Caminho Português da Costa: Guia com todas as Etapas do Caminho de Santiago pela Costa

0
3365
Guia Caminho Português da Costa - Etapas e Mapa

Um dos Caminhos de Santiago que tem vindo a ganhar força nos últimos anos é o Caminho Português da Costa, com partida da cidade do Porto.

Como o próprio nome indica, esta rota jacobeia segue junto ao litoral e passa por terras como Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira ao invés de Rates, Barcelos, Ponte de Lima e Rubiães do Caminho Central Português.

Caminho Português da Costa

Para além de passar por localidades recheadas de história e de enorme espírito jacobeu, o Caminho Português da Costa brinda o peregrino com fantásticas paisagens costeiras, deliciosa gastronomia tradicional (onde brilham os pratos de peixe) e pores do sol inesquecíveis.

Por ser um Caminho que, até chegar à Galiza, segue sempre ao longo da orla costeira e pelas margens do rio Minho, o Caminho Português da Costa é muito mais plano do que o troço do Caminho Central Português entre o Porto e Valença do Minho.

Caminho Português da Costa

Procure aqui alojamento no Porto aos melhores preços

Esta altimetria em teoria mais favorável, não torna o Caminho Português da Costa num passeio. A ausência de sombras e a famosa nortada (ventos frios de norte ou noroeste) equilibram as contas. O peregrino não deve menosprezar a exigência desta rota jacobeia que, não obstante, deixa deliciosas memórias a todos os peregrinos que a percorrem.

Guia do Caminho Português da Costa

Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer todas as etapas do Caminho Português da Costa nas suas duas variantes. Partilhamos ainda um mapa do Caminho Português da Costa onde pode visualizar toda a rota jacobeia que liga o Porto a Santiago de Compostela pela variante de Valença do Minho, a nossa favorita do Caminho Português da Costa.

Caminho Português da Costa

Logo abaixo do mapa vai encontrar dois botões onde pode clicar para efetuar o download/descarga grátis do mapa, percurso, rota e trilha do Caminho Português da Costa em formato GPX / KML para utilizar no Google Earth, no seu aparelho de GPS ou no smartphone.

Etapas do Caminho Português da Costa

O Caminho Português da Costa tem uma distância de sensivelmente 280km. O Caminho está muito bem marcado ao longo de todo o percurso, bastando ao peregrino seguir as setas amarelas para chegar a Santiago.

Caminho Português da Costa

O Caminho Português da Costa está dotado de excelentes infraestruturas de apoio ao peregrino, contando com albergues (municipais e privados) no final de todas as etapas, cafés e restaurantes. Há ainda vasta oferta de supermercados onde o peregrino se pode abastecer de todo o tipo de mantimentos para os seus dias de caminhada.

É importante ter em atenção que não existe apenas uma rota do Caminho Português da Costa, mas sim duas rotas tidas como principais.

Caminho Português da Costa

Entre o Porto e Caminha não há que enganar. Contudo, em Caminha o peregrino tem a opção de prosseguir ao longo das margens do rio Minho até Valença do Minho (onde o Caminho Português da Costa se une ao Caminho Central Português), ou a opção de apanhar o barco/ferry que liga Caminha a A Guarda na Galiza.

Caso opte por apanhar o ferry para a Espanha, o Caminho Português da Costa segue em direção a Vigo e posteriormente a Redondela, ponto onde se une ao Caminho Central Português.

Caminho Português da Costa

Para ambas as rotas dividimos o Caminho em 13 etapas, sendo que pode ser feito em menos ou mais etapas, dependendo do tempo que dispõe para fazer o Caminho, do seu ritmo de caminhada, da sua forma física e dos seus interesses pessoais.

Abaixo pode encontrar todas as etapas do Caminho Português da Costa.

1ª Etapa – do Porto a Labruge (25 km)

Catedral do Porto Caminho Português da CostaO Caminho tem o seu início na Sé do Porto e nós não conseguimos pensar num lugar melhor na Cidade Invicta para iniciar este caminho de peregrinação milenar. Da Sé o caminho segue ao longo da ribeira do Porto em direção à foz do rio Douro. Uma vez chegados ao Atlântico, rumamos a norte seguindo pela orla costeira. Até chegar a Labruge o Caminho atravessa Matosinhos, Leça da Palmeira e Angeiras. Para evitar caminhar pela zona urbana, muitos dos peregrinos optam por apanhar o metro até Matosinhos. Todavia, nós recomendamos fazer todo o percurso desde a Sé. Afinal de contas o Caminho não pode ser só “rosas”.

2ª Etapa – de Labruge a Póvoa do Varzim (15,5km)

Vila do Conde - Caminho Português da CostaHoje a etapa é curta em distância mas não em interesse. O Caminho segue junto ao mar e atravessa, não só praias fantásticas, mas também a bela e histórica cidade medieval de Vila do Conde. Sugerimos que se demore. Não deixe de visitar o imponente Convento de Santa Clara, a Fortaleza de São João, o Convento da Nossa Senhora da Encarnação, a Igreja Matriz, o porto e marginal de Vila do Conde e a sempre animada Praça da República. Vila do Conde visitada, siga rumo à Póvoa do Varzim pela fantástica marginal que une estas duas localidades. Já na Póvoa não deixe de visitar a Igreja da Nossa Senhora da Lapa, a Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição e a emblemática Praça do Almada. Para terminar a 2ª etapa do Caminho Português da Costa em beleza, nada como assistir ao pôr do sol no imenso areal da praia da Póvoa do Varzim.

