Cascata da Rajada | Gerês: trilho para ir a uma das cascatas mais bonitas do rio Arado

Cascata da Rajada | Gerês: trilho para ir a uma das cascatas mais bonitas do rio Arado

Quando se fala em cascatas da Serra do Gerês, a Cascata do Arado e a Cascata do Tahiti vêm sempre à baila. Algo perfeitamente compreensível, pois figuram sem contestação entre as mais belas e fotogénicas cascatas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Já o que poucos sabem é que, ao longo do curso do rio Arado, existe uma miríade de lagoas e cascatas igualmente belas. Uma das mais surpreendentes é a Cascata da Rajada, um autêntico pedacinho do céu escondido na Serra do Gerês.

Cascata da Rajada | Gerês: trilho para ir a uma das cascatas mais bonitas do rio Arado
Cascata da Rajada e a sua lagoa esmeralda

Para além da sua beleza, esta apaixonante queda de água do rio Arado forma uma paradisíaca lagoa de águas cristalinas, perfeita para uns refrescantes mergulhos nas tardes quentes de verão. Contudo vai ter de suar um bocadinho para a ir conhecer, visto que a Cascata da Rajada fica localizada num local remoto nos arredores da aldeia de Ermida, e o único acesso à cascata é através de um trilho pedestre. Um pequeno preço a pagar quando tem à sua espera uma das cascatas mais bonitas (e desconhecidas) do Gerês.

Cascata da Rajada | Gerês: trilho para ir a uma das cascatas mais bonitas do rio Arado
Lagoas do rio Arado – Trilho da Cascata da Rajada

Mas não se assuste que o trilho até à cascata está longe de ser longo e exigente. Da aldeia de Ermida até à cascata e lagoa da Rajada só terá de percorrer sensivelmente 5 km (ida e volta). E o melhor de tudo é que pelo caminho terá a oportunidade de conhecer o Miradouro da Vela e o Miradouro das Silhas, dois dos miradouros mais belos do Gerês, onde será brindado com vistas de cortar a respiração sobre o vale do rio Arado.

Cascata da Rajada | Gerês: trilho para ir a uma das cascatas mais bonitas do rio Arado
Miradouro da Vela – Trilho da Cascata da Rajada

Nas secções seguintes deste artigo partilhamos consigo uma breve descrição do trilho (para que saiba ao que vai), informação e dicas práticas sobre o percurso pedestre que liga a aldeia de Ermida à Cascata da Rajada, o que visitar na região da Ermida para além da Cascata da Rajada, onde ficar a dormir e, ainda, o mapa e a rota GPS para download do Trilho da Cascata da Rajada.

Na preparação da sua viagem para ir conhecer a Cascata da Rajada, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Onde fica localizada e como chegar à Cascata da Rajada?

Cascata da Rajada | Gerês: trilho para ir a uma das cascatas mais bonitas do rio AradoComo já referimos atrás, a Cascata da Rajada fica localizada nas imediações da Aldeia de Ermida, pertencente à freguesia de Vilar de Veiga, concelho de Terras de Bouro.

Da famosa Vila do Gerês até à aldeia de Ermida são somente 10 km, inicialmente pela N308-1 e posteriormente pela CM1276. Uma vez lá, recomendamos que estacione a sua viatura junto ao icónico miradouro de Ermida, onde encontra vários lugares de estacionamento, e siga a pé pelo Trilho da Cascata da Rajada, cuja descrição pode ler na secção seguinte deste artigo.

Trilho da Cascata da Rajada: descrição e principais pontos de interesse do percurso pedestre

Miradouro da Ermida

O Trilho da Cascata da Rajada arranca junto ao miradouro da Ermida e tem uma extensão de aproximadamente 5 km, já incluindo os pequenos desvios até ao Miradouro da Vela e ao Miradouro da Silha (que na prática são dois). Caso opte por ir somente à Cascata da Rajada consegue cortar 1 km à caminhada, mas perde as maravilhosas vistas sobre as montanhas da Serra do Gerês e Vale do Arado.

Miradouro das Silhas

O trilho segue por caminhos rurais até à Ponte da Rajada, não apresentando dificuldades de maior. Da Ponte da Rajada já tem uma excelente visão da Cascata da Rajada, mas caso queira ir até à lagoa, onde pode ir banhos, terá de caminhar sobre as arredondadas pedras do leito do rio Arado. Não é preciso andar muito, mas convém ter muita cautela no processo, visto que as pedras são muito escorregadias, sobretudo em dias de chuva ou elevada humidade.

