Bolívia – Laguna Blanca e Laguna Verde

Feitos os km necessários por caminhos de terra batida indecifráveis no meio da neve, somos finalmente brindados com a visão majestosa da Laguna Blanca com os seus 22km de perímetro numa altitude a rondar os 4300m. Paramos no abrigo/posto de abastecimento onde servem café, chá e pão com manteiga aos turistas que por ali passam. Mais umas fotos “coleccionadas”.

Tivemos mais uma prova que o nosso condutor boliviano conhecia muito bem a zona quando nos leva ao longo de um riacho que liga a Laguna Blanca à Laguna Verde por uma estrada “apagada”, cujas pedras e crateras só seriam indicadas para veículos todo-o-terreno… Ah, machão!

As lagunas aqui parecem uma paleta de cores devido ao mineral dominante que se encontra nas suas águas e solo. Esse fenómeno geológico acontece tanto na Laguna Blanca como na Laguna Verde.

Mesmo aos pés do Licancabur, um dos vulcões ainda activos da região, cujo cume chega a atingir temperaturas negativas de 30ºC, ali se espraia a Laguna Verde em todo o seu esplendor.

A Laguna está rodeada de pedras com uma das faces negra. Supomos que isso se deva à sua origem vulcânica. O frio fez-se sentir e a neve era prova de que as temperaturas estavam bem abaixo de 0ºC.

Também por ali se vêem conjuntos de pedras empilhadas pela mão humana, algumas delas desafiando leis da física, mas cujo significado mantém-se uma incógnita para nós.

As duas lagunas situam-se na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa sendo os flamingos andinos uma das espécies protegidas que aqui se podem encontrar.

Ainda houve tempo para brincar com a neve e deixar a nossa marca efémera, ao contrário da beleza deste local que perdurará para sempre na nossa memória.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá queridos amigos,
    Todas as fotos documentam o quão magestoso é, mas a de Licancabur está o máximo. Imagino como nos devemos sentir pequeninos perante a grandiosidade do local.
    Continuarei a viajar convosco e venho também desejar-vos um excelente fim de semana.
    Recebam fortes e amigos kandandos

  2. Olá Fê. A Laguna Verde enche os olhos de qualquer visitante. Uma maravilha da Natureza que nos prende.
    Bjs

    Olá Angela. Obrigado. As viagens pela America Latina vão continuar 🙂 Volta sempre!
    Bjs

    Olá Lacoste. Há paisagens que nos deixam sem palavras.
    Abraço

    Olá Lucy. Isto é só uma amostra do que a Bolivia tem para oferecer.
    Bjs

    Olá Dylan. O Deserto do Atacama é de facto conhecido pelas suas semelhanças com a superficie lunar.
    Abraço

    Olá Alexandrina. Os cenários idílicos têm disto: dão excelentes fotos.
    Bjs

    Olá amigo Kimbanda. Gostamos de ter a tua companhia por estas viagens que se desvendam nas Crónicas. O Licancabur é uma presença eterna: seja qual for o ponto em que estejamos, ele está lá sempre, no horizonte.
    Forte abraço

  3. Olá amigos
    Ainda não tinha tido tempo de vir espreitar estas vossas fotografias, porque elas precisam de tempo para serem digeridas. Que lugar fantástico deve ser este! Mais um lugar onde gostaria de ir (mas este acho que deve ser mais difícil!).
    Parabéns pelas fotos e pela reportagem.
    Bjs

  4. A América Latina é especialista em paisagens deslumbrantes. Nós só trouxemos as imagens captadas pela lente. O Atacama é muitas vezes conotado como uma paisagem doutro mundo.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.