3ª Etapa – da Póvoa do Varzim a Marinhas (24,5km)

Apúlia - Caminho Português da CostaHoje entramos no distrito de Braga e o Caminho conduz-nos por algumas das praias mais bonitas do norte de Portugal, como seja Aver-o-mar e a praia de Apúlia bordejada pelos seus fotogénicos moinhos. Entre Apúlia e Esposende, onde o rio Cávado desagua, atravessamos o Parque Natural do Litoral Norte famoso pelas suas extensas dunas, verdes pinhais e maravilhosas praias. Uma vez em Esposende, caminhamos sempre junto ao rio Cávado até chegar ao farol e à Fortaleza de São João Batista. Somente mais 4km e chegamos a Marinhas, o final da terceira etapa do Caminho Português da Costa.

4ª Etapa – de Marinhas a Viana do Castelo (21km)

Viana do Castelo - Caminho Português da CostaUma grande parte da 4ª etapa do Caminho Português da Costa é feita pelo interior, mas nem por isso perde em beleza. A travessia do rio Neiva é um dos momentos altos do dia, mas não deixe também de visitar a Igreja de São Tiago em Castelo de Neiva e o Mosteiro São João do Neiva. Entramos na bela Viana do Castelo pela icónica Ponte Eiffel sobre o rio Lima. Uma vez lá, não deixe de visitar o fantástico centro histórico e de subir ao monte Santa Luzia (de preferência de funicular para poupar as pernas) onde se encontra o famoso santuário homónimo. No Santuário de Santa Luzia as vistas sobre Viana do Castelo e o mar são simplesmente soberbas. Para fechar a 4ª etapa do Caminho Português da Costa de uma forma deliciosa, passe pela Pastelaria Natário e prove aquelas que são consideradas as melhores bolas de berlim de Portugal.

5ª Etapa – De Viana do Castelo a Caminha (27km)

Caminho Português da CostaPara muitos peregrinos, a 5ª etapa do Caminho Português da Costa será a última em território português. As setas amarelas conduzem-nos por extensos calçadões, caminhos de madeira, pedra e terra batida. Pelo caminho descobriremos moinhos e fortalezas (como seja o Forte da Ínsua e o Forte da Lagarteira) e atravessamos várias populações costeiras, como sejam Areosa, Carreço, Afife, Vila Praia de Âncora e Moledo. Em Caminha não deixe de deambular pelas ruas do bonito centro histórico, de passear pelas muralhas e de visitar a Casa dos Pitas, a Igreja Matriz de Caminha, a Torre do Relógio, o Chafariz e a Igreja da Misericórdia.

Como já referimos anteriormente o Caminho Português da Costa divide-se em Caminha. Pode optar por seguir em direção a Valença, pelas margens do rio Minho, ou apanhar o ferry para a Galiza e seguir em direção a Redondela. Abaixo vamos colocar as etapas para ambas as variantes.

Caminho Português da Costa via Valença do Minho

6ª Etapa – De Caminha a Vila Nova de Cerveira (27Km)

Vila Nova de Cerveira - Caminho Português da CostaPara quem optou por seguir rumo a Valença do Minho, a 6ª etapa do Caminho Português da Costa segue sempre pelas margens do rio Minho até Vila Nova de Cerveira, passando por localidades como Seixas, Gouvim e Linhares. A entrada em Vila Nova de Cerveira faz-se pelo Parque de Lazer do Castelinho, que brinda o peregrino com vistas fantásticas do rio Minho e das ilhas dos Amores e da Boega. Em Vila Nova de Cerveira não deixe de visitar o centro histórico de onde destacamos o Castelo de Cerveira, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia e o largo do Pelourinho.

7ª Etapa – De Vila Nova de Cerveira a Valença do Minho (14,5km)

A etapa que marca a despedida do Caminho Português de Santiago por terras lusas é relativamente curta o que permite ao peregrino explorar a bela localidade raiana de Valença do Minho. Não deixe de visitar o altaneiro Forte de Valença, a Capela de São Sebastião, a Capela Militar do Bom Jesus, os Paços do Concelho, a Igreja Matriz de Santo Estêvão e a Igreja de Santa Maria dos Anjos. Para terminar o 7º dia no Caminho Português da Costa em beleza, nada como assistir ao pôr do sol num dos baluartes do Forte de Valença, com uma vista soberba sobre o rio Minho e a cidade espanhola de Tuí.

