Cascata da Candosa – Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave

Se gosta de cascatas, tem de calçar as suas botas de caminhada e ir conhecer a Cascata da Candosa, a mais bela das quedas de água da Serra da Cabreira. Sim, é preciso caminhar um bocadinho para poder desfrutar desta maravilha da natureza do Norte de Portugal, mas estamos confiantes que, quando lhe botar o olho em cima, dá por muito bem empregue o esforço.

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave

A Cascata da Candosa é alimentada pelas cristalinas águas do rio Ave. A vistosa queda de água forma uma lagoa de águas verde-esmeralda simplesmente paradisíaca. Escusado será dizer que no verão é irresistível dar um bom par de refrescantes mergulhos! Talvez um pouco refrescantes demais.

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave
Moinhos de Água do Ave no trilho que dá acesso à Cascata da Candosa

Como já referimos, o acesso à Cascata da Candosa é exclusivamente pedestre. Mas nada tema que é somente um par de quilómetros, ida e volta. O trilho tem um enquadramento natural maravilhoso que lhe vai permitir conhecer os históricos moinhos de água do rio Ave e atravessar uma ponte medieval.

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave
Ponte Medieval

Na verdade, o mais certo é a caminhada saber-lhe a pouco! Se for o caso, temos excelentes notícias para si. O percurso até à Cascata da Candosa está integrado no PR 6 de Vieira do Minho – Trilho Moinhos do Ave, o nosso trilho favorito na Serra da Cabeira. Se o percorrer na totalidade, já vai estender a caminhada para uns bons 8 km, sendo que, ao longo do percurso, irá encontrar mais uma miríade de pequenas quedas de água e idílicas lagoas, com destaque para o estupendo Poço Negro.

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave
Poço Negro, outra das mais belas cascatas e lagoas da Serra da Cabreira

Nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar a Cascata da Candosa e percorrer o Trilho Moinhos do Ave, incluindo mapas interativos e tracks GPS (que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone), muitas dicas práticas e várias sugestões de alojamento para o ajudar a planear uma escapadinha na natureza inesquecível.

Na preparação da sua viagem para visitar a Cascata da Cabreia, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para visitar a Cascata da Candosa e Trilho Moinhos do Ave (PR6 VRM)

Onde fica a Cascata da Candosa?

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave

A Cascata da Candosa fica localizada num recôndito bosque da Serra da Cabreira, entre as aldeias de Lamedo e Agra, no concelho de Vieira do Minho. Abaixo pode ver as coordenadas com a localização exata da Cascata da Candosa.

Coordenadas GPS da Cascata da Candosa
Latitude: 41°35’08.5″N
Longitude: 8°03’41.5″W

Quando ir visitar a Cascata da Candosa e percorrer o Trilho Moinhos do Ave?

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave
Cascata da Candosa

Em teoria a Cascata da Candosa pode ser visitada durante todo o ano, mas nós recomendamos que evite ir em dias de chuva (ou imediatamente após a mesma), pois o percurso até à cascata tem muitas pedras que, com a humidade, ficam mesmo muito escorregadias. O perigo de queda é real e até pode dar-se o caso do percurso estar intransitável devido a cheias do rio Ave.

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave
Lagoa esmeralda junto a uma das pontes que cruza o rio Ave

Escusado será dizer que se o seu principal objetivo é ir a banhos, o verão é de longe a melhor altura para ir visitar a Cascata da Candosa. O facto do Trilho Moinhos do Ave ter imensas sombras faz com que não seja muito penoso de percorrer durante o verão. Ainda assim aconselhamos que aponte as caminhadas para a parte da manhã e/ou final da tarde e aproveite as lagoas do rio Ave para se refrescar nas horas do braseiro.

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave
Ao percorrer o Trilho Moinhos do Ave irá encontrar uma miríade de pequenas cascatas e lagoas

Se dar um mergulho não está entre as suas prioridades, sugerimos que aponte a sua caminhada para a primeira metade da primavera (idealmente num dia de sol). Nesta altura do ano vai encontrar o rio Ave com um excelente caudal, logo, vai poder ver a Cascata da Candosa, e as demais quedas de água e lagoas do Ave, em todo o seu esplendor.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável;
  • Comida e bebida para fazer um picnic. Não há cafés nem qualquer tipo de serviço de apoio na Cascata da Candosa, nem ao longo do Trilho Moinhos do Ave. Só mesmo nos povoados é que vai encontrar serviços;
  • Calçado adequado a caminhadas e uns aquashoes – vão ser os seus melhores amigos na hora de ir a banhos nas lagoas do rio Ave;
  • Fato de banho (se for num dia de calor, claro está);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita a esta maravilha da natureza do norte de Portugal;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico. A visão de restos de comida não joga lá muito bem com a paradisíaca Cascata da Candosa.

