Albufeira Castelo de Bode: o que visitar, melhores praias fluviais e dicas de alojamento

Guia para Visitar Albufeira Barragem Castelo de Bode: Melhores Praias Fluviais e Dicas de Alojamento

Visitar a Albufeira da Barragem de Castelo de Bode, uma das maiores albufeiras de Portugal, é visitar um imenso e idílico lago azul. Encaixado entre serras e vales, o lago está pincelado de maravilhosas ilhas desertas, repleto de praias fluviais espantosas, de miradouros com paisagens de cortar a respiração.

Há notáveis aldeias ribeirinhas, onde o tempo corre devagar, e é possível “mergulhar” nas seculares lendas e histórias dos Cavaleiros Templários, outrora senhores destas terras banhadas pelo rio Zêzere. Escusado será dizer que a oferta de desportos náuticos é virtualmente infinita.

Visitar Albufeira Barragem Castelo de Bode: Melhores Praias Fluviais e Dicas de Alojamento

Não é segredo nenhum que somos fervorosos adeptos de praias fluviais. Adoramos as maravilhosas praias do litoral, mas para nós o verão só fica mesmo completo depois de umas mãos cheias de mergulhos nas mágicas praias fluviais do interior de Portugal. E podemos afiançar que as praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode estão entre as melhores do Centro de Portugal.

Visitar Albufeira Barragem Castelo de Bode: Melhores Praias Fluviais e Dicas de AlojamentoA gigantesca Barragem de Castelo de Bode, situada nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes no distrito de Santarém, retém a água do rio Zêzere formando um gigantesco lago azul com mais de 60 km de extensão que banha os concelhos de Abrantes, Tomar, Ferreira do Zêzere, Vila de Rei e Sertã. A Albufeira de Castelo de Bode é inclusivamente a segunda maior bacia hidrográfica de Portugal, apenas superada pela albufeira da barragem do Alqueva, no coração do Alentejo.

Visitar Albufeira Barragem Castelo de Bode: Melhores Praias Fluviais e Dicas de AlojamentoPosto isto, não é de espantar que a Albufeira de Castelo de Bode guarde várias mãos cheias de praias fluviais capazes de satisfazer o mais exigente dos banhistas e dos amantes dos desportos náuticos. Aqui encontra as condições perfeitas para remo, SUP, vela, windsurf, jet ski, pesca desportiva e wakeboard.

O que é wakeboard? Wakeboard é, no fundo, uma derivação de ski aquático, sendo o praticante, com prancha nos pés, puxado por um barco ou por um sistema de cabos fixo. A Albufeira de Castelo de Bode é a primeira estância de wakeboard do mundo. Escusado será dizer que as condições em Castelo de Bode para esta prática desportiva são imbatíveis. Para além de haver uma imensa oferta de barcos, existem ainda 5 instalações de cabos (cable parks) espalhados pelas Praias Fluviais da Albufeira de Castelo de Bode (Aldeia do Mato, Fernandaires, Lago Azul, Montes e Trízio).
Visitar Albufeira Barragem Castelo de Bode: Melhores Praias Fluviais e Dicas de Alojamento
Para desfrutar das melhores paisagens sobre a Albufeira de Castelo de Bode nada como fazer uma boa caminhada

Neste artigo vamos partilhar consigo as nossas praias fluviais favoritas da Albufeira de Castelo de Bode (e arredores), revelar-lhe os melhores miradouros e trilhos para desfrutar das paisagens deste imenso lago azul, dar-lhe as melhores dicas para explorar os segredos dos Templários e apresentar-lhe alguns dos melhores alojamentos da região. Só fica a faltar mesmo é fazer a mala e partir para a sua escapadinha na Albufeira de Castelo de Bode.

Aproveite a sua visita à Albufeira de Castelo de Bode e parta à descoberta dos demais encantos e segredos da região do Médio Tejo. Leia os seguintes artigos para dicas e inspiração:

Quando visitar a Albufeira da Barragem Castelo de Bode?

Visitar Albufeira Barragem Castelo de Bode: Melhores Praias Fluviais e Dicas de AlojamentoÉ inegável que o verão é uma das melhores estações para se visitar a Albufeira da Barragem Castelo de Bode, sobretudo se procura uma idílica praia fluvial para dar uns mergulhos ou praticar desportos náuticos.

