A Maravilha do Deserto

Uma ténue luz do sol nascente começava a querer entrar no quarto sem pedir licença. Era de madrugada e acordávamos impacientes para o dia que há anos ansiávamos.

À hora marcada, fomos ao encontro do nosso guia. Começávamos a tão esperada aventura no dorso de cavalos através do Bab Al-Siq. O nosso olhar ávido percorria tudo em redor e víamos as primeiras construções dessa civilização perdida no tempo, os Nabateus.

No momento de desmontar, uma breve conversa com os donos dos cavalos levou-nos a descobrir que eram os orgulhosos pais de 8 e de 5 filhos. Os seus olhos brilhavam quando, do nosso saco, surgem as canetas que no fim do dia de trabalho dariam a cada um dos seus filhos como presente-surpresa. Os seus rostos espelhavam gratidão.

Sami, o nosso guia, esperava-nos para iniciarmos o percurso de cerca de um quilómetro pelo famoso estreito ladeado por desfiladeiros e penedos imponentes e que conduz ao majestoso Tesouro.

O Siq – a serpente – como é conhecido, é por si só uma experiência memorável. As cores das formações rochosas erodidas pelo tempo são impressionantes.

Apesar de nos encontrarmos no Wadi Mussa, onde a paisagem desértica parece contrariar a existência de água, ficámos incrédulos perante as informações que Sami nos dava. O intrincado relevo das montanhas e os trilhos naturais cavados pela água podem trazer ao Siq súbitas e imprevisíveis cheias, designadas em inglês por flash floods. Daí terem sido construídas barragens em locais críticos para evitar que a água volte a inundar o Siq, como o fez em anos anteriores.

Quando Sami nos afiançou que nesse mesmo dia ainda íamos assistir a uma dessas inundações, dissemos que não acreditávamos. E de forma surpreendente, ele cumpriu!

À medida que avançávamos pelo estreito, Sami chamava a nossa atenção para detalhes que sem ele seria impossível descobrirmos. As suas palavras iam alimentando a nossa curiosidade e faziam crescer em nós o respeito e admiração por aquele espaço mágico.

A expectativa ia aumentando a cada passo que dávamos. Revivemos os passos dos caravencerais que 2000 anos antes procuravam alojamento, repouso e trocas comerciais no seio da grande civilização dos Nabateus.

Sabíamos que estávamos perto de vislumbrar o Tesouro, qual Indiana Jones na sua Última Cruzada.

A pouco e pouco, eis que ele se vai revelando aos nossos olhos, imponente e sublime, El-Khazneh. Entrávamos na maravilhosa Petra!

Merecida vencedora das 7 Maravilhas eleitas em 2007, a incomparável Cidade-Rosa é um manancial de mistério e maravilhamento. Mas este tesouro do mundo antigo esculpido na rocha reservava-nos muito mais surpresas.


Clique para ler o nosso Guia da Jordânia


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

16 COMENTÁRIOS

  1. Cuando caminas por el Siq, con esas inmensas paredes de roca, nada hace presagiar que vas a contemplar una de las Maravillas del Mundo de un modo tan espectacular.

    Una experiencia que no olvidaré nunca.

    Um abraço!

  2. São espectaculares as imagens…mas imagino a emoção do momento perante elas…bj

  3. Estou a ficar completamente apaixonada pelas crónicas desta v/ viagem…:) Nem sei bem que dizer, pois com estas crónicas quase conseguimos 'viajar' convosco… Fotos muito boas que nos revelam toda a beleza e mistério desse local…! Aguardo por outra crónica que nos mostre algumas das surpresas encontradas nesse 'tesouro'…
    Beijinhos,
    AA

  4. Acho que já disse qto fiquei sentida em não ter conseguido extender do Egito pra lá…. mas isso foi bom porque me faz querer ir de qualquer jeito!
    Como sempre, adorei a narração de vocês, e a expectativa crescia também em mim lendo o post. Parabéns!

  5. Realmente Petra es una merecida Maravilla del Mundo. Ese lugar es increible, y todo el trayecto es maravilloso.
    Bellísimas fotos que nos transmiten la grandiosidad del lugar!
    Saludos desde Buenos Aires!!!

  6. Uma "aventura" muito emocionante, de certeza 🙂
    Fotos "Maravilhosas"
    Cumps e continuação de umas boas viagens

  7. Hola Merce. É de facto uma experiencia inesquecivel! Vislumbrar o Tesouro no Siq foi um dos pontos mais altos desta nossa viagem.
    Besos

    Hola Almudena. Muchas Gracias!
    Besos

    Olá Lu. Infelizmente nao conseguimos transpor a emocao para as fotografias. Mas acho que ficaste com uma boa ideia 🙂
    Bjs

    Olá Alexandrina. É para nós um enorme elogio saber que te conseguimos fazer viajar connosco. O objectivo desta nossa partilha é esse mesmo. Obrigado pelas tuas palavras e espera-mos que te continues a surpreender com Petra 🙂
    Bjs

    Olá brenda. Muito Obrigado. Já nos tinhas mencionado que estiveste para ir à Jordania aquando da tua viagem ao Egipto (que é lindissimo diga-se). E parece que estás a cada dia com mais vontade de ir conhecer a Jordania 🙂 Vais adorar!
    Bjs

    Hola Patrica. Muchas Gracias. Em nossa opiniao Petra é de facto ma justa vencedora das 7 novas maravilhas, se bem que muitas das finalistas que nao venceram sejam tambem elas espectaculares. Temos o sonho de ver no minimo todas as 21 finalistas. Mas ainda temos um longo caminho pela frente 🙂
    Besos

    Olá Claudia. Obrigado! Petra ajudou muito o fotografo 🙂
    Bjs

    Olá Rui. Obrigado pelo teu comentario. Foi de facto uma boa "aventura" esta nossa viagem pelo medio oriente. Recomendamos vivamente!
    Abraco

  8. Grandioso.
    Não chegaram a destruir umas estatuas da fachada há uns anos?? ou estou a fazer confusão??!!

  9. Olá Micas. Sinceramente não te sabemos dizer. Mas é bem possível pois aquelas paragens já viveram tempos conturbados…
    Bjs

  10. Fui alli tan bien hace muchos anos. Estaba un suenio que avenida verde. Maraviliosa !

    I went there few years ago. It has been a deam vho came throught ! Beautiful !

    Je suis allée là, il y a quelques années. Ce fut un rêve qui devenait réalité ! Magnifique.
    Y a-t-il beaucoup de touristes ?

    Un petit coucou de lausanne en Suisse.

  11. Olá Vagamundos,
    a mim Petra também me impressiona muito. Não sei se desde os tempos de Indiana Jones… mas o facto é que me impressiona muito. Bom documentário. Excelentes fostos.

  12. Obrigado Valentim. Quer queiramos quer não a memória do Indiana a percorrer estes caminhos está cá bem gravada 🙂 Tempos de juventude…
    Abraço

  13. Petra é imperdível, gostei bastante!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.