Baloiço da Ladeira | Nazaré: como ir baloiçar com a Praia da Nazaré a seus pés

Baloiço da Ladeira | Nazaré: como ir baloiçar com a Praia da Nazaré a seus pés

Nazaré é sinónimo de vila piscatória, de mulheres de sete saias, de barcos coloridos, de peixe seco, de extensos areais e ondas gigantes que já correram mundo de tão impressionantes que são. E a partir de agora é também sinónimo de Baloiço da Ladeira, nome com o qual foi batizado o fotogénico baloiço da Nazaré.

Baloiço da Ladeira | Nazaré: como ir baloiçar com a Praia da Nazaré a seus pés

O baloiço da Nazaré está idilicamente instalado na Ladeira do Sítio, um antigo caminho de areia que servia para ligar a Praia da Nazaré ao altaneiro Sítio, onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. O caminho de areia deu lugar a uma escadaria de calçada, mas as paisagens continuam tão apaixonantes como outrora. A construção do baloiço da Nazaré, que é também um miradouro de excelência, só veio realçar essa mesma beleza.

Baloiço da Ladeira – Nazaré

Imagine-se a baloiçar com o casario e a Praia da Nazaré a seus pés e percebe logo porque é que no topo do baloiço foi colocada a frase “Foi Amor à Primeira Vista”. É que é mesmo muito difícil não cair de amores quando se combina uma paisagem fantástica com o regresso àqueles instantes mágicos da infância que o baloiço proporciona. Como que por magia, os problemas ficam para trás. Sente-se liberdade, deslumbramento, alegria.
Se for com a sua cara-metade, pode ainda acrescentar romantismo. O pôr-do-sol do Baloiço da Ladeira faz qualquer coração bater mais forte. E promete fazer furor no seu mural do instagram!

Baloiço da Ladeira | Nazaré: como ir baloiçar com a Praia da Nazaré a seus pésFicou com vontade de conhecer o baloiço da Nazaré e de baloiçar com o Oceano Atlântico e a Nazaré como pano de fundo? Acreditamos que sim. Para lhe dar uma mãozinha, partilhamos abaixo toda a informação que precisa para conhecer o novo baloiço e ainda os outros locais imperdíveis da Nazaré, para que não tenha qualquer dificuldade em planear a sua escapadinha perfeita a esta vila mágica de Portugal.

Como ir ao Baloiço da Nazaré?

Como já referimos atrás, o Baloiço da Nazaré foi instalado na Ladeira do Sítio, um empinado caminho pedonal que liga a vila da Nazaré ao Sítio. Posto isto, escusado será dizer que para lá ir só mesmo a pé. Mas não se assuste que a caminhada é curta e até tem duas opções para ir baloiçar com vista para o mar.

Ladeira do Sítio

O acesso que exige menos esforço é ir de carro ou de funicular até ao Sítio da Nazaré e descer pela Ladeira do Sítio até ao baloiço. Obviamente que é muito mais agradável subir pelo Ascensor da Nazaré, um ex-libris da vila e uma diversão, para miúdos e graúdos. Partindo da saída do Ascensor da Nazaré só terá de caminhar cerca de 200 metros (400 metros ida e volta).

Caso opte por arrancar do centro da Nazaré, e tendo a Praça Sousa Oliveira como referência (a praça principal da vila), terá pela frente 700 metros de caminhada (1,4 km ida e volta).

Miradouro do Suberco

Se gosta de caminhar e quer a experiência perfeita, sugerimos que arranque do centro da vila e que suba toda a ladeira até ao Sítio, onde poderá desfrutar das maravilhosas vistas do Miradouro do Suberco e ainda visitar o belo Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, a Capela da Memória e o Forte de São Miguel Arcanjo, onde se vêm as ondas gigantes da Nazaré (para ir a este último terá de caminhar mais 750 metros, 1,5 km ida e volta).

Se seguir esta nossa sugestão, irá caminhar aproximadamente 3,5 km (ida e volta) o que faz deste passeio um excelente programa para uma manhã ou uma tarde inteira na Nazaré, já com tempo para um cafezinho e uma sardinha doce da Nazaré ou um “támar”. E como irá passar duas vezes pelo Baloiço da Nazaré poderá desfrutar das apaixonantes vistas com tonalidades diferentes. Se for da parte da tarde, faça a descida ao pôr-do-sol. É simplesmente extraordinário!

