Caminho de Santiago Fisterra/Muxía: Guia com todas as Etapas

Caminho de Santiago Fisterra/Muxía: Guia com todas as Etapas

É certo que a Catedral de Santiago de Compostela é o destino de todos os peregrinos que caminham até ao Apóstolo Santiago. Mas para muitos não é o destino final do Caminho de Santiago. Esse fica a cerca de 100 km a oeste de Santiago, na mística Costa da Morte, mais propriamente dito no Cabo Fisterra, percorrendo o icónico caminho de Santiago a Fisterra

Caminho de Santiago Fisterra/Muxía: Guia com todas as EtapasDesde o século XII que há registos de peregrinos em Fisterra, local que na Idade Média era considerada a ponta mais ocidental da Europa, o Fim da Terra (Finis Terrae) antes de Colombo descobrir a América, e o troço final dum itinerário marcado no céu pela Via Láctea.

Caminho de Santiago Fisterra/Muxía: Guia com todas as EtapasOutra das terras com enorme tradição Jacobeia é a costeira vila de Muxía. A razão para tal importância prende-se com a lenda que narra a aparição de Nossa Senhora, numa barca de pedra guiada por anjos, a São Tiago com o objectivo de lhe dar alento na sua “missão” apostólica. No local da aparição foi erigido em 1544 o Santuário da Nossa Senhora da Barca, que desde então se tornou num importante local de peregrinação.

 Procure aqui alojamento em Santiago Compostela aos melhores preços

Por isso mesmo, grande parte dos peregrinos opta por acrescentar mais uma etapa ao Caminho de Santiago a Fisterra, incluindo Muxía no seu caminho até Finis Terrae.

Guia do Caminho de Santiago Fisterra/Muxía

Caminho de Santiago Fisterra/Muxía: Guia com todas as EtapasNeste artigo vamos dar-lhe a conhecer todas as etapas do Caminho de Santiago Fisterra/Muxia nas suas duas variantes.

Partilhamos ainda um mapa do Caminho de Santiago Fisterra/Muxia onde pode visualizar toda a rota jacobeia que liga Santiago a Fisterra pela variante de Muxía, a nossa favorita do Caminho de Santiago Fisterra/Muxía.

Caminho de Santiago Fisterra/Muxía: Guia com todas as EtapasLogo abaixo do mapa vai encontrar dois botões onde pode clicar para efetuar o download/descarga grátis do mapa, percurso, rota e trilha do Caminho de Santiago Fisterra/Muxía em formato GPX / KML para utilizar no Google Earth, no seu aparelho de GPS ou no smartphone.

Etapas do Caminho de Santiago Fisterra/Muxía

Caminho de Santiago Fisterra/Muxía: Guia com todas as EtapasO Caminho de Santiago Fisterra tem uma distância de sensivelmente 100 km se for direto a Fisterra, ou de 120 km se for via Muxia. O Caminho está bem marcado ao longo de todo o percurso, bastando ao peregrino seguir as setas amarelas para chegar a Fisterra.

O Caminho de Santiago Fisterra tem boas infraestruturas de apoio ao peregrino contando com albergues (municipais e privados) no final de todas as etapas, cafés e restaurantes. Há ainda vasta oferta de supermercados onde o peregrino se pode abastecer de todo o tipo de mantimentos para os seus dias de caminhada. Contudo, não espere a mesma oferta que encontra nos últimos quilómetros do Caminho Português ou do Caminho Francês.

Caminho de Santiago Fisterra/Muxía: Guia com todas as EtapasComo já referimos atrás os peregrinos que rumam de Santiago de Compostela até Fisterra podem optar por ir diretos ao famoso cabo do Fim do Mundo ou fazer um desvio até Muxía, o que obriga a acrescentar mais uma etapa ao Caminho de Santiago Fisterra.

A divisão do caminho ocorre, sensivelmente, 6 km após Oliveroa e está bem sinalizada com marcos jacobeus. Logo, não tem de se preocupar.

