Baloiço da Boneca | Serra da Boneca: como ir baloiçar com o Douro no horizonte

Baloiço da Boneca - escapadinha Serra da Boneca

Já se imaginou a voar com o rio Douro a seus pés? Não precisa de imaginar mais. Na Serra da Boneca, a menos de uma hora do Porto, é possível regressar à infância e baloiçar sem pressas com a maravilhosa paisagem do Vale do Douro como pano de fundo. Estamos a falar do Baloiço da Boneca, um dos locais mais instagramáveis do norte de Portugal.

Baloiço da Boneca - Serra da BonecaA iniciativa da criação do Baloiço da Boneca partiu de um grupo de amigos da freguesia de Sebolido, concelho de Penafiel, com o objetivo de chamar a atenção do mundo para os encantos naturais da Serra da Boneca. E conseguiram! A construção do baloiço foi terminada em final de Julho de 2019 e tornou-se, quase instantaneamente, num dos maiores highlights da região.

Baloiço da Boneca - Serra da BonecaApesar de ter pouquíssimos meses de existência já milhares de pessoas visitaram o Baloiço da Boneca, como atestam as centenas de fotos partilhadas no instagram. E o sucesso é fácil de explicar! A idílica localização do baloiço, num recanto escondido da Serra da Boneca, e as fantásticas paisagens naturais, combinadas com o regresso àqueles instantes mágicos da infância que o baloiço proporciona, são a receita perfeita para criar momentos inesquecíveis. Gera em nós uma súbita sensação de felicidade, faz o coração bater mais forte e desenha-nos um cintilante sorriso no rosto.

Lá no fundo, todos sabemos que é preciso pouco para se ser feliz, que os pequenos momentos têm de ser abraçados com toda a intensidade, mas por vezes é preciso baloiçar num local recôndito no meio da natureza para nos lembrarmos disso. E é talvez essa a maior magia do Baloiço da Boneca!

Baloiço da Boneca - Serra da BonecaBem, na verdade não há um, mas sim dois baloiços na Serra da Boneca. É verdade que o segundo (ainda) não tem em si os holofotes da fama do seu irmão superstar, mas nós fomos conhecê-lo e, acredite, as vistas não lhe ficam atrás

Baloiço da Boneca - Serra da BonecaFicou com vontade de conhecer os Baloiços da Boneca e de voar com os olhos postos no Douro? Acreditamos que sim e, para lhe dar uma mãozinha, partilhamos abaixo toda a informação que precisa para dar com estes cantinhos mágicos da Serra da Boneca.


Se gosta de caminhadas não deixe de ler o nosso artigo sobre o Trilho do Vinho do Porto, um dos percursos pedestres mais bonitos do Douro


Como ir ao Baloiço da Boneca?

Como já referimos atrás, o Baloiço da Boneca fica situado num dos pontos mais elevados da serra de nome homónimo, na freguesia de Sebolido.

Para quem vem do Porto basta apanhar a A43 e um pequeno troço da A41 até Broalhos e daí seguir pela N108 até Sebolido. Uma vez em Sebolido basta seguir as indicações da Serra da Boneca e das torres Eólicas, sendo que as últimas centenas de metros serão feitas por uma estrada de terra batida, apta à circulação de ligeiros.

Se vem de Lisboa deve tomar a A1 e posteriormente a A41 até Broalhos e daí seguir pela N108 até Sebolido. Depois é só seguir as indicações que colocamos acima.

Quando chegar às eólicas, terá de estacionar a sua viatura e prosseguir a pé até ao Baloiço da Boneca, pois a estrada encontra-se interdita por questões de segurança relacionadas com as torres eólicas. Mas não se preocupe que só terá de caminhar cerca de 750 metros até chegar ao Baloiço da Boneca (1,5 km ida e volta).

Aquando da nossa visita não havia indicações para os dois baloiços da Serra da Boneca. Como tal, para o ajudar na tarefa de dar com eles, colocamos abaixo um mapa com todo o percurso desde o local de estacionamento até ambos os baloiços, incluindo uma pequena trilha do percurso pedestre, em formato GPX/KLM, para descarregar e utilizar no seu aparelho de GPS ou no smartphone.

