Boca do Inferno

A vila de Cascais tem um dos pontos da costa portuguesa que atrai mais visitantes. Referimo-nos à Boca do Inferno, que no verão passado resolvemos revisitar.

boca-do-inferno-cascais-portugal

A imponência do local sobressai à vista. Esta espécie de caverna obriga o mar agitado a forçar a sua entrada pela pequena “boca” na rocha com um tal impacto e violência que até o som produzido pela água mete respeito. Mesmo assustador, o local não deixa de impressionar quem o contempla.

Boca do Inferno: Cascais

A vila de Cascais e o seu pedaço de costa merecem uma visita, pela peculiaridade das formações rochosas das suas falésias, pelo fabuloso cenário proporcionado pela fúria do bater das ondas do mar na rocha, pela singularidade das praias que flanqueiam a beira-mar e por muitas outras razões que cada visitante descobre por si. É isso mesmo que pretendemos fazer brevemente, explorar esta vila que parece guardar detalhes cativantes.

Mas, voltemos à Boca do Inferno. Se bem que o nome parece descrever com “precisão” o local em si, e não contentes com a óbvia analogia, descobrimos a lenda por trás do fenómeno natural.

Boca do Inferno: A história

Reza a lenda que ali existia um castelo habitado por um feiticeiro, ao que tudo indica, mal-parecido. Um dia decidiu casar-se, mas não aceitou menos do que a rapariga mais bonita da vila de Cascais. Consultou a sua bola de cristal e, qual GPS dos tempos antigos, esta revela-lhe a localização (ao que parece, com imagem de satélite e perfil com foto) da desdita rapariga. Logo ordenou os seus cavaleiros para a irem sequestrar, perdão, buscar. Afinal, a moçoila saiu-lhe melhor que a encomenda, duma beleza estonteante.

Contam as más línguas que aquilo não foi propriamente amor à primeira vista, há quem se atreva mesmo a dizer que a menina sentiu repulsa pelo feiticeiro, cuja beleza desobedecia aos padrões convencionais, era dado à agressividade e revelava modos rudes. Como ela mostrou relutância em assinar o contrato de casamento, ele não foi de modos e mandou encarcerar a menina num torreão negro fechado a sete chaves.

Depois, o feiticeiro teve uma ideia: para carcereiro da menina precisava dum cavaleiro que nunca lhe tivesse posto os olhos em cima. E apareceu o candidato perfeito, com cavalo branco e tudo. O feiticeiro explicou-lhe por alto as funções que iria exercer, que ele era uma aquisição insubstituível para o cargo e passou-lhe as chaves para a mão. Genial, não?

Com o tempo, o cavaleiro ficou descontente com o trabalho, apercebeu-se que não tinha perspectivas de carreira, e ficou curioso por saber o que é que havia de tão importante no torreão para ser preciso ter um guarda 24 horas. O resultado é previsível, certo? Como a curiosidade matou o gato, ele pegou nas chaves, abriu as portas e descobriu a moçoila mais linda de Cascais e arrebaldes. Dizem os românticos que aquilo foi tiro e queda, caíram ambos de amores um pelo outro e, sem mais delongas, resolveram fugir dali na garupa do cavalo branco rumando ao pôr do sol! Uma decisão um tanto ou quanto incauta. Esqueceram-se do feiticeiro, do seu GPS (perdão, da sua bola de cristal), da sua fúria e da sua malvadez.

Ora, como o feiticeiro tinha o perímetro do seu castelo sob apertado controlo de segurança, não demorou nada a saber da ousadia do casalinho de apaixonados e, num acesso de ciúmes e fúria, invocou as forças do mal e das trevas, gerou uma tempestade diabólica e rasgou a terra debaixo dos pés do cavalo branco e, como uma bocarra infernal, cavaleiro e menina foram engolidos pela rocha fendida.

Mas brincadeiras à parte, é bom descobrir mais um recanto do nosso país, ainda mais se vem condimentado com uma história ou uma lenda.

Clique aqui e descubra escapadinhas perfeitas a 1 hora de Lisboa

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Magnífica forma como nos contam a Lenda do Feiteicireiro do Castelo da Rocha !
    Nem sequer conhecia !…

    Abraços agradecidos.

  2. Stunning place, it must be overwhelming to be able to stand there to contemplate this beauty.
    I loved the story – I thought it would turn into a Beauty and the Beast thing, sadly no… Thanks for sharing it with us!

  3. Oh que saudades, era o nosso passeio "domingueiro" andar pelo Guincho, Boca do Inferno, Cascais…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.