Não há como negar que o Parque Nacional da Peneda-Gerês rima com paradísicas cascatas. Há-as “aos molhos” e entre as mais belas figura a Cascata do Tahiti, nome popular pelo qual são conhecidas as Cascatas Fecha de Barjas.
E nós conseguimos compreender bem a razão de tal desejo. É que as Cascatas de Fecha de Barjas são uma autêntica obra-prima da natureza.
Imagine uma miríade de quedas de água e idílicas lagoas de águas cristalinas, escondidas num frondoso e verdejante bosque, e fica logo com uma ideia do monumental quadro natural que @ espera quando visitar as Cascatas do Tahiti. Quando as vir ao vivo e a cores, ser-lhe-á impossível não cair de amores!
Descer até ao maior poço da Cascata do Tahiti requer alguma ciência (acima de tudo, extremo cuidado) e esforço. Altamente recompensados. Vai ter de se beliscar para ter a certeza de que não está a sonhar!
Conteúdo deste Artigo
- 1 Guia completo para visitar as Cascatas Fecha de Barjas | Cascata do Tahiti – Gerês
- 1.1 Onde fica a Cascata do Tahiti (Cascatas Fecha de Barjas)?
- 1.2 Coordenadas GPS da Cascata do Tahiti
- 1.3 Como chegar à Cascata do Tahiti (Cascatas de Fecha de Barjas)?
- 1.4 Dicas para visitar a Cascata do Tahiti (com o máximo de segurança possível)
- 1.5 Quando ir visitar a Cascata do Tahiti (Cascatas Fecha de Barjas)
- 1.6 O que levar?
- 1.7 Mapa com a localização da Cascata do Tahiti (Cascatas Fecha de Barjas)
- 2 Outros locais de interesse para visitar perto da Cascata do Tahiti?
- 3 Onde ficar a dormir perto da Cascata do Tahiti? Sugestões de alojamento
- 4 Outras Cascatas de Portugal
Guia completo para visitar as Cascatas Fecha de Barjas | Cascata do Tahiti – Gerês
Onde fica a Cascata do Tahiti (Cascatas Fecha de Barjas)?
A Cascata do Tahiti fica localizada em plena Serra do Gerês, mais concretamente nas imediações da Aldeia de Ermida, pertencente à freguesia de Vilar de Veiga, concelho de Terras de Bouro. Abaixo pode ver as coordenadas com a localização exata da Cascata do Tahiti.
Coordenadas GPS da Cascata do Tahiti
Latitude: 41°42’15.4″N
Longitude: 8°06’34.6″W
Como chegar à Cascata do Tahiti (Cascatas de Fecha de Barjas)?
É relativamente fácil dar com a Cascata do Tahiti, então se levar o seu amigo Google Maps, pode-se mesmo dizer que é canja.
É nas imediações da ponte que terá de estacionar a sua viatura. Tenha em atenção que existem muito poucos lugares para parquear gratuitamente perto do trilho que dá acesso à Cascata do Tahiti. Contudo, existe um parque de estacionamento pago nas imediações, que ainda assim se torna curto nos dias de maior afluência.
Uma vez parqueada a viatura, está na hora de calçar as suas botas de caminhada e começar a aventura de descer monte abaixo até às maravilhosas Cascatas do Tahiti.
Seguindo pela margem direita do rio Arado, após aproximadamente 100 metros, irá encontrar uma série de pequenas quedas de água e lagoas pouco profundas que convidam a banhos e que são perfeitas para quem vá com crianças. O acesso não é particularmente exigente mas exige muita cautela, pois as pedras são muito escorregadias.
Contudo, se pretender ir até à maior lagoa da Cascata do Tahiti (e de onde terá a melhor vista sobre a sucessão das Cascatas Fecha de Barjas), a conversa já é outra. Para começar, a distância a percorrer desde o parque de estacionamento até à principal lagoa da Cascata do Tahiti é um pouco maior, cifrando-se sensivelmente em 300 metros (600 metros ida e volta).