O único senão é que, depois de uns dias (ou semanas) de férias de verão na Albufeira de Castelo de Bode, vai custar-lhe (mesmo) muito voltar para casa.

Visitar Albufeira Barragem Castelo de Bode: Melhores Praias Fluviais e Dicas de AlojamentoMas, acredite, que a primavera e o outono não deixam nada a desejar. É certo que perde os mergulhos, mas as mil cores primaveris e os tons pastéis do outono embelezam ainda mais a paisagem.

Quem gosta de uma boa caminhada vai agradecer o clima mais ameno destas estações (e olhe que não faltam bons trilhos ao redor da Albufeira de Castelo de Bode).

Onde ficar na sua visita à Albufeira de Castelo de Bode? Sugestões de Alojamento

A primeira grande decisão a tomar, quando se começa a planear uma viagem à Albufeira de Castelo de Bode, é escolher as localidades onde ficar alojado.

Se o objetivo for visitar várias praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode, as melhores localidades para montar base são Tomar e Ferreira do Zêzere. Não só são as localidades mais equidistantes das melhores praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode e outros pontos de interesse turístico da região, como também contam com bons acessos e uma vasta e variada oferta de alojamentos e serviços turísticos.

Caso pretenda visitar apenas um par de praias fluviais (uma ótima ideia se o objetivo for relaxar ou praticar desportos náuticos) o ideal é escolher uma praia e procurar alojamento o mais próximo possível da mesma.

Clique nos links abaixo para procurar alojamento perto da Praia Fluvial que está mais interessado e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Procurar Alojamentos em Abrantes – perfeito para visitar a Praia Fluvial da Aldeia do Mato e a Praia Fluvial de Fontes.

Procurar Alojamentos em Ferreira do Zêzere – perfeito para visitar a Praia Fluvial do Lago Azul, a Praia Fluvial de Dornes, a Praia Fluvial da Bairrada e a Praia Fluvial de Fernandaires.

Procurar Alojamento na Sertã – perfeito para visitar a Praia Fluvial do Trízio

Procurar Alojamentos em Tomar – perfeito para visitar a Praia Fluvial de Alverangel, a Praia Fluvial de Fontes, a Praia Fluvial de Montes e a Praia Fluvial do Agroal.

Procurar Alojamentos em Vila de Rei – perfeito para visitar a Praia Fluvial do Penedo Furado, a Praia Fluvial de Cardigos e a Praia Fluvial de Fernandaires.

Por último, vamos sugerir-lhe os nossos alojamentos favoritos na região – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Na cidade de Tomar

Casa dos Ofícios Hotel

A fasquia na arte de bem receber foi elevada pela Casa dos Ofícios. O coração deste boutique hotel de 4 estrelas bate ao ritmo do centro histórico de Tomar, onde está localizado. Diferenciador na homenagem que faz aos ofícios que tornaram Tomar uma cidade próspera, preserva os elementos arquitetónicos originais dum edifício histórico do século XVIII sem abdicar de classe, requinte e conforto. Quartos, sala de refeições, sala de estar e biblioteca, exalam identidade harmoniosamente conciliada a um conforto e charme irrepreensíveis. A mesa do pequeno-almoço é um banquete de delícias servidas com mimo. Como nós, deixe-se conquistar!

Thomar Boutique Hotel

Cada detalhe do Thomar Boutique Hotel tem na génese o élan da cidade de Tomar do passado, mas assume-se como um hotel citadino contemporâneo com serviço personalizado. Verá ao pequeno-almoço: delicioso. O ambiente é ditado pelo espírito urbano que inspirou o conceito. Os quartos inspiram-se nas eras de ouro de Tomar: Romana, Templária, Descobrimentos e Industrial. O design moderno confere-lhe o toque de elegância. O rooftop, com vista rio, zona histórica da Cidade Templária e Convento de Cristo convida a uma bebida relaxante.

Na vila de Ferreira do Zêzere

Alojamento do Zêzere

Apesar de mais direcionado para hóspedes em viagem de negócios, os preços simpáticos do Alojamento do Zêzere tornam-no numa opção a ter em conta para a sua viagem de família. Isto porque as suites familiares, em modelo estúdio, com cama de casal e sofá-cama, estão munidas de kitchenette e mesa para refeição ligeiras. Viajantes solo, dois amigos ou um casal podem optar pelos quartos twin ou duplo – sem kitchenette. Todas as unidades são confortáveis, espaçosas, aclimatizadas, limpas, têm TV ecrã plano, uma secretária e casa de banho privativa. Não servem pequeno-almoço, mas há soluções à porta.