Caminho de Santiago Fisterra/Muxía: Guia com todas as EtapasPara ambas as rotas dividimos o Caminho em 4 etapas ou 5 etapas, de forma a ajustá-las a vários ritmos de caminhada, forma física e interesses pessoais. Tenha em atenção que, se optar por fazer o Caminho de Santiago Fisterra/Muxía em 4 etapas, a maioria dos dias terá de percorrer trinta ou mais quilómetros. Nós somos confessos “slow walkers”, como tal, optamos por fazer em 5 dias.

Abaixo pode encontrar todas as etapas do Caminho de Santiago Fisterra/Muxía

Caminho de Santiago Fisterra/Muxía em 5 Etapas

1ª Etapa – de Santiago de Compostela a Negreira (21 km)

O Caminho de Fisterra arranca na mítica Praça do Obradoiro, o ponto de chegada de todos os Caminhos de Santiago. A sensação é um pouco a do mundo ao contrário pois o início do Caminho é marcado por um “até breve” à Catedral de Santiago. Despedidas feitas, é hora de iniciar a sua jornada até ao Fim do Mundo. O maior desafio da etapa é a rasgada subida ao Alto do Mar de Ovellas, pois em somente dois quilómetros é preciso superar um desnível de cerca de 200 metros. O restante caminho é relativamente fácil e conduz o peregrino por frondosos bosques e bucólicas aldeias até chegar ao povoado de Negreira, o destino final da primeira etapa, e que está provido de albergue municipal. Em Negreira não deixe de visitar a espetacular fortaleza medieval Pazo de Cóton a Capela de San Mauro e a Igreja de San Xulián.

Nota: a saída de Santiago de Compostela é algo confusa e como tal recomendamos vivamente a que leve o track GPS que disponibilizamos logo abaixo do mapa do Caminho de Santiago Fisterra/Muxía.

2ª Etapa – de Negreira a Santa Mariña (21,5 km)

A etapa de hoje tem duas faces bem distintas. A primeira metade da etapa, até à aldeia de Vilaserío, é uma constante de “toboganes” galegos, autênticas montanhas-russas de subidas e descidas que são extremamente castigadoras para as pernas. O que vale é que, à semelhança do que aconteceu no primeiro dia, o Caminho de Santiago a Fisterra continua a brindar o peregrino com belas paisagens rurais. Após Vilaserío o cenário muda completamente de figura e o caminho torna-se muito mais suave até chegar ao pequeno povoado de Santa Mariña, o ponto final da etapa de hoje.

3ª Etapa – de Santa Mariña a Logoso (16 km)

Esta é uma das etapas mais curtas do Caminho de Santiago a Fisterra e como tal pode aproveitar para conhecer uma das maiores maravilhas naturais da Galiza, a Cascata de Ézaro. Mas antes de lá chegar terá de superar alguns desafios. E o maior do dia é a travessia do Monte Aro, pois, para além da exigente subida, há que lidar com longos troços em asfalto. Mas acredite que o esforço é recompensado quando iniciar a descida rumo a Olveiroa. As paisagens sobre a albufeira da Barragem de Fervenza e o Vale do rio Xallas são realmente fantásticas! Aproveite a passagem pelo bonito povoado medieval de Olveiroa para visitar os seus imponentes espigueiros e a Igreja de Santiago antes de prosseguir para aldeia de Logoso, onde irá pernoitar.

 Dica VagaMundos: de Logoso até à singular Cascata de Ézaro são 15 km. Para lá chegar terá de apanhar um táxi, mas acredite que vale mesmo muito a pena. Esta cascata tem uns impressionantes 40 metros de altura e é formada pelas águas do rio Xallas que neste preciso local se despenham violentamente no mar. Aproveite também para desfrutar das soberbas vistas sobre o mar que se obtém do miradouro de Ézaro. Ao pôr-do-sol é simplesmente mágico.

Caminho de Santiago Fisterra – Via Muxía

4ª Etapa – de Logoso a Muxía (29 km)

Hoje é o dia em que o Caminho de Santiago a Fisterra/Muxía se divide. A bifurcação fica a somente 2 km após Logoso e supomos que se está a ler esta secção, optou por ir via Muxía. Em nossa opinião, tomou uma excelente opção. A etapa em si passa por imensos locais interessantes antes de chegar a Muxía. Entre eles destacamos a cidade de Dumbría (não deixe de visitar a linda Igreja de Santa Eulalia), a Igreja românica de San Xulián de Moraime e o gigantesco Espigueiro de San Martiño de Ozón, um dos maiores da Galiza.

