Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região Centro

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região Centro

Hoje vamos convidá-lo a embarcar numa fascinante viagem pelas cascatas mais bonitas do Centro de Portugal. Da apaixonante Serra da Freita ao imenso lago azul de Castelo de Bode, passando pelo imponente Maciço Central que reúne as serras da Estrela, Açor e Lousã e pela surpreendente Serra de Aire e Candeeiros, há uma miríade de deslumbrantes cascatas e idílicas lagoas para descobrir.

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região Centro
Cascata Fraga de Água d’Alta – uma das cascatas mais bonitas do centro de Portugal

E o melhor de tudo é que partir à “caça” das paradisíacas cascatas da região do Centro de Portugal é o álibi perfeito para conhecer várias mãos cheias de maravilhas naturais de Portugal.

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região Centro
Cascata da Pedra da Ferida – Cascatas Centro de Portugal

Na sua viagem em busca das mais belas cascatas do Centro de Portugal irá percorrer fabulosos trilhos de montanha, atravessar bosques mágicos que parecem recortados de contos de fadas, deixar-se seduzir pelas melodiosas e cristalinas águas dos rios e ribeiras, cruzar incontáveis montes ondulantes decorados de urze e carqueja e deliciar-se com paisagens de cortar a respiração a cada virar de esquina. É um verdadeiro banho de natureza, por vezes até mesmo no sentido literal!

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região Centro
Cascata do Poço Negro – Cascatas Centro de Portugal

Escusado será dizer que as cascatas da região Centro de Portugal nem sempre estão à mão de semear. Por isso mesmo, para além de lhe mostrarmos as cascatas mais bonitas do Centro de Portugal, nas secções seguintes deste artigo vamos também partilhar consigo toda a informação que precisa para ir desfrutar destes tesouros naturais. Só vai precisar mesmo de calçar as suas botas de caminhada, pegar na mochila e partir à aventura. Ah, e não se esqueça do fato de banho!

Conteúdo deste Artigo

Melhores Cascatas do Centro de Portugal: saiba como ir às cascatas naturais mais bonitas da Região Centro de Portugal

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região Centro
Cascata Pego da Rainha – Cascatas Centro de Portugal

Para além de uma breve descrição das cascatas mais bonitas da região do Centro de Portugal, neste artigo encontra também um mapa interativo com a localização das cascatas, toda a informação prática que precisa para dar com elas e várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir relativamente perto das cascatas. Como bónus, ainda lhe vamos indicar quais são as melhores cascatas do Centro de Portugal para nadar e dar uns mergulhos.

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região Centro
Cascata das Porqueiras – Cascatas Centro de Portugal

Por último, queremos chamar uma vez mais a atenção que para conhecer grande parte das cascatas da região do Centro de Portugal presentes neste artigo, terá de percorrer alguns trilhos pedestres.

Cascata da Ribeira das Quelhas – Cascatas Centro de Portugal

A maioria deles são pouco exigentes e encontram-se bem sinalizados. Contudo, há alguns, digamos, um pouco mais selvagens e desprovidos de qualquer sinalização. Nesses casos, disponibilizamos a rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth. Não queremos que se perca em busca das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal!

Cascata da Cabreia (Sever do Vouga)

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região Centro

O Parque de Lazer da Cabreia, no concelho de Sever do Vouga, é um autêntico Jardim do Éden no Centro de Portugal. E é nele que se esconde a magnífica Cascata da Cabreia, que é, sem sombra de dúvidas, uma das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal.

A Cascata da Cabreia tem uns admiráveis 25 metros de altura e a sua piscina natural é um verdadeiro deleite, sendo perfeita para tomar umas banhocas nas quentes tardes de verão. E para compor na perfeição este quadro natural, há todo um exuberante bosque, rasgado pelas cristalinas águas do rio Mau, que convida a plácidos passeios e momentos ímpares de contemplação. O paraíso não pode andar muito longe disto!

