É na Serra do Espinhal, junto á vila homónima do concelho de Penela, que se esconde mais uma das nossas cascatas favoritas de Portugal. Estamos a falar-lhe da admirável Cascata da Pedra da Ferida, que conta com quase 25 metros de altura e forma uma deliciosa piscina natural, perfeita para refrescantes mergulhos naquelas quentes tardes de verão do Centro de Portugal.
Estes são alguns dos ingredientes que fazem da Pedra da Ferida um dos recantos mais bonitos de Portugal ao qual regressamos sempre que podemos. O difícil, é ter de retornar a casa!
Nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar a Cascata da Pedra da Ferida, incluindo mapas interativos e tracks GPS (que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone), dicas de trilhos na região e várias sugestões de alojamento para o ajudar a planear a escapadinha perfeita na natureza.
“Pedra da Ferida, cascata
Mistério de água pura
A água nunca lá seca
A ferida nunca se cura”
Conteúdo deste Artigo
- 1 Onde fica localizada e como chegar à Cascata da Pedra da Ferida na Serra do Espinhal, concelho de Penela?
- 2 Percurso Pedestre até à Cascata da Pedra da Ferida | Ribeira da Azenha – Penela
- 3 Percurso Pedestre PR2 PNL | Espinhal – Cascata da Pedra da Ferida – Praia Fluvial da Louçainha
- 4 Onde ficar a dormir perto da Cascata da Pedra da Ferida? – Sugestões de Alojamento
- 5 Outras Cascatas de Portugal
Onde fica localizada e como chegar à Cascata da Pedra da Ferida na Serra do Espinhal, concelho de Penela?
Para quem vem de Lisboa, basta apanhar a autoestrada A1, tomar a A23 em Torres Novas e posteriormente tomar a A13, no sentido Coimbra. Saia da A13 na saída 25 em direção a Penela/Espinhal e tome a estrada municipal M558 até chegar à vila de Espinhal. Uma vez aí pode optar por seguir pelo estradão de terra batida até junto do parque de merendas da Ribeira da Azenha (onde pode estacionar) ou deixar o carro na vila e seguir a pé. Na secção seguinte deste artigo encontra toda a informação detalhada de ambas as opções e do percurso pedestre.
Se vem do Porto, apanhe a A1 e posteriormente a A13-1 e A13 em direção a Lousã/Tomar. Saia da A13 na saída 25 em direção a Penela/Espinhal e tome a estrada municipal M558 até chegar à vila de Espinhal. Na próxima secção encontra mais informações sobre o percurso pedestre desde Espinhal até à Cascata da Pedra da Ferida.
Percurso Pedestre até à Cascata da Pedra da Ferida | Ribeira da Azenha – Penela
Uma vez na vila do Espinhal tem basicamente duas opções para ir visitar a Cascata da Pedra da Ferida: pode seguir a pé ou de carro até ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha, seguindo por um estradão de terra batida. A estrada não está nas melhores condições, mas é possível circular com um carro ligeiro.
A distância entre a vila e o Parque de Merendas é de aproximadamente 1 km (2 km ida e volta) e, em nossa opinião, é um percurso relativamente desinteressante. Por outras palavras, não vale muito a pena o esforço, até porque, se quiser esticar a caminhada, pode sempre fazer o trilho que liga a Cascata da Pedra da Ferida à Praia Fluvial da Louçainha. Esse sim, um troço bem bonito. Mais à frente no artigo partilhamos mais informações sobre este percurso pedestre.
Independentemente da sua opção, quando chegar nas imediações do parque de merendas terá forçosamente de estacionar e seguir o trilho ao longo da Ribeira da Azenha. Ir e vir da zona do Parque de Merendas até à Cascata da Pedra da Ferida é sensivelmente 1,5 km.
O percurso é algo exigente, mas como a extensão é curta faz-se bem. Vá é com muita cautela pois tem muitas pedras escorregadias e desníveis acentuados (no troço com o maior desnível, já bem pertinho da cascata, existe uma corda de apoio para auxiliar a subida/descida).
Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal
Informação prática do trilho até à Cascata da Pedra da Ferida
Distância: 750 metros (1,5 km ida e volta desde o parque de merendas, ou 3,5 km se optar por arrancar da vila de Espinhal)
Circular: Não
Dificuldade Técnica: Fácil/Moderado (devido à curta extensão, mas com percurso de difícil progressão)
Local de Partida/Chegada: Parque de Merendas da Ribeira da Azenha | Espinhal
Mapa do percurso pedestre até à Cascata da Pedra da Ferida (Penela) e rota GPS para download
Clique para aumentar o Mapa do percurso pedestre até à Cascata da Pedra da Ferida
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Percurso Pedestre PR2 PNL | Espinhal – Cascata da Pedra da Ferida – Praia Fluvial da Louçainha
Se gosta de caminhadas, o mais certo é o trilho entre o Parque de Merendas da Ribeira da Azenha e a Cascata da Pedra da Ferida saber-lhe a pouco.
Mas temos uma boa notícia. O percurso pedestre que liga Espinhal à Cascata da Pedra da Ferida está inserido no trilho PR2 de Penela que liga a vila à fantástica Praia Fluvial da Louçainha.
