O Caminho Francês de Santiago, também conhecido pelo Caminho das Estrelas, é o Caminho de Santiago mais utilizado pelos peregrinos para chegar até ao túmulo do Apóstolo Santiago. E não pensem que é uma moda recente. Desde a Idade Média que milhares de peregrinos, oriundos de toda a Europa, convergem para o Caminho Francês de Santiago, seguindo a Via Láctea rumo a Santiago de Compostela, na Galiza.
Os quatro principais itinerários do Caminho de Santiago Francês, descritas no Códex Calixtinus, são hoje considerados Património Cultural Europeu pela UNESCO. Três dessas rotas (Paris-Tours, Vézelay-Limoges e Le Puy-Conques) convergem em Saint-Jean-Pied-de-Port (SJPP), a localidade francesa onde mais peregrinos encetam o seu Caminho, entrando em Espanha por Roncesvalles. O quarto itinerário (Arles-Toulouse), conhecido pelo nome de Caminho Aragonês, entra em Espanha pelo porto de Samport e une-se ao itinerário que sai de SJPP em Puente la Reina.
Placa de estrada à saída de Roncesvalles, 26kms depois de SJPP.
De SJPP são sensivelmente 800 mágicos quilómetros até se chegar a Santiago. Este troço é por muitos considerado o Caminho de Santiago por excelência, sendo que nenhuma outra rota jacobeia granjeia da reputação internacional do Caminho Francês de Santiago. Um prestígio que muito deve ao livro “Diário de Um Mago”, da autoria de Paulo Coelho, e ao filme de culto “The Way”, do realizador Emilio Estevez.
Nós também optamos por iniciar o nosso Caminho Francês de Santiago em SJPP, não só pela sua fama e simbolismo, mas sobretudo porque este troço está soberbamente bem marcado e está dotado de todas as infraestruturas necessárias ao peregrino. Nos dias de hoje não precisamos do Códex para nos orientarmos até Santiago de Compostela, basta seguir as famosas setas amarelas, criação do Padre Elías.
Naturalmente que percorrer 800kms a pé, ou mesmo de bicicleta, não é tarefa fácil e exige, para além de muito esforço e perseverança, algum tempo livre. Portanto não é de estranhar que a localidade de onde partem mais peregrinos para percorrer o Caminho Francês de Santiago seja a galega Sarria, que dista 120kms de Santiago.
O peregrino que deseje obter a Compostela, tem de percorrer pelo menos os últimos 100 kms a pé, ou 200 kms caso siga de bicicleta ou a cavalo – neste caso será necessário sair de Astorga. Para obter a Compostela é necessário levar consigo a Credencial do Peregrino e carimbar a mesma no mínimo duas vezes por dia ao longo do Caminho de Santiago.
Nós demoramos mais de um mês a chegar a Santiago, mas os nossos pés calcorrearam cada um dos 800km deste caminho de peregrinação milenar. Para nós o Caminho Francês de Santiago foi um caminho de reflexão, descoberta, aprendizagem, fé. Foi um caminho de desânimo, irritação, desalento, desconforto. Foi um caminho de alegria, riso, canto, jubilo. Foi um caminho de lágrimas, desilusões, tristezas, desapontamentos. Foi um caminho de coragem, perseverança, conquistas, Amor.
São os relatos desses dias no Caminho Francês de Santiago que agora vos convidamos a ler, ao longo de mais de 30 crónicas repletas de fotografias. Para muitos servirá para recordar… para outros talvez seja o início do seu Caminho de Santiago. A todos desejamos um Bom Caminho para a Vida!
Ultreya et Suseya!
