Bangkok Monumental I

Chegámos ao aeroporto de Bangkok já tarde e, por sorte, apanhamos o último metro expresso até ao centro. O altruismo dum indiano, profundo conhecedor da cidade e suas manhas, foi o que nos safou para chegarmos ao hotel. Vencidos pelo cansaço, foi só cair na cama!

O primeiro dia em Bangkok foi assim, a modos que… como dizer? Monumental!

Tivemos o nosso “batismo” num tuk-tuk (negociação do preço da corrida, viagem pelas vielas movimentadas e primeira largada no cais errado, ou seja o cais “patrocinador” do tuk-tuk), que lá nos levou ao Sathorn Pier – o cais central do Chao Phraya Express Boat – onde apanhámos um dos barcos regulares que servem o Chao Phraya River.

A nossa ideia era conhecer a Cidade Velha de Bangkok (Rattanakosin Island) que reúne três grandes highlights: Wat Phra Kaew, o Grand Palace, e o Wat Pho. Mais uma vez, fomos ajudados por uma tailandesa que, num esforço de comunicação visível, não descansou enquanto não nos deixou no cais certo (Tha Chang) para visitarmos o fabuloso complexo do Grand Palace.

Depois de se atravessar o mercado de rua que vai do cais às imediações do palácio, um “jovem” voluntarioso interpela-nos e diz que o palácio tem uma cerimónia religiosa e só abre daí a umas horas. Em simultâneo uma voz no altifalante avisa-nos que o palácio está aberto das 8:30h às 15:30 e para não acreditarmos em ninguém que diga o contrário na rua. É um conhecido “scam” de Bangkok: simpaticamente metem conversa com os turistas, voluntariam-se para dar informações mas os edifícios estão sempre fechados temporariamente por alguma razão inusitada… mas como são almas caridosas, e não nos querem ver a desperdiçar tempo, sugerem uma visitinha ali à loja dum amigo! O mais surreal é que até à porta do complexo o episódio repetiu-se!

Se os compridos muros exteriores do complexo do Grand Palace já nos tinham intrigado, quando passámos a guarda militar ao portão e vemos a dimensão dos edifícios, ficamos de queixo caído. A entrada é paga é claro, mas vale cada tostão! Há regras de indumentária pois trata-se dum espaço religioso. Preparem-se pois para nos acompanhar pela grandiosidade, esplendor e beleza destes edifícios religiosos e palacianos que vos vamos aqui mostrar.

Wat Phra Kaew, o Templo do Buda Esmeralda: situa-se num recinto a Oeste do Grand Palace e é de visita absolutamente imperdível! Faustoso, brilhante, colorido, imponente… faltam-nos os adjectivos para o descrever. O Buda Esmeralda é no fundo uma estátua de jade de pequena dimensão (75cm) mas de grande valor e significado já que é o Buda mais importante para todos os tailandeses.

The Hermit, uma estátua de bronze a que os tailandeses atribuem poderes de cura

 

Prasat Phra Thepidon, uma espécie de panteão real, onde estátuas de reis são veneradas pelos tailandeses

 

Phra Mondop, guarda importantes escrituras sagradas budistas decoradas a madre-pérola
Balcony, a arcada que rodeia o complexo religioso e na qual podemos ver um detalhado mural de cores vívidas e com a história épica completa de Thai Ramayana
Yaksa Tavarnbal, seis pares de ogres míticos gigantes guardiões dos portões do recinto religioso
   Phra Sri Ratana Chedi, a estrutura circular que guarda a relíquia do Buda inspirada no estilo do Sri Lanka
  Phra Atsada Maha Chedi, um conjunto de oito chedis; dois estão dentro do recinto, os restantes estão no exterior
 
Phra Sawetkudakarn Viharn Yod, mais um templo budista com detalhes arquitectonicos espantosos
Ho Phra Montientham, uma biblioteca
Há muito mais para ver no recinto religioso. Cada chedi, cada prang, cada sala têm um significado próprio. Podemos aqui ficar horas pois a construção destes templos é dum detalhe e minúcia verdadeiramente fascinantes. Mas continuamos a nossa visita, e queremos levar-vos ao recinto palaciano.
Borom Phiman Mansion, uma das antigas residências reais, está logo à nossa esquerda. Nota-se à primeira vista que é claramente de influência europeia. O esplendor parece menor, mas não deixam de ser obras impressionantes da arquitectura tailandesa. Os palácios estão fechados ao público mas o exterior deixa adivinhar o interior.
Phra Thinang Chakri Maha Prasat, é o ex-libris da arquitectura palaciana na Tailândia. Um monumento palaciano com visíveis influências europeias mas cujo telhado mantém os traços da arquitectura tailandesa fielmente.

Maha Monthien Prasat, um “pequeno” palácio que alberga agora a sala de audiências Amarin Winitchai onde as cerimónias oficiais têm lugar.

Dusit Hall, classificado como o melhor dos edificios do seu estilo, é mais uma sala de audiências cujo brilho e detalhe nos deixam boquiabertos. A fotografia não faz jus à realidade.
E por hoje ficamos por aqui. Na próxima crónica continuaremos a conhecer a Bangkok Monumental.

Clique para ler o nosso Guia do Sudeste Asiático


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Autoeurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.