Buenos Aires – Bairro La Boca

Um dos bairros mais turísticos em Buenos Aires é, sem sombra de dúvida, o bairro La Boca na foz do rio Matanza, também conhecida como Riachuelo.

A zona onde agora se situa este bairro histórico, foi onde em 1536 a cidade de Buenos Aires foi fundada pelos exploradores espanhóis. Ganhou importância pois aqui cresceu o principal porto da cidade de Buenos Aires ao longo de séculos. Também por ser uma zona portuária, é natural que aqui se tenham fixado milhares de imigrantes vindos da Europa, principalmente genoveses, que contribuíram grandemente para o carácter e fisionomia actuais do bairro.

As suas habitações tão características são chamadas de Conventillos, a maioria sendo construída sobre pilares de cimento e revestida a chapa de zinco ondulada. A razão pela qual La Boca é tão colorido tem uma história por trás: as tintas que sobravam da pintura dos barcos eram aproveitadas pelos moradores de La Boca para pintar as suas próprias casas; não havendo sobras suficientes para pintar tudo da mesma tonalidade, várias cores vivas eram usadas, dando a este bairro este aspecto tão pitoresco.

Cumprindo a tradição, não podíamos deixar de tirar a fotografía turística na varanda da loja de souvenirs El Caminito Amigo, um edifício emblemático que é talvez o postal mais famoso do bairro La Boca.

Outro ponto incontornável do nosso passeio pelo bairro, foi visitar o centro de exposições Caminito, onde encontrámos à varanda, três célebres argentinos bem sorridentes e acenando ao “povo”: Gardel, Evita Perón e Maradona.

E qual não foi o nosso espanto quando por entre todo este colorido detectámos as cores de algo que nos era tão familiar, a bandeira portuguesa bem à porta de um dos inúmeros almacens que vendem de tudo um pouco ao turista.

Mas a cor e a animação não se fica pela decoração dos Conventillos ou pelas estátuas de papel maché que vivem, noite e dia, nas suas varandas. Passa pela própria vida dos habitantes de La Boca, que, incansáveis, animam o seu bairro diariamente.

A arte espalha-se pelas suas ruas, sob as suas mais diversas formas: esculturas, pinturas, azulejos, poesia e música fizeram destas ruelas e esquinas a sua morada.

Enquanto alimentávamos o corpo com um belo almoço bem regado, a música da sanfona e da guitarra criavam o pano de fundo para dois dançarinos contarem histórias através do Tango. E assim, brindámos a esta arte que alimenta a alma.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Autoeurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

12 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vagamundos!!

    Estamos cogitando a possibilidade de ir a Argentina no final do ano, o que acharam de lá, dizes que vale a pena uma ida§
    Adorei as cosas coloridas! Se parecem com as nossas coloniais do Pelourinho, cada uma de uma cor, ou várias cores em uma só!
    Parabéns pelas fotos!

  2. Qué lindo ver mi ciudad en tu blog!!!!!
    Hermosas fotos.
    Los xeneizes no son los moradores de la boca sino los que somos del club de futbol Boca Juniors!!!!
    Gracias por este post, está excelente!!!
    saludos desde Buenos Aires

  3. Oh, fantastic surprise! Not been very active lately (rather, not active at all) on Blogger and when I come back, I find this! Excellent!
    Beautifully portrayed and described.
    I will try to refrain myself from making any kind of jokes regarding the famous (bah!) club that is the heart of this neighbourhood…. :o)
    Very nice!!

  4. Olá Brenda. Não pensem mais 🙂 vale mesmo a pena ir à Argentina. Só explorámos Buenos Aires, a zona do Tigre, rio de la Plata e ainda deu para dar um pulinho ao Uruguay ali ao lado. Mas ficou-nos a vontade de conhecer mais deste país. Nós fomos conquistados pela excelente comida, os vinhos apaladados e a animação do povo. Esperamos que vos ajude a tomar uma decisão.
    Bjs

    Hola Alejandra. Obrigado pelas tuas palavras. Ficamos muito cones que estejas a gostar da tua cidade através dos nossos olhos. Já corrigimos o erro, realmente fomos mal informados pois os Xeneizes são a hincha do Boca Juniors. E veio connosco um cachecol azul-ouro 🙂
    Besos

    Olá Teresa. Parece que Buenos Aires não te vai escapar 🙂 Obrigado pelas tuas simpáticas palavras.
    Bjs

    Olá Claudia. Vamos a isso… Tchim, tchim 🙂
    Bjs

    Olá Tita. Estivemos ali mesmo perto. Iguaçu esteve nos nossos planos iniciais mas já não conseguimos lá ir. Mas o Brasil não nos vai escapar 🙂
    Bjs

    Olá Zoe. Continua a acompnhar que pode ser que Buenos Aires ainda te seduza mais 🙂
    Bjs

    Olá Lacoste. Se há um lugar que deves visitar pelo menos uma vez na vida, Buenos Aires é esse lugar 🙂
    Abraço

    Hello Aledys. Glad you felt surprised with your come back to the Cronicas 🙂 Buenos Aires really deserves any compliment its visitors have to make.
    Oh! Come on… don't tell me you're a "millonaria"? 😉
    Besos

    Olá Valentim. Nada como umas latitas de tinta de muitas cores e um pincel não não façam 🙂
    Abraço

    Olá Ricardo. Vale sempre a pena recordar o barrio La Boca. Ainda bem que esta crónica vos trouxe boas lembranças.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.