Mapa do Caminho Francês de Santiago
Clique no canto superior direito para ver o mapa em tamanho maior
Etapas Caminho Francês de Santiago
De Saint-Jean-Pied-de-Port a Roncesvalles
De Roncesvalles a Zubiri
De Zubiri a Trinidad de Arre
De Trinidad de Arre a Pamplona
De Pamplona a Puente la Reina
De Puente la Reina a Vilatuerta
De Vilatuerta a Villamayor de Monjardín
De Villamayor a Torres del Rio
De Torres del Rio a Logroño
Logroño
De Logroño a Ventosa
De Ventosa a Asofra
De Asofra a Santo Domingo de la Calzada
De Santo Domingo a Villamayor del Rio
De Villamayor del Rio a Villafranca Montes de Oca
De Villafranca a Agés
De Agés a Burgos
Burgos
De Burgos a Rabé de las Calzadas
De Rabé de las Calzadas a Hontanas
De Hontanas a Itero de la Vega
De Itero de la Vega a Población de Campos
De Población de Campos a Carrión de los Condes
De Carrión de los Condes a Calzadilla de la Cueza
De Calzadilla de la Cueza a Sahagun
De Sahagun a El Burgo Ranero
De El Burgo Ranero a Mansilla de las Mulas
De Mansilla de las Mulas a León
León
De Léon a Villar de Mazarife
De Villar de Mazarife a Villares de Orbigo
De Villares de Orbigo a Murias de Rechivaldo
De Murias de Rechivaldo a Rabanal del Camino
De Rabanal del Camino a El Acebo
De El Acebo a Ponferrada
De Ponferrada a Villafranca del Bierzo
De Villafranca del Bierzo a O Cebreiro
De O Cebreiro a Fillobal
De Fillobal a Sarria
De Sarria a Portomarín
De Portomarín a Palas de Rei
De Palas de Rei a Arzua
De Arzua a Pedrouzo
De Pedrouzo a Santiago de Compostela
Video do Caminho Francês de Santiago
Não deixem também de ler o nosso livro Caminho do Amor, focado na viagem interior, de reflexão e descoberta que é o Caminho de Santiago. O conteúdo é totalmente original e podem ler a sinopse do livro e descarregar uma amostra grátis clicando na imagem abaixo.
Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago
-
- Preparação Física para o Caminho de Santiago
- Preparação Mental para o Caminho de Santiago
- Mapas do Caminho de Santiago: download/descarga grátis dos mapas, percursos, rotas e trilhas (tracks) GPS do Caminho de Santiago em formato GPX / KML
- O que levar na Mochila para o Caminho de Santiago
- Kit de Primeiros Socorros para o Caminho: o que levar e como preparar
- Albergues de Peregrinos – saiba onde dormir no Caminho de Santiago
- Saiba para que serve e onde comprar a Credencial do Peregrino de Santiago
- Como cuidar dos pés e evitar bolhas no Caminho
- Como chegar de forma prática e económica a Saint Jean Pied de Port
- Questões de Segurança no Caminho de Santiago: saiba como evitar os maiores perigos.
- Quanto custa fazer o Caminho de Santiago: saiba como fazer um orçamento
Para quem desejar conhecer melhor a cidade de Santiago de Compostela e a sua Catedral pode ainda espreitar estes dois posts: Catedral de Santiago e o Roteiro de 1 dia de Santiago de Compostela.
Se está a pensar em percorrer o Caminho durante o Inverno, ou se procura uma rota jacobeia menos percorrida, não deixe de ler o nosso Guia do Caminho de Santiago de Inverno, um alternativa ao Caminho Francês de Santiago para atravessar a Galiza rumo a Santiago de Compostela.
Outra rota excelente para rumar a Santiago é o Caminho Inglês a partir de Ferrol. É perfeito para aqueles peregrinos que procuram um Caminho relativamente curto e muito tranquilo para estar em comunhão com a natureza.
E para quem queira conhecer o segundo Caminho de Santiago mais percorrido, não deixe de ler os nossos relatos do Caminho Português de Santiago, assim como o Epílogo desse mesmo Caminho, no Cabo Finisterra e Muxia.
Outro Caminho de Santiago que tem vindo a ganhar força nos últimos anos é o Caminho Português da Costa, com partida da cidade do Porto. Por isso não deixe de ler o nosso Guia do Caminho da Costa com relato de todas as etapas.
Se procura companhia para percorrer o Caminho de Santiago, se tem dúvidas que gostaria de ver esclarecidas ou se gostaria de partilhar a sua peregrinação a Santiago de Compostela, junte-se ao nosso Grupo do Facebook sobre os Caminhos de Santiago.
E claro não se esqueçam de nos seguir no Facebook, no Twitter e no Instagram
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Temos aqui o que pode ser considerado uma verdadeira Enciclopédia Ilustrada do Caminho Francês de Santiago!!!
Obrigada pela partilha!!!
Beijinhos.
Clara
Olá Clara!
Muito Obrigado. Quem sabe um dia não te seja útil para o teu Caminho 🙂
beijinhos nossos
Como diz a Clara, uma verdadeira enciclopédia, digna de Santiago!
