O Caminho Inglês foi durante muitos séculos o Caminho de Santiago mais popular para os povos do norte da Europa, sobretudo os oriundos das Ilhas Britânicas e da Escandinávia. Na Idade Média viajavam de barco até A Coruña ou Ferrol, na Galiza, e daí seguiam em peregrinação a pé até ao túmulo do Apóstolo Santiago.
É possível iniciar o Caminho Inglês n’A Coruña ou em Ferrol, sendo que d’A Coruña terá de percorrer cerca de 75 km até chegar a Santiago de Compostela e de Ferrol um pouco menos de 120 km. Visto que para obter a Compostela é necessário percorrer a pé pelo menos 100 km, a rota mais popular é a que arranca de Ferrol.
Nós ainda não tivemos a oportunidade de percorrer o Caminho Inglês. Como tal, desafiámos o Belchior Monteiro, peregrino e amante de caminhadas na natureza, a partilhar a sua recente peregrinação a Santiago pelo Caminho Inglês, desafio que ele prontamente aceitou. Belchior, o nosso enorme obrigado por partilhares a tua experiência peregrina, pelo tempo dedicado e pela ajuda que dás a todos!
O resultado do seu trabalho é um relato completo de todas as etapas do Caminho Inglês, que seguramente será de sobremaneira útil para todos os peregrinos que escolham esta rota para rumar a Santiago de Compostela.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Guia do Caminho Inglês de Santiago
- 2 Etapas do Caminho Inglês: de Ferrol a Santiago de Compostela
- 2.1 Etapa 1 do Caminho Inglês – de Ferrol a Pontedeume (31 km)
- 2.2 Etapa 2 do Caminho Inglês – de Pontedeume a Betanzos (21 km)
- 2.3 Etapa 3 do Caminho Inglês – de Betanzos a Hospital de Bruma (24 km)
- 2.4 Etapa 4 do Caminho Inglês: de Hospital de Bruma a Sigüeiro (24 km)
- 2.5 Etapa 5 do Caminho Inglês – de Sigüeiro a Santiago de Compostela (16 km)
- 2.6 Autor Convidado
- 3 Mapa do Caminho Inglês e rota GPS
- 4 Albergues de Peregrinos no Caminho Inglês de Santiago – onde dormir no Caminho
- 5 Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago
Guia do Caminho Inglês de Santiago
Neste artigo vai encontrar o relato de todas as etapas do Caminho Inglês de Santiago, desde Ferrol, pela pena do peregrino Belchior Monteiro, um amigo que conhecemos no grupo do Facebook Caminhos de Santiago de Compostela.
Para além das etapas, partilhamos ainda um mapa do Caminho Inglês onde pode visualizar toda a rota jacobeia que liga Ferrol a Santiago de Compostela.
Logo abaixo do mapa vai encontrar dois botões onde pode clicar para efetuar o download/descarga grátis do mapa, percurso, rota e trilha do Caminho Inglês de Santiago em formato GPX / KML para utilizar no Google Earth, no seu aparelho de GPS ou no smartphone. O track GPS foi-nos gentilmente cedido pelo peregrino espanhol Pablo Hernández. ¡Muchas Gracias!
Etapas do Caminho Inglês: de Ferrol a Santiago de Compostela
Antes de mais, quero agradecer o convite do VagaMundos para traduzir a minha experiência no Caminho Inglês.
E porque cada um faz o seu próprio Caminho, o meu relato apenas tem um propósito: auxiliar os peregrinos, ou caminhantes, nessa pequena, mas compensadora aventura que é o Caminho Inglês.
Assim, e para que este texto não seja uma narrativa entediante, vou cingir-me aos aspectos que julgo mais importantes do Caminho Inglês.
Quero chamar a atenção que percorri o Caminho Inglês, em Dezembro de 2019, numa altura de muita chuva e frio. De qualquer maneira, com menos frio que estava à espera para a altura do ano.