Abaixo encontra o mapa com a localização do Baloiço da Nazaré e os dois percursos de acesso.

Se é fã de baloiços aproveite a sua escapadinha à Nazaré e vá conhecer também o Baloiço do Talegre, que fica localizado na relativamente próxima Serra de Alburitel, no concelho de Ourém.

Mapa com a localização e percursos de acesso ao Baloiço da Ladeira | Nazaré


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização e percursos de acesso ao Baloiço da Ladeira na Nazaré.

O que visitar na Nazaré para além do Baloiço da Ladeira

Nazaré vista do Miradouro da Pederneira

Quer transformar a sua visita ao Baloiço da Nazaré numa escapadinha? Nós damos uma ajuda com uma série de sugestões para que possa criar a sua evasão perfeita. Até porque os atrativos da Nazaré estão (muito) longe de se resumir ao seu instagramável baloiço.

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder na sua escapadinha à Nazaré são as seguintes:

  • Sítio da Nazaré
  • Santuário de Nossa Senhora da Nazaré
  • Capela da Memória
  • Forte de São Miguel Arcanjo
  • Miradouro do Suberco
  • Capela de Santo António
  • Museu Vivo do Peixe Seco
  • Comer um bom peixinho fresco grelhado, uma caldeirada ou uma mariscada
  • Passeio a pé pela fantástica marginal da Nazaré
  • Ir a banhos na Praia da Nazaré ou na Praia do Salgado (em dias quentes, claro está)
  • Fazer uma aula de Surf na Praia da Nazaré ou, para os mais valentes, na Praia do Norte, onde fica o famoso “Canhão da Nazaré”
  • Dar um pulinho à Pederneira, uma histórica localidade mesmo ao lado da Nazaré, com pelourinho, igreja matriz e Igreja da Misericórdia, antigos Paços do Concelho e um miradouro que brinda o visitante com uma vista sobre a Nazaré de um ângulo completamente distinto
Quer mais dicas sobre a Nazaré? Então não deixe de ler o nosso Roteiro para visitar a Nazaré.

Onde ficar a dormir na sua escapadinha à Nazaré?

©Home Sweet Praia

A Nazaré tem excelentes opções de alojamento para uma escapadinha, o difícil é escolher. Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos na Nazaré – na categoria de hotéis e apartamentos – que apresentam a melhor relação qualidade-preço na cidade das ondas gigantes.

(Clique nos nomes dos hotéis para mais informações e fazer a sua reserva. Opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.)

Melhores Hotéis na Nazaré

Villamar Style Maison: tem uma piscina deliciosa e um excelente pequeno-almoço.

Hotel Mar Bravo: fica mesmo em frente à praia, a dois passos da praça principal da Nazaré. Opte pelos quartos com vista mar.

Hotel Maré: muito económico e bem pertinho da marginal.

Hotel Praia: piscina interior, bom pequeno-almoço e estacionamento privativo.

Melhores Apartamentos na Nazaré

Nazaré Marisol Praia: localização top, vista mar, varanda e super bem equipado, a roçar a perfeição para uma escapadinha em família.

Bed & Seaside: mesmo em frente à praia, destaca-se pela limpeza, comodidades e conforto. O apartamento para oito até tem um churrasco no terraço.

Home Sweet Praia: super aconchegante, bom preço e muita simpatia do anfitrião. Perfeito para uma escapadinha a dois.

Sal da Terra: novíssimo, moderno e com um terraço formidável com vista para o mar.

Clique para ver mais opções de alojamento na Nazaré

Outros artigos do Centro de Portugal

Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Cascata da Cabreia | Castelo de Bode | Castro Daire | Coimbra | DornesEstações Náuticas Centro de Portugal | Fragas de São Simão | Manteigas | Monsanto | Nazaré | Óbidos | OurémPassadiços do OrvalhoPenamacor | Penedo Furado | PenichePiodão | Poço Negro | Santa Comba DãoSeia | Serra do Açor | Serras de Aire e Candeeiros | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Sortelha | Tomar | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.