Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  

Camino de Hierro, é este o novo nome da histórica Rota dos Túneis e Pontes da Linha do Douro, um extraordinário trilho pedestre pela abandonada linha férrea entre La Fregeneda (Espanha) e Barca d’Alva (Portugal), em pleno Parque Natural das Arribas do Douro, o congénere espanhol do Douro Internacional. Nós já o fomos percorrer e não temos qualquer reserva em afirmar que é um dos percursos pedestres mais espetaculares da Espanha, para não dizer de toda a Europa.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  

A Rota dos Túneis encontrava-se oficialmente encerrada devido à elevada degradação das pontes e túneis da linha férrea. Mas o percurso foi completamente reabilitado, reabrindo em 2021 com todas as condições de segurança e sob o nome de Camino de Hierro. Continua é a ser um estonteante desafio para quem sofra de vertigens!

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Como o próprio nome indica, o Camino de Hierro segue ao longo da linha férrea entre a antiga estação de comboios de La Fregeneda e a Ponte Férrea Internacional que liga Portugal a Espanha, em Barca d’Alva.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  São os últimos 17 km da antiga, e atualmente abandonada, linha do Douro que unia Salamanca a Barca d’Alva e posteriormente ao Porto. Uma verdadeira obra-prima da engenharia industrial e ferroviária que presentemente só se encontra ativa entre a estação de Pocinho e a cidade do Porto.

Ao longo do percurso do Camino de Hierro, que acompanha o rio Águeda até à sua foz no Douro, irá atravessar 20 túneis, o maior dos quais com quase 1600 metros de extensão, e transpor 10 vertiginosas pontes metálicas, algumas delas feitas pela escola de Eiffel. Não é à toa que recebeu o nome de Rota dos Túneis e Pontes da Linha do Douro. Sempre na companhia de paisagens panorâmicas de cortar a respiração sobre as escarpadas falésias do Parque Natural das Arribas do Douro!

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Para @ ajudar a planear a sua caminhada pelo Camino de Hierro – Rota dos Túneis e Pontes, nas secções seguintes deste artigo irá encontrar uma breve descrição do percurso pedestre (para que saiba ao que vai) informações e dicas práticas sobre o Camino de Hierro, e um mapa com os principais pontos do percurso assinalados, entre eles todas as pontes e túneis. Só vai precisar mesmo de calçar as suas botas de caminhada, colocar a mochila às costas e partir à aventura!

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  

Na preparação da sua viagem para ir percorrer o Camino de Hierro – Rota dos Túneis, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Conteúdo deste Artigo

Guia completo para percorrer o Camino de Hierro | Rota dos Túneis e Pontes da Linha do Douro de La Fregeneda a Barca d’Alva

Onde fica localizado o Camino de Hierro | Rota dos Túneis e como chegar ao início do percurso pedestre?

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  
Estação de comboios de La Fregeneda, o ponto de partida do Camino de Hierro – Rota dos Túneis

Como já referimos o trilho Camino de Hierro – Rota dos Túneis fica localizado no concelho de La Fregeneda, em pleno Parque Natural das Arribas do Douro, no extremo oeste da província de Salamanca e a dois passos de Portugal, mais concretamente de Barca d’Alva, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  
Ponte Internacional sobre o rio Águeda, o final do Camino de Hierro – Rota dos Túneis

O percurso do Camino de Hierro – Rota dos Túneis começa na antiga estação de La Fregeneda, que fica localizada a cerca de 4 km do centro da vila (consulte abaixo as coordenadas GPS). O acesso à estação tem um troço de terra batida, mas está em bom estado pelo que pode ser percorrido com um carro ligeiro sem qualquer problema. Junto à estação de comboios existem muitos lugares para parquear a sua viatura.

Coordenadas GPS do início do percurso do Camino de Hierro: 40°59’22.0”N 6°50’14.6” W

Onde comprar e qual o preço dos bilhetes do Camino de Hierro | Rota dos Túneis La Frageneda?

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Para percorrer o Camino de Hierro – Rota dos Túneis é necessário reservar bilhete previamente pois existe um limite de entradas diárias no trilho. Tendo isso em conta, recomendamos que faça a sua reserva com o máximo de antecedência possível, sobretudo se estiver a planear a sua visita para os períodos de férias escolares, datas festivas ou fins-de-semana.