Neste caso deve fazer a descida pela margem esquerda do rio Arado pois é de longe a mais segura. Se for primeiro às lagoas mais rasas, pode tentar atravessar aí para a margem esquerda do rio Arado (caso o caudal do rio estiver relativamente baixo).
Queremos no entanto reforçar que a descida até ao maior poço da Cascata do Tahiti é difícil e bastante perigosa, não sendo à toa que todos os anos acontecem inúmeros acidentes no trilho de acesso à Cascata do Tahiti, alguns deles mortais.
Infelizmente, é impossível aceder à Cascata do Tahiti em total segurança. De forma a minimizar os riscos, na secção abaixo vamos partilhar consigo algumas dicas para visitar a Cascata do Tahiti, com o máximo de segurança possível.
Dicas para visitar a Cascata do Tahiti (com o máximo de segurança possível)
- As pedras ao longo do trilho até à Cascata do Tahiti são mesmo muito escorregadias. Logo, recomendamos vivamente que leve calçado adequado a caminhadas, de preferência com sola antiderrapante. Ir pelo caminho de sandálias ou chinelos não é, de todo, uma boa ideia. Se as quiser utilizar na Cascata do Tahiti, leve-as na mochila. Sugerimos que leve também uns aquashoes, que dão imenso jeito na hora de ir a banhos.
- Não arrisque fazer a íngreme descida até à lagoa principal da Cascata do Tahiti em dias de chuva ou de muita humidade. Nestas alturas, não só as pedras mas todo o piso fica mesmo muito escorregadio e uma queda pode ser fatal. A Cascata do Tahiti não foge e pode sempre regressar noutro dia.
- Se for visitar a Cascata do Tahiti com crianças, o melhor mesmo é ficar-se pelas quedas de água mais pequenas e lagoas menos profundas. Mantenha uma vigilância bem apertada e não descure a sua atenção nas crianças nem um segundo.
- As lagoas da Cascata do Tahiti são piscinas naturais maravilhosas mas não são uma praia fluvial. Ou seja, não têm qualquer tipo de infraestruturas de segurança, vigilância nem manutenção. É natureza em estado puro. Como tal, na hora de ir a banhos, deve ter muito cuidado. E reforçamos, não tire os olhos de cima das crianças!
Quando ir visitar a Cascata do Tahiti (Cascatas Fecha de Barjas)
Se o principal objetivo de visitar a Cascata do Tahiti é ir a banhos, escusado será dizer que o final da primavera e o verão são de longe a melhor altura para ir visitar esta paradisíaca cascata do Gerês.
Contudo, tenha em atenção que nos fins-de-semana de verão e durante todo o mês de agosto o mais certo é encontrar a Cascata do Tahiti “à pinha”. Como, para nós, multidões e natureza não combinam, recomendamos vivamente que, nos meses do verão, tente visitar as Cascatas Fecha de Barjas durante os dias de semana.
Se não faz questão de ir a banhos, o melhor mesmo é apostar numa visita durante a segunda metade da primavera (idealmente num dia de sol), pois não só se livra das multidões como ainda poderá observar a Cascata do Tahiti em todo o seu fulgor.
Como já referimos atrás, em dias de chuva ou nos dias posteriores a fortes chuvadas, o trilho de acesso à Cascata do Tahiti “escorrega como manteiga”. Como tal, é extremamente perigoso. O nosso conselho é que evite ir nesses dias, mesmo que seja um caminhante com muita experiência.
O que levar?
- Mochila leve e confortável;
- Calçado adequado a caminhadas (de preferência com sola antiderrapante) e aquashoes;
- Comida e bebida para fazer um picnic (não há qualquer tipo de serviços de apoio na Cascata do Tahiti. É um local 100% Into the Wild);
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
- Fato de banho (se for no verão, claro está)
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada e dos mergulhos nas lagoas das Cascatas Fecha de Barjas;
- E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo.