E 800 kms a pé não é para todos! Nem sequer de bicicleta ou mesmo de carro!
Saudações!
Obrigado Roadrunner. A pé não é de facto fácil, mas com coragem e força de vontade consegue-se muita coisa 🙂
Abraços nossos
Lendo este artigo, de certa forma voltei a fazer o Caminho, lendo a lista das cidades. O meu, fiz em 1999, começando em Roncesvalles. O caminho nunca sai de dentro da gente.
Grata pela postagem.
Olá Laís! Ainda bem que deu para recordar um pouco. Provavelmente, muita coisa mudou desde 1999, mas para os peregrinos o Caminho será sempre um inesquecível capítulo da Vida. Obrigado pelas suas palavras! Ultreya
lindo, obrigada!
Obrigado Clarice!
Tudo compilado para quem pensa preparar o seu caminho ou quer reavivar a memória 😉 Muito bem! 🙂
Olá boa noite…. peregrinando na tela do computador, e eis o desejo em mente: procurar peregrinos como eu que palmilharam Santiago. Eu tive o raro privilégio de percorre-lo em 2014 e 2015. seguidamente. posso dizer que a segunda foi muito, mas muito melhor do que a primeira. com certeza uma terceira vez traria a mesma magia… mas deixa a mente voar em devaneios e peregrinas com o pensamento de SJPP durante 30 dias até Compostela… reviver albergues, hospitaleiros, chupar uva no caminho, amora silvestre, figos, maçãs e compartilhar o mesmo quarto em idiomas e roncos diferentes… os idiomas mudam nao os roncos que é universal. A quem já fez o caminho, que volte a fazê-lo. Quem não fez… que ponha a mochila dentro do coração e buem camino… esiopoeta@bol.com.br sempre em pé e à ordem para ajudar quem quiaer com dicas e alguns segredinhos de um peregrino experiente, que há 49 anos peregrina caminhos nestes caminhos da vida. esiopoeta
TIVE A GRATA SATISFAÇÃO DE FAZER O CAMINHO EM 2014, SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, NADA A RECLAMAR, APENAS A AGRADECER E SEM BOLHAS…RSRS…..MAS JÁ SINTO O NOVO CHAMADO E CREIAM, JÁ ESTOU ME PREPARANDO PARA VOLTAR EM 2018 E DEVO NOVAMENTE SAIR DE SJPP.
OBRIGADO POR PARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS……ABRAÇOS.
Olá António! Muito obrigado pelo feedback. Que tenha um regresso muito feliz ao Caminho em 2018. Bom Caminho! Abraços
Fiz o caminho português saindo de porto. Um pouco insegura, na companhia de três amigas. Foi ótimo. Quero fazer o caminho francês em 2018. Estou me preparando.
Obrigada pelas informações maravilhosas. Muito sucesso.
Muito Obrigado pelas suas palavras Maria. Nós também começamos por fazer o Caminho Português (a primeira vez desde Valença) e percorrer o Caminho Francês desde SJPP foi algo verdadeiramente mágico e transformador. Sempre que podemos voltamos ao Caminho. Se precisar de alguma dica/info específica do Caminho Francês não hesite em nós enviar um e-mail. Teresmos todo o gosto em ajudar. Abraços nossos
vou fazer este caminho da quia ha 5 anos, vou levar as cinzas do meu esposo
legal muito boas as informacoes vamos fazer o caminho em 2018 estamos preparando o corpo e a mente
Muito obrigado Sergey! Bom Caminho para vós
Olá Anabela e Alexandre, primeiramente quero parabeniza-los pelo Blog, muito bom.
Em maio deste ano (2017) fiz um trecho do Caminho Frances e gostei tanto que pretendo faze-lo novamente, mas desta vez partindo de Burgos. Voces poderiam me informar que mes que voces fizeram o Caminho.
Obrigado
Muito obrigado Paulo. Nós fizemos o Caminho Francês em Maio/Junho. É uma excelente altura para fazer o Caminho. O tempo é relativamente bom e ainda não tem as multidões do Verão não Espanha. Setembro/Outubro tb é excelente. Abraço peregrino
Bom dia a todos…quero registrar que depois da maternidade por quatro vzs, o caminho foi uma experiência fantástica, em todos aspectos…volto agora 2018 para percorrer os 800km frances…o de 2017 foi o português ,ameiiii e que Tiago proteja a todos peregrinos. Bom Caminho !!!
