Roteiro para visitar Agra – Taj Mahal, Forte de Agra e cidade velha

taj-mahal - agra

Agra é uma das cidades da Índia que mais turistas recebe por ano. Afinal de contas é nesta cidade indiana que está localizado um dos monumentos mais emblemáticos do mundo, o esplendoroso Taj Mahal. Mas Agra tem muitos mais pontos de interesse turístico para se visitar. Venham daí connosco conhecer os segredos de Agra.

Roteiro de 1 dia para visitar Agra – principais locais de interesse

Taj Mahal

“O Taj Mahal parece a encarnação de todas as coisas puras, de todas as coisas sagradas e de todas as coisas infelizes. Este é o mistério do edifício”; Rudyard Kipling – Agra.


Para quem visita a Índia a cidade de Agra torna-se numa paragem obrigatória. Afinal de contas é nesta cidade, do imenso estado de Uttar Pradesh, que se encontra o mais emblemático monumento do país e uma das Novas 7 maravilhas do Mundo, o esplendoroso Taj Mahal.

Já o havíamos visto em centenas, para não dizer milhares de fotografias, mas ainda assim foi impossível não ficarmos atónitos perante a beleza singular desta obra-prima do Império Mogol, tida por muitos como a maior ode ao amor do mundo.

O sumptuoso mausoléu de mármore branco foi contruído entre 1632 e 1653 a mando do imperador Shah Jahan que o mandou construir em memória de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, que faleceu ao dar à luz o 14º filho.

Forte de Agra – Red Fort

Entrada do Forte de Agra

Mas Agra não se esgota no Taj Mahal. Uma visita ao Forte de Agra, onde o imperador Shah Jahan foi aprisionado após ter sido destronado pelo seu filho Aurangzeb em 1658, é sem dúvida alguma imperativa. E para além da beleza do Forte a vista sobre o Taj Mahal é deveras impressionante, sobretudo dos aposentos de Shah Jahan.

Diwan I Am (câmara das audiências publicas)
Palácio Jahangir no interior do forte

 

Itimad-ud-Daulah – Baby Taj

Também merecedor de visita é o túmulo de Itimad-ud-Daulah, que fica situado na outra margem do rio Yamuna, e que é conhecido pelo cognome de “Baby Taj”.

“Baby” Taj”

Esta foi a primeira construção totalmente em mármore do Império Mogol, e o que perde em grandiosidade para o Taj Mahal ganha em tranquilidade, pois está longe de ter as multidões que a qualquer hora do dia visitam o irmão mais velho.

Velha Agra – ruelas, mercados e rooftoops

Para terminar o dia em beleza nada como serpentear pelas caóticas ruelas de Agra em busca do terraço perfeito para contemplar o Taj Mahal enquanto se saboreia um aconchegante chá ao som do chamamento proferido pelo Muezim.


Clique para ler o nosso Guia da Índia


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Vagamundos
    Que belas imagens do grandioso Mausoléu!!!
    O Palácio Jahangir parece mais uma pintura, perfeito!
    Mas acredito que sempre haverá muitos turistas por lá, centenas…
    É realmente um lugar muito bonito onde foram, e certamente inesquecível!

    Beijinhos <°)))< Bia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.