Para além da distância a maior dificuldade da etapa são os últimos 7 km, entre San Martiño de Ozón e Muxía. Este troço tem imensas subidas e descidas e, como surge no final da etapa, torna a chegada a Muxía algo penosa. Mas quando lá chegar esquece-se das dores todas, pois esta vila piscatória da Costa da Morte é nada menos do que mágica. Para além da visita obrigatória ao Santuário de Nossa Senhora da Barca visite também a Igreja de Santa Maria e não saía de Muxía sem provar o seu famoso polvo e os caranguejos.

5ª Etapa – de Muxía ao Cabo Fisterra (31 km)

A derradeira etapa do Caminho de Santiago a Fisterra é a mais longa de todas elas, mas se quiser pode quebrar a etapa em duas e pernoitar em Lires, sensivelmente a meio caminho entre Muxía e Fisterra. Para além das dificuldades impostas pela distância na etapa de hoje, terá de superar a exigente subida ao monte Facho de Lourido (280 metros de altura) e a respetiva descida até Lires. O que vale é que é feita na primeira metade da etapa, enquanto as pernas ainda estão (relativamente) frescas. O troço entre Lires e Fisterra é bem menos agressivo, mas com o acumular do cansaço não deixa de ser algo castigador. Ânimo, que já falta pouco para chegar ao Fim do Mundo e, quando der por si, já está a entrar na secular Fisterra.

Nota: o caminho que liga Muxía ao Cabo Fisterra está bem marcado em ambas as direções. Logo, é possível ir primeiro ao Cabo Fisterra e terminar a peregrinação em Muxía.

Sabemos que por esta altura já só vai querer avançar para o Cabo Fisterra, mas, no regresso ao povoado, não deixe de visitar o Castelo de San Carlos, a Capela da Nossa Senhora do Bom Sucesso, a Igreja de Santa Maria das Areias e de fazer um passeio pela marginal de Fisterra. E para fechar, não deixe de ir comer uma mariscada. Está entre as melhores da Galiza!

Somente 3 km separam Fisterra do seu icónico cabo. Pelo caminho irá passar pela célebre estátua do peregrino e pelo altaneiro Farol de Fisterra junto ao qual se encontra o famoso marco jacobeu do quilómetro zero.

A tradição secular diz que o peregrino deve queimar algo que usou na sua caminhada na ponta do cabo (as botas, a mochila, um casaco, etc), um ritual de purificação e renascimento. Ainda hoje o ritual é cumprido por muitos peregrinos, se bem que presentemente esteja oficialmente proibido fazer fogo no Cabo Fisterra.

Nós recomendamos a que se fique por um brinde acompanhado por uma (ou melhor várias) fotos épicas e que assista de camarote a um dos mais bonitos pores do sol de toda a sua vida. Afinal de contas não é todos os dias que tem a oportunidade de se despedir do dia, e dizer olá à noite, diretamente do Fim do Mundo!

Caminho de Santiago Fisterra – direto a Fisterra

4ª Etapa – de Logroso a Corcubión (17,5 km)

© Catarina Paisano

Hoje é o dia em que o Caminho de Santiago a Fisterra/Muxía se divide. A bifurcação fica a somente dois quilómetros após Logoso e supomos que se está a ler esta secção optou por ir direto a Fisterra. Se mudar de ideias pode sempre ir do Cabo Fisterra até Muxía, pois o caminho está super bem assinalado em ambas as direções.

A etapa de hoje volta a ser curta em distância mas não em interesse. Terá o primeiro vislumbre do Cabo Fisterra (se as condições meteorológicas estiverem pelos ajustes), poderá caminhar junto ao mar e ainda pode conhecer duas das localidades mais emblemáticas do Caminho de Santiago a Fisterra: Cee e Corcubión.