Convém ter mesmo muito cuidado ao caminhar sobre as pedras do leito do rio Arado

Outro bom local para ir a banhos é nas pequenas lagoas que ficam do lado oposto da Ponte da Rajada. Mais uma vez alertamos para o enorme perigo de queda no acesso às mesmas. Se for com crianças, não arrisque!

Cascata da Rajada | Gerês: trilho para ir a uma das cascatas mais bonitas do rio Arado
Ponte da Rajada sobre o rio Arado – Serra do Gerês

Por último, importa referir que o Trilho da Cascata da Rajada encontra-se bem marcado, até porque está integrado na etapa da Grande Rota do Gerês que liga a aldeia de Ermida a Fafião. Mas, pelo sim pelo não, recomendamos que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo e que o leve consigo no seu smartphone. É completamente grátis e assim tem a certeza que não se engana no caminho!

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Trilho Cascata da Rajada (Ermida – Gerês): informações e dicas práticas sobre o percurso pedestre, mapa, e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Informação prática do Trilho da Cascata da Rajada

  • Distância: 5,2 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Miradouro Aldeia da Ermida

Mapa do percurso pedestre Trilho da Cascata da Rajada e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do percurso pedestre Trilho da Cascata da Rajada

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Quando ir visitar a Cascata da Rajada?

Pode visitar a Cascata da Rajada em todas as estações, mas o final da primavera e o verão são, de longe, a melhor altura para quem quer desfrutar de uns refrescantes mergulhos nas lagoa da Cascata da Rajada ou nas vizinhas lagoas do rio Arado.

Se não faz questão de ir a banhos, o melhor mesmo é apostar numa visita durante a primeira metade da primavera (idealmente num dia de sol), pois é por norma a altura em que o rio Arado apresenta maior caudal e assim poderá observar a Cascata da Rajada em todo o seu fulgor.

Como o trilho é todo em terra batida, tenha em atenção que em dias de chuva ou nos dias posteriores a fortes chuvadas, vai encontrar lama e piso escorregadio e o acesso à lagoa da cascata da Rajada torna-se super perigoso. O nosso conselho é que, a não ser que seja um caminhante com muita experiência, evite ir nesses dias.

O que levar?

Bosque por onde passa o percurso pedestre até à Cascata da Rajada
  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas (apesar do percurso ser quase todo por estrada de terra batida, ir de sandálias ou chinelos de dedo pelo caminho não é grande ideia. Leve esse calçado na mochila se o quiser utilizar na lagoa da cascata da Rajada);
  • Comida e bebida para fazer um picnic (não há qualquer tipo de serviços de apoio na Cascata da Rajada. É um local 100% Into the Wild);
  • Impermeável/capa de chuva (não se esqueça que está no Gerês, logo, a não ser que vá no verão, pode sempre chover. E mesmo assim nunca se sabe quando é que o São Pedro manda uma senhora duma trovoada);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Fato de banho (se for no verão, claro está)
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada e dos mergulhos na lagoa da cascata da Rajada;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo.

Outros locais de interesse para visitar perto da Aldeia de Ermida – Gerês?

Poço Azul – uma das lagoas mais bonitas da Serra do Gerês

Quanto for percorrer o Trilho da Cascata da Rajada aproveite para conhecer os principais atrativos da Serra do Gerês que ficam perto da aldeia de Ermida. Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder nesta região do Parque Natural da Peneda-Gerês são os seguintes:

Onde ficar quando for visitar a Cascata da Rajada?

A melhor localidade para montar base numa visita à Cascata da Rajada é a Vila do Gerês. Fica a somente 10 km da aldeia de Ermida e tem uma vasta oferta de alojamentos e serviços turísticos.

Na Vila do Gerês um dos nossos alojamentos favoritos é o Hotel Central Jardim, pois é muito económico, super central, muito confortável e ainda oferece um excelente pequeno-almoço já incluído no preço do quarto.

Outra boa opção na Vila do Gerês é o Adelaide Hotel. Perde um pouco na localização face ao Central Jardim, mas os quartos são igualmente confortáveis, tem um bom pequeno-almoço, e a mais-valia de ter uma agradável piscina exterior.

Se preferir um alojamento mais luxuoso recomendamos o Hotel São Bento da Porta Aberta, o nosso preferido para quando queremos ser mimados numa escapadinha romântica. É uma unidade hoteleira super acolhedora e que oferece todo o tipo de serviços de que necessitamos, tendo inclusivamente um (excelente) restaurante com iguarias regionais. A localização é simplesmente idílica, tem excelentes acessos e fica super perto da Marina do Rio Caldo e da Barragem da Caniçada. A relação qualidade-preço é imbatível!

Clique para ver mais opções de alojamento perto da Cascata da Rajada

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.