Visitar Bordéus (Bordeaux) é uma excelente opção para quem queira usufruir de dois ou três dias numa cidade com ruas graciosas, onde comer bem e beber ainda melhor é um modo de vida. Listada pela Unesco como Património Mundial em 2007, Bordéus é uma das cidades mais animadas da França e considerada por muitos como a verdadeira essência da elegância.
Com um centro histórico sumptuoso e harmonioso, acolhedores bairros com identidade própria, uma simbiose perfeita entre a sofisticação e o seu grandioso passado histórico, uma vasta oferta de atrações e atividades, Bordéus é uma cidade surpreendente que reserva muitas, e boas, surpresas aos seus visitantes. Não esqueçamos que é também um paraíso para enólogos e apreciadores de bom vinho.
Bordéus é uma cidade repleta de lugares a não perder! Deixe-se levar por um passeio de barco pelo Garonne, vá em família ver o Miroir d’Eau que encantará miúdos e graúdos, passeie nos jardins, visite a magnífica torre Pey Berland e usufrua do ambiente acolhedor do centro histórico da cidade
Poderá também gostar de ler o nosso roteiro de Paris
Conteúdo deste Artigo
Porquê visitar Bordéus?
Quem não gosta de passear pelas ruas mais graciosas da França, comer bem e beber ainda melhor numa das cidades mais animadas do mundo?
Bordéus fez uma autêntica operação estética, renovando não só as fachadas dos edifícios nobres, mas também recuperando da ruína total a extensa margem do rio Garonne e modernizando totalmente a sua rede de transportes. É o quartel-general das provas de vinho, do bom vinho. Aliás, Bordeaux é sinónimo de vinho.
Dentro e fora da cidade respira-se aristocracia: no seu coração o Triangle d’Or com os seus sumptuosos edifícios do século XVII e os castelos nobres espalhados um pouco por toda a região da Aquitânia. Museus não faltam. Desde a arte antiga à moderna há uma vontade clara de afirmação da cidade perante o universo da arte.
A gastronomia afirma-se cada vez mais atraindo chefs de renome internacional. As manifestações culturais sempre foram um dos pratos fortes da cidade. A cena cultural de Bordéus vai desde os eventos black tie no Grand Théâtre até aos concertos hip-hop em bares ecléticos.
Em suma, bem-vindo à nova Bordéus, a poção mágica da nobreza doutros tempos com uma adição de entusiasmo vibrante frutado. Pronta a degustar.
Onde ficar em Bordéus? Sugestões de alojamento
A oferta de alojamento em Bordéus é vastíssima e há sempre soluções para todas as carteiras e necessidades. Desde o hostel económico ao hotel luxuoso, passando por alojamento local e boutique hotéis, Bordéus está preparada para receber qualquer viajante.
Para lhe dar uma mãozinha, apresentamos as melhores zonas de Bordéus onde ficar alojado, os nossos alojamentos favoritos – reservados e testados por nós – e adicionamos algumas sugestões dos que apresentam a melhor relação qualidade-preço.
A melhor localização será no Triangle d’Or, o coração da cidade e centro histórico que reúne os maiores highlights da cidade. Por estas razões é também o mais dispendioso.
Para tomar o gosto da vibração de Bordéus, nada como o bairro Saint-Michel caracterizado por uma vida noturna animada e cozinha multicultural.
Chartrons é o bairro que serve de janela para a cena artística e criativa da Bordéus atual e uma ótima localização de iniciação aos vinhos de Bordéus.
Para alojamento budget, a zona da Gare de Bordeaux Saint-Jean tem algumas soluções económicas.
