta literalmente seguir as setas amarelas e os marcos jacobeus.

No entanto convém ter um mínimo de sentido de orientação. Ir munido de um pequeno mapa em papel, ou de um aplicativo de gps para o smartphone, certamente facilitará a sua orientação. Algo que se justifica mais ainda quando o Caminho segue por extensas áreas onde não existem povoados durante largos quilómetros.

Nas áreas florestais ou de montanha é possível “perder-se” uma seta amarela, ou porque se vai distraído à conversa com outros peregrinos ou devido a condições atmosféricas que diminuem consideravelmente a visibilidade, como a chuva ou o nevoeiro. Esta é a razão que já tem levado peregrinos, alguns até bem experientes, a perder-se no Caminho. Daí já termos chamado a atenção para evitar caminhar por áreas desertas quando estiver mau tempo.

Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago

Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês de Santiago Clique para ler o nosso Guia do Caminho Português de Santiago

8 COMENTÁRIOS

  1. Excelente Alexandre e Anabela,
    Ja fiz o Caminho Portugues em Abril de 2015, agora pretendo fazer o Caminho Frances comecando 07 de Abril, com um amigo.
    Muito esclarecedor as dicas e relato de voces.
    Bon Camino

  2. Eu fiz o Francês desde Saint Jean em 2014 e pretendo regressar dm 2019. Concordo com seus comentários e informações. Eu não tive qualquer problema, fui cauteloso, fiquei atento aos sinais e tudo foi além das expectativas.

  3. Eu e meu marido fizemos o Francês em Outubro 2016. Graças a Deus foi tudo muito tranquilo. Estou pensando em voltar em 2019 ou 2020 se Deus nos permitir.

    • Olá Geovaní! Connosco também correu tudo bem de todas as vezes que fizemos o Caminho. Mas, infelizmente, assistimos a alguns azares por parte de outros peregrinos. Em nossa opinião o Caminho é bem seguro. É só preciso tomar algumas precauções como em todos os locais do mundo e não facilitar. Que tenham um excelente regresso ao Caminho. Nós estamos a planear regressar este ano. Abraços nossos

  4. Uma regra interessante ” se ao fim de 300 metros não tiver visto uma Seta, o melhor é voltar à ultima e caminhar de novo com mais atenção ”
    Em 2015 fiz o Caminho Central de Pinheiro da Bemposta a Santiago
    Em 2016 de Santiago a Muxia e Finisterra
    Em 2017 vou fazer o Caminho Inglês de Ferrol a Santiago
    Até hoje entrei o Caminho bem marcado ” Bom Camino ”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here