Poço Negro | Manhouce: uma cascata e lagoa de sonho em São Pedro do Sul

Poço Negro | Manhouce: uma cascata e lagoa de sonho em São Pedro do Sul

As montanhas mágicas do Centro de Portugal guardam um sem número de surpreendentes tesouros naturais. Um dos nossos preferidos é a deslumbrante Cascata e Lagoa do Poço Negro, um verdadeiro pedacinho do paraíso escondido em Manhouce, São Pedro do Sul.

Poço Negro | Manhouce: uma cascata e lagoa de sonho em São Pedro do SulA força das águas do rio Teixeira, um dos rios mais selvagens de Portugal, esculpiram a preceito, uma lagoa de águas cristalinas, precedida duma das cascatas mais bonitas de Portugal. E se o Poço Negro encanta, o luxuriante bosque em que está inserido apaixona! É mesmo um pedacinho do céu na terra, que não só nos permite estar em total comunhão com a natureza, como ainda propicia refrescantes mergulhos nos dias quentes do ano.

Poço Negro | Manhouce: uma cascata e lagoa de sonho em São Pedro do SulE não se deixe enganar pelo nome de Poço Negro. As águas não são negras, mas sim de um encantador verde-esmeralda. O nome deve-se unicamente ao facto do Poço Negro ser mesmo muito profundo.

Ficou com vontade de conhecer esta maravilha da natureza de Portugal? Acreditamos que sim. Como tal, nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir conhecer a Cascata e Lagoa do Poço Negro, incluindo um mapa interativo com o percurso pedestre, dicas práticas e várias sugestões de alojamento para o ajudar a planear uma perfeita escapadinha na natureza.

Como chegar à Cascata do Poço Negro no concelho de São Pedro do Sul?

O Poço Negro fica localizado perto de Sernadinha, uma pequena localidade mesmo ao lado da aldeia de Manhouce, no concelho de São Pedro do Sul. Do Porto ao Poço Negro são menos de 80km. Já de partir de Lisboa terá de percorrer 300km.

Poço Negro | Manhouce: uma cascata e lagoa de sonho em São Pedro do SulPara quem vem do Porto, basta apanhar a autoestrada A1 e logo depois a A32. Saía na saída 2 e tome a N224-1 e posteriormente as estradas municipais M511, M621 e M612 até chegar a Manhouce. Atravesse a aldeia e continue pela M612 até Sernadinha, onde já irá encontrar uma placa indicativa do Poço Negro. Depois terá de fazer uma curta caminhada até chegar à cascata do Poço Negro (menos de 400 metros para cada lado). Iremos explicar o percurso com mais detalhe na secção seguinte deste artigo.

Já se vem de Lisboa deve tomar a A1 e a A25. Saía na saída 11 e siga pela EM617 até Pinheiro de Lafões e posteriormente a M614 até Sequeiró. A partir daí apanhe a N333-3 até Covelo e posteriormente a M612 até Sernadinha, onde já encontra placas a direção do Poço Negro.  Depois terá de fazer um pequeno percurso pedestre. Na próxima secção explicamos tudo detalhadamente.

Pelo caminho poderá também ver algumas pequenas cascatas. Basta ir atento ao som da água e afastar-se alguns metros do estradão de terra batida. Fica a dica!
Atenção: a estrada que liga Sernadinha ao Poço Negro é praticamente toda ela de terra batida e apresenta um declive bastante acentuado. Da última vez que por lá passamos (julho de 2020) a estrada tinha vários trechos em muito mau estado, ou seja, não apresentava boas condições de circulação. Se tem um carro baixo, recomendamos vivamente que estacione logo que lhe surgirem os primeiros grandes buracos e que siga a pé pelo estradão até ao Poço Negro. Pode sempre arriscar ir de carro (vimos dois carros ligeiros estacionados na proximidade), mas como, no total, só terá de percorrer pouco mais de 1 km para cada lado, não justifica danificar a sua viatura para poupar um par de quilómetros às pernas.

Percurso pedestre até à Cascata do Poço Negro e mapa interativo com a localização

Como já referimos para ir até ao Poço Negro terá de fazer um pequeno percurso pedestre. Se conseguir descer a estrada de terra batida com a sua viatura, irá chegar a uma zona mais plana, junto a um portão, que tem largura suficiente para estacionar em segurança.

Parque de Merendas – é aqui que começa o trilho que conduz à cascata e lagoa

Após estacionar, siga a pé pelo estradão até chegar a um pequeno parque de merendas (localizado no lado esquerdo), que fica imediatamente antes dum açude para aproveitamento hidroelétrico. No parque de merendas, terá de seguir por um trilho à esquerda até chegar ao Poço Negro. No total só terá de percorrer cerca de 400 metros a pé.

Açude – vale a pena dar lá um pulinho!

No mapa abaixo encontra todo o percurso desde o local de estacionamento até ao Poço Negro. Vai ver que é super fácil dar com o paraíso!


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa da localização e percurso pedestre do Poço Negro.

Dica VagaMundos: aproveite a sua passagem por esta região e vá visitar a igualmente paradisíaca Cascata da Cabreia, o Poço da Barreira em Manhouce e a maravilhosa Serra da Freita. Se quiser acrescentar à sua escapadinha na natureza algumas visitas culturais dê também um saltinho às apaixonantes cidades de Viseu e Santa Comba Dão.
O paraíso não pode andar muito longe disto!

O que levar na sua visita ao Poço Negro?

  • Mochila leve e confortável;
  • Comida e bebida para fazer um picnic (não há cafés nem qualquer tipo de serviço de apoio no Poço Negro. É um local 100% Into the Wild);
  • Fato de banho (se for num dia de calor, claro está)
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita a esta maravilha da natureza do centro de Portugal;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico. A visão de restos de comida não joga lá muito bem com a paradisíaca Cascata e Lagoa do Poço Negro. Estamos confiantes de que concorda connosco!

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Poço Negro? Sugestões de Alojamento

Hotel Vouga

Da última vez que fomos ao Poço Negro ficamos alojados no Hotel Vouga, que fica idilicamente situado nas margens do rio Vouga nas Termas de São Pedro do Sul. O hotel foi recentemente remodelado e como tal as áreas comuns e os quartos têm um look super moderno. Apostamos num com varanda e vista rio e adoramos a estadia! Tem ainda uma boa piscina exterior e um agradável jardim, perfeitos para relaxar depois de um dia a explorar as maravilhas naturais da região. Quanto ao pequeno-almoço, não sendo extraordinário, é bastante completo e variado. E o melhor de tudo: os preços são mesmo muito em conta!

Hotel Solar da Capela

Se quer ficar alojado num edifício histórico do século XVII sem abdicar do conforto, aposte no Hotel Solar da Capela. Também fica situado nas Termas de São Pedro do Sul e para além da beleza da propriedade e do conforto dos quartos, ganha imenso pela simpatia dos anfitriões. O único ponto menos positivo é o pequeno-almoço, que beneficiava de um pouco mais de variedade. Ainda assim a relação qualidade preço é excelente e como tal recomendamos sem hesitar!

Clique para ver mais opções de alojamento perto do Poço Negro

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.