Mapa com a localização da Cascata do Tahiti (Cascatas Fecha de Barjas)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização exata e o trilho para a Cascata do Tahiti (ou Cascatas da Fecha de Barjas no Gerês).
Outros locais de interesse para visitar perto da Cascata do Tahiti?
Quanto for visitar a Cascata do Tahiti, aproveite para conhecer os principais atrativos da Serra do Gerês. Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder nesta região do Parque Nacional da Peneda-Gerês são os seguintes:
- visitar a aldeia de Ermida e percorrer o trilho que liga o povoado à Cascata da Rajada, outra linda cascata do rio Arado;
- ir desfrutar das deslumbrantes vistas do famoso Miradouro da Pedra Bela e do altaneiro Miradouro das Rocas;
- visitar a Cascata do Arado e percorrer o trilho mágico que conduz ao Poço Azul, uma das lagoas mais bonitas do Gerês;
- ir conhecer as Cascatas de Leonte e da Laja percorrendo o formidável Trilho da Preguiça;
- fazer uma caminhada pela Mata da Albergaria e ir dar um mergulha na Cascata da Portela do Homem e às Lagoas da Albergaria;
- visitar Fafião, a aldeia dos lobos do Gerês, e percorrer o trilho até ao idílico Poço Verde;
- percorrer o Trilho das 7 Lagoas do Xertelo, um dos nossos percursos pedestres favoritos do Gerês.
- dar um saltinho à aldeia de Pincães e seguir a levada até à idílica Cascata de Pincães.
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Tahiti? Sugestões de alojamento
A melhor localidade para montar base quando visitar a Cascata do Tahiti é a Vila do Gerês. Fica a pouco mais de 10 km da Cascata do Tahiti e tem uma vasta oferta de alojamentos e serviços turísticos.
Na Vila do Gerês um dos nossos alojamentos favoritos é o Hotel Central Jardim, pois é bem económico, super central, muito confortável e ainda oferece um excelente pequeno-almoço já incluído no preço do quarto.
Outra boa opção na Vila do Gerês é o Adelaide Hotel. Perde um pouco na localização face ao Central Jardim, mas os quartos são igualmente confortáveis, tem um bom pequeno-almoço, e o grande trunfo é a agradável piscina exterior.
Se preferir um alojamento mais luxuoso recomendamos o Hotel São Bento da Porta Aberta, o nosso preferido quando queremos ser mimados. É uma unidade hoteleira super acolhedora e que oferece todo o tipo de serviços de que necessitamos, tendo inclusivamente um (excelente) restaurante com iguarias regionais. A localização é simplesmente idílica, tem excelentes acessos e fica super perto da Marina do Rio Caldo e da Barragem da Caniçada. A relação qualidade-preço é imbatível!
Clique para ver mais opções de alojamento perto da Cascata do Tahiti
Outras Cascatas de Portugal
- Cascatas mais bonitas de Portugal
- Norte: Cascatas mais bonitas do Norte de Portugal | Cascatas de Arcos de Valdevez | Cascatas de Bragança | Cascatas do Gerês | Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Cascatas da Serra d’Arga | Cascatas do Soajo | Cascatas do Laboreiro (Poças do Malho) | Cascata do Arado | Cascata da Candosa | Cascata Cela Cavalos | Cascata de Pincães | Cascata do Pincho | Cascata Portela do Homem | Cascata da Rajada | Sete Lagoas do Gerês | Poço Azul
- Centro: Cascatas mais bonitas do Centro de Portugal | Cascatas de Cortes do Meio (Serra da Estrela) | Cascata da Cabreia | Cascata da Fórnea | Cascata da Pedra da Ferida | Cascata do Penedo Furado | Cascatas do Poço das Talhas | Cascatas do Ocreza (Serra da Gardunha) | Cascatas de Vila de Rei | Poço Negro
- Lisboa: Cascatas de Sintra | Cascata do Boição
- Alentejo: Cascatas do Alentejo
- Algarve: Cascata do Pego do Inferno
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!