Caminho de Santiago de Inverno: etapas, dicas e mapa

9
5289
Caminho de Santiago de Inverno

O Caminho de Santiago de Inverno começa em Ponferrada, província de León e termina em Santiago de Compostela. Apresenta-se como sendo uma excelente alternativa ao Caminho Francês para entrar e atravessar a Galiza durante os meses de Inverno, pois a subida a O Cebreiro é muito difícil nessa estação do ano (por vezes, impossível) devido à chuva e à neve.

Mesmo nos meses em que o mau tempo não impede a subida a O Cebreiro, o Caminho de Santiago de Inverno apresenta-se como a melhor opção para os peregrinos que querem fugir às multidões que, quase sempre, são imagem de marca dos últimos 200km do Caminho Francês de Santiago.

Caminho de Santiago de Inverno

Por ser uma rota jacobeia relativamente pouco percorrida, o Caminho de Inverno pode ser a escolha ideal, para atravessar a Galiza rumo a Santiago, para aqueles peregrinos que procuram mais solidão e tranquilidade, condições ideais para um Caminho de introspeção e comunhão com a natureza.

O Caminho de Santiago de Inverno tem ainda o atrativo de atravessar todas as quatro províncias da Galiza, nomeadamente as províncias de Ourense, Lugo, Pontevedra e A Coruña.

Guia do Caminho de Inverno de Santiago

Neste artigo vamos dar-vos a conhecer todas as etapas do Caminho de Santiago de Inverno. Partilhamos ainda um mapa do Caminho de Santiago de Inverno onde podem visualizar toda a rota jacobeia que liga Ponferrada a Santiago de Compostela para o auxiliar na preparação do seu Caminho.

Caminho de Santiago de Inverno

Logo abaixo dos mapa vai encontrar dois botões onde pode clicar para efetuar o download/descarga grátis do mapa, percurso, rota e trilha do Caminho de Santiago de Inverno em formato GPX / KML para utilizar no Google Earth, no seu aparelho de GPS ou no smartphone.

Etapas do Caminho de Santiago de Inverno

O Caminho de Santiago de Inverno tem uma distância de sensivelmente 260km. Está bem marcado ao longo de todo o percurso que separa Ponferrada de Santiago de Compostela, contando com albergues (municipais e privados) no final de todas as 12 etapas recomendadas.

1ª Etapa: Ponferrada – Borrenes (20,5km)

2ª Etapa: Borrenes – Sobradelo de Valdeorras (25,5km)

3ª Etapa: Sobradelo de Valdeorras – La Rúa (25,5km)

4ª Etapa: La Rúa – Quiroga (26km)

5ª Etapa: Quiroga – Barxa de Lor (14,5km)

6ª Etapa: Barxa de Lor – Monforte de Lemos (19km)

7ª Etapa: Monforte de Lemos – Chantada (30km)

8ª Etapa: Chantada – Rodeiro (25,5km)

9ª Etapa: Rodeiro – Lalín (20,5km)

10ª Etapa: Lalín – Bandeira (22km)

11ª Etapa: Bandeira – Puente Ulla (12km)

12ª Etapa: Puente Ulla – Santiago de Compostela (20,5km)

Mapa do Caminho de Santiago de Inverno


Clique no canto superior direito para ver o mapa em tamanho maior

Descarregue/Baixe todo o percurso do Caminho de Santiago de Inverno para o seu aparelho de GPS ou Smartphone clicando nos botões abaixo

Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago

Se gostou deste artigo poderá também gostar de ler o nosso Guia do Caminho Francês de Santiago,o Guia do Caminho Português de Santiago e o Guia do Caminho Português da Costa com o relato de todas as etapas que percorremos nestes caminhos milenares.

Não deixem também de ler o nosso livro Caminho do Amor, focado na viagem interior, de reflexão e descoberta que é o Caminho de Santiago. O conteúdo é totalmente original e podem ler a sinopse do livro e descarregar uma amostra grátis clicando na imagem abaixo.

Livro Caminho do Amor

Podem ainda seguir-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram e partilhar este artigo com os vossos amigos. Obrigado e Bom Caminho!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

9 COMENTÁRIOS

  1. depois de ter feito, os sete(7) caminhos principais de Santiago(todos eles feitos a partir dos limites da Galiza, estou a ultimar os preparativos para fazer o chamado Camino de Inverno….tenho referências muito positivas no inerente ao Caminho, pois uns amigos meus, já o fizeram e ficaram contentes com tudo o que viveram e viram……Em Maio /Junho do próximo ano lá estarei para vêr e para crêr…..Bom caminho

    • Olá José Avelino. Acreditamos que vai gostar muito do Caminho do Inverno. É muito tranquilo a travessa zonas muito bonitas da Galiza. Depois conte-nos a sua experiência. Abraço e Bom Caminho!

  2. Estou a começar a planear fazer o caminho de santiago de inverno daqui a 2 semanas, apesar de ter disponíveis apenas 7 dias p caminhar + 2 dias ida/volta.
    Qual a forma mais rápida/económica de ir Aveiro (Porto) a Ponferrada?
    Se não chegar ao destino, será fácil arranjar transporte de regresso de Rodeiro por ex.? Ou têm outra sugestão?
    Descarreguei o ficheiro GPX p o smartphone e estou a visualizar no GPX Viewer. Sugestão de outra aplicação?
    Estava c esperança das 12 etapas serem links p fotos vossas!
    Obrigada 🙂 e Parabéns pelo blog!!!

    • Olá Cláudia!

      Muito obrigado pelo feedback. Infelizmente ainda não tivemos tempo de escrever detalhadamente sobre todas as etapas do Caminho do Inverno.
      Para ires de Aveiro a Ponferrada de transportes públicos vais mesmo ter de acumular muitas horas de viagem pois, infelizmente, não há transporte directo. Nós fomos via Salamanca (onde dormimos 1 noite) e de lá já tens bus directo para Ponferrada. De Aveiro podes também ir via Santiago de Compostela/ A Corunha. É uma questão de veres quais os horários mais convenientes para ti (passa pela rede expressos ou pelo site da Alsa). Mas espera sempre uma viagem acumulada de 12-15h.
      Para regressares Lalín é uma excelente opção pois é capital de concelho e tem imensos transportes. Daí vais com facilidade para Pontevedra e daí para Aveiro de bus.

      Relativamente a aplicação para treks nós usamos sempre o View Ranger. Nunca nos deixou ficar mal, tem imensas opções (inclusivamente salvar mapas offline) e é grátis.

      No que podermos ajudar estamos ao dispor.

      Bom Caminho!

      • Olá Anabela e Alexandre!

        Infelizmente ou felizmente! Imagino q andem a vaguear 🙂
        Muito obrigada pelas vossas dicas…são valiosas!
        Já estou a instalar o View Ranger e vou continuar os planos.

        Obrigada por este blog!

  3. Cláudia para o ano devo fazer o caminho de inverno…e não sendo a minha primeira vez,a minha opção é sempre deixar o carro no sítio de partida, depois ao chegar a Santiago volto de comboio para o sítio de partida(ponferrada neste caso)… Poupo tempo e a logística fica outra…bom caminho a todos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.