Guia Caminho de Fátima – Lisboa a Fátima a pé

caminho de fátima

Neste Guia do Caminho de Fátima relatamos o nosso caminho de Lisboa a Fátima a pé, partilhamos o trajecto que seguimos, mapas e dicas prática para peregrinar a pé a Fátima, esperando que a informação possa vir a ser útil a futuros peregrinos.

A peregrinação a Fátima foi repartida em cinco etapas, sendo que as duas primeiras etapas foram cumpridas em 2009. Como já suspeitávamos, acabamos por fazer alterações significativas nas três etapas do caminho de Fátima que nos faltavam cumprir, daí julgarmos que se justifica voltarmos a publicar o percurso.

Na maior parte do Caminho de Fátima seguimos pelo famoso Caminho do Tejo (onde também se percorre as cinco primeiras etapas do Caminho Central Português para Santiago de Compostela), cujo trajecto podem ver na imagem abaixo.

Etapas do Caminho de Fátima

Começamos a primeira etapa do Caminho de Fátima em Lisboa, no Parque das Nações, e terminamos Vila Franca de Xira, seguindo integralmente o Caminho do Tejo. Foram cerca de 32 km de caminhada, e já podem ler os relatos da etapa clicando nos seguintes links:

– Da Pala à Granja
– De Granja a Vila Franca de Xira

A segunda etapa do Caminho de Fátima foi de Vila Franca de Xira ao Cartaxo, sendo que foi aqui que fizemos a única alteração ao Caminho do Tejo. Percorremos o Caminho do Tejo entre Vila Franca de Xira e Azambuja (que é no fundo a segunda etapa do respectivo caminho), mas depois em vez de seguirmos para Santarém, via Valada, avançamos pela estrada nacional N3 até ao Cartaxo. A distância percorrida foi de cerca de 35 kms. Também aqui deixamos os relatos da etapa:

– De Vila Franca a Vila Nova da Rainha
– De Vila Nova da Rainha ao Cartaxo

A terceira etapa do Caminho de Fátima foi do Cartaxo a Azóia de Baixo. Da parte da manhã prosseguimos pela estrada nacional N3 até Santarém, onde retomamos o Caminho do Tejo até Azóia de Baixo. A distância percorrida neste percurso foi de 25 kms. Aqui ficam os links para os relatos do dia:

– Do Cartaxo a Santarém
– De Santarém a Azóia de Baixo

Na quarta etapa do Caminho de Fátima fomos de Azóia de Baixo até Monsanto, seguindo sempre pelo Caminho do Tejo. É importante mencionar que nesta etapa as planícies dão lugar aos montes, o que aumenta a dificuldade do percurso. Percorremos cerca de 28 kms. Seguem os links para os relatos da etapa:

-De Azóia de Baixo a Casais das Milhariças
-Dos Casais das Milhariças a Monsanto

A quinta e última etapa do Caminho de Fátima levou-nos de Monsanto até ao Santuário de Fátima. Aqui os montes dão lugar às montanhas, sendo que o troço mais difícil é a passagem pela Serra de Santo António, entre Monsanto e Minde. Também nesta etapa, seguimos sempre o Caminho do Tejo. No total percorremos sensivelmente 27 kms. Podem ler os relatos deste último dia clicando nos seguintes links:

-De Monsanto a Covão do Coelho
-Do Covão do Coelho ao Santuário de Fátima

Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Fátima

Os textos que que seguidamente lhe sugerimos, partem da nossa experiência vivida nos Caminhos de Santiago. São conselhos, orientações e informações importantes que se aplicam a todos os peregrinos. Aconselhamos a sua leitura atenta, para saber o que vai precisar e como se preparar para o seu Caminho de Fátima:

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Autoeurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

  1. Hi Aledys. It was really an unforgettable experience. You should try it. We are never too old for it. We saw persons over 50 years old doing it, and we know that even older persons do it (over 90!). You just need faith and strong willing 🙂
    Besos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.