E se gosta de caminhadas está duplamente com sorte, pois a Cascata da Cabreia está integrada no SVV PR 2 Trilho da Cabreia que lhe permite fazer uma agradável caminhada pelos bosques envolventes e partir à descoberta das antigas Minas do Braçal e da Malhada.

Como chegar à Cascata da Cabreia

Como já referimos atrás, a Cascata da Cabreia está inserida no Parque de Lazer da Cabreia, na freguesia de Silva Escura. Tendo Sever de Vouga como referência, basta seguir pela M554 até Silva Escura onde já encontra indicações para o Parque de Lazer da Cabreia. Do estacionamento à Cascata da Cabreia é um saltinho.

Coordenadas GPS da Cascata da Cabreia

Latitude: 40°45’13.9″N
Longitude: 8°23’28.3″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata da Cabreia

Moleiro da Costa Má| Encosta Dos Túneis | Quinta dos Caibrais

Cascata da Fílveda (Sever do Vouga)

A Cascata da Fílveda, também conhecida pelo nome de Cascata da Frágua da Pena, é uma das cascatas mais selvagens do Centro de Portugal. Também fica localizada no concelho de Sever do Vouga, bem escondidinha num lindo e frondoso bosque de árvores autóctones, como seja o carvalho. A cascata é no fundo uma sucessão de quedas de água que se despenham do alto de mais de 40 metros, formando pequenas lagoas onde é possível refrescar-se. Dar com ela é uma pequena aventura, até porque o acesso é algo exigente, mas o esforço é bem recompensado!

Como chegar à Cascata da Fílveda

A Cascata da Fílveda fica localizada perto da pequena localidade de Bouças, a pouco mais de 3 km da Cascata da Cabreia. Porém, desta feita não vai ter a vida tão facilitada pois terá de fazer uma caminhada de aproximadamente 2 km (ida e volta).

Comece por estacionar o carro perto do ponto assinalado no track que disponibilizamos abaixo para download e siga pelo estradão de terra batida durante aproximadamente uns 900 metros. Aí o trilho torna-se bem mais estreito e sinuoso. Para ir até junto da base da cascata principal terá de descer largas dezenas de degraus por uma escadaria de madeira que acompanha a queda de água desde o topo até à base. São só 100 metros é certo mas o desnível é também ele de aproximadamente 100 metros e por norma a escadaria encontra-se muito escorregadia. Por isso, tenha mesmo muito cuidado!

Dica VagaMundos: se for com crianças pequenas, o melhor mesmo é não correr riscos desnecessários e ficar-se pela vizinha Cascata da Cabreia. Assim até fica com uma boa desculpa para voltar à região de Sever do Vouga, quando elas já forem mais crescidinhas!

Coordenadas GPS da Cascata da Fílveda

Latitude: 40°46’37.1″N
Longitude: 8°24’07.2″W

Rota/Track GPS da Cascata da Fílveda

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar a dormir perto da Cascata da Fílveda

Moleiro da Costa Má| Encosta Dos Túneis | Quinta dos Caibrais

Cascata do Poço Azul (São Pedro do Sul)

O Poço Azul é um autêntico pedacinho do céu no concelho de São Pedro do Sul. Na verdade, o poço é verde, mas o nome de batismo de pouco importa quando se dá de caras com o paraíso. Fica localizado junto ao pequeno povoado de Sobrosa, na freguesia de Santa Cruz da Tapa, e para além de ter algumas das mais belas cascatas do Centro de Portugal, é simplesmente perfeito para ir a banhos.

É que aqui as cascatas formaram uma série de espaçosas lagoas de águas cristalinas, idilicamente rodeados por um frondoso bosque ribeirinho e um denso carvalhal. Podemos afiançar-lhe que é uma das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal.

