Buenos Aires – metrópole histórica

Se há grandiosas capitais no mundo, Buenos Aires é indubitavelmente uma delas.

A sua riqueza histórica é visível em cada avenida, em cada monumento, em cada praça. Para termos o primeiro contacto com esta sua faceta, começámos o nosso passeio na praça de maior importância histórica e política da Argentina: a Plaza de Mayo. Aqui se viveram os episódios mais importantes desta nação. Aqui nasceu a Revolução de Maio que culminou na sua independência. Aqui, Eva Perón mobilizou o povo para a libertação do futuro presidente, Juan Domingo Perón.

No seu centro, encontra-se a Pirâmide de Mayo comemorativa da Revolução de Maio, encimada por uma escultura que simboliza a Liberdade. Logo por trás, vislumbra-se a estátua equestre de Manuel Belgrano, criador da bandeira alvi-celeste. E como pano de fundo a Casa Rosada, sede da Presidência da República Argentina, onde se pode visitar o Museu da Casa do Governo.

Ao redor da praça situam-se muitos dos principais edifícios da capital. É o caso da Catedral Metropolitana, a principal igreja católica de Buenos Aires, com a sua fachada neo-clássica.

O Cabildo, antiga sede das autoridades espanholas e calabouço da cidade, cumpre hoje o propósito de Museu Histórico Nacional.

Aqui desembocam muitas das principais ruas da cidade. Entre elas a Avenida de Mayo, cuja construção no séc. XIX obrigou a que muitos edifícios históricos fossem demolidos ou remodelados. Foi inspirada nas “boulevards” de Paris sendo a primeira em Buenos Aires. Outra delas é a Diagonal Norte Roque Saenz Peña onde ao fundo se vislumbra o Obelisco.

Percorrendo a Av. de Mayo, acedemos à Praça dos Congresso dominada pelo Congresso da Nação Argentina, sede do poder legislativo, onde terminámos o nosso passeio do dia.

Numa próxima crónica, vamos aliciá-los com a cor e animação desta metrópole.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

13 COMENTÁRIOS

  1. Amo mi ciudad!!! qué lindo post! Gracias en nombre de los argentinos y porteños (los que nacimos en la ciudad de Buenos Aires)
    Una corrección, la avenida donde se ve al fondo el Obelisco e Diagonal Norte Roque Saenz Peña.
    saludos!!!

  2. Buenos Aires seria o meu destino #1 na América do Sul. Os vossos posts sobre o Chile abanaram as minhas convicções. Este post põe tudo em pé de igualdade de novo.

  3. Por acaso, agora deixava de boa vontade a escola para me sentar na Plaza de Mayo!
    Bjs

  4. Paris da América do Sul… eu quero conhecer e o tempo vai faltando para tudo! Um beijo de Páscoa para os dois. Aproveitem bem essas belezas e o vosso amor

  5. Sente-se que é uma cidade com alma e história, em definitivo "A cidade" a explorar na América do Sul!

  6. Olá Yoyo. Ainda bem que gostaste de rever Buenos Aires. Ainda vamos fazer mais uns posts desta inesquecivel cidade.
    Bjs

    Olá Alejandra. Nós é que agradecemos 🙂 Adoramos ter visitado Buenos Aires e sentimo-nos sempre muito bem recebidos. Esperamos voltar um dia! Já efectuamos a correcção, gracias.
    Besos

    Olá Vitor. Resultado: vais ter que ir ao Chile e à Argentina 🙂 E já agora não deixes escapar o Peru! A nivel de cidades Buenos Aires e Cusco foram as que mais gostamos de conhecer.
    Abraço

    Olá Lucy. Excelente escolha de destino 🙂
    Bjs

    olá Claudia. Se estivessemos no Brasil faziamos como tu e iamos lá frequentemente, sem dúvida 🙂 Buenos Aires merece.
    Bjs

    Olá Teresa. Nós também partiamos de bom grado para lá, imediatamente 🙂
    Bjs

    Olá Angela. Muito Obrigado. Esperemos que tenhas a oportunidade de explorar Buenos Aires. Uma santa Pascoa para ti também.
    Bjs

    olá Lacoste. Como já dissemos ao Vitor é sem duvida uma das cidades que mais visita merece na hispanica America Latina. Bom gosto 🙂
    Abraço

    Olá Pmar. Buenos Aires tem de facto muito que se ver e que se descobrir. Tem um espirito muito proprio e está ao nivel das grandes cidades Europeias no que a historia diz respeito.
    Abraço

    Hola Javier. Gracias 🙂
    Saludos

  7. Buenos Aires tem imensos traços coloniais e com um toque muito sul americano. A não perder!
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.