- Etapa 1: Ferrol – Neda (15 km)
- Etapa 2: Neda – Pontedeume (16 km)
- Etapa 3: Pontedeume – Betanzos (21 km)
- Etapa 4: Betanzos – Hospital de Bruma (24 km)
- Etapa 5: Hospital de Bruma – Sigüeiro (24 km)
- Etapa 6: Sigüeiro – Santiago de Compostela (16 km)
Obviamente que cada um é livre de fazer o Caminho da maneira que entender. E o que, por força da dita tradição, serve para uns, para outros a exceção e a exploração são muito mais compensadoras. Sobretudo quando a ideia é fugir ao rebuliço, também ele tradicional, dos albergues em época alta.
Deixo, então, aqui o meu relato das etapas percorridas (cinco) do “meu” Caminho Inglês.
Etapa 1 do Caminho Inglês – de Ferrol a Pontedeume (31 km)
Por decisão própria, e porque o percurso de Ferrol até Neda não apresenta dificuldades de maior, decidi estender a minha etapa até Pontedeume, perfazendo 31 km no primeiro dia do Caminho Inglês.
Como acima realcei, a etapa de Ferrol a Neda não apresenta grandes dificuldades. Com efeito, o percurso é praticamente plano, não só dentro da cidade de Ferrol, como através da zona industrial e, finalmente, com termo no município de Neda.
Não visitei o albergue de peregrinos de Neda, pela razão acima descrita, mas fica perto de um parque verde, Paseo Maritimo Do Xuvia Neda, que é obrigatório cruzar.
Cerca de 4 km, após Neda, temos a vila de Fene. Lá, e se não o fizeram antes, podem almoçar, aproveitar para se abastecerem ou simplesmente descansarem um pouco. De Fene a Pontedeume são cerca de 12 km, senão depararem com problemas.
Notas da 1ª Etapa do Caminho Inglês
Pouco antes de chegar ao Paseo Maritimo Do Xuvia Neda, ao km 101, têm a opção de seguir o trajeto normal, ou ir pelo complementar. Sigam o normal dado que não faz sentido o complementar. O alerta vem ao km 88, pois têm novamente a opção de seguir o itinerário complementar ou trajeto normal. Eu segui o percurso normal, embora logo tenha descortinado a razão do caminho complementar: a estrada é muito perigosa para atravessar. Dito isto, penso que não vale o risco e, como tal, devem seguir o itinerário complementar. Em relação a pontos de abastecimento – leia-se água, supermercados ou cafés – não vislumbrei qualquer tipo de problema ao longo destas duas etapas: de Ferrol a Neda e de Neda a Pontedeume.
Albergue de Peregrinos de Pontedeume
Relativamente ao albergue de Pontedeume, após atravessar a ponte, à direita, encontrei a Oficina de Turismo. Lá efetuei a reserva e o pagamento do albergue. Se tiverem dificuldades (que não as antecipo), procurem, entre os prédios, uma torre medieval, Torreón dos Andrades, pois é lá que se encontra a Oficina de Turismo. O albergue fica por trás da torre. O custo do albergue foi de cinco euros (5 €), em dezembro, e tem espaço para 20 camas.
Etapa 2 do Caminho Inglês – de Pontedeume a Betanzos (21 km)
A etapa de Pontedeume a Betanzos perfaz cerca de 21 km de extensão e é muito bonita. Aliás, a partir daqui, são todas elas, para reforço dos superlativos, belíssimas!
Voltando ao que nos ocupa, esta etapa do Caminho Inglês tem início numa subida, ainda dentro da cidade de Pontedeume, com cerca de 1,9 km, tão devastadora quanto a vontade que a sucedeu em deixar o pequeno-almoço na estrada. Por isso, recomendo que doseiem o esforço e, se necessário, parem as vezes que for preciso para recuperarem o fôlego.
Ao km 10 – mais metro, menos metro – encontram a vila de Miño. Rapidamente vão concluir que é ponto de paragem obrigatória no Caminho Inglês. Aqui, aconselho que façam o vosso abastecimento, descansem e não se esqueçam de ir ao miradouro em ferro (situa-se contíguo à estrada, já à saída da cidade, por cima do caminho-de-ferro) para apreciarem a vista, nomeadamente a praia como pano de fundo.
