Cascata de Pincães – Gerês: como ir visitar

Cascata de Pincães - Gerês: como ir visitar

A Cascata de Pincães é uma das cascatas mais bonitas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e a piscina natural que se forma na sua base é um verdadeiro deleite. Em dias de calor é quase irresistível dar um mergulho nas suas cristalinas águas de tons esmeralda.

Cascata de Pincães - Gerês: como ir visitar

Por vezes, dar com estes locais paradisíacos é uma carga de trabalhos, mas no caso da Cascata de Pincães está longe de ser um quebra-cabeças. É certo que não é acessível de carro, mas o trilho para a ir visitar é curto e relativamente fácil de percorrer.

Cascata de Pincães - Gerês: como ir visitarPara lhe dar uma mãozinha na hora de partir em busca desta maravilha da natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar a Cascata de Pincães, incluindo mapas interativos e tracks GPS (que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone).

Na preparação da sua viagem para ir conhecer a Cascata de Pincães, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para ir visitar a Cascata de Pincães – Gerês

Onde fica a Cascata de Pincães?

Cascata de Pincães - Gerês: como ir visitarA Cascata de Pincães fica localizada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, mais concretamente junto a Pincães, uma pequena aldeia do município de Montalegre, distrito de Vila Real.

Coordenadas GPS da Cascata de Pincães

Latitude: 41°42’58.7″N
Longitude: 8°03’34.6″W

Como ir à Cascata de Pincães | Trilho Pedestre

Como já referimos atrás o acesso à Cascata de Pincães é exclusivamente pedestre, mas a caminhada está longe de ser exigente. O trilho para ir à Cascata de Pincães é linear e arranca na aldeia de Pincães. Ir e vir são aproximadamente 2,5 km, dependendo do local onde consegue estacionar a sua viatura.

O trilho da Cascata de Pincães desenvolve-se ao longo de uma levada. Pelo caminho terá a oportunidade de ver algumas ruínas de moinhos de água e pequenas quedas de água.

Ao longo da levada o trilho não apresenta grande declive, sendo que a única subida de relevo de todo o percurso (e respetiva descida no regresso) encontra-se nos últimos 250 metros antes de chegar à Cascata de Pincães. Depois é só encontrar uma rocha onde pousar a toalha e dar um refrescante mergulho na lagoa da cascata de Pincães. Vai-lhe saber pela vida!

Por último, importa salientar que, apesar de na aldeia encontrar setas que indicam a direção da Cascata de Pincães, o percurso em si não se encontra bem sinalizado. Logo, recomendamos vivamente que descarregue o track GPS que disponibilizamos mais abaixo neste artigo, e que o leve consigo no seu smartphone. É completamente grátis e assim tem a certeza que não se engana no caminho!

Informação prática do Trilho da Cascata de Pincães

  • Distância: 1,2 km (2,4 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Aldeia de Pincães
Se é fã de caminhadas na natureza, sugerimos que espreite o nosso artigo dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal (clique para ler). Vai com certeza encontrar um que tem mesmo a sua cara!

Mapa com a localização e trilho da Cascata de Pincães com rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização exata e o trilho para ir à Cascata de Pincães

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Quando ir visitar a Cascata de Pincães

Cascata de Pincães - Gerês: como ir visitarSe o principal objetivo de visitar a Cascata de Pincães é ir a banhos, escusado será dizer que o final da primavera e o verão são de longe a melhor altura para a ir visitar.

Contudo, tenha em atenção que nos fins-de-semana de verão e durante todo o mês de agosto o mais certo é encontrar a Cascata de Pincães “à pinha”. Como, para nós, multidões e natureza não combinam, recomendamos vivamente que, nos meses do verão, tente visitar a cascata durante os dias de semana.

Se não faz questão de ir a banhos, o melhor mesmo é apostar numa visita durante a segunda metade da primavera (idealmente num dia de sol), pois não só se livra das multidões, como ainda poderá observar a Cascata de Pincães em todo o seu fulgor.

Em dias de chuva ou nos dias posteriores a fortes chuvadas, desaconselhamos a visita à cascata e respetiva lagoa, pois as pedras ficam mesmo muito escorregadias e o perigo de queda é considerável.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas (de preferência com sola antiderrapante) e aquashoes, no caso de querer ir a banhos;
  • Comida e bebida para fazer um picnic (não há qualquer tipo de serviços de apoio na Cascata de Pincães. É um local 100% Into the Wild);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Fato de banho (se for no verão, claro está)
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada e dos mergulhos na lagoa da Cascata de Pincães;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo todo o seu lixo.

Outros locais de interesse para visitar perto da Cascata de Pincães?

Poço Azul

Quanto for visitar a Cascata de Pincães, aproveite para ir conhecer outros locais maravilhosos do Gerês. Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder nesta região do Parque Nacional da Peneda-Gerês são os seguintes:

Onde ficar a dormir? Sugestões de alojamento

Hotel Rural Misarela

Localizado em Sidrós, a somente 7 km de Pincães, o Hotel Rural Misarela responde na perfeição a quem procura os benefícios dum hotel 4 estrelas em ambiente rural. Tem quartos extremamente espaçosos e confortáveis, com pequeno-almoço fabuloso incluído e uma piscina exterior. Como bónus tem ainda o Trilho e a Ponte de Misarela mesmo ao lado. Assim aproveita e conhece outro recanto mágico do Gerês.

DOBAU village

O DOBAU village é um encanto escondido na montanha. Disponibiliza quartos duplos privados com varanda individual e várias casas de linhas modernas com integração de materiais locais. O cenário em que este alojamento está integrado é de sonho, com a Serra da Cabreira e a Barragem da Caniçada no horizonte. No coração do amplo jardim domina a sua excelente piscina exterior, perfeita para relaxar depois da caminhada até à Cascata de Pincães.

Quinta do Bento

Outro excelente alojamento, relativamente perto de Pincães, é a fantástica Quinta do Bento. Apresenta uma relação qualidade-preço estupenda. Tem também uma fantástica piscina e um pequeno-almoço capaz de destruir a mais inabalável das dietas. As vistas da propriedade para a Barragem da Caniçada são mesmo de cortar a respiração.

Clique para ver mais opções de alojamento perto da Cascata de Pincães

Outras Cascatas e Lagoas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.