Um boutique hotel que nos encantou foi o Au Coeur de Bordeaux – B&B et Cave à vin. A elegância começa no exterior do edifício do século XIX e continua (reforçada) na decoração interior com mobiliário de época. As grandes vantagens deste alojamento são a localização central (perfeita!), o conforto e aconchego dos quartos decorados com muito bom gosto (cada chambre d’hôte é uma “peça única”, com WiFi, TV e mini-bar) e o excelente pequeno-almoço com produtos locais e caseiros. Alguns têm uma varandinha, para fruir daquele momento romântico que apetece numa cidade como Bordéus. A relação qualidade-preço é das melhores em Bordéus. O charme do Au Coeur de Bordeaux – B&B et Cave à Vin é complementado pela própria adega e loja de vinhos de produtores locais, que deram o mote perfeito para as degustações de vinho que o hotel organiza a pedido.
Na categoria dos apartamentos e estúdios, adoramos o Bordeaux Traditions. É difícil encontrar melhor em Bordéus. Cada alojamento do Bordeaux Traditions está preparado para uma estadia com total independência, munido de kitchenette ou cozinha perfeitamente equipadas para confecionar refeições ligeiras. Camas queen, limpeza irrepreensível e decoração de bom gosto pensada para aproveitar o espaço e garantir uma estadia confortável e relaxante. Elogiamos o sossego e tranquilidade, a localização estupenda no centro de Bordéus e a simpatia do anfitrião.
Melhor Relação Qualidade-Preço
Bem no coração do Triangle D’Or, duas mansões do século XVIII deram lugar ao requintado Best Western Premier Hotel Bayonne Etche-Ona: a Bayonne está repleta de atmosfera com a decoração art déco, a Etche-Ona é uma incitação de wanderlust com memorabilia de viagens. Quartos cómodos e aconchegantes, alguns com uma área-de-estar, apelam pelo charme e satisfazem as exigências de repouso com camas e almofadas super confortáveis. Os produtos de higiéne pessoal Nuxe são um detalhe de atenção especial ao hóspede. O toque vintage transfere personalidade a este hotel 4 estrelas com assinatura Best Western onde não faltam um centro fitness, espaços de reuniões e bar para atender as necessidades dos hóspedes que viajam a negócios.
O Hotel de Tourny, localizado no centro histórico de Bordéus, é um boutique hotel que funde o estilo contemporâneo com o charme da arquitetura tradicional bordalense. O Hotel de Tourny é dos favoritos dos viajantes, fica a poucos passos dos melhores highlights no coração da cidade, oferece ótimas condições para quem procura um alojamento de férias, escapadinha de fim de semana ou para viagens de negócios.
Alojamento Económico
A escassos metros da estação ferroviária Gare de Bordeaux Saint-Jean, La Halte Montaigne é um B&B muito simpático e acolhedor. Muito simpáticos são também os preços. Decoração de linhas modernas e minimalistas, fazem deste B&B uma das melhores opções de alojamento. Os quartos privados do La Halte Montaigne são um mimo, limpos, confortáveis e insonorizados. O pequeno-almoço é servido numa ampla varanda fechada onde os hóspedes se juntam à volta da longa mesa partilhando histórias, um detalhe pensado pela anfitriã que é duma disponibilidade ímpar. Um pequeno jardim mobilado faz as delícias de quem procura aquele raio de sol reconfortante ao fim de tarde. Verdadeiramente irresistível.
Dentre as melhores opções de alojamento económico, encontramos o ibis Bordeaux Centre Gare Saint Jean Euratlantique. Os preços são muito convidativos, atendendo que falamos de Bordéus e tendo em conta os serviços de que dispõe. A localização é vantajosa pois fica mesmo em frente à estação de comboios, com fácil acesso aos transportes públicos que rapidamente colocam o hóspede no centro da cidade, e está rodeado de serviços de restauração de escolha variada. O Posto de Turismo fica a um par de minutos do ibis Bordeaux Centre Gare Saint Jean Euratlantique. De salientar a simpatia do pessoal, a limpeza dos quartos e o conforto das camas.
