Cerdeira | Aldeia de Xisto Serra da Lousã: o que ver e fazer

visitar-cerdeira-aldeia-de-xisto

A aldeia de xisto da Cerdeira é o segredo mais bem guardado das Aldeias do Xisto. Escondida num vale na Serra da Lousã, a Cerdeira é uma caixinha de surpresas que apetece abrir. Avidamente. Porém, as pressas não têm aqui lugar e desaparecem assim que a tampa é levantada.

visitar-cerdeira-aldeia-de-xisto-da-lousãNa Cerdeira entramos num mundo onde a natureza reina e domina sobre um universo de sensações que nos fazem ganhar consciência como é simples encontrar a felicidade. A aldeia parece saída duma fábula, onde a terra, a vegetação, os bichos e as pessoas falavam a mesma linguagem sem necessidade de palavras: a do respeito mútuo e comunhão harmoniosa. No entanto, não é fantasia. É real e está à sua espera.

Clique para ler o nosso Roteiro pelas Aldeias de Xisto e Serra da Lousã

Como chegar à Aldeia de Xisto da Cerdeira, Lousã?

Atravessamos a vila da Lousã para encontrarmos a primeiras setas que apontam o caminho para a Aldeia de Xisto. Abandonamos a estrada nacional e uma estrada estreita e sinuosa conduz-nos, encosta do monte acima, até ao largo da singela Capela de Nossa Senhora de Fátima.

Aldeia de Xisto da Cerdeira

Temos o primeiro vislumbre da Cerdeira envolta nas tonalidades dum pôr do sol perfeito e sabemos imediatamente que encontrámos um pequeno pedaço de Paraíso na Terra. Somos atingidos pela beleza duma paisagem natural imaculada. Vegetação e céu enchem os olhos.

aldeias-do-xisto-cerdeiraPouco mais duma vintena de casas surge na cumeada dum pequeno monte, alinhadas pelas duas únicas ruas da aldeia. Por um carreiro calcetado de xisto, os nossos pés são conduzidos até ao regato descendo da encosta e cuja voz soa a cumprimento de boas vindas. Mais adiante, uma fonte de água replica o som.

Localização: latitude: 40.0936; longitude: -8.19464

Como chegar? Pela A1, seguir até à saída n.º11 – Lousã/Condeixa. Seguir a N342 em direção à Lousã. Chegando à Lousã, seguir pela N236 em direção a Castanheira de Pera, até encontrar a placa indicativa de Cerdeira.

O que ver e fazer na Aldeia de Xisto da Cerdeira?

Aldeia de Xisto da CerdeiraNa Cerdeira entramos num mundo onde existe realmente um botão “off” do mundo tecnológico para nos ligarmos ao universo que nos é verdadeiramente essencial como seres humanos.

Aqui não há televisão, o telemóvel não tem rede, a internet está cingida ao espaço do acolhedor Café da Videira. Dias passados na aldeia de xisto da Cerdeira são uma lição onde aprendemos a relativizar e a prioritizar as coisas substanciais da vida, do ser.

Foi na busca da substância que a Cerdeira foi transformada numa aldeia de autenticidade, com sentimento de vida comunitária, onde as casas foram recuperadas com uso dos materiais e técnicas de construção originais e tradicionais, onde cada espaço cumpre o seu propósito e mantém a sua identidade.

As casas são a essência da aldeia e, hoje, as portas abrem-se para ter o privilégio de viver numa delas. Aqui os dias ocupam-se com momentos plenos de contemplação, de atos simples como acartar o cantarinho para ir buscar água à fonte.

Há tempo para sentir o afago do sol na varanda, há tempo para banhos na represa natural alimentada pelas águas do regato e da fonte e que lança o convite sedutor dum banho refrescante naquelas tardes de calor intenso.

Há tempo para cozinhar aquele prato repleto de sabor. Há tempo até para confecionar, com paciência e amor, o doce de fruta de época que vai fazer as delícias da família. E se não souber como, na aldeia encontra quem ensine.

Os amantes da natureza vão encontrar um paraíso na Cerdeira, quer sejam adeptos das emoções de BTT de montanha, quer de caminhadas por trilhos pedestres antigos que serviram a vida quotidiana doutras gerações de aldeões.