Tenha em atenção que os bilhetes só podem ser comprados através do site oficial do Camino de Hierro. Apesar de haver um centro de acolhimento e controlo dos bilhetes na estação de comboios de La Fregeneda, não existe bilheteira física.

O preço do bilhete para percorrer o Camino de Hierro é de 5 €. O bilhete inclui:

  • a entrada no trilho,
  • um colete refletor,
  • uma pequena lanterna (imprescindível para atravessar os túneis mais longos),
  • seguro individual de responsabilidade civil e acidentes,
  • a viagem de autocarro desde o final do percurso até ao ponto de partida.

Tendo em conta o que oferece, é um valor quase simbólico e que reverte na totalidade para a manutenção do percurso e para o Parque Natural das Arribas do Douro.

Existe ainda uma tarifa reduzida, que se cifra nos 4 €, para estudantes, reformados, famílias numerosas e grupos escolares.

Clique aqui para fazer a sua reserva no site oficial do Camino de Hierro

Horários de acesso ao Camino de Hierro | Rota dos Túneis

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Por estar inserido no Parque Natural das Arribas do Douro, os horários de acesso ao Camino de Hierro – Rota dos Túneis são bastante restritos e variam de acordo com a época do ano. Até porque nos túneis do Camino de Hierro habita uma das maiores colónias de morcegos da Península Ibérica e é preciso minimizar o impacto dos caminhantes no ecossistema. Tiramos o nosso chapéu a esta medida de turismo sustentável!

Deixamos abaixo os horários vigentes, mas recomendamos que consulte sempre o site oficial do Camino de Hierro pois podem ocorrer alterações devido às condições atmosféricas.

Horários de Outono – Inverno

  • De 15 de outubro a 31 de março
  • Entrada das 9:00h às 10:00 horas – depois desta hora já não é possível iniciar o trilho
  • Para poder usufruir da viagem de autocarro de regresso ao ponto de partida o trilho tem de ser terminado até às 16h30.

Horários Primavera – Verão

  • De 1 de abril a 14 de outubro
  • Entrada das 7:30h às 8:30 horas – depois desta hora já não é possível iniciar o trilho
  • Para poder usufruir da viagem de autocarro de regresso ao ponto de partida o trilho tem de ser terminado até às 15h

Dias de Encerramento:

O Camino de Hierro – Rota dos Túneis encerra todas as segundas feiras para manutenção. Contudo se um feriado espanhol calhar à segunda-feira o dia de encerramento é, por norma, mudado para a terça-feira seguinte.

Para além do encerramento semanal, o Camino de Hierro encerra nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro, e ainda um mês inteiro durante o verão. Esse mês é móvel e depende das indicações das autoridades do Parque Natural.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  

Nota Importante: tenha em atenção que os horários de entrada estão na hora espanhola. Se optar por dormir na véspera da caminhada em Portugal terá que tirar uma hora, o que o irá obrigar a madrugar, sobretudo no horário Primavera/Verão em que a entrada pela hora portuguesa será entre as 6:30h e as 7:30h. Tendo isso em conta, recomendamos vivamente que opte por dormir de véspera do lado espanhol e relativamente perto do ponto de partida do Camino de Hierro. Foi o que fizemos e mais abaixo neste artigo partilhamos consigo aquelas que consideramos ser as melhores opções de alojamento perto do Camino de Hierro – Rota dos Túneis.

Como funciona o serviço de transporte de autocarro do final do percurso até ao ponto de partida?

Cais Fluvial Vega Terrón

Como já referimos, o serviço de transporte de autocarro de regresso ao ponto de partida do trilho Camino de Hierro – Rota dos Túneis está incluído no bilhete de entrada.

Para usufruir do serviço, só tem que assinalar que o pretende no formulário de reserva do bilhete e terminar o trilho dentro do horário limite. Os autocarros partem do Cais Fluvial Vega Terrón, que fica mesmo ao lado da Ponte Internacional que liga Espanha a Portugal, o ponto final do percurso do Camino de Hierro.

Fronteira Portugal – Espanha na Ponte Internacional sobre o rio Águeda

Tenha em atenção que não existe um horário pré-definido para as viagens de autocarro, ou seja os mesmos partem quando estão cheios. Pode aproveitar a espera para beber uma refrescante bebida na esplanada do bar do Cais Fluvial Vega Terrón, com vista para o Douro e a vila portuguesa de Barca D’Alva.