De Miño a Betanzos são cerca de 11 km, sem complicações de maior. De qualquer maneira, não se vão livrar de um pequeno carrossel de subidas e descidas até à chegada a Betanzos que se faz, novamente, cruzando o rio.
Não se esqueçam de explorar Betanzos porque a cidade é realmente muito bonita. Acresce, igualmente e a propósito, de não deixarem de visitar as cidades e vilas onde pernoitarem, até porque na etapa de Hospital de Bruma vão sentir falta do corrupio das gentes que as enchem.
Notas da 2ª Etapa do Caminho Inglês
Nesta etapa não existem, ou pelo menos não dei fé, itinerários complementares. Mais uma vez, no que diz respeito a pontos de abastecimento, não encontrei dificuldades, o que significa que encontrarão, facilmente, água e alimentos.
Albergue de Peregrinos de Betanzos
O albergue público de Betanzos tem capacidade para 35 lugares, divididos em três dormitórios, e o custo da pernoita de oito euros (8 €), sendo este preço, por sinal, praticado por todos os albergues que pertencem à Xunta de Galicia. As condições oferecidas pelo albergue são realmente excecionais, destacando-se, entre outras, as respeitantes à área de cozinha, a lavandaria (para lavar e secar a roupa), salas de estar (sim, no plural) e, como não poderia deixar de ser, os espaços reservados para a higiene pessoal… Por sinal, a nível de hotel. No albergue, e porque já é um lugar-comum, a password (clave ou contraseña) do Wi-Fi é obtida através de um registo próprio. Se tiverem dificuldades (eu tive-as), peçam ajuda à rececionista para fazer o registo. Após o registo feito, não mais precisarão de password de Wi-Fi nos albergues pertencentes à Xunta de Galicia (como em Hospital de Bruma, por exemplo).
Etapa 3 do Caminho Inglês – de Betanzos a Hospital de Bruma (24 km)
Os 24 km que separam Betanzos de Hospital de Bruma são considerados o primeiro grande teste do Caminho Inglês. Esta etapa, pelo que me foi explicado, foi restruturada e encurtada. A dificuldade desta etapa deriva dos constantes desníveis que temos que percorrer: ora estamos a subir, ora estamos a descer. Para além disso, mais ou menos só ao km 8 é que encontrei o primeiro bar.
Cerca de 3 km à frente, em Presedo, cheguei a um ponto de paragem obrigatório: o Mesón-Museo Xente no Camiño. O Caminho passa precisamente por trás deste bar/restaurante mas, infelizmente, não sei se por ser domingo ou por ser dezembro, estava encerrado.
Ao km 15, num parque de merendas, junto a um lago, não percam a oportunidade de descansarem um pouco e abastecerem-se de água, pois só ao km 21 é que vão encontrar outro bar, Casa Avelina. O bar Casa Avelina é outro local de paragem obrigatória, pelo que, não há desculpa para não o fazerem – a não ser que esteja fechado, como referido com o anterior.
O albergue de Hospital de Bruma, ao km 24, surge nesta etapa como um oásis no deserto. Cerca de cem metros à frente do albergue encontrei o único restaurante em Hospital de Bruma, Casa Graña. Se tiverem oportunidade, não percam o caldo galego. Para além do albergue e do restaurante, não existe mais nada.
Apesar de ser um pouco mais duro que os anteriores, este percurso, dada a sua beleza, acaba por ser bom de se fazer.
Notas da 3ª Etapa do Caminho Inglês
Se quiserem preparar a vossa refeição ou se tiverem algo mais para comer que não necessite de ser confecionado, é necessário que levem provisões desde Betanzos porque não existem supermercados durante toda a etapa. Chamo à atenção para a água durante este percurso. Como referi no início deste relato, percorri o Caminho Inglês em dezembro, ou seja, num período de chuva e frio, pelo que o consumo de água foi bem inferior. Assim, devem ter o cuidado de andarem sempre bem abastecidos de água, sobretudo se decidirem percorrer esta etapa do Caminho nos períodos de calor.