Sobeja ainda tempo para aprender divertindo-se. Com artistas. São a alma da aldeia e contrariaram o abandono a que a Cerdeira estava votada. Junta-se o saber antigo ao novo, encontra-se a harmonia dos materiais, molda-se o que brota da mente com as mãos sedentas de contato vital.

Algumas das peças nascidas das mãos de artistas nacionais e internacionais que viveram na aldeia estão expostas na Galeria. Na Biblioteca encontra livros que lhe revelam outros mundos ou jogos didáticos que vão entreter não só os miúdos, mas também os graúdos.

A Cerdeira é um foco de bem-estar, uma escola viva de artes, a aldeia que a criatividade e a inspiração transformaram num lar. Polo de experiências criativas que vai querer viver.

Aldeia de Xisto da CerdeiraOs sentidos parecem despertar dum torpor a que a vida da grande cidade nos força. O olhar perde-se numa das paisagens mais puras. O ouvido capta o chilreio dos pássaros, o murmurejar da água, o sussurro da folhagem. O olfato desperta para o cheiro que emana da terra, da vegetação, das flores, e à noite, da lareira acesa. Na boca a sensação da água fresca que sacia a sede. Na pele sentimos a carícia da brisa, o afago do sol, e os dedos deambulam pela rugosidade da pedra de xisto. Na Cerdeira, despertam-se até sextos sentidos.

Demos as boas vindas à primavera na aldeia de xisto da Cerdeira. Melhor dizendo, fomos recebidos de braços abertos pela primavera na mais pequena das Aldeias do Xisto.

Do conjunto das Aldeias do Xisto que pertence ao grupo da Serra da Lousã, não podíamos ter escolhido melhor poiso para os dias que se seguiram de caminhadas e descobertas, a saltar regatos, rodeados da mais serena beleza natural.

Dizem que a Cerdeira é o lugar “onde o tempo não voa”. De facto, não foge por entre os dedos, sente-se e aproveita-se. Só nos apercebemos que voou quando sentimos que a despedida é feita contra vontade. Não nos queremos despedir dum lugar memorável que, mais do que acolhedor, é uma casa. E contamos os dias até ao regresso.


Leia o nosso artigo sobre algumas das melhores as escapadinhas na Natureza de Portugal


Onde dormir?

Das nove casas decoradas por artistas diferentes, que a Cerdeira Home for Creativity dispõe, a Casa do Vale foi a porta que se abriu para receber os VagaMundos na última visita que fizemos à Serra da Lousã. A varanda da Casa do Vale é um lugar privilegiado para os amantes da natureza, para quem busca serenidade, inspiração. Isto porque, as vistas sobre a serra e o vale da Ribeira da Cerdeira são de suster a respiração.

As casas de xisto estão totalmente equipadas para estadias independentes e de qualidade, para casais ou para famílias, para pessoas independentes ou grupos. A aclimatização garante todo o conforto, tanto de verão como de inverno. Os quartos são muito amplos, confortáveis e acolhedores e as casas de banho respondem a todas as necessidades dos tempos modernos. Não falta nada na kitchenette para as suas refeições, ligeiras ou caseiras. Algumas casas dispõem de varanda, o que para nós é uma enorme mais valia.

O caráter próprio de cada residência é reforçado pelas peças de arte que encontramos na decoração interior, cuidada e harmoniosa, até porque cada casa foi decorada por um artista diferente. A Casa do Vale tem cerâmicas com a assinatura de Vasco Baltazar e Zita Rosa. Foi desta varanda que desfrutámos do despertar da natureza com uma chávena de café quente nas mãos. Assistimos a pores do sol memoráveis sob o alpendre. Estendemos noites ao sabor dum vinho conversador.

Para além das 9 casas de xisto, há também as Residências, que funcionam como um hostel e onde é possível alugar uma cama e ter acesso às áreas comuns que incluem sala e cozinha. Ideal para quem viaja sozinho!

E se é artista profissional ou académico e procura um retiro mais prolongado envolto pela natureza, existe ainda um programa de residências artísticas (com estadia mínima de 15 dias) que lhe permitem dar asas ao seu projecto artístico, partilhando ideias, conhecimentos e experiências com os outros artistas que visitam a Cerdeira.

Clique para reservar a sua estadia na Cerdeira Home for Creativity

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.