Alojamento de Luxo
Vencedor por dois anos consecutivos do prémio France’s Leading Hotel nos World Travel Awards, os Óscares do Turismo, o InterContinental Bordeaux Le Grand Hotel é a quintessência do luxo, o melhor 5 estrelas em toda a França. Localizado no coração de Bordéus, este hotel histórico superioriza-se por proporcionar ao hóspede excelência de serviços, atenção ímpar e experiências gastronómicas gourmet e de bem-estar sublimes. Não espere nada menos do que a perfeição, o luxo e a arte de bem viver no InterContinental Bordeaux Le Grand Hotel. Deixe-se seduzir pela atmosfera dum lugar sem igual. Apaixone-se por Bordéus no terraço com vistas memoráveis. Repouse como realeza nos quartos decorados com mobiliário do século XIX. Saia de corpo e espírito rejuvenescidos do Spa Guerlain. Banqueteie-se na subtileza e originalidade do Le Pressoir d’Argent, o restaurante gourmet com duas estrelas Michelin cuja cozinha excecional vem assinada pela mão duma equipa talentosa liderada por Gordon Ramsay.
Quando visitar?
É sempre boa altura para visitar Bordéus! Sendo uma cidade que oferece de tudo, é seguro que encontra formas de preencher os seus dias em qualquer altura do ano. Por isso, facilmente se consegue evitar a época alta para aliviar o peso na carteira. O clima é temperado, mesmo de Inverno. Os verões podem ser muito quentes e alguns serviços estão encerrados, principalmente em agosto. Uma coisa é certa, Bordéus tem sempre as portas abertas para si.
Roteiro para visitar Bordéus: o que ver e fazer?
Para apreciar verdadeiramente a nobreza de Bordéus, nada consegue bater o Triangle d’Or, onde o esplendor dos edifícios expressa com assertividade a confiança monumental da cidade. Esta é a parte nobre e rica da cidade que reúne o comércio de luxo.
Um dos pontos mais fotografados de Bordéus é a Esplanade des Quinconces com o seu Monument aux Girondins, testemunho da Revolução Francesa nesta cidade. O espaço aberto acolhe bancas de souvenirs, artesanato e comidas, um terreno com algumas diversões e a famosa fonte de Bordeús que nenhum turista dispensa usar como pano de fundo para a sua selfie de Bordéus.
Com um porto fluvial que durante anos enriqueceu os bordalenses com o comércio internacional, edifícios como o Palais de La Bourse facilmente provam que a cidade foi um entreposto comercial abastado. Divirta-se, teste os seus dotes fotográficos, brinque com o jogo de reflexos e aprecie o Miroir d’Eau.
Mesmo em frente, as margens do rio Garonne foram reclamadas do seu estado devoluto. Les Quais é agora uma magnífica promenade, ideal para atividades em família, uma jogatana de bola entre amigos ou um cenário romântico para namorados. Aproveite as vistas da Pont de Pierre, a primeira ponte construída sobre o rio Garonne em Bordéus (1822) cujas margens eram unidas até 1822 unicamente por barcos.
A Porte Cailhau, porta defensiva das muralhas da cidade construída na Idade Média, oferece um esplendido panorama sobre Les Quais, Pont de Pierre e os telhados da cidade. Igualmente merecedora de visita, a porta Grosse Cloche, uma torre sineira que marca o ritmo bordalense desde o século XVIII.
Mais do que recomendado: perder a noção do tempo em morosas caminhadas pelos seus bairros típicos de ruelas tipicamente medievais e igrejas com flechas imponentes erguidas aos céus. A Porte Cailhau dá acesso ao mais emblemático e pitoresco bairro de Bordéus, o bairro de Saint Pierre. No bairro Saint Michel a estrela é a sua basílica.
A Basílica Saint-Michel e a Catedral Saint-André são os dois monumentos religiosos imperdíveis. Ambos partilham a características de possuírem as torres sineiras destacadas das respetivas igrejas, a flecha Saint-Michel pertence à basílica e a flecha Pey Berland associada à catedral. Destas duas torres obtém-se as melhores vistas panorâmicas sobre a cidade. Ao lado da catedral de Saint-André, o Palais de Rohan testemunha a grandeza e poder dos arcebispos de Bordéus no século XVIII.