Como chegar à Cascata do Poço Azul

Não é difícil ir ver in loco as Cascatas do Poço Azul. Tendo São Pedro do Sul como referência, basta seguir pela estrada N227 em direção a Santa Cruz da Tapa. Um pouco depois desta localidade vire à direta pela CM1238 e siga até Sobrosa. Aí já irá encontrar várias placas com a sinalização do Poço Azul que o irão conduzir até um pequeno largo que serve de estacionamento para quem vai à praia fluvial selvagem. Daí até às cascatas são umas meras centenas de metros a pé.

Coordenadas GPS da Cascata do Poço Azul

Latitude: 40°46’52.0″N
Longitude: 8°09’57.9″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Poço Azul

Quinta da Comenda | Paço da Torre de Figueiredo das Donas | Hotel Solar da Capela

Cascata do Poço Negro (Manhouce – São Pedro do Sul)

A Cascata do Poço Negro é mais um dos tesouros da natureza de São Pedro do Sul. A força das águas do rio Teixeira, um dos rios mais selvagens de Portugal, esculpiram a preceito, uma lagoa de águas cristalinas, precedida duma das cascatas mais deslumbrantes do Centro de Portugal. E se o Poço Negro encanta, o luxuriante bosque em que está inserido apaixona! É mesmo um pedacinho do paraíso na terra, que nos permite estar em total comunhão com a natureza e propicia refrescantes mergulhos nos dias quentes do ano.

Mais uma vez, não se deixe enganar pelo nome de Poço Negro. As águas não são negras, mas sim de um encantador verde-esmeralda. O nome deve-se unicamente ao facto do Poço Negro ser mesmo muito profundo. Pode ir descansado!

Como chegar à Cascata do Poço Negro

O Poço Negro fica localizado perto de Sernadinha, uma pequena localidade mesmo ao lado da aldeia de Manhouce, no concelho de São Pedro do Sul.

Em Sernadinha encontra placas indicativas do Poço Negro, contudo tenha em atenção que a estrada que liga a localidade a esta linda cascata do Centro de Portugal é de terra batida e, por norma, não se encontra em bom estado. Se tem um carro baixo, recomendamos vivamente que estacione logo que lhe surgirem os primeiros grandes buracos e que siga a pé.

Após estacionar, siga a pé pelo estradão até chegar a um pequeno parque de merendas, que fica imediatamente antes dum açude para aproveitamento hidroelétrico. No parque de merendas, terá de seguir por um trilho à esquerda até chegar ao Poço Negro. No total só terá de percorrer cerca de 400 metros a pé (ou 1 km caso opte por deixar o carro um pouco mais acima).

Dica VagaMundos: se vir que está com dificuldades em dar com ela, clique e espreite este nosso artigo dedicado à Cascata do Poço Negro, onde irá encontrar um mapa interativo com o percurso pedestre até à cascata.

Coordenadas GPS da Cascata do Poço Negro

Latitude: 40°48’57.5″N
Longitude: 8°13’41.5″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Poço Negro

Quinta da Comenda | Hotel Solar da Capela | River House Sejães

Cascata das Porqueiras (Vale de Cambra)

A Cascata das Porqueiras é uma das cascatas mais belas e remotas da Serra da Freita, sendo a nossa favorita no concelho de Vale de Cambra. É certo que, oficialmente, já pertence à região Norte de Portugal, mas como fica a somente 9 km da Cascata do Poço Negro não resistimos em colocá-la na nossa lista das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal. Até porque a natureza não conhece fronteiras!

A cascata das Porqueiras fica idilicamente encaixada no vale mágico por onde passa a ribeira de Agualva, mesmo ao lado da aldeia abandonada das Porqueiras, e bem pertinho da aldeia da Lomba, uma aldeia de xisto espantosamente empoleirada num promontório rendilhado de socalcos e pincelado de tradicionais canastros.

Para a ir conhecer não se livra de uma pequena caminhada, mas temos a certeza de que quando botar os olhos na maravilhosa queda de água, com cerca de 15 metros de altura, e nas lindas lagoas que convidam a banhos não vai dar por mal empregue o esforço. O enquadramento natural é verdadeiramente estupendo!

