Cascata Cela Cavalos: como ir visitar e Trilho do Poço Dola | Gerês

Cascata Cela Cavalos (Gerês): como ir visitar | Trilho Cascata Cela Cavalos e Poço Dola

Numa das zonas mais selvagens e apaixonantes do Parque Nacional Peneda-Gerês, no concelho de Montalegre, esconde-se uma das mais recônditas e apaixonantes cascatas do Gerês: a Cascata Cela Cavalos. Pode não granjear da fama das suas congéneres Cascata do Tahiti e Cascata do Arado, mas no que a beleza diz respeito não lhes fica nada atrás.

Cascata Cela Cavalos (Gerês): como ir visitar | Trilho Cascata Cela Cavalos e Poço Dola

A Cascata Cela Cavalos é alimentada pelas cristalinas águas dos ribeiros das Cavadas e de Cela Cavalos e para além da vistosa queda de água, que forma uma irresistível piscina natural, tem ainda uma deliciosa lagoa de águas esmeralda escondida no topo da cascata. O enquadramento paisagístico é de uma beleza desarmante!

Cascata Cela Cavalos (Gerês): como ir visitar | Trilho Cascata Cela Cavalos e Poço Dola
Lagoa da Cascata Cela Cavalos

Ora, como já é sabido, a natureza gosta de esconder bem os seus maiores tesouros e a Cascata Cela Cavalos não é exceção. A cascata fica situada num cantinho isolado e verdadeiramente selvagem. Para a ir conhecer ou tem um 4×4, ou não se livra de uma pequena caminhada de aproximadamente 4 km. Um pequeníssimo preço a pagar quando tem à sua espera um dos lugares mais mágicos do Gerês!

Vale onde se esconde a cascata

Já se gosta de uma boa caminhada, o mais certo é o percurso até à Cascata Cela Cavalos lhe saber a pouco. Se for o caso, temos boas notícias para si. Pode aproveitar a sua visita à Cascata e Lagoa Cela Cavalos para ir percorrer o trilho que conduz ao fantástico Poço da Dola, uma das lagoas mais selvagens e secretas do Gerês (aqui nem o 4×4 lhe vale). Nesse caso terá de percorrer 13 exigentes quilómetros tendo como pano de fundo as arrebatadoras paisagens do Gerês Transmontano. Não é de todo um trilho fácil, mas se gosta de uma boa aventura, vai com certeza encher-lhe as medidas.

Poço Dola

Nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar a Cascata e Lagoa Cela Cavalos e percorrer o Trilho do Poço da Dola, incluindo mapas interativos e tracks GPS (que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone), muitas dicas práticas e várias sugestões de alojamento para o ajudar a planear a sua evasão perfeita no Gerês Transmontano.

Na preparação da sua viagem para ir conhecer a Cascata Cela Cavalos sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para visitar a Cascata Cela Cavalos e Trilho do Poço Dola

Onde fica localizada a Cascata Cela Cavalos?

A Cascata Cela Cavalos fica localizada num local recôndito entre as pequenas aldeias de Cela e Lapela, no concelho de Montalegre. Abaixo pode ver as coordenadas com a localização exata da cascata.

Coordenadas GPS da Cascata Cela Cavalos

Latitude: 41°45’39.1″N
Longitude: 7°59’12.6″W

Quando ir à Cascata Cela Cavalos?

Se o seu principal objetivo é ir a banhos, o final da primavera e o verão são de longe a melhor altura para ir visitar a Cascata Cela Cavalos.

Cascata Cela Cavalos (Gerês): como ir visitar | Trilho Cascata Cela Cavalos e Poço DolaContudo, tenha em atenção que nos fins-de-semana de verão e durante todo o mês de Agosto o mais certo é encontrar a cascata à pinha. Se optar por ir no verão, recomendamos vivamente que visite a Cascata Cela Cavalos durante a semana. Terá seguramente uma experiência melhor!