Muito obrigado pelo testemunho Rose. Bom Caminho!!!
Olá!! Pra quem vai fazer o caminho pela primeira vez,qual vcs aconselham? O português ou o francês? Penso em fazer algo em torno de 120 km . Tenho uns 15 dias para isso.
Olá Patrícia. O nosso primeiro Caminho foi o Português. Saímos de Valença do Minho e fizemos cerca de 130km. Saindo do Porto são 240km (consegue fazer em 2 semanas). Os últimos quilómetros do francês têm mesmo muitos peregrinos e para estreia, se fosse hoje, voltaríamos a escolher o português. O Francês é o mais emblemático de todos os Caminhos mas para sentir toda a magia convém fazer desde Saint Jean Pied de Port ou Roncesvalles. Bom Caminho!
Boa noite. Pretendo fazer o caminho no final de maio ou começo de junho de 2018. Como estreante que sou vocês recomendariam o caminho francês ou português. Sou aposentado, logo tenho todo o tempo do mundo, o que não tenho muito é grana. Os gastos são muito elevados? Se possível dê uma estimativa para os dois caminhos. Muito agradecido.
Olá Hermanes.
A escolha do Caminho depende muito de quantos quilómetros quer percorrer. Caso queira percorrer 500km ou mais recomendamos o Francês, se pretende percorrer 150/250km recomendamos o português desde o Porto. Quanto ao gastos os mesmos são similares. Espere gastar uma média de 10€ por dia para dormidas e 10/20€ para alimentação (isso depende muito se cozinha no albergues ou come fora). Bom Caminho!
boa noite qual o meio de transporte desde Portugal ate saint jean em frança obrigada
Olá. Pode encontrar as melhores alternativas (e mais económicas) para chegar a Saint Jean aqui: https://www.vagamundos.pt/como-chegar-a-saint-jean-pied-de-port/
Por favor, qual o melhor alternativa de transporte saindo do Porto (PT) e chegar até Sarriá para começar a caminhar? Poderia me informar também sobre qual o tempo de caminhada aproximado de Sarriá até Santiago de Compostela
Olá Ana. O melhor é ir do Porto até Santiago (de autocarro é o mais barato) e daí novamente de bus até Sarria. Quanto ao tempo dá para fazer em 4 ou 5 dias (são pouco mais de 100km) Bom Caminho!
Fiz o Caminho em 2016 saindo de Leon. Agora preparo para 2019 sair de Saint Jean. Não existem palavras para descrever tanta beleza. Necessário percorrê-lo. Abraço a todos Peregrinos.
Vai adorar José. O Caminho é sempre mágico e fazer os 800km que separam Saint Jean de Santiago é uma experiência inolvidável.
Abraços
Há 3 anos atrás fiz o caminho Português de Valença a Santiago. Foi lindo. Há uma semana atrás (16/08/2018) acabei de fazer o Caminho de Astorga a Santiago. Foram dez dias de muita magia, Magia esta que só quem já fez o Caminho pode entender. Embora todos nos tenham dito que haveria uma super lotação de peregrinos, por ser o Caminho Francês e Agosto, isto não aconteceu. Aliás o Português tinha muitos mais. Andamos de 10 a 15 km, em vários trechos, sem vermos ‘vivalma”… segundo os donos de estabelecimentos a propaganda da superlotação tem afastado peregrinos deste Caminho e lotado mais o Caminho Português. A partir de Sarria sim, parecia uma festa. Já estou a programar o Caminho Francês completo para o ano de 2019. Parabéns por todas as informações contidas e partilhadas no “VAGAMUNDOS”! Bon camino
Olá Isabel! Muito obrigado pelo feedback. O Caminho é verdadeiramente mágico e fica como que plantado no nosso coração. A vontade de voltar a seguir as setas amarelas nunca mais nos larga. Vai gostar muito de percorrer a totalidade do Caminho Francês. Tem uma enorme carga espiritual e sentimental. Bom Caminho e qualquer dúvida disponha!
