Bremen – Marktplatz

Dando continuidade às nossas crónicas do norte da Alemanha, hoje desafiamos-vos a viajar até uma das mais agradáveis e emblemáticas cidades históricas do Noroeste Alemão. Falamos de Bremen, a cidade dos famosos Músicos dos Irmãos Grimm e património mundial da UNESCO.

Bremen é, a par de Hamburgo e Berlin, uma das cidades estado alemãs e é conhecida por ser uma cidade com várias faces. Do histórico centro à modernidade do Universum Science Center, encontramos um pouco de tudo nesta cidade.

No centro de Bremen o destaque vai quase por inteiro para a Marktplatz, que é seguramente uma das mais impressionantes de toda a Alemanha. Nela se destaca a Rathaus(Câmara) com o seu estilo renascentista, possuidora de uma fachada simplesmente deslumbrante (é considerada um dos melhores exemplos da arquitectura renascentista de Weser em todo o norte da Alemanha), lugar esse que merece uma visita ao seu interior de onde destacamos a sua magnífica escadaria em espiral.

Rathaus visitada nada melhor do que se sentarem na enorme praça e sentirem o espírito desta histórica cidade, apreciando com calma a arquitectura dos edifícios que rodeiam a praça. Recomendamos vivamente que vão até à Brauerei da Becks e bebam uma boa cerveja enquanto descansam as pernas numa das simpáticas esplanadas. Foi o que fizemos.

Já mais compostos, foi hora de nos dirigirmos para o lado oeste da Rathaus de forma a ir dar uma olhadela na pequena, mas bonita, estátua dos Músicos de Bremen (composição da banda: burro, cão, gato e um galo), do famoso conto dos Irmãos Grimm (mundialmente contado a milhares de crianças antes de irem para a cama). Reza a lenda que dá sorte tocar na perna do burrito, por isso não nos fizemos de rogados e tratamos de apalpar o animal. O que muitos não sabem é que a história hoje celebrizada pelos irmãos Grimm já data do Séc. XIV e tem como moral o seguinte: com solidariedade o mais fraco pode ser o vencedor. Sempre actual! Se por lá passarem aproveitem e comprem o conto para o lerem mais tarde à criançada.

Daí regressamos até ao coração do Marktplatz para irmos dizer um “Hallo” ao homem mais alto de Bremen, ou seja ao freund Roland, a estátua que desde o Séc. XV simboliza a liberdade dos habitantes da cidade. Conta a lenda que se o Roland for destruído Bremen estará em perigo. Lenda ou não o que é certo é que os nativos a levam a sério ao ponto de, durante a Segunda Guerra Mundial, o terem guardado num cofre de segurança máxima. Ainda bem para nós que visitamos a cidade, pois é bonito de se ver sendo hoje, a par da já mencionada Rathaus, património mundial da Unesco.

Bem perto da praça fica também uma das mais antigas e bonitas catedrais alemãs, a Bremer Dom, construída em 1041, de um belíssimo estilo Gótico. Escusado será dizer que é de visita obrigatória, mas infelizmente para nós tivemos de nos contentar com o seu exterior visto que estava fechada. Terá de ficar para uma próxima visita…

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

13 COMENTÁRIOS

  1. Olá Valentim. De facto as cervejas estavam uma maravilha. Até ajudaram a apreciar melhor a cidade 🙂
    Abraço

    Olá Presepio. A estatua dos musicos é curiosa. É um pouco como a loba de Roma ou a pequena sereia de Copenhaga: uma pequena grande atracção turistica!
    Bjs

  2. Olá 'Vagamundos',
    e que bom que foi 'viajar' através desta vossa crónica por Bremen… Gostei da forma como escreveram esta crónica para acompanhar estas bonitas fotos…!
    Obrigado pela partilha…
    Beijos,

    AA

  3. Olá Vagamundos!
    Já não sei o que dizer, pois cada post que publicam é uma maravilha e este não podia fugir à regra. Quanto ao conto, eu até comprava se lá fôr, mas… tem bonecos? É que de alemão só sei ler bonecos.
    Um abraço

  4. O ano passado, fomos dar uma volta de mota pela Europa, uma viagem só um bocado mais planeada do que a ida a Portugal, e não fomos a Bremen, mas fomos a Frankfurt, ao fim de quase 3500Kms feitos em Franca, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Alemanha, e quando á noite, nos sentámos para jantar e pedimos cervejas, vieram para a mesa duas imperias alemãs, ou seja, copos de 1l de cerveja. Eu ainda tinha que conduzir até ao hotel, e comecei a ficar algo preocupado ao fim da terceira… lol
    Cumprimentos da terra da tulipas

  5. Olá queridos!
    Como sempre, fotos belíssimas e ótimas dicas.
    Que cidade linda…e a história dos músicos de Bremen, embalou a minha infãncia…como eu adorava ler sobre os bichos cantores!
    Segunda feira, dia 12, é feriado aqui, pois é dia de N. Sra. Aparecida, padroeira do Brasil e tb dia das Crianças, nada melhor do que os Músicos de Bremen para homenageá-las.
    Beijos

  6. Really very nice! I am learning a lot over German cities from reading your posts 😉 The Marktplatz of Bremen sounds very interesting with all it's beautiful architecture and the atmosphere you describe.
    I especially liked the monument of the Musicians of Bremen – cute!!
    Thanks for sharing this!
    Boa noite! 😉

  7. Olá Carriço. Certissimo! É mesmo uma cerveja de trigo, similar à Erdinger. Não são muitos os sitios que vendem Franziskaner por Portual, mas já os há.
    Abraço

    Olá Alexandrina. E que bom é ter-te por aqui a viajar connosco. Obrigado pelas tuas palavras.
    Bjs

    Olá João! Por acaso a maioria deles, senão todos, tem bonecos. Mas melhor que os bonecos é haver versões em Inglês, francês, etc :)Podes espreitar a versão online aqui: http://www.brementownmusicians.com
    Abraço

    Olá Tia Maria. Essas vossas viagens são sempre muita "malucas". Assim é que é 🙂 E isso é que foi abastecer o deposito em Frankfurt 😉
    Abraços

    Olá Glorinha. É de facto uma historia muito gira para crianças. O encantador destes contos é que têm sempre uma lição de vida por detrás.
    Bjs

    Hi Aledys. It´s good to know that you are enjoying travelling with us around the north of Germany. If you want you can read the Bremen Musicians tale on the link we left above.
    Cheers!

  8. Não faziamos ideia de todas essas histórias e lendas que existem em Bremen e adorámos ficar a saber, parabéns também pelo post que está excelentemente escrito!

    Abraços

  9. Hola Javier. È de facto mais um destino de viagem para pores na já tua longa lista. E não te vais arrepender.
    Abraço

    Olá Dubis. Obrigado pelas vossas palavras. Quando forem ao norte da Alemanha é mais uma terra a não perderem. E fica só a 150 kms de Hamburgo 🙂
    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.