Estalagem Lago Azul

Em localização, ninguém bate a Estalagem Lago Azul para desfrutar das melhores praias fluviais do Lago Azul. “Estalagem” só de nome, porque os serviços estão na categoria dum hotel. Tanto satisfaz numa escapadinha como numas férias. O conforto dos quartos é exemplar, alguns beneficiando de vista para a albufeira. Não lhe faltam atributos, comodidades e atividades para agradar a todos, miúdos e graúdos. No exterior, piscina, terraço, campo de ténis. No interior, bar, restaurante, sala de estar (com lareira) e salão de jogos com mesa de bilhar.

Clique para ver mais opções de alojamento perto da Albufeira de Castelo de Bode

Melhores Praias Fluviais e Miradouros da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode | Lago Azul | Médio Tejo

Para além de uma breve descrição das praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode, vai também encontrar abaixo um mapa interativo com a localização das praias e dos melhores miradouros, assim como as respetivas coordenadas GPS. E como bónus ainda lhe vamos revelar mais três praias fluviais da região do Médio Tejo. É certo que já não ficam na Albufeira de Castelo de Bode mas, estamos confiantes que, quando as vir, nos vai perdoar a imprecisão.

Praia Fluvial da Aldeia do Mato – Abrantes

Visitar Albufeira Barragem Castelo de Bode: Melhores Praias Fluviais e Dicas de AlojamentoAbrimos a nossa lista das melhores praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode com a extraordinária Praia Fluvial da Aldeia do Mato, situada na margem esquerda do rio Zêzere.

Uma paisagem envolvente apaixonante, bandeira azul, piscinas flutuantes, condições perfeitas para a prática de desportos náuticos (desde a canoagem ao Wakeboard), balneários e bar de apoio e até mesmo um parque de campismo e bungalows, onde pode pernoitar, são os principais trunfos da Praia Fluvial da Aldeia do Mato. Ah, e tem dias em que a água chega a ser mais quente do que nas praias do Algarve!

Vista do miradouro da Aldeia do Mato
Dica VagaMundos: quer uma vista aérea da cénica Praia Fluvial da Aldeia do Mato mas não tem um drone à mão? Para tal basta ir até ao altaneiro Miradouro da Aldeia do Mato, que fica mesmo na extremidade oeste da aldeia. As vistas mais do que compensam o pequeno desvio!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Aldeia do Mato: 39°32’43.5″N 8°16’38.4″W

Praia Fluvial de Fontes – Abrantes

A Praia Fluvial de Fontes é uma das praias fluviais mais recentes da Albufeira de Castelo de Bode, mas logo que lhe colocamos os olhos em cima foi amor à primeira vista.

Rodeada de paisagem verdejante, com piscina flutuante, um excelente bar de apoio e vistas privilegiadas para a idílica Ilha do Lombo, a Ilha de Bled portuguesa, são os principais trunfos da mais recente praia fluvial de Abrantes.

Tenha é em atenção que, apesar de ter o nome de Praia Fluvial de Fontes, na verdade fica junto à pequena localidade de Cabeça Ruiva. Para evitar enganos use as coordenadas GPS que colocamos abaixo.

Visitar Albufeira Barragem Castelo de Bode: Melhores Praias Fluviais e Dicas de Alojamento
Vista do miradouro da Aldeia de Fontes
Dica VagaMundos: na aldeia de Fontes encontra outro dos nossos miradouros favoritos da Albufeira de Castelo de Bode: o Miradouro da Aldeia de Fontes. Fica mesmo junto à igreja da aldeia e só precisa de fazer um pequeno desvio para ir desfrutar das suas vistas!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Fontes: 39°36’18.0″N 8°15’46.8″W

Praia Fluvial do Lago Azul – Ferreira do Zêzere

Melhores praias fluviaisO Lago Azul, nome pelo qual é conhecida a Praia da Castanheira, é a praia fluvial mais famosa da Albufeira de Castelo de Bode. E acredite que esta praia fluvial do concelho de Ferreira do Zêzere não deixa a fama em mãos alheias.

