Aguas Calientes

aguas calientes

Para quem vai a Machu Picchu, Aguas Calientes é um ponto de passagem obrigatório. Mas esta pequena aldeia andina não se resume a ser um entreposto para quem visita as famosas ruínas Incas. Apesar de pequena, Aguas Calientes respira magia, tradição e tranquilidade. É preciso é procurá-la, de preferência longe dos milhares de turistas que se atropelam, em redor da estação de comboios, para apanhar o próximo autocarro para o famoso santuário. Por isso recomendamos uma noite passada aqui, no meio dos Andes, ouvindo o riacho, que corre com pressa, e olhando de baixo para as íngremes rochas que despontam do chão e nos fazem sentir tão pequeninos.

É obrigatório um passeio pelas ruelas da aldeia, onde se encontram peruanos de gema nos seus afazeres, observando os pequenos tesouros da cidade (a castiça linha férrea rodeada por casas multi-coloridas, a estátua do rei Inca, a modesta igreja, etc). Igualmente indispensável é um passeio junto ao rio com a mata andina em redor, a fazer-nos lembrar as idílicas selvas dos confins da Amazónia. E se a magia da simplicidade desta terra e deste povo acolhedor não vos chegar, então percam-se em compras no típico mercado artesanal de Aguas Calientes, onde negociar é lei, para quem quer trazer recordações para todos os que ficaram em casa.

E a cereja em cima do bolo para um dia passado no coração dos andes é uma noite tipicamente andina, onde não faltou a música nem as danças locais a darem ainda mais sabor aos petiscos serranos. Mas a crónica dessa noite fica para outro dia, numa dolce vita que no mínimo será deliciosa…


Clique para ler o nosso Guia de Viagem do Peru


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
COMPARTILHAR
Artigo anteriorDolce Vita – Cuy
Próximo artigoDolce Vita – Alpaca e Danças Andinas
Anabela e Alexandre (linguista e economista), apaixonados um pelo outro e pelas viagens. Juntaram as letras e os números e criaram Vagamundos - Blog de Viagens onde partilham as suas errâncias pelo mundo e motivam todos a viajar. Autores independentes dos livros Caminho do Amor e Rostos do Oriente. Aproveitam qualquer desculpa para vaguear pelo mundo. Viveram na Alemanha, Dinamarca e EUA. Praticam trekking e lounging, alternadamente. Gostam de sujar cozinhas e conversar até altas horas. Uma vez por ano fingem que tocam djambé.

14 COMENTÁRIOS

  1. Qué lindo lugar y qué lindo que lo contás!!!
    Todavía no fui a Macchu Picchu, pero tengo una prima que pasó en Aguas Calientes el 31 de Diciembre y me dijo que es una experiencia inolvidable.
    Gracias por compartirlo!!
    Saludos desde Buenos Aires

  2. Hola Alejandra. Obrigado pelo teu feedback. Partilhamos da opinião da tua prima em como uma noite passada em Aguas Calientes é inesquecivel. Se tiveres oportunidade de ir a Machu Picchu não deixes de por lá pernoitar.
    Saludos

    Olá Wolkengedanken. Willkommen auf Crónicas! É sempre muito bom ter connosco mais um viajante que partilha dos nossos gostos.
    Auf Wiedersehen

    Olá Dylan. Assim "obrigaS-nos" a ir a Cangas de Onis 🙂
    Abraço

  3. Olá Vagamundos, Machu Picchu faz parte dos meus sonhos/objectivos e Aguascalientes sendo passagem obrigatória lá irei um dia.
    A caminhada Inca deve ser divinal, 4 dias a calcorrear até chegar ao Paraíso.
    1 abraço

  4. Fabulosa sugestão! Machu Picchu também está no topo na minha lista de Sitios a Visitar Sem Falta e todas as dicas para escapar à afluência de turistas, que muitas vezes despoja os locais da sua magia, são benvindas.

  5. Vagamundos,
    É disso mesmo que estou a precisar!! Duma noite não, de algumas noites, ouvindo riachos ou então o mar e sentir-me pequenina (pequenina até ninguém me ver…) na imensidade deste nosso belo planeta! Nunca pensei tanto em férias como este ano! E devo dizer que aqui o vosso Blog ajuda… (lol)Já falta pouco!
    Fiquem bem e até ao próximo Post!

  6. Olá Vieira Calado. Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário. Volte sempre.
    Abraço

    Olá Lacoste. Os Andes são destino obrigatório para quem goste de calcorrear o mundo. E mesmo para quem já lá esteve um dia, fica sempre o sonho de regressar.
    Abraço

    Olá Teresa. Aguas Calientes, fora da "rush hour" para a visita a Machu Picchu (usualmente pela manhã) ainda conserva a autenticidade das gentes andinas. É um must see, para quem procura mais do que apenas as atracções turisticas.
    bjs

    Olá Laura. Ficamos contentes por ajudar a "alimentar" o bichinho das viagens. Ainda mais com as ferias à porta 🙂
    bjs

  7. Nosotros pasamos unas pocas horas en Aguascalientes; llegamos a última hora de la tarde, dormir y… Machu Picchu!!

    Leo que no habéis estado en Andorra. Es un país precioso, rodeado de altas montañas y pequeños pueblitos de calles empedradas. Os gustará.

    Besos!!

  8. Hola Mercè. Cuando regrese a Perú, le recomendamos una estancia más larga en Aguas Calientes. Encantador!

    Es verdade, nunca hemos estado en Andorra. Pero lo que he leído es cierto que nos gustará. Es un destino ineludible.

    Besos de nosotros!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.