Se dar um mergulho não está entre as suas prioridades, o melhor mesmo é apostar numa visita durante a primeira metade da primavera (idealmente num dia de sol). Nesta altura do ano vai encontrar os ribeiros das Cavadas e de Cela Cavalos com um bom caudal. Assim, consegue fintar as multidões e vai poder ver a Cascata e a Lagoa Cela Cavalos no seu melhor.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável;
  • Comida e bebida para fazer um picnic (não há cafés nem qualquer tipo de serviço de apoio na Cascata Cela Cavalos, nem tampouco ao longo do percurso pedestre. É um local 100% Into the Wild);
  • Calçado adequado para caminhadas (apesar do percurso ser praticamente todo em estradão de terra batida, ir de sandálias ou chinelos de dedo pelo caminho não é grande ideia. Leve esse calçado na mochila se o quiser utilizar na Cascata e Lagoa Cela Cavalos. Já se for com a ideia de percorrer também o trilho que conduz ao Poço Dola recomendamos uma boa bota de caminhada e um bastão, visto que o percurso tem troços muito pedregosos e fortes declives);
  • Fato de banho (se for num dia de calor, claro está)
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita a esta maravilha da natureza do Gerês;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico.

Como chegar à Cascata e Lagoa Cela Cavalos do Gerês?

Cascata Cela Cavalos (Gerês): como ir visitar | Trilho Cascata Cela Cavalos e Poço Dola
Capela de Santa Luzia

Partindo de Cabril siga em direção a nordeste pela estrada CM1021. Após passar perto de Lapela, vai encontrar um entroncamento. Siga pela direita e após um par de quilómetros vai encontrar a Capela de Santa Luzia à sua direita (não é fácil de a ver da estrada principal, logo, recomendamos que leve as coordenadas GPS que disponibilizamos abaixo).

Subida no regresso da cascata

A não ser que tenha um 4×4, o melhor é estacionar junto à capela e seguir a pé pelo estradão de terra batida até à Cascata Cela Cavalos. Ir e vir são cerca de 4 km e é relativamente fácil de dar com a cascata, sendo a subida de regresso a única dificuldade do percurso. Mas, pelo sim pelo não, nada como descarregar o track GPS, que disponibilizamos na secção seguinte, e levá-lo consigo no seu smartphone.

Cascata Cela Cavalos (Gerês): como ir visitar | Trilho Cascata Cela Cavalos e Poço DolaMas não se fique apenas pela Cascata Cela Cavalos e pelas piscinas naturais que se formam a seus pés. Do lado direito da cascata, junto a um velho moinho de água em ruínas, vai encontrar um pequeno trilho que lhe permite subir até ao topo da queda de água, onde se esconde a maravilhosa Lagoa Cela Cavalos.

Lagoa Cela Cavalos

Em dias de calor, dificilmente se resiste ao mergulho refrescante. Tenha é mesmo muito cuidado nesta aventura: há pedras soltas no carreiro e, na aproximação à lagoa, os penedos de granito parecem manteiga de tão polidos pela água.

Se é fã de cascatas, clique para ler o nosso artigo das Cascatas mais bonitas de Portugal Continental.

Trilho da Cascata Cela Cavalos: informações práticas sobre o percurso pedestre, mapa, e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Informações práticas

  • Distância: 2 km (4 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Capela de Santa Luzia

Mapa do percurso pedestre Trilho da Cascata Cela Cavalos e rota GPS para download

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: aproveite a sua passagem por esta região e vá visitar as igualmente paradisíacas 7 Lagoas, o idílico Poço Verde, a Cascata de Pincães, as famosas Cascatas de Tahiti e as castiças aldeias de Fafião e Pitões das Júnias. Não se vai arrepender!

Trilho Cascata Cela Cavalos e Poço Dola: informações e dicas práticas sobre o percurso pedestre, mapa, e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Se é fã de caminhadas como nós, pode aproveitar a sua visita à Cascata Cela Cavalos e ir percorrer o trilho que conduz ao Poço Dola, como já referimos.