As águas são limpas e cristalinas, tem duas fantásticas piscinas flutuantes, marina, um dos cable parks do Wakeboard Portugal e as paisagens são mesmo de cortar a respiração. Se procura um local paradisíaco para relaxar ou praticar desportos náuticos, pode ter a certeza que o Lago Azul não o vai desapontar.

Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada, vai adorar o Percurso Pedestre do Lago Azul. São aproximadamente 13 km que o vão brindar com soberbas vistas panorâmicas sobre a Albufeira de Castelo de Bode.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Lago Azul: 39°40’32.6″N 8°13’50.9″W

Praia Fluvial de Dornes – Ferreira do Zêzere

A Praia Fluvial de Dornes não tem piscina flutuante nem é dotada de grandes infraestruturas de apoio, mas, no que a cenário diz respeito, é das mais bafejadas pela sorte. A localização na Península Encantada de Dornes (também conhecida por Terra Mítica dos Templários) é, por si só, razão mais do que suficiente para a incluirmos nesta lista.

Dornes fica no cume duma adorável península contornada pela albufeira do Rio Zêzere e tem plantada, bem no topo, a afamada Torre Templária de Dornes, a torre defensiva pentagonal de que não se conhece mais exemplos em Portugal.

Por isso, para além de poder tomar refrescantes banhos no rio Zêzere e de praticar desportos náuticos, pode também partir à descoberta do seu riquíssimo (e misterioso) património. Clique para saber mais sobre a Aldeia de Dornes.

Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada, não deixe de fazer o trilho Vigia do Zêzere, que arranca da aldeia de Dornes. As vistas sobre a albufeira de Castelo de Bode são de cortar a respiração!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Dornes: 39°46’13.8″N 8°16’08.3″W

Praia Fluvial da Bairrada ou Bairradinha – Ferreira do Zêzere

A Praia Fluvial da Bairradinha, situada mesmo na fonteira dos concelhos de Tomar e Ferreira do Zêzere é um verdadeiro tesouro da Albufeira de Castelo de Bode.

A praia é super espaçosa, tem um espaço envolvente verdadeiramente idílico e a particularidade de ser uma das poucas praias fluviais da albufeira de Castelo de Bode que é provida de areal. E isso torna-a excelente para as brincadeiras das crianças.

É pena não ser vigiada e não ter muitas infraestruturas de apoio. Mas estar rodeado de natureza, num espaço onde se respira tranquilidade, mais do que compensa os pontos menos positivos.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Bairrada ou Bairradinha: 39°38’54.5″N 8°14’30.2″W

Praia Fluvial de Alverangel (Praia do Casalinho) – Tomar

A maioria dos tomarenses conhece-a por praia do Casalinho, pois fica junto da aldeia homónima, mas para nós será sempre a Praia da Árvore na Ilha.

O acesso está longe de ser fácil, pois exige uma pequena caminhada ribanceira abaixo (acima, no regresso) e não conta com qualquer tipo de infraestruturas de apoio. É o preço a pagar para poder desfrutar de uma verdadeira fatia de paraíso em plena Albufeira do Castelo de Bode. Não se esqueça é de trazer o picnic!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Alverangel (Praia do Casalinho): 39°32’55.5″N 8°18’05.4″W

Praia Fluvial dos Montes – Tomar

A Praia Fluvial dos Montes é a praia fluvial da Albufeira de Castelo de Bode mais famosa de Tomar. E a fama tem razão de ser!

Tem uma localização idílica, para começar. Foi distinguida com classificação de Ouro pela Quercus, o que diz tudo sobre as suas águas, mas o melhor de tudo é a sua idílica localização, longe de qualquer espaço urbano, o que a torna numa das praias mais sossegadas da Albufeira de Castelo de Bode.

Não conte com infraestruturas de apoio pois, aqui, a única coisa que vai encontrar é natureza em estado puro e uma instalação de cable park para a prática de Wakeboard!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial dos Montes: 39°37’48.9″N 8°15’09.9″W

Praia Fluvial do Trízio – Sertã

A Praia Fluvial do Trízio é a rainha das praias fluviais do concelho da Sertã e, sem sombra de dúvidas, uma das praias fluviais mais bonitas (e espaçosas) da Albufeira de Castelo de Bode.

