No coração da Andaluzia, na província de Granada, encontra-se um dos trilhos mais emblemáticos da Sierra Nevada (para não dizer de todo o sul de Espanha). Falamos do Trilho Los Cahorros de Monachil, um surpreendente percurso pedestre que atravessa o estreito canhão do rio Monachil, tendo como pano de fundo as gigantescas montanhas do Parque Nacional da Sierra Nevada.
Sim, é mesmo apertadinho e não se vai livrar de “caminhar de quatro” um par de vezes pois, ao contrário do que acontece no seu famoso trilho vizinho Caminito del Rey, aqui não existem passadiços para ajudar a contornar os obstáculos.
Mas, a não ser que tenha muitas vertigens ou fobia de espaços apertados, não deixe que isso o demova de ir percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil. Até porque os encantos do trilho vão muito para além do escarpado Canhão do rio Monachil.
Ao longo do percurso do Trilho Los Cahorros de Monachil, irá também atravessar um bosque mágico, que parece recortado de um livro de fantasia, cruzar vertiginosas pontes suspensas, deliciar-se com a visão das pequenas cascatas do rio Monachil, encontrar um sem número de miradouros naturais com vistas de cortar a respiração sobre as abruptas montanhas do Parque Nacional da Sierra Nevada e, com um bocadinho de sorte, cruzar-se com uma raposa ou uma cabra-montesa.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Guia completo para percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil | Granada – Sierra Nevada
- 1.1 Onde começar o Trilho Los Cahorros de Monachil?
- 1.2 É preciso pagar para percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil no Parque Nacional da Sierra Nevada? Qual o preço dos bilhetes?
- 1.3 Descrição do Trilho Los Cahorros de Monachil | Sierra Nevada: principais pontos de interesse do percurso pedestre
- 1.4 Quando ir percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil?
- 1.5 O que levar?
- 2 Trilho Los Cahorros de Monachil | Sierra Nevada: informações e dicas práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)
- 3 Onde ficar quando for percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil? Sugestões de alojamento
- 4 Outros artigos de Espanha
Guia completo para percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil | Granada – Sierra Nevada
Onde começar o Trilho Los Cahorros de Monachil?
É preciso pagar para percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil no Parque Nacional da Sierra Nevada? Qual o preço dos bilhetes?
Ao contrário do que acontece no Caminito del Rey não é preciso pagar para percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil não havendo sequer qualquer tipo de controlo de acesso nem restrições de número diário de caminhadas. Pelo que apuramos junto dos organismos oficiais, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.
Descrição do Trilho Los Cahorros de Monachil | Sierra Nevada: principais pontos de interesse do percurso pedestre
Dessa forma irá primeiro percorrer o Canhão de Baixo do rio Monachil (Cahorros de Baixo) e no regresso seguirá pelo topo do escarpado desfiladeiro (Cahorros de Cima), de onde terá vistas vertiginosas sobre o Canhão do rio Monachil e toda a sua envolvente. Assim enfrenta as maiores subidas na primeira metade do trilho, quando ainda está fresquinho, permitindo-lhe desfrutar mais das paisagens panorâmicas dos Cahorros de Cima aquando do regresso a Monachil.
Se optar por seguir a nossa recomendação, após sair do povoado de Monachil, irá atravessar um frondoso bosque por onde corre o rio Monachil, rio esse que terá de atravessar quatro vezes antes de entrar na parte mais estreita do Canhão de Monachil.
A travessia do rio é feita por quatro vertiginosas pontes suspensas, sendo a última delas a mais extensa, com aproximadamente 65 metros de comprimento. Para além de ser a mais comprida é também a mais cénica pois tem um enquadramento natural simplesmente formidável, rodeada por luxuriante vegetação e pelas escarpadas paredes do desfiladeiro e adornada por uma vistosa cascata. Durante a travessia vai sentir-se um autêntico Indiana Jones (ou Lara Croft)!
Após a travessia da maior ponte suspensa, irá entrar na parte mais apertadinha do Canhão de Monachil. Neste troço do Trilho Los Cahorros de Monachil irá caminhar por um estreito muro que segue colado às paredes verticais do Canhão de Monachil. Uma autêntica meca para os escaladores que aqui desafiam a gravidade subindo as abruptas paredes do desfiladeiro.
À medida que avança, o canhão torna-se cada vez mais estreito até chegar ao ponto em que praticamente todo o desfiladeiro se encontra ocupado pelo leito do rio Monachil. A luz mal chega ao fundo do canhão e, nas áreas mais estreitas, só é possível progredir segurando os grampos de metal cravados na rocha ou “caminhando de quatro”. Só mesmo as crianças é que se safam!
Um dos pontos mais altos deste troço é a travessia do Túnel das Pombas (Tunel de las Palomas), uma passagem natural por baixo de colossais blocos rochosos que caíram das paredes do desfiladeiro e ficaram encaixadas no canhão sem bloquear completamente o leito do rio Monachil. Esperamos que não tenha medo do escuro!