Albergue de Peregrinos de Hospital de Bruma
O albergue, como mencionei anteriormente, pertence à Xunta de Galicia, tendo sido o custo pela sua utilização de oito euros (8 €). Se já tiverem o registo efectuado de Betanzos (lembram-se?), não vão precisar de andar atrás da password para o Wi-Fi. As casas de banho estão localizadas fora do edifício, onde estão situados os dormitórios e a cozinha, sendo, na minha modesta opinião, o único ponto fraco do albergue. O albergue possui máquina de bebidas e máquina de lavar e secar roupa. Este albergue dispõe de 22 lugares para dormir.
Etapa 4 do Caminho Inglês: de Hospital de Bruma a Sigüeiro (24 km)
A quarta e penúltima etapa do Caminho Inglês tem uma distância de 24 km. Esta etapa não apresenta grandes dificuldades. Após a saída de Hospital de Bruma, cerca de 3 km à frente, em San Pedro de Ardemil, têm a primeira paragem obrigatória. Aqui, podem aproveitar para tomar o vosso café no bar Uzal e apreciar as excêntricas esculturas que vos brindam nas margens da estrada.
O trajeto que vos leva até Sigüeiro, concelho de Oroso, é feito através de um misto de estrada de alcatrão, terra batida e zonas florestais. É uma etapa muito bonita e serviu como descompressão das duas etapas anteriores, um pouco mais “durinhas”. A parte final desta etapa é calcorreada por um estradão de terra, junto a uma autoestrada que vai desembocar no parque industrial de Sigüeiro, que, depois de percorrido, acaba no centro desta pequena, mas muito agradável, cidade.
Aqui, ao contrário de Hospital de Bruma, nada vos irá faltar. É quase como um brinde por terem chegado à derradeira etapa que vos levará a Santiago.
Notas da 4ª Etapa do Caminho Inglês
Apesar de não ser uma etapa muito dura, pelo menos em relação às duas anteriores, não devem esquecer que são 24 km. Assim, e no que diz respeito a pontos de água e abastecimentos, têm o primeiro em San Pedro de Ardemil, bar Uzal, 3 km após Hospital de Bruma. Depois, ao km 8, em A Rúa, bar Linãres e depois só em Sigüeiro (isto se não me escapou nenhum). Como referido no início deste testemunho, percorri o Caminho Inglês em dezembro, pelo que os cuidados em matérias de água e alimentação devem ser redobrados, porquanto as etapas não têm tantos apoios como outros percursos dos Caminhos de Santiago.
Albergue de Peregrinos em Sigüeiro
Nesta cidade, como não existem albergues públicos, por conselho, fiquei no Albergue Camiño Real, tendo pago quinze euros (15 €) neste super acolhedor albergue.
A propósito, tenham atenção que os preços podem variar, pelo que é importante verificarem os valores praticados na época que decidirem fazer o Caminho, em especial se forem na época alta. O albergue tem quartos com várias camas, quartos especialmente compostos para famílias, lavandaria, receção 24h, cozinha completamente equipada, casas de banho (incluindo para pessoas com mobilidade reduzida)… Enfim, uma série de comodidades que fazem deste albergue um excelente ponto para repouso e, por isso, vai aqui altamente recomendado.
Etapa 5 do Caminho Inglês – de Sigüeiro a Santiago de Compostela (16 km)
Os últimos 16 km do Caminho Inglês são uma espécie de quilómetros de consagração. O trajeto, logo após a saída de Sigüeiro, leva-nos por caminhos secundários em relação à assustadora estrada que vai até Santiago. É importante terem muita atenção às setas amarelas, pois se andarem mais que um quilómetro na margem da estrada principal, já estão enganados. Este percurso é feito através de estradas de alcatrão secundárias e zona florestal. Quando chegarem ao “bosque encantado”, aproveitem para explorar um pouco pois é, deveras, muito bonito.
