Cascata da Pedra da Ferida | Penela: como ir visitar e dicas de trilhos

Cascata da Pedra da Ferida | Penela: como ir visitar e dicas de trilhos

É na Serra do Espinhal, junto á vila homónima do concelho de Penela, que se esconde mais uma das nossas cascatas favoritas de Portugal. Estamos a falar-lhe da admirável Cascata da Pedra da Ferida, que conta com quase 25 metros de altura e forma uma deliciosa piscina natural, perfeita para refrescantes mergulhos naquelas quentes tardes de verão do Centro de Portugal.

Cascata da Pedra da Ferida | Penela: como ir visitar e dicas de trilhosE se a cascata encanta, o trilho que até ela conduz apaixona. Ao longo da Ribeira da Azenha, somos brindados com frondosa vegetação, o omnipresente som da água a correr, pequenos poços de água, pontes de madeira e azenhas antigas. Não falta sequer um merendeiro para fazer um inesquecível picnic rodeado de natureza. Um verdadeiro bosque encantado para saborear lentamente!

Cascata da Pedra da Ferida | Penela: como ir visitar e dicas de trilhosEstes são alguns dos ingredientes que fazem da Pedra da Ferida um dos recantos mais bonitos de Portugal ao qual regressamos sempre que podemos. O difícil, é ter de retornar a casa!

Nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar a Cascata da Pedra da Ferida, incluindo mapas interativos e tracks GPS (que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone), dicas de trilhos na região e várias sugestões de alojamento para o ajudar a planear a escapadinha perfeita na natureza.

Cascata da Pedra da Ferida | Penela: como ir visitar e dicas de trilhos

Curiosidade sobre a Cascata da Pedra da Ferida: o nome da cascata advém da coloração das rochas que, por serem ricas em ferro, ganham uma coloração avermelhada devido ao contacto continuado com o oxigénio presente na água da ribeira (processo de oxidação). A seguinte quadra popular ilustra na perfeição a Cascata da Pedra da Ferida.

“Pedra da Ferida, cascata
Mistério de água pura
A água nunca lá seca
A ferida nunca se cura”

Onde fica localizada e como chegar à Cascata da Pedra da Ferida na Serra do Espinhal, concelho de Penela?

Cascata da Pedra da Ferida | Penela: como ir visitar e dicas de trilhosComo já referimos atrás, a Cascata da Pedra da Ferida fica localizada junto à vila de Espinhal, no concelho de Penela (mesmo ao lado da Serra da Lousã), a sensivelmente 180 km de Lisboa, a 150 km do Porto e a somente 25 km de Coimbra.

Para quem vem de Lisboa, basta apanhar a autoestrada A1, tomar a A23 em Torres Novas e posteriormente tomar a A13, no sentido Coimbra. Saia da A13 na saída 25 em direção a Penela/Espinhal e tome a estrada municipal M558 até chegar à vila de Espinhal. Uma vez aí pode optar por seguir pelo estradão de terra batida até junto do parque de merendas da Ribeira da Azenha (onde pode estacionar) ou deixar o carro na vila e seguir a pé. Na secção seguinte deste artigo encontra toda a informação detalhada de ambas as opções e do percurso pedestre.

Se vem do Porto, apanhe a A1 e posteriormente a A13-1 e A13 em direção a Lousã/Tomar. Saia da A13 na saída 25 em direção a Penela/Espinhal e tome a estrada municipal M558 até chegar à vila de Espinhal. Na próxima secção encontra mais informações sobre o percurso pedestre desde Espinhal até à Cascata da Pedra da Ferida.

Percurso Pedestre até à Cascata da Pedra da Ferida | Ribeira da Azenha – Penela

Igreja Matriz de Espinhal

Uma vez na vila do Espinhal tem basicamente duas opções para ir visitar a Cascata da Pedra da Ferida: pode seguir a pé ou de carro até ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha, seguindo por um estradão de terra batida. A estrada não está nas melhores condições, mas é possível circular com um carro ligeiro.

Percurso pedestre até à Cascata da Pedra da Ferida

A distância entre a vila e o Parque de Merendas é de aproximadamente 1 km (2 km ida e volta) e, em nossa opinião, é um percurso relativamente desinteressante. Por outras palavras, não vale muito a pena o esforço, até porque, se quiser esticar a caminhada, pode sempre fazer o trilho que liga a Cascata da Pedra da Ferida à Praia Fluvial da Louçainha. Esse sim, um troço bem bonito. Mais à frente no artigo partilhamos mais informações sobre este percurso pedestre.

Independentemente da sua opção, quando chegar nas imediações do parque de merendas terá forçosamente de estacionar e seguir o trilho ao longo da Ribeira da Azenha. Ir e vir da zona do Parque de Merendas até à Cascata da Pedra da Ferida é sensivelmente 1,5 km.

O percurso é algo exigente, mas como a extensão é curta faz-se bem. Vá é com muita cautela pois tem muitas pedras escorregadias e desníveis acentuados (no troço com o maior desnível, já bem pertinho da cascata, existe uma corda de apoio para auxiliar a subida/descida).

