Cascata do Pincho (Serra d’Arga): como ir visitar | Trilho do Pincho

Cascata do Pincho | Serra d'Arga: como ir visitar e dica de trilho

A pouco mais de 20 km de Viana do Castelo, em plena Serra d’Arga, esconde-se uma das cascatas mais bonitas do Norte de Portugal. Estamos a falar da idílica Cascata do Pincho, o nome pelo qual são conhecidas as Cascatas da Ferida Má, uma sucessão de quedas de água e paradisíacas lagoas formadas pelas cristalinas águas do rio Âncora.

Cascata do Pincho | Serra d'Arga: como ir visitar e dica de trilho

A Cascata do Pincho é não só a mais exuberante de todas as quedas de água do rio Âncora, como também forma uma linda lagoa de tons esverdeados, simplesmente perfeita para uns refrescantes mergulhos naquelas tardes quentes de verão em que a nortada ataca as praias da costa de Viana do Castelo. E se gosta de caminhadas está duplamente com sorte, pois a Cascata do Pincho está enquadrada no excelente percurso pedestre PR5 VCT – Trilho do Pincho.

Cascata do Pincho | Serra d'Arga: como ir visitar e dica de trilhoPara lhe dar uma mãozinha na hora de partir à descoberta desta maravilha natural da Serra d’Arga, nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar a Cascata do Pincho, incluindo mapas interativos e track GPS do Trilho do Pincho (que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone), muitas dicas práticas e várias sugestões de alojamento para o ajudar a planear a escapadinha perfeita na natureza.

Se é fã de cascatas, clique para ler o nosso artigo das Cascatas mais bonitas de Portugal Continental.

Onde fica a Cascata do Pincho (Cascatas da Ferida Má)?

Cascata do Pincho | Serra d'Arga: como ir visitar e dica de trilhoA Cascata do Pincho é um dos geossítios mais importantes do Geoparque Litoral de Viana do Castelo. Fica localizada num idílico bosque da Serra d’Arga, na freguesia de Montaria, mais concretamente junto à pequena aldeia de Amonde. Abaixo pode ver as coordenadas com a localização exata da Cascata do Pincho.

Coordenadas GPS da Cascata do Pincho

Latitude: 41°47’49.5″N
Longitude: 8°45’14.0″W

Como ir à Cascata do Pincho (de carro e a pé): dicas para visitar a cascata mais bonita da Serra d’Arga

Cascata do Pincho | Serra d'Arga: como ir visitar e dica de trilhoDe Viana do Castelo até à freguesia de Montaria a viagem de carro não demora mais do que 30 minutos seguindo pela A28 e posteriormente pela N305.

Uma vez em Montaria, existem duas opções para ir visitar a Cascata do Pincho: uma envolve uma curtíssima caminhada; a outra passa por percorrer um fantástico trilho.

Opção caminhada curta: vindo de Montaria deve seguir de carro até à aldeia de Amonde pela N305. Virar à direita numa estreita estrada calcetada que desemboca num estradão de estrada batida. É precisamente aí que deve estacionar a sua viatura (a não ser que vá num carro bem robusto) e seguir a pé ao longo do estradão. O caminho está bem indicado e até à cascata são pouco mais de 300 metros (vai encontrar várias placas indicativas das Cascatas da Ferida Má, o tal outro nome pela qual é conhecida a Cascata do Pincho).

Atenção: se estiver em Viana do Castelo e colocar a Cascata do Pincho no GPS ou no Google Maps, o mais certo é propor-lhe abandonar a N305 um pouco antes de entrar na aldeia de Amonde e seguir por um caminho de terra batida. Em teoria é mais perto mas o caminho rural é intransitável para carros ligeiros. De forma a forçar o GPS a levá-lo pelo caminho certo o melhor mesmo é colocar Amonde como destino intermédio e seguir as dicas que lhe demos atrás.
PR5 VCT Trilho do Pincho – Serra d’Arga

Opção PR5 VCT Trilho do Pincho: Já se gosta de uma boa caminhada pela natureza a melhor opção é percorrer a totalidade do percurso pedestre circular PR5 VCT – Trilho do Pincho que arranca da localidade de Montaria. Na secção seguinte encontra todas as informações que precisa para o ir calcorrear.

Trilho da Cascata do Pincho – PR5 Viana do Castelo | Serra d’Arga

Lagoas do Rio Âncora ao longo do Trilho da Cascata do Pincho – Serra d’Arga

O Trilho da Cascata do Pincho arranca e termina no Largo do Souto em Montaria e tem uma extensão de sensivelmente 10 km. Como o percurso pedestre é circular pode ser feito em ambos os sentidos, mas nós recomendamos que seja realizado no sentido contrário aos ponteiros do relógio. O percurso encontra-se relativamente bem sinalizado. Ainda assim recomendamos que descarregue e leve consigo o track GPS que disponibilizamos abaixo.