Quando ir percorrer o Camino de Hierro | Rota dos Túneis?

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Em nossa opinião as melhores estações para percorrer o Camino de Hierro – Rota dos Túneis são a primavera e o outono altura em que o tempo está mais ameno, logo, mais propício a caminhadas. Se for no final do inverno/início da primavera terá ainda o bónus de ver as amendoeiras em flor, pois a região de La Fregeneda é uma das maiores produtoras de amêndoa da Espanha.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  
Amendoeiras em Flor no Camino de Hierro – Rota dos Túneis

Os meses mais quentes do verão são totalmente desaconselhados, pois as Arribas do Douro são conhecidas por terem verões escaldantes, um pouco à semelhança do que acontece na região portuguesa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Como se isso não bastasse, o trilho Camino de Hierro – Rota dos Túneis tem uma enorme exposição solar (praticamente só há sombras dentro dos túneis). Não é à toa que o Parque Natural das Arribas do Douro opta por encerrar o Camino de Hierro – Rota dos Túneis um mês inteiro durante o verão, por norma julho ou agosto.

Se optar por ir no inverno, tenha em atenção que o percurso poderá estar muito escorregadio, sobretudo nos túneis e nas pontes metálicas. Evite levar crianças nesses meses e redobre a sua atenção.

É possível fazer o Camino de Hierro com crianças?

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Sim. Mas existem limitações para crianças pequenas por questões de segurança. Apesar do percurso ter sido requalificado, tendo sido construídos passadiços de madeira nas pontes, ainda assim existem pequenas aberturas por onde uma criança pequena pode cair.

Posto isto, se for com crianças até aos 8 anos, só poderá fazer o trajeto reduzido do Camino de Hierro – Rota dos Túneis, que conta com 8 km de extensão (ida e volta). Na prática poderá ir até ao início da primeira grande ponte do Camino de Hierro, a Puente del Morgado, que fica imediatamente após o Túnel 3, onde habita a maior colónia de morcegos das Arribas do Douro. Para mais informações leia a secção da descrição do percurso do Camino de Hierro – Rota dos Túneis.

Independentemente das proibições legais, na hora de levar crianças para percorrer o Camino de Hierro, tenha em conta que o percurso é longo, tem limitação de tempo e é exigente fisicamente. Terá de caminhar muitas das vezes pelos carris, onde existe imensa pedra solta e isso pode tornar-se muito cansativo para as crianças, sobretudo se não estão muito habituadas a caminhadas. Vimos muitas famílias a percorrer o Camino de Hierro – Rota dos Túneis e mais para o final do percurso muitos dos miúdos com idades a rondar os 10-12 anos já estavam fartos e fatigados.

É possível fazer o Camino de Hierro de bicicleta?

Não. O Camino de Hierro – Rota dos Túneis é um percurso exclusivamente pedestre.

O que levar?

Lanterna incluída no bilhete de entrada no Camino de Hierro
  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas, de preferência de sola dura pois o percurso é irregular e muito pedregoso, sobretudo quando se tem de caminhar pelos carris.
  • Comida e bebidas (entre elas, muita água, pois não há cafés nem lojas ao longo de todo o percurso);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu (o percurso tem uma enorme exposição solar);
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
  • Um saco para trazer consigo o seu lixo.

Onde ficar quando for percorrer o Camino de Hierro? Sugestões de alojamento perto do ponto de partida da Rota dos Túneis

Tendo em conta que é preciso começar o Camino de Hierro – Rota dos Túneis muito cedo, sobretudo no horário primavera/verão, o ideal é ficar a pernoitar o mais perto possível do início do percurso.

Apesar de não haver hotéis perto do Camino de Hierro, existem várias opções de alojamentos de turismo rural a preços acessíveis. Abaixo partilhamos os nossos favoritos e os que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região. Todos estão a 20-30 minutos (no máximo) do ponto de partida da Rota dos Túneis.

Posada Real Quinta de la Concepción 

Em pleno Parque Natural Arribes del Duero (Hinojosa de Duero) e a 20 km do início do Caminho de Hierro, o hotel rural Posada Real Quinta de la Concepción disponibiliza quartos com casa de banho e varanda privadas para desfrutar das excelentes vistas para o Douro e os vinhedos de Portugal. Servem um pequeno almoço delicioso e jantar a pedido. As áreas comuns incluem salão com lareira, 2 piscinas exteriores, amplos jardins e campos de padel. Tem estacionamento privado gratuito e bicicletas gratuitas para hóspedes.