Coordenadas GPS do Baloiço da Boneca (parqueamento): 41°04’01.0″N 8°20’38.5″W

Mapa do percurso pedestre e rota GPS para download desde o estacionamento até ao Baloiço da Boneca

Baloiço da Boneca - Serra da BonecaO famoso (e ultra instagramável) Baloiço da Boneca fica a somente 750 metros do local onde é possível parquear a sua viatura (1,5 km ida e volta). Caso também queira ver (e experimentar) o segundo baloiço que mencionamos, terá de caminhar um pouco mais. Se escolher a segunda opção, terá de percorrer um total de cerca de 3,5 km. Mas acredite que vale a pena, não só pelo baloiço, mas acima de tudo pelas fantásticas paisagens com que a Serra da Boneca o vai brindar. É um passeio em família perfeito!


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do percurso pedestre até aos Baloiços da Boneca

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: ao fim de semana, sobretudo em dias de bom tempo, o Baloiço da Boneca é palco de uma autêntica romaria. Pelos relatos que já nos chegaram, as filas para andar no baloiço são gigantescas e há quem tenha de esperar duas horas pela sua vez. Escusado será dizer que isso estraga (e muito) a experiência. Nós fomos durante a semana, num dia de sol, e não estavam mais do que uma dezena de pessoas. Se não quer enfrentar multidões, recomendamos vivamente a que faça o mesmo.

O que visitar perto do Baloiço da Serra da Boneca – sugestões para uma escapadinha

Mosteiro de Paço de Sousa – Penafiel

Quer transformar a sua visita ao Baloiço da Boneca numa escapadinha? Nós damos uma ajuda com uma série de sugestões para que possa criar a sua evasão perfeita.

Escapadinha Rural: parta à descoberta das Aldeias de Xisto de Quintandona (Penafiel), Midões e Gondarem (Castelo de Paiva) e aproveite para conhecer o novíssimo Percurso Viver o Douro que liga a praia do Choupal das Concas ao centro de Santa Maria de Sardoura, ao longo da margem sul do rio Douro. O troço que liga Midões e Gondarem tem cerca de 2 km (4 km ida e volta) e é simplesmente maravilhoso.

Escapadinha Cultural: conheça alguns dos monumentos mais emblemáticos da Rota do Românico, como sejam o Marmoiral de Sobrado (Castelo de Paiva), a Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios (Penafiel), o Mosteiro de Paço de Sousa (Penafiel), a Igreja de Santa Maria de Sobretâmega, o Mosteiro de Pombeiro (Felgueiras), a Ponte de Vilela (Lousada) e o Mosteiro de São Pedro de Cete (Paredes).

Escapadinha Romântica: navegue até à apaixonante Ilha dos Amores, localizada no idílico local em que o rio Paiva beija o Rio Douro e deixe-se cair de amores por uma das ilhas mais românticas de Portugal. Relaxe com a sua cara-metade no fantástico spa do Douro41 Hotel & Spa e feche o dia a assistir ao pôr-do-sol sobre o rio Douro na sua “infinity pool”. O cenário é perfeito para namorar, por isso, não se esqueça de levar as flores e o champagne.

Onde ficar a dormir?

Douro 41 Hotel & Spa

©Douro41

Este é o nosso alojamento preferido da região para uma escapadinha romântica. Se procura um alojamento para uma noite especial a dois, o Douro41 é aposta ganha! Os quartos são super confortáveis e as vistas panorâmicas para o Douro e montanhas em redor são de cortar a respiração. Assistir ao pôr-do-sol na sua infinity pool é simplesmente inesquecível!

INATEL Entre-Os-Rios

O Inatel Entre-Os-Rios ocupa um charmoso edifício centenário onde encontra tudo o que precisa para uma tranquila e confortável escapadinha sem quebrar o orçamento. Os quartos são espaçosos e na tarifa incluí sempre um bom pequeno-almoço. Entre os muitos serviços que oferece aos hóspedes destacamos a sua bem cuidada Estância Termal. A relação qualidade-preço é estupenda!

Solar Guesthouse Olival da Vinha

Um solar primorosamente restaurado a dois passos do centro de Castelo de Paiva, quartos espaçosos e bem decorados, um bom pequeno-almoço e aquela arte de bem acolher que nos faz sentir em casa, são razões mais do que suficientes para recomendarmos o Solar Guesthouse para a sua escapadinha.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.