Ou seja, uma vez chegado à Cascata da Pedra da Ferida, tem mais 2,7 km (exigentes) pela frente até chegar à praia fluvial. No total o PR2 PNL com início na vila do Espinhal tem 6,5 km de extensão (13 km ida e volta). Optando por arrancar junto ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha, terá apenas de percorrer 3,5 km para cada lado (7 km no total). É sem dúvida a melhor opção!
Informação prática do trilho PR2 PNL | Espinhal – Cascata da Pedra da Ferida – Praia Fluvial da Louçainha
Versão curta (e que nós recomendamos)
Distância: 3,5 km (7 km ida e volta)
Circular: Não
Dificuldade Técnica: Difícil
Local de Partida/Chegada: Parque de Merendas da Ribeira da Azenha | Espinhal
Mapa do percurso pedestre PR2 PNL | Espinhal – Cascata da Pedra da Ferida – Praia Fluvial da Louçainha e rota GPS para download
Clique para aumentar o mapa do percurso pedestre PR2 PNL | Cascata da Pedra da Ferida – Praia Fluvial da Louçainha
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar a dormir perto da Cascata da Pedra da Ferida? – Sugestões de Alojamento
Um hotel que marca pontos em todas as frentes é o HD | Duecitânia Design Hotel. Este hotel 4 estrelas de design contemporâneo insere-se num ambiente rural, a meros 1,5 km de Penela, conferindo-lhe uma localização privilegiada para uma visita à Cascata da Pedra da Ferida (somente 5km de distância do início do trilho). Quartos amplos e confortáveis , vistas para a montanha ou para o Rio Dueça e um pequeno-almoço buffet de babar são razões mais do que suficientes para apostar no HD – Duecitânia Design Hotel sem hesitar. Some-lhe a sua excelente piscina exterior e o seu Aqua Venus Spa e percebe logo porque é que o recomendamos sem hesitar. É que depois de uma boa caminhada sabe mesmo super bem os tratamentos na piscina interior, na sauna, no banho turco e na banheira de hidromassagem.
Caso siga a nossa recomendação de visitar a Serra da Lousã, e viajar com miúdos, recomendamos vivamente o Hotel Parque Serra da Lousã. Corpo, mente e espírito encontram neste hotel de 4 estrelas um refúgio natural. Os quartos são muito espaçosos e não faltam piscinas (uma interior e uma exterior) e um Spa delicioso para mimar o corpo depois de um dia em cheio na Cascata da Pedra da Ferida. A cereja no topo do bolo é que tudo está inserido no Parque Biológico da Serra da Lousã com muito espaço para correr, floresta, trilhos, quinta pedagógica com animais, hortas e pomar e… Um Zoo. Garantimos que os miúdos vão adorar!
Clique para ver mais opções de alojamento em Penela
Outras Cascatas de Portugal
- Cascatas mais bonitas de Portugal
- Norte: Cascatas mais bonitas do Norte de Portugal | Cascatas de Arcos de Valdevez | Cascatas de Bragança | Cascatas do Gerês | Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Cascatas da Serra d’Arga | Cascatas do Soajo | Cascatas do Laboreiro (Poças do Malho) | Cascata do Arado | Cascata da Candosa | Cascata Cela Cavalos | Cascata de Pincães | Cascata do Pincho | Cascata Portela do Homem | Cascata da Rajada | Cascata do Tahiti | Sete Lagoas do Gerês | Poço Azul
- Centro: Cascatas mais bonitas do Centro de Portugal | Cascatas de Cortes do Meio (Serra da Estrela) | Cascata da Cabreia | Cascata da Fórnea | Cascata do Penedo Furado | Cascatas do Poço das Talhas | Cascatas do Ocreza (Serra da Gardunha) | Cascatas de Vila de Rei | Poço Negro
- Lisboa: Cascatas de Sintra | Cascata do Boição
- Alentejo: Cascatas do Alentejo
- Algarve: Cascata do Pego do Inferno
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Gostei do percurso e das cataratas, pois gosto da natureza, mas não consegui dar com o miradouro e, além disso, sinalização para quem quer regressar e rede de telemóvel, kaputt… Quando tentei regressar, vi-me perdido e, para as outras operadoras não sei, mas para a Nos não havia rede… Se eu não me conseguisse desenrascar, estava bem arranjado…
Olá Rui!
Obrigado pelo feedback. É precisamente para evitar que as pessoas se percam que disponibilizamos sempre a rota GPS (em GPX e KLM) para download dos percursos pedestres.
Pode descarregar os mapas para utilizar offline e com a o GPS Track não precisa de ter dados no telemóvel para seguir o percurso. É sempre o que fazemos e nunca falha!
Fica a dica para futuras caminhadas.
Boa tarde.
Tenho alguma dificuldade em certos terrenos, pois só tenho um pulmão.
Pergunta: será mais fácil fazer o trilho desde a praia fluvial até á cascata da pedra ferida?
Boa tarde Fernando,
Sim, fazendo no sentido praia fluvial – cascata da pedra ferida é praticamente sempre a descer, o que diminui consideravelmente o esforço. Vá é a contar com um piso muito acidentado.
Boas caminhadas!
Obrigado.
Anabela e Alexandre, sempre presentes quando alguém necessita de informação ou ajuda.
Mais uma vez obrigado e boas caminhadas.