Tentem angariar os últimos carimbos porque, após atravessarem a zona industrial de Santiago, os vossos olhos preencher-se-ão com a Catedral Santiago. A esse propósito, até porque não vos alonga caminho, deixo-vos uma sugestão: parem numa pequena capela, do vosso lado esquerdo – por desgraça, esqueci-me do nome – e aproveitem para colher o carimbo do hospitaleiro Paco e trocar umas impressões com ele.
Depois, bem… Depois temos a Catedral… E mais não escrevo porque o resto fica comigo.
Notas da 5ª Etapa do Caminho Inglês
Como referi na descrição desta etapa, não existem muitas (quase nenhumas) dificuldades no percurso desde Sigüeiro a Santiago. Os pontos de água e de abastecimento vão aparecendo e, por isso, não antecipo problemas de maior. É, basicamente, uma etapa para desfrutarem os últimos quilómetros do Caminho Inglês.
Espero que o meu relato ajude os futuros peregrinos nesta prova que é o Caminho Inglês. Na minha opinião, o Caminho Inglês é ideal para quem quer fazer o Caminho e não tenha muitos dias para o desfrutar. Apesar de ser um Caminho pequeno, a sua beleza torna-o obrigatório para nós que gostamos do Caminho.
A todos vós,
Ultreya et Suseya!
Autor Convidado
Artigo escrito em exclusivo para o VagaMundos.pt por Belchior Monteiro, advogado de profissão e caminhante por paixão. As caminhadas na montanha e gosto pela natureza são as maiores fontes de alegria deste feirense que partilha as suas aventuras regularmente no grupo do facebook Trilhos & Trilhos e no instagram na conta @belchior_monteiro.
Mapa do Caminho Inglês e rota GPS
Neste mapa pode encontrar todo o traçado desde Ferrol à Praça do Obradoiro, em Santiago de Compostela, num total de cerca de 112 km.
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Caminho Inglês de Santiago
Descarregue/Baixe todo o percurso do Caminho Inglês de Santiago para o seu aparelho de GPS ou Smartphone clicando nos botões abaixo
Download ficheiro em formato KLM para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Albergues de Peregrinos no Caminho Inglês de Santiago – onde dormir no Caminho
Ferrol
Albergue de Peregrinos de Ferrol
- Morada: Rúa Pardo Baixo, 17 – 4º
- Tel: +34 682 357 998
- Email: pedrobaldanraez@gmail.com
Clique para ver mais soluções de alojamento em Ferrol
Pontedeume
Albergue de Peregrinos de Pontedeume (obrigatório registo prévio na Oficina de Turismo no Torreón dos Andrade: 11:30h-14h/16:30h-20h)
- Morada: C. del Muelle (Rúa Peirao, 15600 Pontedeume)
- Tel: +34 981430270
- Email: n/d
Clique para ver mais soluções de alojamento em Pontedeume
Betanzos
Albergue de Peregrinos de Betanzos “Casa de Pescadería”
- Morada: Rúa Pescadería, 4
- Tel: n/d
- Email: n/d
Clique para ver mais soluções de alojamento em Betanzos
Hospital de Bruma
Albergue de Peregrinos de Hospital de Bruma
- Morada: Hospital, 15685 Mesía – A Coruña
- Tel: +34 981 692 921 ou +34 981 687 001
- Email: n/d
Sigüeiro
Albergue Camiño Real
- Morada: C. Ourense, 9
- Tel: +34 981 691 657
- Email: n/d
Clique para ver mais soluções de alojamento em Sigüeiro
Santiago de Compostela
Albergue Seminario Menor
- Morada: Av. Quiroga Palacios, 2
- Tel: +34 881 03 17 68 ou +34 981 56 85 21
- Email: santiago@alberguesdelcamino.com
Residência de peregrinos San Lázaro
- Morada: Rúa da Vesada, 2
- Tel: +34 981 571 488
- Email: n/d
Albergue Fin del Camino
- Morada: Rúa de Moscova
- Tel: +34 981 587 324
- Email: n/d
Clique para ver mais soluções de alojamento em Santiago de Compostela
Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago
- Preparação Física para o Caminho de Santiago
- Preparação Mental para o Caminho de Santiago
- Mapas do Caminho de Santiago: download/descarga grátis dos mapas, percursos, rotas e trilhas (tracks) GPS do Caminho de Santiago em formato GPX / KML
- O que levar na Mochila para o Caminho de Santiago
- Albergues de Peregrinos – saiba onde dormir no Caminho de Santiago
- Saiba para que serve e onde comprar a Credencial do Peregrino de Santiago
- Como chegar de forma prática e económica a Saint Jean Pied de Port
- Como cuidar dos pés e evitar bolhas no Caminho
- Questões de Segurança no Caminho de Santiago: saiba como evitar os maiores perigos.