Posada de Los Aceiteros 

Também a 20 km do Camino de Hierro, mas na pacata aldeia de Ahigal de los Aceiteros, o hostal Posada de Los Aceiteros conta com restaurante, bar, salão partilhado, pequeno terraço e jardim. Os quartos privados em estilo rústico e com comodidades modernas são muito confortáveis. O pequeno almoço é soberbo e vale a pena jantar no restaurante da pousada: a comida merece todos os elogios rasgados que os hóspedes fazem.

Casa Rural Therma Agreste 

Inserida no cenário pitoresco do Parque Natural das Arribas do Douro, a Casa Rural Therma Agreste, em Bermellar e apenas a 25 km do Camino de Hierro, é ideal para famílias que buscam privacidade com requinte. Elogiável na limpeza e na decoração rústica com acabamentos luxuosos dos charmosos e espaçosos chalets autossuficientes, com aquecimento central, casa de banho privada, vigamento de madeira e paredes de pedra expostas. Beneficie ainda das águas termais da propriedade numa sessão de Spa, na sauna ou na banheira de hidromassagem.

Cabañas de la Romedina

Ficam um pouco mais longe (a 30 km do Camino de Hierro), mas os bungalows de madeira das Cabañas de la Romedina têm pontuação máxima em todas a frentes: limpeza, conforto, comodidade, relação qualidade-preço e uma equipa de funcionários 5 estrelas. Espreite o sedutor aconchego destas casinhas em Bañobárez.

Clique para ver mais opções de alojamento perto do Camino de Hierro

Dicas práticas e cuidados a ter no trilho Camino de Hierro | Rota dos Túneis

  • É recomendável que esteja no ponto de partida do Camino de Hierro – Rota dos Túneis com pelo menos 30 minutos de antecedência. Isto porque, para além do controlo de bilhetes, terá de recolher o equipamento que está incluído no bilhete e escutar as recomendações dos funcionários do Parque Natural das Arribas do Douro. Não se esqueça de recolher os contactos para utilizar na eventualidade de ter algum problema ou acidente ao longo do percurso.
  • Apesar do percurso do Camino de Hierro – Rota dos Túneis não apresentar desníveis (a única exceção é o percurso alternativo ao Túnel dos Morcegos geralmente encerrado na época da reprodução) é ainda assim fisicamente exigente. Não só devido à distância mas sobretudo devido ao piso que é muito pedregoso. Muitas das vezes terá de caminhar nos carris, sobretudo nos túneis, o que não só é cansativo como diminui consideravelmente o ritmo da caminhada. Nós não utilizamos, mas um bastão de caminhada pode ser um bom auxílio.
  • Os túneis do Camino de Hierro não têm qualquer tipo de iluminação artificial, sendo que nos mais longos a única luz que terá é a da sua lanterna, que pouco mais ilumina do que a zona onde se coloca os pés. Convém redobrar a atenção e caminhar devagar.
  • Nos túneis não é recomendado caminhar pelas laterais da linha de comboio, pois a superfície é mais irregular e existem buracos. A melhor opção é caminhar pela linha férrea, mais concretamente pelas traves de madeira. A única exceção é o Túnel 1, pois as laterais já foram reabilitadas. Tenha também em atenção que em dias de humidade as traves podem estar escorregadias. Se for o caso, não lhe resta alternativa a não ser caminhar sobre as pedras entre as traves.
  • Nos túneis, sobretudo no Túnel 3 (onde habita a maior colónia de morcegos), não deve fazer barulho e é estritamente proibido apontar a lanterna ou a câmara fotográfica para os morcegos. Nós é que estamos na casa deles, como tal, o principal objetivo é evitar perturbá-los. Vai escutar os seus guinchos, mas não tenha medo que estes mamíferos alados são completamente inofensivos.
  • Se sofre muito de vertigens, pense duas vezes antes de ir percorrer o Camino de Hierro – Rota dos Túneis pois vai sentir dificuldades a atravessar as pontes mais altas do percurso (e olhe que é mais de uma mão cheia delas). A primeira delas é a Ponte del Morgado, que fica imediatamente após o Túnel 3. Caso se sinta muito desconfortável na travessia dessa ponte, pode falar com um funcionário do parque e voltar para trás.