8ª Etapa – de Valença do Minho a O Porriño (22km)

Na 8ª etapa, o Caminho Português da Costa une-se ao Caminho Central Português. Como já temos um artigo detalhado com as etapas do Caminho Português, não vamos replicar esse conteúdo neste artigo. Pode ler todos os relatos das etapas do Caminho Central Português desde Valença do Minho clicando aqui ou no botão abaixo.

Etapas do Caminho Central Português desde Valença do Minho

9ª Etapa – de O Porriño a Redondela (16 Kms)

10ª Etapa – de Redondela a Pontevedra (20 Kms)

11ª Etapa – de Pontevedra a Caldas de Reis (22 kms)

12ª Etapa – de Caldas de Reis a Padrón (18,5km)

13ª Etapa – de Padrón a Santiago de Compostela (25,5km)

Caminho Português da Costa via Vigo

6ª Etapa – de Caminha a Porto Mougás (23,5km)

Começamos a etapa apanhando o ferry que liga Caminha a A Guarda já do lado espanhol. Esta primeira etapa do Caminho Português da Costa por terras galegas brinda-nos com paisagens naturais de grande beleza e com locais de enorme interesse histórico e cultural. Destacamos o Castro de Santa Tecla, bem no alto do monte homónimo, e o Mosteiro de Santa Maria de Oia, outrora um albergue e hospital de peregrinos, localizado bem pertinho do mar. A 6ª etapa do Caminho Português da Costa termina em Porto Mougás, um dos destinos favoritos dos surfistas na costa galega.

7ª Etapa – de Porto Mougás a A Ramallosa (16km)

Se a etapa de ontem foi marcada por enorme beleza, a de hoje não lhe fica atrás. Começamos o 7º dia no Caminho Português da Costa junto à costa, mas perto do Cabo Silheiro seguimos pelo interior cruzando as esplendorosas montanhas de Baredo para chegarmos à apaixonante cidade de Baiona, conhecida por ser um dos pontos de partida para as paradisíacas Ilhas Cíes. Como a etapa é curta, aproveite para conhecer o vasto património histórico de Baiona. O destaque vai para o Castelo de Monterreal, a Capela da Santa Liberata e a Igreja de Santa Maria. A etapa de hoje termina em A Ramallosa, famosa pelas suas pontes românicas e históricos “pazos”, dentre os quais se destaca o Pazo de Cadaval.

8ª Etapa – de A Ramallosa a Vigo (22,5km)

A 8º etapa do Caminho Português da Costa conduz-nos à grande cidade de Vigo. O traçado oficial leva-nos pelo interior, o que exige caminhar muito tempo junto às estradas. Contudo existe um traçado alternativo mais agradável que segue junto à costa e que passa por Nigrán, Saiáns e Oia. Independentemente da escolha, as setas amarelas conduzem-nos sem problemas de maior até Vigo. Desta etapa destacamos o Parque Florestal de Saiáns com magníficas vistas panorâmicas da Ria de Vigo. Já em Vigo, não deixe de visitar o centro histórico, o Mercado da Pedra, o Museu de Arte Contemporânea, a Concatedral de Santa Maria e o Museo Quiñones de León.

9ª Etapa – de Vigo a Redondela (16km)

Hoje partimos rumo a Redondela onde o Caminho Português da Costa se une ao Caminho Central Português. Logo à saída de Vigo entramos no Trilho Traída das Augas que atravessa frondosos bosques com inúmeras vistas soberbas sobre a Ria de Vigo. Pelo caminho atravessamos pequenos povoados tais como Cabanas, Rande e A Formiga.

10ª Etapa – de Redondela a Pontevedra (20 Kms)

Como já referimos, na 10ª etapa o Caminho Português da Costa une-se ao Caminho Central Português. Como já temos um artigo detalhado com todas as etapas do Caminho Português não vamos replicar esse conteúdo neste artigo. Pode ler todos os relatos das etapas do Caminho Central Português desde Redondela clicando aqui ou no botão abaixo.

Etapas do Caminho Central Português desde Redondela

11ª Etapa – de Pontevedra a Caldas de Reis (22 kms)

12ª Etapa – de Caldas de Reis a Padrón (18,5km)

13ª Etapa – de Padrón a Santiago de Compostela (25,5km)

Mapa do Caminho Português da Costa


Clique no canto superior direito para ver o mapa em tamanho maior

Descarregue/Baixe todo o percurso do Caminho Português da Costa para o seu aparelho de GPS ou Smartphone clicando nos botões abaixo

Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago

Se gostou deste artigo poderá também gostar de ler o nosso Guia do Caminho Francês de Santiago, o Guia do Caminho Português de Santiago e o Guia do Caminho do Inverno com o relato de todas as etapas que percorremos nestes caminhos milenares.

Não deixem também de ler o nosso livro Caminho do Amor, focado na viagem interior, de reflexão e descoberta que é o Caminho de Santiago. O conteúdo é totalmente original e podem ler a sinopse do livro e descarregar uma amostra grátis clicando na imagem abaixo.

Livro Caminho do Amor

Podem ainda seguir-nos no Instagram e no Facebook e partilhar este artigo com os vossos amigos. Obrigado e Bom Caminho!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.