A nível de infraestruturas de apoio está igualmente entre as melhores. Para começar é aqui que se encontra o Centro Náutico do Zêzere, onde pode alugar embarcações para navegar pelas plácidas águas do rio Zêzere e praticar canoagem, jetski e wakeboard (aqui tem mais uma das instalações de cable park para wakeboard da Albufeira de Castelo de Bode).

Mas há mais, muito mais. Tem bar e restaurante, piscina flutuante, parque infantil, loja náutica e até mesmo um parque de campismo para poder pernoitar. Aqui não lhe falta nada, literalmente!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Trízio: 39°43’47.4″N 8°13’54.6″W

Praia Fluvial de Fernandaires – Vila de Rei

A Praia Fluvial de Fernandaires, no concelho de Vila de Rei, é uma das praias fluviais mais apaixonantes da Albufeira de Castelo de Bode.

Localizada numa baía, a praia está rodeada de verdejantes serras, o que a torna verdadeiramente idílica e perfeita para a prática de desportos náuticos, como caiaque, sky aquático e wakeboard (sim, aqui também encontra um cable park). Ou simplesmente pegar num barco de borracha e fazer-se ao rio.

Natureza não falta. Infraestruturas, também não. A Praia Fluvial de Fernandaires conta com piscina flutuante para adultos e crianças, bar com esplanada, balneários com chuveiros e estacionamento facilitado. Não é à toa que ocupa lugar cativo nas nossas praias favoritas da Albufeira de Castelo de Bode!

Vista do miradouro de Fernandaires
Dica VagaMundos: a cereja no topo do bolo de uma visita à Praia Fluvial de Fernandaires é subir ao Miradouro de Fernandaires, o nosso “eagle eye viewpoint” favorito de toda a Albufeira de Castelo de Bode! Espreite o mapa que disponibilizamos no final do artigo para ver a localização exata. Se gosta de uma boa caminhada, não deixe de percorrer o surpreendente Trilho das Cascatas em Vila de Rei, um dos melhores percursos pedestres de Portugal!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Fernandaires: 39°44’03.6″N 8°12’31.6″W

Praia Fluvial do Penedo Furado – Vila de Rei

A Praia Fluvial do Penedo Furado é a primeira praia fluvial desta nossa lista que não fica localizada na Albufeira de Castelo de Bode. Mas, como fica mesmo ao lado, não resistimos a incluí-la e achamos que vai perceber o porquê.

É que a praia fluvial do Penedo Furado foi uma das finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal. A combinação das suas águas límpidas e cristalinas com a envolvente natural é a fórmula perfeita para um dia bem passado no meio da natureza.

A somar à beleza natural, a praia fluvial conta também com excelentes infraestruturas de apoio, como sejam um bar, chuveiros, parques de merendas com grelhadores, parque infantil e casas de banho.

Mas há mais! A menos de 20 minutos de distância da praia fluvial do Penedo Furado, “esconde-se” a maravilhosa cascata do Penedo Furado. Para lá chegar basta percorrer os novos Passadiços do Penedo Furado (estrearam em 2019). Clique para saber mais sobre a praia fluvial, a cascata e o passadiço do Penedo Furado.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Penedo Furado: 39°37’32.7″N 8°09’44.2″W

Praia Fluvial de Cardigos – Mação

A Praia Fluvial de Cardigos, no concelho de Mação, é um verdadeiro oásis do Médio Tejo. É certo que também já não é banhada pelas águas do rio Zêzere, e como tal não deveria constar numa lista das melhores praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode, mas, quando lhe colocar os olhos em cima, vai perceber o porquê da nossa ousadia.

A praia mais parece uma prazenteira piscina natural e conta com zona de areia e relvada onde pode estender a toalha, com várias sombras naturais ou chapéus de palhota. Tem ainda um parque de merendas coberto com várias mesas e grelhadores, bar de apoio, balneários e uma área de camping onde pode, literalmente, montar a tenda.

Infelizmente os contínuos fogos que, ano após ano, varrem o concelho de Mação destruíram muita da beleza envolvente, mas ainda assim a Praia de Cardigos apresenta condições de topo para desfrutar dos dias de calor com toda a família.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Cardigos: 39°42’29.2″N 8°00’49.4″W

Praia Fluvial do Agroal – Ourém

Como não há duas sem três fechamos a nossa lista das melhores praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode com mais um pecado de localização: a Praia Fluvial do Agroal.