© Catarina Paisano

A maior dificuldade da etapa surge precisamente após o ponto de onde é possível avistar o Cabo de Fisterra, o cruzeiro da Armada. A descida até Cee é muito íngreme e pedregosa, por isso vá devagar e com muita precaução. São muitos os peregrinos que facilitam e acabam por cair. Uma vez em Cee aproveite para visitar a Igreja de Santa María de Xunqueira (o Caminho passa mesmo ao lado), o Pazo de Cotón (sim, tem o mesmo nome do que viu em Negreira) e para dar um descanso às pernas na Praia da Concha.

De Cee a Corcubión é um saltinho e tanto pode seguir caminho atravessando Cee como optar por ir pela orla da ria de Corcubión. Sugerimos vivamente a que opte pela segunda alternativa, mesmo implicando ter de fazer mais algumas centenas de metros. A etapa termina na bonita vila de Corcubión, dotada de um vasto património histórico. Entre eles destacamos a Igreja Românica de São Pedro, os Paços dos Condes de Traba e Altamira, a Casa Miñones e o Castelo do Cardenal.

5ª Etapa – de Corcubión ao Cabo Fisterra (14Km)

Apenas 14 km o separam da meta. O Caminho segue sempre junto à costa e passa por algumas das praias mais bonitas da Costa da Morte, como seja a Praia do Sardiñeiro e a Praia da Langosteira. Uma vez chegado a Fisterra pode ir buscar a sua Fisterrana, o certificado similar à Compostela, que atesta que fez a sua peregrinação até ao Fim do Mundo. Depois é só seguir caminho até ao mítico Cabo de Fisterra onde poderá assistir a um dos pores do sol mais bonitos (e simbólicos) da sua vida.

Caminho de Santiago Fisterra/Muxía em 4 Etapas

Como já referimos atrás é possível fazer o Caminho de Santiago a Fisterra/Muxía em apenas 4 etapas. Abaixo encontra as nossas sugestões de etapas para ambas as alternativas (via Muxía ou direto a Fisterra).

1ª Etapa – de Santiago a Negreira (21 km)

2ª Etapa – de Negreira a Olveiroa (33 km)

Caminho de Santiago Fisterra – via Muxía

3ª Etapa – de Olveiroa a Muxía (32 km)

4ª Etapa – de Muxía ao Cabo Fisterra (31 km)

Caminho de Santiago Fisterra – direto a Fisterra

3ª Etapa – de Olveiroa a Corcubión (21,5 km)

4ª Etapa – de Corcubión ao Cabo Fisterra (23,5 km)

Mapa do Caminho de Santiago Fisterra/Muxía e track GPS

Neste mapa pode encontrar todo o traçado desde a Praça do Obradoiro, em Santiago de Compostela, até ao Cabo Fisterra e Muxía, num total de cerca de 120km.


Clique no canto superior direito para ver o mapa em tamanho maior

Descarregue/Baixe todo o percurso do Caminho de Santiago Fisterra/Muxía para o seu aparelho de GPS ou Smartphone clicando nos botões abaixo

Dowload ficheiro em formato KLM para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Albergues de Peregrinos no Caminho de Santiago Fisterra/Muxía – onde dormir no Caminho