Descrição do trilho Camino de Hierro | Rota dos Túneis: principais pontos de interesse do percurso pedestre pela antiga Linha do Douro

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Como já referimos, o trilho Camino de Hierro – Rota dos Túneis é um percurso pedestre linear com sensivelmente 17 km de extensão pela Rota dos Túneis e Pontes da antiga e desativada Linha do Douro entre La Fregeneda e Barca d’Alva.

Ponto de partida do Camino de Hierro – Rota dos Túneis

O trilho arranca na estação de Valdenoguera em La Fregeneda, mais concretamente junto a um antigo vagão de carga que presentemente serve de centro de acolhimento aos caminhantes. É aí que será feito o controlo dos bilhetes e lhe vão entregar um colete fluorescente (excetuando na época de hibernação dos morcegos), lanterna e dar todas as informações relevantes sobre o percurso do Camino de Hierro – Rota dos Túneis.

Túnel 1, o mais extenso do Camino de Hierro

Assim que sair da estação vai logo colocar a uso a sua lanterna pois irá atravessar o maior dos túneis do Camino de Hierro, com quase 1600 metros de extensão. Apesar de ser muito longo, o túnel é retilíneo pelo que verá, literalmente, sempre “a luz ao fundo do túnel”.

Embora nos túneis seja recomendável caminhar sempre pela linha do comboio, o Túnel 1 é a exceção à regra: por ser o túnel mais longo, a lateral direita do Túnel 1 foi reabilitada. À data da nossa visita (finais de fevereiro 2022), podia ser percorrida sem problemas de maior. Contudo, convém confirmar o seu estado junto dos funcionários do parque natural, pois pode ter sofrido algum dano.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Após sair do Túnel 1, começará a ser brindad@ com as primeiras paisagens panorâmicas sobre as escarpadas falésias do Parque Natural das Arribas do Douro. O Camino de Hierro – Rota dos Túneis avança em direção ao rio Águeda, que irá acompanhar até à sua foz, no rio Douro, em Barca d’Alva e Vega Terrón.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Fora dos túneis é quase sempre possível caminhar por (pelo menos) uma das laterais da linha do comboio com menos pedra solta, o que facilita imenso a progressão. Aproveite o terreno mais plano, pois caminhar pelo cascalho da linha férrea torna-se muito cansativo após alguns quilómetros.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  
Entrada no Túnel dos Morcegos do Camino de Hierro – Rota dos Túneis da Linha do Douro

O próximo destaque do percurso do Camino de Hierro vai para o Túnel 3, o mais especial de todos na Rota dos Túneis. Apesar de não ser tão longo como o primeiro (tem pouco mais de 400 metros), o túnel é curvo, como tal, no meio do túnel a escuridão é completa. E essa característica tornou-o no lar de eleição de uma das maiores colónias de morcegos da Península Ibérica (mais de 12000). Por isso, na travessia do Túnel dos Morcegos siga e cumpra as regras específicas de forma a não perturbar os morcegos. Deve caminhar silenciosamente, apontar sempre as lanternas para o solo e não tirar fotografias.

Atenção: durante a época de reprodução (por norma entre maio e agosto) o Túnel dos Morcegos está encerrado e terá de seguir pelo trilho alternativo que contorna o túnel. Para mais informações leia a secção deste artigo dedicada ao percurso alternativo ao Túnel 3 do Camino de Hierro.
Ponte del Morgado

O próximo marco do Camino de Hierro  Rota dos Túneis é a Ponte del Morgado, a primeira ponte vertiginosa do percurso. Por razões de segurança, a partir deste ponto o Camino de Hierro está interdito a crianças com menos de 8 anos (para mais informações leia a secção do trajeto reduzido do Camino de Hierro – Rota dos Túneis). Se sofre de vertigens, terá aqui o seu primeiro grande desafio. Caso se sinta muito desconfortável na travessia da ponte, o melhor mesmo é voltar para trás.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  
Ponte de Poyo Valiente

Um pouco mais à frente, e após atravessar mais um par de túneis praticamente colados, surge uma das pontes mais icónicas do Camino de Hierro, a Ponte de Poyo Valiente.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Esta vertiginosa ponte tem a particularidade de estar entre dois túneis e de ser curva, o que faz dela uma das maiores obras-primas da engenharia da Rota dos Túneis da Linha do Douro.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  
Puente del Lugar

Nos três quilómetros seguintes irá cruzar, nada mais, nada menos, do que seis túneis. É a antecâmara de outro dos ex-libris do Camino de Hierro – Rota dos Túneis: a Puente del Lugar, cujos 140 metros de extensão faz dela a maior ponte de todo o percurso. Esta fantástica obra de engenharia contruída por engenheiros da escola de Eiffel vai deixá-l@ boquiabert@. As vistas da ponte são simplesmente divinais!