Se houvesse um concurso para a praia fluvial mais fotogénica do Médio Tejo, estamos convictos que a Praia Fluvial do Agroal arrecadava troféu atrás de troféu.

Apesar de já estar localizada no concelho de Ourém, está pertíssimo de Tomar e em menos de 20 minutos chega à maior nascente do rio Nabão contida numa piscina fluvial de sonho. Tem a particularidade de ser uma nascente cársica cujas águas tem propriedades terapêuticas benéficas para aparelho digestivo e pele. Mas fique já avisado de que a água é fria para chuchu! É preciso muita coragem para fazer este tratamento de beleza da pele. Não se preocupe. Se for muito fria para si, tem sempre o rio Nabão para uns mergulhos mais temperados.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Agroal: 39°40’44.1″N 8°26’05.1″W

Mapa com a localização dos Melhores Miradouros e Praias Fluviais da Albufeira de Castelo de Bode


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos melhores miradouros e praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode.

Guia com o que visitar perto de Castelo de Bode?

O que não faltam são locais de interesse para visitar a dois passos da Albufeira de Castelo de Bode. O difícil mesmo é escolher. Abaixo encontra os nossos destinos favoritos para combinar com a sua visita às praias fluviais de Castelo de Bode.

Tomar

Convento de Cristo

Se procura um destino repleto de história e de riquíssimo património para combinar com a sua visita às maravilhosas praias da Albufeira de Castelo de Bode sugerimos que parta à descoberta dos tesouros de Tomar, a cidade dos Templários. Até porque deambular pelas ruas de Tomar é como folhear um compêndio de história. Só que este é um livro vivo, empolgante e intrigante ao qual ficamos agarrados logo desde as primeiras páginas.

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Tomar são as seguintes:

  • visitar o Convento de Cristo e Castelo de Tomar
  • deambular pelo Centro Histórico de Tomar com passagem obrigatória pela Corredoura e pela Praça da República, onde irá encontrar a Igreja Matriz de Tomar e os Paços do Concelho
  • fazer um passeio pela Mata dos Sete Montes e pelo Parque do Mouchão
  • cirandar pela antiga judiaria
  • adoçar a boca com umas “Fatias de Tomar” ou uns “Beija-me Depressa”
  • visitar a cidade no ano da Festa dos Tabuleiros (o próximo é 2023)
  • pegar no carro e ir conhecer o impressionante Aqueduto dos Pegões Altos

Clique para ler o nosso guia para visitar Tomar

Passeio Ribeirinho do rio Tejo entre Vila Nova da Barquinha e Constância

Sempre que vamos dar uns mergulhos às Praias Fluviais de Castelo de Bode não resistimos em dar um saltinho ao vizinho rio Tejo.

Castelo Templário de Almourol

Comece por se despedir do rio Zêzere onde ele abraça o Tejo. Em Constância. Há anos que esta típica vila ribeirinha é das nossas favoritas para escapadinhas românticas. Adoramos calcorrear as vielas labirínticas e estreitas, daquelas que o carro mal passa, passear no Jardim Horto de Camões, na praia fluvial, do fontanário aos Pezinhos no Rio, e celebrar o dia no Dom José Pinhão.

De seguida vá conhecer o enigmático e intrigante Castelo Templário de Almourol, idilicamente situado numa pequena ilha do rio Tejo. Na verdade, era mouro, mas Dom Afonso Henriques chegou, viu e venceu… E entregou o castelo aos Templários. Basta isto para o lugar se encher de misticismo. As suas pedras já viram nascer inúmeras lendas, e diz-se até que há uma passagem secreta que passa por baixo do Tejo. Apanhe o barco no cais e atreva-se a explorar as “entranhas” do mítico castelo e subir às suas torres-miradouro.

“Desça” o Tejo e pare em Tancos, mais precisamente no cais de Tancos. Não pelo jardim ribeirinho, apesar de ser muito agradável, mas para mais um vislumbre do Castelo de Almourol.

Feche o dia em Vila Nova da Barquinha, naquele que é provavelmente o melhor parque ribeirinho do Médio Tejo. Arte e verde marcaram aqui encontro e o resultado é um espaço de bem-estar e relax estupendo. Como vê não é à toa que este é um dos nossos passeios favoritos perto da Albufeira de Castelo.