Cascata do Pincho | Serra d'Arga: como ir visitar e dica de trilho
Poço do Manadelo – Trilho da Cascata do Pincho

O trilho apresenta um grau de dificuldade moderado. Para além da Cascata do Pincho e da maravilhosa envolvência paisagística do Rio Âncora e bosques circundantes, tem como grandes atrativos os Moinhos da Costa (antigos moinhos de água, alguns deles recuperados), a Porta do Sítio da Serra d’Arga, a Igreja Paroquial e o Calvário da Montaria e os deslumbrantes Poço Negro e Poço do Manadelo, que em dias de calor convidam a refrescantes mergulhos.

Atenção: não recomendamos que percorra o Trilho da Cascata do Pincho em dias de chuva, pois os troços junto ao rio Âncora têm muitas pedras que, com a humidade, ficam mesmo muito escorregadias. O perigo de queda é real!

Informação prática do Trilho da Cascata do Pincho – PR5 Viana do Castelo

  • Distância: 10 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Largo do Souto, Montaria

Mapa com a localização da Cascata do Pincho e percurso pedestre Trilho da Cascata do Pincho – PR5 Viana do Castelo | Serra d’Arga e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do percurso pedestre Trilho da Cascata do Pincho – Serra d’Arga

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Quando ir visitar a Cascata do Pincho?

Se o principal objetivo de visitar a Cascata do Pincho é ir a banhos, escusado será dizer que o final da primavera e o verão são de longe a melhor altura para ir visitar a paradisíaca cascata da Serra de Arga.

Cascata do Pincho | Serra d'Arga: como ir visitar e dica de trilhoContudo, tenha em atenção que nos fins-de-semana de verão e durante todo o mês de agosto o mais certo é encontrar a Cascata do Pincho à pinha (sobretudo se a nortada tiver atacado as praias de Viana do Castelo). Como para nós multidões e natureza não combinam, recomendamos vivamente que, se for nos meses do verão, tente visitar a Cascata do Pincho durante os dias de semana.

Cascata do Pincho | Serra d'Arga: como ir visitar e trilho do pincho

Se não faz questão de ir a banhos, o melhor mesmo é apostar numa visita durante a primeira metade da primavera (idealmente num dia de sol), pois não só se livra das multidões como ainda poderá observar a Cascata do Pincho em todo o seu fulgor.

O que levar?

Rio Âncora – Serra d’Arga
  • Mochila leve e confortável;
  • Comida e bebida para fazer um picnic (não há cafés nem qualquer tipo de serviço de apoio na Cascata do Pincho. É um local 100% Into the Wild);
  • Calçado adequado a caminhadas (se estiver a planear percorrer o Trilho da Cascata do Pincho)
  • Fato de banho (se for num dia de calor, claro está)
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita a esta maravilha da natureza do centro de Portugal;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico. A visão de restos de comida não joga lá muito bem com a paradisíaca Cascata do Pincho. Estamos confiantes de que concorda connosco!

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Pincho? Sugestões de alojamento

Na Serra d’Arga (e arredores) encontra excelentes alojamentos de turismo rural, perfeitos para uma escapadinha na natureza. Já se preferir um hotel mais convencional, a melhor aposta é mesmo a cidade de Viana do Castelo.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos na Serra d’Arga e Viana do Castelo que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

(Clique nos nomes dos hotéis para mais informações e fazer a sua reserva. Opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento gratuito, não vá ter algum imprevisto.)

Melhores Alojamentos de Turismo Rural na Serra d’Arga

Cerquido Village & Spa: casas e bungalows bem equipados, um terraço com vista para as montanhas e uma piscina infinita deliciosa são os principais trunfos deste excelente alojamento local. Não é propriamente económico, mas não vai dar por mal empregue o investimento.

Serra de Arga Mountain House: fica localizada em Montaria, a somente 3 km da Cascata do Pincho, e oferece uma casa completamente equipada para 4 pessoas, com jardim, terraço e uma churrasqueira. O único senão é que está quase sempre ocupada nos meses de verão. Convém reservar com muita antecedência.

Quintinha D`Arga: quartos confortáveis, ambiente acolhedor, boa piscina exterior e um pequeno-almoço caseiro delicioso. Das melhores relações qualidade-preço da região.

Melhores Hotéis em Viana do Castelo

Axis Viana Business & SPA Hotel: design hotel com todos os luxos e confortos, como sejam spa, piscinas interior e exterior. Tem restaurante para refeições à la carte e um sofisticado bar com boas opções exclusivas de cocktails. As vistas sobre a montanha e o rio Lima são inspiradoras.

Hotel Laranjeira: preços muito económicos, localização perfeita, bons quartos, muita simpatia e pequeno-almoço continental farto e variado.

Hotel Flor de Sal: vistas maravilhosas sobre o mar, quartos espaçosos com varandas, limpos e confortáveis. O pequeno-almoço é delicioso e no restaurante confecionam-se pratos regionais com um toque inovador. A somente 5 minutos de carro do centro histórico de Viana.

Clique para ver mais opções de alojamento em Viana do Castelo

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.