OLÁ MALTA DAS PEREGRINAÇÔES, ME DESCULPEM POR ME METER NA CONVERSA, PARA MIM PESSOALMENTE, SÒ TEM SIGNIFICADO SAIR DE CASA PARA TRILHAR UM CAMINHO DE SANTIAGO,SEJA ELE QUAL FOR,SE FOR PARA O TRILHAR DESDE A CABEÇA ATÉ AOS PÉS,OU SEJA NA SUA TOTALIDADE,TODOS OS CAMINHOS DE SANTIAGO TÊM UM NOME E UMA DISTANCIA ESPECIFICA,ENTÃO QUANDO NOS ACONTECE QUERERMOS EXPERIENCIAR TRILHAR SEJA QUAL FOR O CAMINHO,DEVEMOS SEMPRE AJUSTAR A DISTANCIA A PERCORRER,OS QUILOMETROS DE CADA ETAPA, AOS DIAS DISPONIVEIS PARA O FAZER,E ENTÃO SIM,DEVES SABER FORMATAR MUITO BEM O QUE CARREGAR NA MOCHILA,PORQUE ELA VAI SER O TEU CONTRAPESO DURANTE TODO O CAMINHO,PARA QUE NÃO ACONTEÇA,COMO EU VI COM OS MEUS OLHOS,E QUE DE ALGUMA ME FERIU O ORGULHO DE SER PEREGRINO,FOI VER PESSOAS QUE CARREGAM AS MOCHILAS COM COISAS INUTEIS PARA O CAMINHO,QUE DEPOIS A DETERMINADA ALTURA AS GRAMAS PASSAM A QUILOS,E ENTÃO DEPOIS PASSAM A SER OS CHAMADOS TURIGRINOS,OS QUAIS CHEGAM AOS ALBERGUES PARA DESCANSAR DA JORNADA DO DIA,E DEPOIS DESPACHAM ATRAVÉS DE CARRINHAS DE TRANSPORTE,AS MOCHILAS PARA O ALBERGUE SEGUINTE,EU VI ISTO ACONTECER, TANTO NO CAMINHO FRANÇÊS, ASSIM COMO NO CAMINHO DO NORTE,O VERDADEIRO PEREGRINO, AGUENTA TUDO O QUE É CARGA,PORQUE MUITAS VEZES NO SOFRIMENTO,ESTÁ O NOSSO VERDADEIRO ENTENDIMENTO,E SE SABE VERDADEIRAMENTE O SIGNIFICADO DO SER PEREGRINO,E PALMILHAR 800 OU 1000 KM A PÉ COM O PESO DA MOXILA ÁS COSTAS,E MUITAS VEZES COM MUITA CHUVA E VENTO,,MUITA SAÚDE E BONS CAMINHOS, PARA TODOS OS PEREGRINOS.,,
Ainda tive oportunidade de, com duas das minhas irmãs, levar à catedral a minha mãe que falecera escassos anos depois.
Felicitaçoes aos mentores e executores deste espaço .
Iniciei em 18/19 de Agosto em Roncesvalles até Logrono dia 26 sempre alojado em Albergues paroquiais e ou municipais.
É surpreendente ver a quantidade de pessoas de todo o mundo , com o mesmo espirito de partilha e simpatia , algumas acompanhadas, mas muitas viajando sózinhas.Mais detaco, a facilidade com que as pessoas se relacionam e as experiencias de vida que relatamos.
Recomendo a leitura possivel do registo dos peregrinos nos diarios que alguns albergues tem,pois revemo-nos nas nossas proprias experiencias e anseios de vida.Tive de interromper em Logrono para vir ao Porto mas vou retomar sexta feira mais uma parte do caminho.Encorajo os que nunca o fizeram a que o façam,Bom caminho!
Olá José. Muito obrigado pelo feedback e pela partilha. Continuação de Bom Caminho!
Acabei de fazer o Caminho Central Português: Porto- Santiago de Compostela. É algo divino, verdadeiramente fantástico!
O Caminho é pura magia! Também vai gostar do Caminho Francês. Bom Caminho!
Olá amigos! Certa vez quando aguardava uma consulta, li páginas de uma revista que tratavam do Caminho de Santiago…vendo aquela beleza de imagens senti algo estranho…passava por momento difícil já a aluns anos…e uma magia tomou conta de mim naquele momento…Foi como algo me chamando e esse sentimento ficou comigo por mais de 10 anos. Agora, prestes a aposentadoria…Estou me organizando para realizar esse encontro com “quem me chamou”! Abraço a todos!
Muito legal o blog de vocês. Farei o caminho no próximo ano e estou estudando todos os conteúdos que vocês postaram. Parabéns!
Muito obrigado pelo feedback Henrique.
Bom Caminho!