Santiago de Compostela

Albergue Seminario Menor

Morada: Av. Quiroga Palacios, 2

Tel: +34 881 03 17 68 ou +34 981 56 85 21

Clique para reservar online

Albergue The Last Stamp

Morada: Rúa do Preguntoiro, 10

Tel: +34 981 563 525

Clique para reservar online

Residência de peregrinos San Lázaro

Morada: Rúa da Vesada, 2

Tel: +34 981 571 488

Albergue Fin del Camino

Morada: Rúa de Moscova

Tel: +34 981 587 324

Clique para ver mais opções de alojamento em Santiago de Compostela

Negreira

Albergue de peregrinos de Negreira

Morada: Calle Patrocinio

Tel: +34 664 081 498

Hotel Millan

Morada: Av. de Santiago

Tel: +34 981 885 201

Clique para reservar online

Clique para ver mais opções de alojamento em Negreira

Santa Mariña

Albergue Santa Mariña

Morada: Santa Mariña, 14

Tel: +34 981 852 897

Albergue Casa Pepa

Morada: Santa Mariña

Tel: +34 981 852 881

Olveiroa

Albergue de peregrinos de Olveiroa

Morada: Olveiroa

Tel: +34 981 744 001

Albergue Santa Lucía

Morada: Olveiroa

Tel: +34 683 190 767

Clique para reservar online

Albergue Casa Manola

Morada: Olveiroa

Tel: +34 981 741 745

Clique para reservar online

O Logoso

Albergue-Pensión O Logoso

Morada: Logoso

Tel: +34 659 505 399

Clique para reservar online

Pensión-Apartamentos A Pedra

Morada: Logoso

Tel: +34 652 864 623

Clique para reservar online

Dumbría

Albergue de peregrinos O Conco

Morada: Lg. O Conco

Tel: +34 981 744 001

Clique para ver mais opções de alojamento em Dumbría

Muxía

Albergue de peregrinos de Muxía

Morada: Rúa Enfesto, 22

Tel: n/d

Albergue Da Costa

Morada: Calle Doctor Toba, 33

Tel: +34 676 363 820

Clique para reservar online

Albergue Bela Muxía

Morada: Rúa da Encarnación, 30

Tel: +34 687 798 222

Clique para reservar online

Albergue Arribada

Morada: Rúa José María del Río, 30

Tel: +34 981 742 516

Clique para reservar online

Albergue @Muxía

Morada: Calle Enfesto, 12

Tel: +34 981 742 118

Clique para reservar online

Clique para ver mais opções de alojamento em Muxía

Lires

Albergue As Eiras

Morada: Lires, 82

Tel: +34 981 748 180

Clique para reservar online

Pensión Casa Luz

Morada: Lires, 35

Tel: +34 981 748 924

Clique para reservar online

Casa Lourido Lires

Morada: Lires, 15

Tel: +34 981 748 203

Clique para reservar online

Clique para ver mais opções de alojamento em Lires

Cee

Albergue A Casa da Fonte

Morada: Rúa de Arriba, 36

Tel: +34 699 242 711

Albergue O Bordón

Morada: Camiños Chans-Brens

Tel: +34 981 197 562

Clique para reservar online

Clique para ver mais opções de alojamento em Cee

Corcubión

Albergue de peregrinos San Roque

Morada: San Roque

Tel: +34 679 460 942

Casa da Balea

Morada: C. Rafael Juan, 44

Tel: +34 981 746 645

Clique para reservar online

Hotel As Hortensias

Morada: Lg. Praia de Quenxe

Tel: +34 981 747 584

Clique para reservar online

Clique para ver mais opções de alojamento em Corcubión

Fisterra

Albergue de peregrinos de Fisterra

Morada: Rúa Real, 2

Tel: n/d

Albergue-Pensión Cabo da Vila

Morada: Calle A Coruña, 13 bajo

Tel: +34 607 735 474

Clique para reservar online

Albergue de Paz

Morada: Calle Víctor Cardalda, 11

Tel: +34 628 903 693

Clique para reservar online

Albergue-Pensión O Encontro

Morada: Calle Fonte Vella, 22

Tel: +34 696 503 363

Clique para reservar online

Clique para ver mais opções de alojamento em Fisterra

Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago

Se gostou deste artigo poderá também gostar de ler o nosso Guia do Caminho Francês de Santiago, o Guia do Caminho Central Português, o Guia do Caminho Português da Costa e o Guia do Caminho do Inverno com o relato de todas as etapas que percorremos nestes caminhos milenares.

Não deixe também de ler o nosso livro Caminho do Amor, focado na viagem interior, de reflexão e descoberta que é o Caminho de Santiago. O conteúdo é totalmente original e pode ler a sinopse do livro e descarregar uma amostra grátis clicando na imagem abaixo.

Livro Caminho do Amor

Pode ainda seguir-nos no Instagram e no Facebook e partilhar este artigo com os seus amigos. Obrigado e Bom Caminho!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá , passando por aqui para deixar um forte abraço e um grande parabéns a vocês pelas informações. Lembrando que este ano em Julho foi conhecer a ‘Rota de Carés” depois que visitei sua pagina.
    Todos as informações me foram de muita ajuda. Abraços.

    • Olá Edson!
      Muito obrigado. Ficamos contentes por saber que a nossa página ajudou na descoberta da maravilhosa Rota de Carés.
      Abraços nossos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.