O Museu da Aquitânia é uma escolha perfeita se quiser fugir da chuva. É considerado o melhor museu da cidade e tem um acervo vasto que mostra a história da região francesa. A estrela moderna entre os museus de Bordéus é Cité du Vin. Muito mais do que um museu do vinho, é uma experiência visual, de sensações e de paladar. O terraço oferece uma vista sublime sobre o skyline de Bordéus.
A partir de Bordéus não faltam opções para se embrenhar na rota do vinho Bordeaux onde pode visitar as vinhas, as adegas responsáveis pelos vinhos mais famosos da França (o champanhe é algo à parte), os castelos nobres e, inevitavelmente, degustar o néctar dos deuses nas provas de vinho. Saint-Emilion é, na nossa opinião, um daytour imperdível.
Provas de Vinhos em Bordéus e Saint-Emilion
Existem vários locais onde pode fazer provas de vinho na Região de Bordéus e viver experiências inesquecíveis e extremamente enriquecedoras. Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas:
Onde comer?
Bordéus promove fortemente o conceito de requinte a nível da restauração. Contudo, leva ainda mais a sério a sua inclusão no mapa como destino turístico gastronómico. Aliás, a cidade parece querer figurar como uma fonte de tentação aos prazeres gastronómicos. Desde o restaurante vencedor de estrelas Michelin ao restaurante tradicional especializado em “cuisine du terroir”, às brasseries, aos restaurantes temáticos passando pelos étnicos e de cozinha internacional, é seguro que não lhe faltam opções para agradar o seu paladar – e também a carteira. De certeza que vai ser sempre surpreendido nos inúmeros espaços de restauração da cidade.
Informação prática
- A taxe de séjour é obrigatória desde 1 de janeiro de 2016. A cobrança compete aos serviços de alojamento. Verifique a inclusão dessa taxa quando realizar a sua reserva de alojamento.
- O site oficial do Tourismo de Bordéus tem informação muito útil, completa e detalhada para planear uma visita à cidade. Nos postos de turismo há mapas, guias e brochuras.
- Bordeaux Metropole City Pass é essencial! Para 1, 2 ou 3 dias em Bordéus, dá acesso a transportes públicos, museus e exposições e visitas guiadas dentro e fora da cidade.
- A rede de transportes públicos TBM é a melhor opção de deslocação dentro da cidade.
- Bordéus é praticamente plana, muito favorável ao uso da bicicleta. Os postos de turismo prestam toda a informação para alugar bicicletas.
- O carro é muito útil para explorar a região vinícola. Mas dentro da cidade o trânsito pode ser caótico e o estacionamento difícil.
Outros artigos da França
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Que cidade linda! Nunca fui, mas com essas fotos fique com mais vontade ainda. Não é pra qualquer um estar em primeiro lugar na lista da Lonely Planet 2017!
Oi Marianne! Verdade, #1 Best in Travel da Lonely Planet é porque vale mesmo a pena visitar.
Adorei Bordeaux, mas quero voltar pra conhecer a Cité du Vin, que ainda não tinha inaugurado quando fui…
Oi Eliana! Bordeaux é daquelas cidades que dá sempre vontade de voltar. 😉
Olá! Aqui está uma cidade que quero visitar há muito e vai sempre ficando de lado… que bonita que é! Gostava imenso de ir numa espécie de viagem vínica e de gastronomia! Ehehehe! E pelo meio via tudo o resto claro! Boas viagens!
Olá Susana! É difícil esgotar uma bucketlist de destinos quando a cada canto vamos descobrindo mais um lugar… e mais um lugar… 😉 Bordéus tem isso tudo, é uma foma de vida por aquelas bandas! Obrigada e boas viagens tb 😉
Encantada com as dicas e fotografias do lugar. Confesso que não conheço e até hoje havia lido muito pouco a respeito. Quem sabe em breve não vamos conhecer também, né?
Oi Eloah! Agora que despertámos sua curiosidade, vai ter que visitar 😉 Obrigada!
