Cascata do Pego do Inferno: como ir a uma das cascatas mais bonitas do Algarve

Cascata do Pego do Inferno: como ir a uma das cascatas mais bonitas do Algarve

A Cascata do Pego do Inferno, nos arredores de Tavira, é uma das cascatas mais bonitas do Algarve. É a maior de um conjunto de três cascatas da ribeira da Asseca, as outras duas sendo a Cascata do Pomarinho e a Cascata da Torre.


Se gosta de natureza não deixe de ler o artigo Trilho dos 7 Vales Suspensos e o artigo sobre a Fonte Benémola, um dos oásis do barrocal algarvio


Apesar da Cascata do Pego do Inferno ter somente 3 metros de altura, não deixa de impressionar. E se a ela somarmos o lindo lago de cor verde-azeitona, que convida a grandes mergulhos no verão, e o cativante cenário envolvente, estamos perante um dos locais naturais mais bonitos de todo o Algarve. Excelente espaço para se fazer um picnic e desfrutar de uma tarde prazenteira longe do bulício das praias do Algarve.

E para aguçar a curiosidade e apimentar um pouco a visita, a Cascata do Pego do Inferno até tem uma boa lenda associada. Reza a dita que certo dia uma carroça se despenhou no Pego, caindo os ocupantes na lagoa. Como os mergulhadores nunca conseguiram encontrar os cadáveres dos ocupantes da carroça e dos animais que a puxavam, nem sequer o fundo da lagoa, disseram que as vitimas tinham caído no Inferno. E assim nasceu o Pego do Inferno.

Até 2012, junto à queda de água havia um espaço balnear, mas um fogo que lavrou a zona destruiu o passeio pedonal, a ponte que dava acesso à lagoa e as demais infraestruturas. A destruição causada pelo fogo levou o município a encerrar o espaço ao público.

Como nada foi reconstruído, o espaço nunca mais foi oficialmente aberto ao público. O que não impede que dezenas de pessoas rumem até lá para desfrutar da beleza natural da Cascata do Pego do Inferno e das águas refrescantes da sua lagoa.

Dica VagaMundos: se é fã de cascatas não deixe de ler o nosso artigo das Cascatas mais bonitas de Portugal Continental.

Guia completo para visitar a Cascata do Pego do Inferno | Algarve

Como chegar à Cascata do Pego do Inferno partindo de Tavira?

Quem passa por Tavira não deve perder a oportunidade de ver in loco uma das paisagens mais bonitas do Algarve.

Mas chegar à Cascata do Pego do Inferno, sem se fazer o trabalho de casa, pode vir a revelar-se uma tarefa algo complicada. Como o espaço não está oficialmente aberto ao público, não existe qualquer sinalética com indicações a partir de Tavira, apesar da mesma ficar a uns meros 10 quilómetros a noroeste de Tavira.

Felizmente, os mapas do Google continuam a assinalar a Cascata do Pego do Inferno, logo, chegar até ao estacionamento que ainda lá está, não é de todo difícil para quem se faça acompanhar por um smartphone ou GPS.

Do estacionamento até à Cascata do Pego do Inferno é menos de um quilómetro e o percurso demora menos que dez minutos a ser efetuado. O problema é que não há qualquer indicação sobre qual a direção a seguir, o que leva a que muitos dos visitantes acabem por tomar uma direção errada e se vejam gregos para lá chegar.

Para vos ajudar nessa tarefa, colocamos abaixo um mapa com todo o percurso desde Tavira até à Cascata do Pego do Inferno, incluindo uma pequena trilha do percurso pedestre desde o estacionamento até ao Pego do Inferno, em formato GPX/KLM para descarregarem e utilizarem no vosso aparelho de GPS ou no smartphone.


Clique para ler o nosso roteiro com o que ver e fazer em Tavira


Quando ir visitar a Cascata do Pego do Inferno?

As melhores estações para visitar a Cascata do Pego do Inferno são o final do inverno e a primavera, altura em que a ribeira da Asseca apresenta um maior cauda, logo, vai poder ver a Cascata do Pego do Inferno em todo o seu esplendor. No final do verão e no início do outono o mais certo é encontrar a ribeira completamente seca ou apenas com um fio de água.

Mapa do percurso desde Tavira até à Cascata do Pego do Inferno

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Nota importante: como já referimos a Cascata do Pego do Inferno é hoje um espaço 100% natural não sendo mantido por nenhuma instituição. Por isso aplicam-se as regras de qualquer passeio pela natureza: “tire apenas fotos e deixe apenas pegadas”. Por outras palavras tragam o vosso lixo convosco e respeitem a natureza deixando o espaço como o encontraram.

Onde dormir em Tavira? Sugestões de Alojamentos

A oferta de alojamento em Tavira é variada e contempla todos os gostos, necessidades e carteiras. Se não sabe onde dormir em Tavira, sugerimos alguns dos melhores alojamentos entre económico, mid-range e de luxo.

Alojamento económico é na HI Tavira – Pousada de Juventude. Os alojamentos mais baratos costumam ser a Residencial Mares, na Formosa Guest House e a Taah Billa Guest House todas com excelente localização.

O hotel Vila Gale Tavira é a opção perfeita para quem procura conforto.

Para uma estada de luxo nada como a Pousada Convento de Tavira.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Tavira

Outros artigos do Algarve

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
VagaMundos
Anabela e Alexandre, apaixonados um pelo outro e pelas viagens. Juntaram as letras e os números e criaram o Vagamundos onde partilham as suas errâncias pelo mundo e motivam todos a viajar. Autores dos livros Caminho do Amor e Rostos do Oriente. Aproveitam qualquer desculpa para vaguear pelo mundo. Viveram na Alemanha, Dinamarca e EUA. Praticam trekking e lounging, alternadamente. Gostam de sujar cozinhas e conversar até altas horas. Uma vez por ano fingem que tocam djambé.

2 COMENTÁRIOS

  1. Deborah Bechtinger Reis Deborah Bechtinger Reis

    Fui lá hoje!!! Obrigada pelas informações 🤩🤩🤩
    Foi perfeito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.