Buenos Aires é uma metrópole movimentada, enérgica, colorida e animada. A influência externa está também bem patente no estilo de vida dos seus 48 bairros. E os “porteños” fundem na sua génese toda uma mescla multicultural, advinda da imigração e das relações com o exterior.
Prova disso é a Torre Monumental no bairro do Retiro, também conhecida como a Torre dos Ingleses. Esta torre-relógio foi oferecida a Buenos Aires pela sua comunidade britânica em comemoração dos 100 anos de independência da Argentina.
Sem pressas, vagueámos pelas ruas do Retiro. A faceta cosmopolita da capital argentina é bem visível nestas ruas repletas de gentes de todo o mundo. Decidimos demorar o nosso passeio por ali e entrar nas Galerias Pacifico, para apreciar o fresco da sua abóbada e, claro, ver as montras e cair na tentação dos preços em conta.
Na “cidade dos 100 bairros”, foi em San Telmo que vivemos os melhores momentos. A Plaza Dorrego atraiu-nos desde a primeira vez que a pisámos e a ela voltámos repetidas vezes para uma bebida relaxante no fim de tarde, uns envergonhados e trôpegos passos de tango, um romântico jantar para estas duas almas apaixonadas.
Desta noite resultou a nossa primeira peripécia em Buenos Aires com um taxista “stalker” de Ushuaia que, ao descobrir que éramos portugueses vindos de Lisboa, nos acossou nos dias seguintes. Talvez quisesse apenas matar saudades dos tempos de juventude em que visitou o nosso Portugal, mas as suas investidas levaram-nos a tomar cautela redobrada.
Perder a noção do tempo nos bosques de Palermo, estender o corpo cansado na relva e contemplar a natureza em plenitude, foi a forma como terminámos uma solarenga tarde de Abril em Buenos Aires.
Igualmente imperdível é percorrer a avenida Corrientes no bairro San Nicloas, o pólo cultural da capital, onde se encontra um sem-número de casas de espectáculo, teatros e livrarias, até se chegar à Plaza de la República para ver o imponente Obelisco, no cruzamento com a avenida 9 de Julio, a “maior avenida do mundo”.
A nossa última deambulação foi no luxuoso bairro da Recoleta para conhecer a Basilica del Pilar e, desprovidos de mapa, seguir as hordes de turistas e peregrinos até ao túmulo da família Duarte onde se encontra sepultada Eva Perón.
Nota: Foto do Parque Tres de Febrero em Palermo retirada da wikipedia. A maioria das nossas fotos de Buenos Aires sofreram um misterioso sumiço!
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Precioso Buenos Aires, quiero volver!!!
Es verdad que cada barrio tiene sus encanto.
Saludos
Olá,
e Buenos Aires parece ser uma cidade bem agradável, que enche de "bons ares" quem a visita.
Cumprimentos
Também há Mafia nessa Palermo?…
Saudações do Roadrunner!
Cada vez mais apaixonado por Buenos Aires 🙂
Abraço
Hola Almudena. Nós também estamos em pulgas por regressar 🙂
Besos
Hola Eugenia. Um encanto muito unico e com um caracter bem vincado.
Besos
Olá Valentim. Sem dúvida 🙂 Viemos de lá com muito bom ar 🙂
Abraço
Olá Roadrunner. Não nos pareceu 🙂 Mas nunca se sabe. É um dos bairros mais bem cotados da capital Argentina.
Abraço
Olá Lacoste. Não terásoutra solução a não ser comprar o tão desejado bilhete de avião para o pais das pampas 🙂
Abraço
Very nice description of some of the areas of Buenos Aires.
I used to live around the corner from the Plaza Dorrego :o) but the last time I was there visiting, except for the fair, the rest of the "barrio" looked a bit rundown to me…
Recoleta is very pretty, the same goes for the area of Palermo, the park but also the residential area itself…
What a nuisance that taxi driver!!!
You've made me feel nostalgic of Buenos Aires!! :o)
Hola Aledys. Muchas Gracias 🙂 Ficamos muito contentes por teres gostado.
Besos
Também adorei a feira de San Telmo. Gostei muito também de caminhar no Bairro de Recoleta até o Cemitério, Centro Cultural e Buenos Aires Design.
Olá Petter. Bem vindo às Crónicas. Buenos Aires é uma cidade encantadora a que dá sempre vontade de regressar. San Telmo foi um dos locais de que mais gostamos em BA.
Abraco