Quando penso em Bordéus associo logo a vinhos e nunca pensei que a cidade fosse TÃO bonita! Gostei especialmente de La Porte Cailhau. Que maravilha! Penso que esta poderá bem ser uma ótima alternativa às cidades francesas mais agitadas, como Paris. Parabéns pelas imagens e todas as dicas!
Oi Marlene! É LINDA! A Porte Cailhau lembra um palácio miniatura. Bordéus também tem agitação, só que é uma agitação good vibe 😉 Obrigada!
Que cidade linda! Ainda não conheço, mas já está na minha lista. E essas fotos? Show!! Suas dicas vão me ajudar muito! Obrigada.
Oi Keul! Bordeaux é uma boa adição para sua lista 🙂 Pode contar connosco para mais dicas que precise.
Apesar de não conhecer, acho essa cidade um encanto. Também não conheço a França, mas quando for visitá-la, com certeza Bordeus vai entrar para o roteiro, pois sou apaixonada por cidades históricas.
Abraços 🙂
Oi Josiane! Ah! Desce da sua nuvem e vem visitar 😉 Se precisar de dicas, é só pedir.
Adoro a França, mas ainda não conheço Bordeaux! Adorei as fotos e as dicas…
Oi Diana! Pois está na hora de incluir Bordéus na sua bucketlist 😉 Obrigada!
Adorei as dicas e no post tem toda a informação que a gente precisa pra se planejar 🙂 Fora que dá pra perceber que vocês ficaram encantados pela cidade e dá pra se encantar só pela descrição (e é claro, pelas fotos 🙂 )
Oi Camila! Ficámos encantados, SIM 😀 Bordéus é um show!
Já tinha ouvido falar dessa cidade, mas nunca tinha dado tanta importância pra ela. Você me fez mudar de ideia!!! Vou colocar na lista dos destinos para 2017 sem sobra de duvidas 🙂
Conheço a cidade quase só de passagem. No entanto, do que vi, adorei e, com a dicas que vocês deram, será uma excelente ideia para o bom fim-de-semana. Obrigada pela vossa partilha!
Olá Teresa! Muito obrigado pelo feedback. Bordéus é um excelente destino para um fim de semana.A cidade vê-se bem em 2 dias e havendo um tempinho extra recomendamos uma visita a Saint Emilion que é um verdadeiro tesouro 🙂
Estou em Bordéus e o vosso blog foi uma grande ajuda para organizar o roteiro! Obrigada
Obrigado pelo feedback. Ficamos contentes por termos ajudado. Disfrute muito de Bordéus. É uma cidade que consegue surpreender. Até breve
Em dias de grande calor, é óptimo estar nas margens do rio Garonne, toda a gente vai para lá deitar-se na relva, muitos com instrumentos musicais.
Olá VagaMundos tenho viagem marcada para Bordeaux para final de abril, gostava de saber se é preciso alugar carro ou se a cidade tem transportes e qual é a melhor opção de bilhetes.
Obrigada e boas viagens.
Teresa
Olá Teresa,
Para visitar a cidade em si a melhor maneira é recorrer a transportes públicos. O metro de superfície vai à maioria dos locais de interesse e é muito eficiente.
Dependendo do número de dias que pretende visitar existem várias opções de bilhetes turísticos (até pode combinar com bilhetes de entradas nos museus). Logo quando chegar a Bordéus sugerimos que passe pelo turismo oficial que eles apresentam-lhe todas as opções. Caso pretenda explorar a região das vinhas já se justifica alugar carro, pois dá-lhe muito mais flexibilidade. Se só pretender ir a Saint-Émilion pode ir de autocarro ou comboio sem qualquer problema.
Boa viagem!
Olá! Quantos dias recomendariam para visitar a cidade? Obrigada 🙂
Olá Mariana. Diríamos que 2 dias é o ideal para se visitar Bordéus sem grandes correrias. Se somar mais um (ou cortar em alguns pontos de interesse de Bordeús) poderá também visitar a vizinha vila medieval de Saint-Emilion, classificada Património Mundial da UNESCO.
Boa viagem!