- Quanto custa fazer o Caminho de Santiago: saiba como fazer um orçamento
Se gostou deste artigo poderá também gostar de ler o nosso Guia do Caminho Francês de Santiago, o Guia do Caminho Central Português, o Guia do Caminho Português da Costa e o Guia do Caminho do Inverno com o relato de todas as etapas que percorremos nestes caminhos milenares.
Podem ainda ler o Epílogo do nosso Caminho ao Cabo Finisterra e Muxia.
Não deixe também de ler o nosso livro Caminho do Amor, focado na viagem interior, de reflexão e descoberta que é o Caminho de Santiago. O conteúdo é totalmente original e pode ler a sinopse do livro e descarregar uma amostra grátis clicando na imagem abaixo.
Pode ainda seguir-nos no Instagram e no Facebook e partilhar este artigo com os seus amigos. Obrigado e Bom Caminho!
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Boa noite,
Muito alcatrão no Caminho Inglês?
Cpts
Armando Santos
Olá boa tarde,
Provavelmente vou fazer o caminho Inglês em Setembro, e seguirei o guia aqui deixado pelo Sr. Belchior. Tenho pesquisado bastante a respeito de transporte para Ferrol e tenho ficado com muitas dúvidas. Existe possibilidade, com base na v/ experiência, de darem algumas dicas. A saida será do Porto. Já equacionei a saída de vigo, mas nao encontro transporte para ferrol. Desde já agradeço se tiverem algum conhecimento de transporte para Ferrol, que possam transmitir.
Muito obrigada por toda a v/ partilha de conhecimento que muito me tem ajudado na preparação do caminho.
Paula
Olá Paula,
Não temos conhecimento de um Bus direto de Vigo para Ferrol. Terá de fazer sempre transbordo em Ponferrada ou Santiago de Compostela. Julgamos existirem autocarros diretos do Porto para Santiago, o que pode ser uma boa alternativa ao comboio para Vigo, visto que evita um transbordo.
Bom Caminho!
Olá Paula, provavelmente já não vou a tempo mas existe o BlaBlaCar, pesquise, tenho um amigo que usou para chegar a Leon, para começar o Caminho San Salvador
Olá Paula.
Eu estou no caminho inglês na minha primeira etapa. Fiquei en Narón.
Eu fui até Santiago e ali há autocarros e trem para Ferrol.
Buen camino.
O duro fazer o caminho Inglês em 4 etapas ? Ou seja, fazer de de Hospital de Bruma a Santiago?
Depende de seu preparo físico e estilo de caminhada. Eu admiro tudo ao redor. Estou no caminho inglês agora e parei em Narón.
Decidirei um dia de cada vez, pois tenho tempo no cronograma e alguma flexibilidade.
Buen camino.
Fizemos o caminho inglês num grupo de 8 este agosto (2023). Não ficámos nos albergues oficiais, reservámos com bastante antecedência dormida em pensões e albergues particulares. As dicas aqui dadas foram muito úteis! A única coisa que temos a acrescentar é que na etapa de Bruma a Sigüeiro há mais um bar, o Cruzeiro, mais à frente do que é referido em A Rua, onde dá para almoçar ou abastecer. Obrigada e Bon Camiño!