Puente del Poyos

Três túneis depois, mais um momento de puro deslumbramento. A travessia da Puente del Poyos, uma majestosa ponte responsável por superar a inclinação mais íngreme de todo o percurso do Camino de Hierro – Rota dos Túneis.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  
Túnel Porrera

Pouco após a ponte, mais um longo túnel espera por si, o Túnel Porrera, ao qual se segue a bela Puente de Los Riscos. A última grande ponte (antes da Ponte Internacional que liga Espanha a Portugal) é a Puente de Las Almas.

Puente de Las Almas

Após a travessia, apenas dois túneis @ separam do final do Camino de Hierro – Rota dos Túneis. Quando der por si, já está a atravessar a Ponte Internacional com Barca d’Alva e a deslumbrar-se com o Douro no horizonte.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  
Reta final do Camino de Hierro

Depois da foto da praxe no meio da ponte, que marca a fronteira entre Espanha e Portugal, é só descer ao Cais Fluvial de Vega Terrón e apanhar o autocarro de regresso ao ponto de partida do Camino de Hierro – Rota dos Túneis.

Ponte Internacional, o final do Camino de Hierro – Rota dos Túneis e Pontes
Dica VagaMundos: se é fã de caminhadas na natureza, sugerimos que espreite o nosso artigo dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal (clique para ler). Vai com certeza encontrar um que tem mesmo a sua cara!

Nome e extensão dos 20 Túneis do Camino de Hierro

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  Mais de 4 km do Camino de Hierro são passados dentro dos túneis. Por isso é que o nome de “Rota dos Túneis da Linha do Douro” lhe assenta que nem uma luva. Abaixo pode consultar o nome e extensão dos 20 túneis do Camino de Hierro:

  • Túnel 1 – La Carretera (1590 metros)
  • Túnel 2 – Las Majadas (30 metros)
  • Túnel 3 – Túnel dos Morcegos (420 metros)
  • Túnel 4 – Poyo Rubio (55 metros)
  • Túnel 5 – La Belleza (75 metros)
  • Túnel 6 – Poyo Valiente (360 metros)
  • Túnel 7 – El Pico (45 metros)
  • Túnel 8 – Cega Verde (85 metros)
  • Túnel 9 – Martín Gago (60 metros)
  • Túnel 10 – La Cortina (80 metros)
  • Túnel 11 – Cega Viña (95 metros)
  • Túnel 12 – Los Llanos (150 metros)
  • Túnel 13 – El Lugar (125 metros)
  • Túnel 14 – La Barca (135 metros)
  • Túnel 15 – Los Poyos (35 metros)
  • Túnel 16 – La Porrera (330 metros)
  • Túnel 17 – Los Riscos (200 metros)
  • Túnel 18 – El Gazaro (70 metros)
  • Túnel 19 – Las Almas (70 metros)
  • Túnel 20 – El Muelle (230 metros)

Nome e extensão das 10 Pontes do Camino de Hierro

São 10 as pontes que irá cruzar no Camino de Hierro – Rota dos Túneis, a maioria delas super vertiginosas. Abaixo partilhamos o seu nome e extensão:

  • Ponte Pingallo (10 metros)
  • Ponte del Morgado (105 metros)
  • Ponte Poyo Rubio (110 metros)
  • Ponte Poyo Valiente (140 metros)
  • Ponte del Lugar (140 metros)
  • Ponte de los Poyos (135 metros)
  • Ponte de los Riscos (70 metros)
  • Ponte de las Almas (130 metros)
  • Ponte del Embarcadero (10 metros)
  • Ponte Internacional (185 metros)

Percurso Alternativo do Camino de Hierro caso o Túnel dos Morcegos esteja encerrado

Entrada do Túnel dos Morcegos

Como já referimos, durante a época de reprodução dos morcegos, o Túnel 3, está encerrado. Por norma isso acontece entre os meses de maio e agosto, mas pode haver ajustes por parte das autoridades que gerem o Parque Natural das Arribas do Douro.