O trilho do Poço Dola arranca e termina na Capela de Santa Luzia e tem aproximadamente 13 km de extensão. O trilho é exigente, com um desnível acumulado superior a 1000 metros e muita pedra solta, sobretudo na vertiginosa descida ao Poço Dola.

Em dias de chuva, percorrê-lo é totalmente desaconselhado: as rochas ficam extremamente escorregadias e o perigo de queda é brutal. Em dias de muito calor, também não recomendamos: a escassez de sombras aliada à exigência física do percurso torna a experiência algo penosa. Não é de todo um trilho recomendado para iniciantes nestas lides de caminhadas. Ao invés, se já está habituado a estas andanças, vai seguramente gostar do desafio.

Cascata Cela Cavalos (Gerês): como ir visitar | Trilho Cascata Cela Cavalos e Poço Dola
Lagoas do Ribeiro das Biduiças

Para além da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola, e da maravilhosa envolvência paisagística desta região selvagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o trilho até ao Poço Dola tem como grandes atrativos as Piocas e Lagoas do Ribeiro das Biduiças (imediatamente antes de chegar ao Poço Dola), o miradouro para o Prado das Biduiças, o Curral das Biduiças, o altaneiro Miradouro do Poço Dola (o ponto mais alto de todo o percurso de onde pode admirar a maravilhosa cascata e lagoa do Poço Dola) e o Ribeiro da Abelheira.

Cascata Cela Cavalos (Gerês): como ir visitar | Trilho Cascata Cela Cavalos e Poço Dola
Poço Dola

Por último, queremos chamar a atenção para o facto do trilho do Poço Dola não estar inserido em nenhum percurso pedestre oficial do Gerês, ou seja, a única marcação que vai encontrar são mariolas, um conjunto de pedras sobrepostas que indicam o caminho a seguir, sobretudo utilizadas pelos pastores desta região. Logo, é imprescindível levar consigo o track GPS do trilho do Poço Dola que disponibilizamos abaixo.

Atenção: As mariolas são marcos de orientação usados pelos pastores desde tempos ancestrais para indicar a direção a seguir num caminho. Alertamos para a necessidade e obrigação de não remover nem adicionar pedras, não desmanchar nem deslocar a estrutura, e não construir “montinhos de pedras”. As mariolas no sítio certo, se mantidas e não adulteradas, são um “farol” na montanha e fazem toda a diferença, para os pastores e caminhantes, entre continuar no trilho certo e seguro, ou perdermo-nos durante horas e quilómetros com todos os riscos de daí advenham.

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Informações práticas

  • Distância: 13 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderado/Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Capela de Santa Luzia

Mapa do percurso pedestre Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola e rota GPS para download

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar a dormir perto da Cascata Cela Cavalos? Sugestões de alojamento

Hotel Rural Misarela

Procura os benefícios dum hotel 4 estrelas em ambiente rural? O Hotel Rural Misarela, em Sidrós, responde na perfeição. Fica a cerca de 13 km da Cascata Cela Cavalos e, para além de ter quartos extremamente espaçosos e confortáveis, oferece ainda um pequeno-almoço fabuloso e uma piscina exterior. Como bónus tem ainda o Trilho e a Ponte de Misarela mesmo ao lado. Assim aproveita e conhece outro recanto mágico do Gerês.

Quinta do Bento

A Quinta do Bento fica um pouco mais longe da cascata, a 35km, mas também apresenta uma relação qualidade-preço estupenda. Tem também uma fantástica piscina e um pequeno-almoço capaz de destruir a mais inabalável das dietas. As vistas da propriedade para a Barragem da Caniçada são mesmo de cortar a respiração. É uma excelente base se quiser visitar também as 7 Lagoas do Gerês, o Poço Verde de Fafião e as Cascatas de Pincães e Tahiti.

Clique para ver mais opções de alojamento perto da Cascata Cela Cavalos

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.