Após o Túnel das Pombas, as paredes do canhão começam progressivamente a afastar-se e o estreito desfiladeiro dá lugar a um admirável vale rodeado pelas sublimes montanhas da Sierra Nevada. É aqui que, com alguma sorte, poderá avistar as famosas cabras montanhesas do Parque Nacional da Sierra Nevada.
Depois é subir até aos Cahorros de Cima e regressar a Monachil caminhando pelo topo do desfiladeiro. Pelo caminho será brindado com singulares paisagens naturais e com excelentes vistas aéreas sobre o assombroso Canhão de Monachil que acabou de atravessar. De cortar a respiração!
Quando ir percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil?
Em nossa opinião as melhores estações para percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil são a primavera e o outono, altura em que as temperaturas estão mais amenas, como tal, mais convidativas às caminhadas. Na primavera tem ainda o bónus de encontrar o rio Monachil e as suas cascatas em todo o seu esplendor.
No verão, as escaldantes temperaturas da Andaluzia tornam o trilho demasiado penoso, até porque cerca de metade do Trilho Los Cahorros de Monachil tem uma enorme exposição solar. Se for nesta estação, recomendamos vivamente que percorra o trilho bem cedo pela manhã ou ao final do dia para evitar as horas de maior calor.
Já se for no inverno deve evitar os dias de chuva (o trilho torna-se demasiado perigoso) e averiguar junto das fontes oficiais se o trilho se encontra totalmente transitável, visto que o rio Monachil pode alagar grande parte do percurso pedestre. Contudo, em dias secos terá o bónus de ter as montanhas nevadas da Sierra Nevada como pano de fundo. Uma visão que não é nada de desprezar.
Por último, sobretudo se for na primavera e na primeira metade do outono, evite ir percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil durante os fins-de-semana pois o mais certo é deparar-se com um pequeno exército de caminhantes e escaladores, sobretudo no troço do trilho que atravessa o estreito canhão do rio Monachil. Assim não estraga a experiência.
- Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Espanha
- Guia para percorrer a Ruta del Cares, o trilho mais emblemático do Parque Nacional dos Picos da Europa
- Guia para percorrer o Camino de Hierro | Rota dos Túneis, um trilho pedestre pela abandonada linha férrea do Douro em pleno Parque Natural das Arribas do Douro
O que levar?
- Mochila leve e confortável;
- Calçado adequado a caminhadas de montanha;
- Comida e bebida (entre elas, muita água, pois não há cafés nem lojas ao longo de todo o percurso);
- Casaco quente e impermeável (o trilho desenvolve-se entre os 800 e os 1050 metros de altitude em plena Sierra Nevada, logo, a não ser que vá no verão, pode sempre estar frio);
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
- E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo.
Trilho Los Cahorros de Monachil | Sierra Nevada: informações e dicas práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)
Informação prática do Trilho Los Cahorros de Monachil
- Distância: 8,5 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
- Local de Partida/Chegada: Monachil
Mapa do percurso pedestre Trilho Los Cahorros de Monachil | Sierra Nevada e rota GPS para download
Clique para aumentar o mapa do Trilho Los Cahorros de Monachil | Sierra Nevada
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar quando for percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil? Sugestões de alojamento
Granada é sem dúvida a melhor aposta para montar base quando for percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil. Fica a somente 10 km do ponto de partida do trilho e tem uma vasta oferta de alojamentos e serviços turísticos. E claro pode aproveitar a viagem para (re)visitar os muitos encantos da cidade, que vão muito para além da magistral fortaleza de Alhambra.
Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos em Granada – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.
Com uma localização central, rodeado por lojas e restaurantes e apenas a 5 minutos a pé da Catedral de Granada, o Granada Old Town Hostel é uma das soluções de alojamento mais económicas da cidade. O hostel disponibiliza quartos com cama de casal e camas individuais em dormitórios (todos os quartos têm acesso a casas de banho partilhadas) e os hóspedes têm acesso a uma cozinha comum. Excelente opção para quem quer poupar dinheiro com refeições.
E que tal alugar um estúdio com total privacidade? Se a ideia lhe parece bem, então o Palacio Cabrera – Lillo é uma das melhores opções. Fica localizado mesmo no centro da cidade (Catedral de Granada fica a 600 metros) num aprazível palácio do século XIX com um design contemporâneo. Todos os apartamentos têm ar condicionado, uma área de estar com televisão, cozinha equipada e casa de banho completa.
O Shine Albayzín é um dos alojamentos mais charmosos de Granada. O hotel ocupa um palácio do século XVI na rua Carrera del Darro e tem um design impressionante. Todas as acomodações apresentam uma decoração elegante e ar condicionado. Os quartos superiores oferecem fantásticas vistas sobre Alhambra e o Rio Darro. Os apartamentos possuem ainda uma kitchenette. O pátio do Shine Albayzín foi transformado num atraente salão, onde os hóspedes podem desfrutar de chá e bolos gratuitos à tarde. Um miminho que sabe sempre bem, depois de um dia a explorar a cidade.
Clique para ver mais opções de alojamento em Granada
Outros artigos de Espanha
Melhores praias Sul de Espanha | Roteiro da Andaluzia | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Parque Natural Arribes del Duero | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | Granada | Ilhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Mérida | Puebla de Sanabria | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Vigo | Zamora
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!