Ponto em que começa o percurso alternativo do Camino de Hierro – Rota dos Túneis

Caso o túnel esteja encerrado, um funcionário do parque natural estará junto ao acesso ao Túnel dos Morcegos para lhe indicar o ponto de partida do percurso alternativo. Irá seguir por um pequeno trilho que contorna o túnel e estica um pouco a caminhada. Em vez dos 17 km, terá de percorrer 18 km. Nada de significativo, e como recompensa será brindado com vistas soberbas sobre o profundo vale por onde corre o rio Águeda.

Camino de Hierro | La Fregeneda: Rota dos Túneis e Pontes  
Vista do Vale do Águeda à saída do Túnel dos Morcegos – se for pelo caminho alternativo a vista é ainda melhor

Mesmo que o Túnel dos Morcegos se encontre aberto, pode sempre optar por seguir pelo traçado alternativo. Uma opção válida se não se sentir confortável a caminhar no túnel na companhia dos morcegos. Mas olhe que são completamente inofensivos!

Trajeto reduzido do Camino de Hierro | Rota dos Túneis

A partir deste ponto é proibido avançar no Camino de Hierro com crianças com idade inferior a 8 anos

O trajeto reduzido do Camino de Hierro – Rota dos Túneis tem somente 8 km (ida e volta) e vai apenas até ao final do Túnel 3, a grande casa dos morcegos. Caso vá percorrer o Camino de Hierro com crianças de idade inferior aos 8 anos, só poderá fazer o trajeto reduzido do Camino de Hierro pois, por questões de segurança, as crianças até aos 8 anos não podem atravessar as pontes mais extensas. É também uma boa opção para quem não se encontre em boa forma física ou sofra muito de vertigens.

O caminho de regresso à estação de La Fregeneda é feito inicialmente pelo trilho alternativo ao Túnel 3, que referimos na secção anterior, e posteriormente pelo percurso que fez no início da caminhada, via Túnel 2 e Túnel 1.

Camino de Hierro | Rota dos Túneis: informações práticas e mapa do percurso pedestre

Informação prática do Camino de Hierro – Rota dos Túneis

  • Distância: 17 km (18 km se o Túnel 3 estiver encerrado)
  • Circular: não (o regresso é feito de autocarro)
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Antiga Estação de Comboios de La Frageneda/Cais Fluvial de Vega de Térron

Mapas do percurso pedestre Camino de Hierro | Rota dos Túneis

Abaixo partilhamos dois mapas do Camino de Hierro – Rota dos Túneis. O primeiro mostra a localização de todos os túneis e pontes do percurso e tem algumas informações práticas sobre o Camino de Hierro. Irá receber a versão em papel deste mapa no início do percurso.

Mapa do Camino de Hierro – Rota dos Túneis e Pontes da Linha do Douro

O segundo mapa do Camino de Hierro – Rota dos Túneis, que aqui lhe disponibilizamos, é interativo e tem como objetivo permitir-lhe estudar o percurso de antemão. Abaixo encontrará também os tracks GPS para download (GPX e KLM), que partilhamos precisamente para o mesmo fim.

Se não pretender estudar o percurso, não precisa de descarregar os ficheiros pois é virtualmente impossível perder-se no Camino de Hierro – Rota dos Túneis. É mesmo só seguir a linha do comboio!


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa interativo do percurso do Camino de Hierro – Rota dos Túneis e Pontes da Linha do Douro

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

O que visitar perto do Camino de Hierro | Rota dos Túneis?

Parque Natural das Arribas do Douro

Quando for percorrer Camino de Hierro, aproveite para partir à descoberta dos muitos encantos do Parque Natural das Arribas do Douro e do congénere português Douro Internacional.

Se quiser esticar ainda mais a sua escapadinha recomendamos também uma visita a Salamanca e Zamora, do lado espanhol, e a Foz Côa e Castelo Rodrigo, do lado português.

Clique nos links abaixo para dicas e inspiração de cada um destes destinos:

Outros artigos de Espanha

Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Roteiro da AndaluziaRoteiro das Astúrias | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Parque Natural Arribes del Duero | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | Córdoba | GranadaIlhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | Ourense | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.