Buenos Aires e os seus bairros

Buenos Aires é uma metrópole movimentada, enérgica, colorida e animada. A influência externa está também bem patente no estilo de vida dos seus 48 bairros. E os “porteños” fundem na sua génese toda uma mescla multicultural, advinda da imigração e das relações com o exterior.

Prova disso é a Torre Monumental no bairro do Retiro, também conhecida como a Torre dos Ingleses. Esta torre-relógio foi oferecida a Buenos Aires pela sua comunidade britânica em comemoração dos 100 anos de independência da Argentina.

Sem pressas, vagueámos pelas ruas do Retiro. A faceta cosmopolita da capital argentina é bem visível nestas ruas repletas de gentes de todo o mundo. Decidimos demorar o nosso passeio por ali e entrar nas Galerias Pacifico, para apreciar o fresco da sua abóbada e, claro, ver as montras e cair na tentação dos preços em conta.

Na “cidade dos 100 bairros”, foi em San Telmo que vivemos os melhores momentos. A Plaza Dorrego atraiu-nos desde a primeira vez que a pisámos e a ela voltámos repetidas vezes para uma bebida relaxante no fim de tarde, uns envergonhados e trôpegos passos de tango, um romântico jantar para estas duas almas apaixonadas.
Desta noite resultou a nossa primeira peripécia em Buenos Aires com um taxista “stalker” de Ushuaia que, ao descobrir que éramos portugueses vindos de Lisboa, nos acossou nos dias seguintes. Talvez quisesse apenas matar saudades dos tempos de juventude em que visitou o nosso Portugal, mas as suas investidas levaram-nos a tomar cautela redobrada.

Perder a noção do tempo nos bosques de Palermo, estender o corpo cansado na relva e contemplar a natureza em plenitude, foi a forma como terminámos uma solarenga tarde de Abril em Buenos Aires.

Igualmente imperdível é percorrer a avenida Corrientes no bairro San Nicloas, o pólo cultural da capital, onde se encontra um sem-número de casas de espectáculo, teatros e livrarias, até se chegar à Plaza de la República para ver o imponente Obelisco, no cruzamento com a avenida 9 de Julio, a “maior avenida do mundo”.

A nossa última deambulação foi no luxuoso bairro da Recoleta para conhecer a Basilica del Pilar e, desprovidos de mapa, seguir as hordes de turistas e peregrinos até ao túmulo da família Duarte onde se encontra sepultada Eva Perón.

Nota: Foto do Parque Tres de Febrero em Palermo retirada da wikipedia. A maioria das nossas fotos de Buenos Aires sofreram um misterioso sumiço!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Autoeurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

10 COMENTÁRIOS

  1. Hola Almudena. Nós também estamos em pulgas por regressar 🙂
    Besos

    Hola Eugenia. Um encanto muito unico e com um caracter bem vincado.
    Besos

    Olá Valentim. Sem dúvida 🙂 Viemos de lá com muito bom ar 🙂
    Abraço

    Olá Roadrunner. Não nos pareceu 🙂 Mas nunca se sabe. É um dos bairros mais bem cotados da capital Argentina.
    Abraço

    Olá Lacoste. Não terásoutra solução a não ser comprar o tão desejado bilhete de avião para o pais das pampas 🙂
    Abraço

  2. Very nice description of some of the areas of Buenos Aires.
    I used to live around the corner from the Plaza Dorrego :o) but the last time I was there visiting, except for the fair, the rest of the "barrio" looked a bit rundown to me…
    Recoleta is very pretty, the same goes for the area of Palermo, the park but also the residential area itself…
    What a nuisance that taxi driver!!!
    You've made me feel nostalgic of Buenos Aires!! :o)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.