Ourém

Castelo de Ourém

Outro excelente passeio para conciliar com uma visita às mais belas praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode é dar um saltinho a Ourém.

É um verdadeiro deleite passear por entre o casario pintado de branco imaculado, pelas ruas estreitas e sinuosas da Vila Medieval de Ourém. Como o burgo é muito compacto, não custa nada calcorrear ruelas e escadinhas empedradas a pé. Geralmente, é assim que acontece a descoberta das coisas que têm mais encanto. Um miradouro aqui, um jardim ali, uma fonte escultural, a simplicidade dumas Alminhas acolá, as capelas do Senhor dos Passos, os brasões cravados nas paredes das casas e solares das famílias nobres um pouco por todo o lado… E bem no topo, imponente, ergue-se o Castelo de Ourém, um castelo tirado dum conto de fadas.

Clique para ler o nosso guia para visitar Ourém

Vila de Rei e Centro Geodésico de Portugal

Centro Geodésico de Portugal

Quando visitar as praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode aproveite e vá conhecer Vila de Rei. Os principais atrativos desta vila, que já foi pertença da Ordem dos Templários, são a sua Igreja Paroquial, a Casa do Capitão Mor, e as Capelas da Misericórdia e da Senhora da Guia.

Aproveite a viagem e rume até ao Picoto da Melriça, onde se encontra o Centro Geodésico de Portugal, que assinala, com pompa e circunstância, o Centro de Portugal. Do alto dos seus 600 metros somos brindados com paisagens verdadeiramente esmagadoras. Em dias de boa visibilidade, até é possível avistar a Serra da Lousã e a Serra da Estrela.

E se gosta de uma boa caminhada não deixe de ir percorrer o maravilhoso Trilho das Cascatas de Vila de Rei. Clique para mais informações sobre este surpreendente percurso pedestre do Centro de Portugal.

Abrantes

Castelo de Abrantes

A cidade de Abrantes é outro excelente destino perto das praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode. O ponto mais alto (literalmente) de uma visita a Abrantes são as fantásticas vistas do seu altaneiro castelo. A seus pés corre placidamente o rio Tejo. De um lado, as serras do centro de Portugal acenam-lhe em jeito de despedida. Do outro, as planícies e os montados alentejanos piscam-lhe sedutoramente o olho. Apaixonante!

Mas não se fique apenas pelo seu castelo. Visite também as Igrejas de São Vicente, São Batista e da Misericórdia, os Conventos da Nossa Senhora da Esperança e de São Domingos, o Paço Real, a Casa da Câmara Municipal e a Casa Falcão.

Sertã

Ponte Filipina da Sertã

Quando for visitar a praia fluvial do Trízio, uma das praias fluviais mais badaladas da Albufeira de Castelo de Bode, aproveite para ir conhecer a Sertã. Entre os vários pontos de interesse da vila destacamos o Castelo da Sertã, o edifício dos Paços do Concelho, a Igreja Matriz de São Pedro, a Praia Fluvial da Ribeira Grande e a Ponte Filipina da Sertã, também conhecida pelo nome de Ponte da Carvalha ou Ponte Velha.

Caso tenha tempo dê também um pulinho a Pedrogão Pequeno, uma linda Aldeia do Xisto que recebeu o epíteto de Joia da Beira. Não deixe de visitar a sua histórica Igreja Matriz, que pertenceu à Ordem de Malta, o seu Pelourinho e a majestosa Ponte Filipina sobre o rio Zêzere.

Outros artigos do Centro de Portugal

Aveiro | Aldeias Históricas de PortugalBelmonte | Cascata da Cabreia | Cascata da Pedra da Ferida | Castro Daire | CoimbraEstações Náuticas Centro de Portugal | Ferreira do Zêzere | Figueira da Foz | Foz do Cobrão | Fragas de São Simão | Passadiços do Orvalho | Dornes | MonsantoNazaré | Óbidos | Oeste de Portugal | Ourém | Penamacor | Penedo Furado | PenichePiodão | Praias Fluviais Centro de Portugal | Serras de Aire e CandeeirosSerra do AçorSanta Comba DãoSeia | Serra da Estrela | Serra da LousãTomar | Vila de Rei | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.