Cascata da Pedra da Ferida | Penela: como ir visitar e dicas de trilhos

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Atenção: não recomendamos percorrer o Trilho da Cascata da Pedra da Ferida durante o inverno ou em dias chuvosos (ou se tiver chovido há pouco tempo). Com a água, as pedras tornam-se mesmo muito escorregadias, o que pode resultar numa queda séria. Para mais, durante a estação das chuvas a Ribeira da Azenha tende a alagar o trilho, tornando-o completamente intransitável.

Informação prática do trilho até à Cascata da Pedra da Ferida

Distância: 750 metros (1,5 km ida e volta desde o parque de merendas, ou 3,5 km se optar por arrancar da vila de Espinhal)

Circular: Não

Dificuldade Técnica: Fácil/Moderado (devido à curta extensão, mas com percurso de difícil progressão)

Local de Partida/Chegada: Parque de Merendas da Ribeira da Azenha | Espinhal

Mapa do percurso pedestre até à Cascata da Pedra da Ferida (Penela) e rota GPS para download


Clique para aumentar o Mapa do percurso pedestre até à Cascata da Pedra da Ferida

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Percurso Pedestre PR2 PNL | Espinhal – Cascata da Pedra da Ferida – Praia Fluvial da Louçainha

Se gosta de caminhadas, o mais certo é o trilho entre o Parque de Merendas da Ribeira da Azenha e a Cascata da Pedra da Ferida saber-lhe a pouco.

Mas temos uma boa notícia. O percurso pedestre que liga Espinhal à Cascata da Pedra da Ferida está inserido no trilho PR2 de Penela que liga a vila à fantástica Praia Fluvial da Louçainha.

Ou seja, uma vez chegado à Cascata da Pedra da Ferida, tem mais 2,7 km (exigentes) pela frente até chegar à praia fluvial. No total o PR2 PNL com início na vila do Espinhal tem 6,5 km de extensão (13 km ida e volta). Optando por arrancar junto ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha, terá apenas de percorrer 3,5 km para cada lado (7 km no total). É sem dúvida a melhor opção!

Praia Fluvial da Louçainha – uma das melhores praias fluviais do Centro de Portugal
Dica VagaMundos: aproveite a sua passagem por esta região e vá visitar a Serra da Lousã (com as suas apaixonantes Aldeias de Xisto) e conhecer o novo Passadiço das Fragas de São Simão, uma das maiores maravilhas da natureza do Centro de Portugal.

Informação prática do trilho PR2 PNL | Espinhal – Cascata da Pedra da Ferida – Praia Fluvial da Louçainha

Versão curta (e que nós recomendamos)

Distância: 3,5 km (7 km ida e volta)

Circular: Não

Dificuldade Técnica: Difícil

Local de Partida/Chegada: Parque de Merendas da Ribeira da Azenha | Espinhal

Mapa do percurso pedestre PR2 PNL | Espinhal – Cascata da Pedra da Ferida – Praia Fluvial da Louçainha e rota GPS para download


Clique para aumentar o mapa do percurso pedestre PR2 PNL | Cascata da Pedra da Ferida – Praia Fluvial da Louçainha

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar a dormir perto da Cascata da Pedra da Ferida? – Sugestões de Alojamento

HD | Duecitânia Design Hotel

Um hotel que marca pontos em todas as frentes é o HD | Duecitânia Design Hotel. Este hotel 4 estrelas de design contemporâneo insere-se num ambiente rural, a meros 1,5 km de Penela, conferindo-lhe uma localização privilegiada para uma visita à Cascata da Pedra da Ferida (somente 5km de distância do início do trilho). Quartos amplos e confortáveis , vistas para a montanha ou para o Rio Dueça e um pequeno-almoço buffet de babar são razões mais do que suficientes para apostar no HD – Duecitânia Design Hotel sem hesitar. Some-lhe a sua excelente piscina exterior e o seu Aqua Venus Spa e percebe logo porque é que o recomendamos sem hesitar. É que depois de uma boa caminhada sabe mesmo super bem os tratamentos na piscina interior, na sauna, no banho turco e na banheira de hidromassagem.

Hotel Parque Serra da Lousã

Caso siga a nossa recomendação de visitar a Serra da Lousã, e viajar com miúdos, recomendamos vivamente o Hotel Parque Serra da Lousã. Corpo, mente e espírito encontram neste hotel de 4 estrelas um refúgio natural. Os quartos são muito espaçosos e não faltam piscinas (uma interior e uma exterior) e um Spa delicioso para mimar o corpo depois de um dia em cheio na Cascata da Pedra da Ferida. A cereja no topo do bolo é que tudo está inserido no Parque Biológico da Serra da Lousã com muito espaço para correr, floresta, trilhos, quinta pedagógica com animais, hortas e pomar e… Um Zoo. Garantimos que os miúdos vão adorar!

Clique para ver mais opções de alojamento em Penela

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.