Como ir à Cascata da Candosa?

O percurso mais curto até à Cascata da Candosa arranca do pequeno povoado de Lamedo, que fica situado a pouco mais de 10 km de Vieira do Minho. Do centro de Lamedo até à cascata terá de percorrer apenas 1 km (2 km ida e volta) seguindo pelo Trilho Moinhos do Ave, que se encontra relativamente bem sinalizado. Mas, pelo sim pelo não, nada como descarregar o track GPS, que disponibilizamos na secção seguinte, e levá-lo consigo no seu smartphone.

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do AveO percurso pedestre desenvolve-se ao longo do rio Ave e, apesar do trajeto ser curto, não vá a contar propriamente com um “passeio no parque”. O piso é exigente, tem muitas pedras escorregadias e uma subida com um desnível acumulado a rondar os 100 metros. Depois no regresso é sempre a descer. Como já referimos, para além da Cascata da Candosa, terá a oportunidade de conhecer uma histórica Ponte Medieval e uma miríade de Moinhos de Água.

Trilho da Cascata da Candosa | Serra da Cabreira: informações práticas sobre o percurso pedestre, mapa, e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Informações práticas

  • Distância: 1 km (2 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderado
  • Local de Partida/Chegada: Lamedo

Mapa do percurso pedestre Trilho da Cascata da Candosa e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho da Cascata da Candosa.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Moinhos do Ave | PR 6 Vieira do Minho: informações e dicas práticas sobre o percurso pedestre, mapa, e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Cascata da Candosa - Vieira do Minho | Trilho Moinhos do Ave

O Trilho Moinhos do Ave é um percurso pedestre linear que se desenvolve ao longo das margens do rio Ave entre as aldeias de Lamedo e Agra. Tem sensivelmente 4 km de extensão mas, a não ser que vá com dois carros, terá sempre de regressar ao ponto de partida o que implica fazer 8 km de caminhada.

Poço Negro, a maior lagoa natural da Serra da Cabreira

Pode iniciar o percurso em ambas as aldeias sendo que no sentido Lamedo-Agra é sempre a subir. Posto isto, recomendamos que arranque em Lamedo pois assim enfrentará a subida na primeira metade do trilho, quando ainda está mais fresquinho, reservando a descida para o regresso de Agra a Lamedo.

Igreja Matriz de Agra

Para além da Cascata da Candosa e da maravilhosa envolvência paisagística da Serra da Cabreira, tem como grandes atrativos os Moinhos de Água do Ave (uma boa meia centena deles), o deslumbrante Poço Negro (a maior lagoa natural da Serra da Cabreira) e a castiça aldeia de Agra.

Informações práticas

  • Distância: 4 km (8km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderado
  • Local de Partida/Chegada: Lamedo/Agra

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Mapa do percurso pedestre PR 6 VRM – Trilho Moinhos do Ave e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do PR 6 VRM – Trilho Moinhos do Ave.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar a dormir perto da Cascata da Candosa? Sugestões de alojamento

Quinta Cercas da Costa

O alojamento mais próximo da Cascata da Candosa (10 minutos de carro de Lamedo) é a Quinta Cercas da Costa. Um refúgio de montanha verdadeiramente surpreendente e único, com vistas deslumbrantes para a Serra da Cabreira! A propriedade de turismo rural, situada no lugar de Covelo de Cima, Rossas, disponibiliza 2 villas (T1 e T2), com casa de banho e varanda privadas, sala de estar com lareira e cozinha totalmente equipada para estadias independentes. As casas de férias têm comodidades ultra modernas, decoração de bom gosto com detalhes de luxo e peças de design, uma piscina e jardim fabulosos.

Quinta do Rapozinho

Mesmo no sopé da Serra da Cabreira, em Cabeceiras de Bastos – São Nicolau, a Quinta do Rapozinho é uma viagem sensorial a um tempo que julgávamos perdido! Todas as 6 villas renovadas apresentam uma decoração rústica notável e incluem aquecimento, lareira, casa de banho privativa, sala de estar, TV e uma kitchenette totalmente equipada. À chegada, recebe logo a cestinha do pequeno almoço. Um alojamento perfeito para explorar Terras de Bastos e a Serra do Alvão, ou pura e simplesmente para relaxar, desfrutar da piscina exterior, do terraço ou do jardim sempre na companhia de vistas de montanha sublimes e dum ambiente de paz revitalizante.

Clique para ver mais opções de alojamento perto da Cascata da Candosa

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.