Olá, estou dando início ao planejamento para fazer o caminho em setembro do ano que vem e pelo pouco que consegui ver até o momento, esse site de vcs será perfeito. Estou apenas com uma dúvida, por enquanto kkkk, há uma diferença do caminho pra quem faz a pé e de bicicleta? Pois vou fazer de bicicleta. Parabéns pelo trabalho realizado
Olá Evandro. O Caminho de bicicleta é praticamente igual ao Caminho a pé. A diferença está em alguns troços em que existem alguns desvios para as bikes para evitar ter de as carregar ao colo. Mas está tudo bem assinalado.
Bom Caminho!
Os Caminhos de Santiago de Compostela são pura magia, são o encontrar o nosso EU, são partilha, alegria e algum sofrimento.
Eu já o fiz inúmeras vezes (sempre de bike), dos quais destaque o Paris – S. Jean Pied du Port – Santiago de Compostela – Sé de Braga. Não fiquei “maior” por o ter feito, mas fiquei, sem dúvida mais rico espiritualmente, mais humilde e fiquei a valorizar mais e melhor o insignificante.
Lendo o artigo V7 artigo, vieram me as lágrimas aos olhos, porque, de certa forma voltei a fazer o Caminho, lendo a lista das cidades e todos os v/ conselhos.
Nunca se esquece um Caminho de Santiago.
Entretanto, PARABÉNS pelos v/ contributos.
Um FORTE ABRAÇO, Osvaldo / Braga
Olá Osvaldo!
Muito gratos pelas suas palavras. Como se costuma dizer “nós saímos do Caminho mas o Caminho nunca sai de nós”.
Bom Caminho, sempre!
Ola amigos, comecei a andar de bicicleta à 1 ano, btt, quando procurava trilhos na internet surgiu este blogue e por curiosidade comecei a ler todos estes relatos, logo comecei a sentir que teria de pensar numa aventura assim… algo se apoderou de mim e cada palavra é mais uma força para organizar o meu caminho… então aqui vou eu já este ano.
o meu objetivo é sem duvida fazer o caminho Francês mas como ainda não fiz nenhum vou começar pelo Português. vou de bicicleta
1ª duvida – temos de marcar atempadamente os albergues? como?
2ª duvida – dentro dos caminhos português, qual aconselham?
Obrigado a todos em especial a estes 2 seres humanos incríveis que criaram este blog.
Olá Ricardo,
Desde já agradecemos as sua amáveis palavras. Sendo o seu primeiro Caminho recomendamos o Caminho Central Português, pois é o mais histórico dos caminhos em Portugal.
Quanto aos albergues, os municipais não permitem reservas. Os privados pode reservar. Espreite este artigo sobre os albergues para mais informações: https://www.vagamundos.pt/albergues-de-peregrinos-caminho-santiago/
Bom Caminho!
Olá. Boa Noite a todos. Já fiz 3 caminhos o português da Costa, 2019 Porto Santiago, a via 2020 espiritual Vigo Santiago, este ano 2021 o caminho inglês. Sonho fazer o francês, mas também descobri o o caminho de frei sarmento, adora explendido. Quem sabe entre o francês e frei sarmento para 2022. São experiências enesquciveis.
Olá peregrinos, quero agradecer a ajuda, pois comecei a ver sobre o Caminho e as dicas de vocês foram as melhores até agora. Gostaria de fazer em 2024, saindo antes de S.J.P.p (como nunca sei escrever esse nome, vai abreviado mesmo rs..), talvez Lourdes ou alguma outra na região, uma por questões religiosas e outra, visando o acesso, pois sairei do Brasil, o que me recomendam?
Sobre a temperatura, no começo de abril faz muito frio e chuva na região?
Essa rota da França, pra quem vai à pé, sozinho (eu e Deus) e sem falar inglês e francês, dá pra fazer bem ?
Obrigado, mais uma vez.
Olá Edson,
O início de abril é por norma ainda muito chuvoso e frio. Convém levar um bom casaco impermeável e vestir em camadas.
Relativamente à língua não terá problemas de maior. Os peregrinos arranjam sempre forma de comunicar e como o espanhol e o francês são ambas línguas originárias do latim, com algum esforço entende e faz-se entender.
Bom Caminho!
Bom dia,
Gostei muito de ler o artigo, tirei muitos apontamentos.
Penso fazer o caminho para o ano no inicio da primavera. Estive a estudar o clima e vai ser húmido e fresco. Ânimo.
Um abração
Bom Caminho!