Como chegar à Cascata das Porqueiras

Do Poço Negro basta tomar a estrada M612 até Manhouce e posteriormente a CM1232 até à aldeia da Lomba. Uma vez lá terá de calçar as suas botas de caminhada e descer a pé até ao fundo do vale, usando o track GPS que disponibilizamos abaixo como orientação. No total terá de percorrer sensivelmente 2,5 km (ida e volta).

E se é certo que para baixo todos os santos ajudam, na subida só ajuda um, e é assim a modos que para o coxo. Isto para lhe dizer, vá preparad@ para uma subida rasgadinha no regresso ao carro!

Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada, aproveite para percorrer o fantástico Trilho da Vereda do Pastor, um dos nossos trilhos favoritos da Serra da Freita, que liga a aldeia da Lomba à aldeia de Côvo. Pelo caminho irá passar pela aldeia das Porqueiras, e respetiva cascata, pela aldeia abandonada das Berlengas e pela Cascata das Estacas. Clique para mais informações sobre o Trilho Vereda do Pastor.

Coordenadas GPS da Cascata das Porqueiras

Latitude: 40°49’22.3″N
Longitude: 8°14’47.8″W

Rota/Track GPS da Cascata das Porqueiras

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar a dormir perto da Cascata das Porqueiras

Hotel Rural da Freita | Quinta da Comenda | Hotel Solar da Capela

Cascata do Candal (Serra da Lousã)

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região CentroA Cascata do Candal é uma das maiores pérolas naturais da Serra da Lousã e como tal nem pestanejamos na hora de a incluir na nossa lista das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal. A cascata é formada pelas águas da ribeira de São João e fica bem escondidinha, num frondoso vale, localizado nas imediações da linda Aldeia do Xisto de Candal. Pode não ser uma das maiores cascatas de Portugal, mas é seguramente uma das mais cativantes!

Como chegar à Cascata do Candal

A Cascata do Candal fica a somente 800 metros da aldeia do Candal e para lá chegar basta seguir a sinalização do PR3 – Trilho da Rota da Levada em direção ao Castelo da Lousã, acompanhando a ribeira de São João. Pelo caminho terá a oportunidade de ver um moinho de água recuperado (e em funcionamento) e outros dois em ruínas. Um pouco mais à frente já vai conseguir avistar a Cascata do Candal.

Mas não se fique pela vista “aérea”. Desça os íngremes degraus de pedras de xisto encravados nos muros da encosta e vá vê-la de perto! A descida (e a respetiva subida no regresso) são injeções de adrenalina recompensadoras quando a Cascata do Candal surge à vista, em toda a sua grandiosidade, mesmo diante dos seus olhos.

Coordenadas GPS da Cascata do Candal

Latitude: 40°04’58.7″N
Longitude: 8°12’32.6″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Candal

Cerdeira Home for Creativity | Casa da Carvalha | Palácio da Lousã Boutique Hotel

Cascatas da Ribeira das Quelhas (Coentral – Serra da Lousã)

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região CentroA Ribeira das Quelhas é mais uma das (muitas) maravilhas naturais da Serra da Lousã e as suas cascatas e lagoas figuram entre as melhores do Centro de Portugal.

Até há bem pouco tempo, para conseguir ver in loco as Cascatas da Ribeira das Quelhas, era imperativo fazer uma exigente caminhada, com um pouco de escalada à mistura, ou então seguir o curso da ribeira através da prática do canyoning. Mas temos boas notícias para si. No verão de 2020 nasceram os Passadiços da Ribeira das Quelhas, tornando muito mais acessível a visita a um dos locais mais belos e selvagens da Serra da Lousã.

Os Passadiços da Ribeira das Quelhas estão localizados junto à aldeia do Coentral Grande, e seguem pela margem direita da Ribeira das Quelhas ao longo de aproximadamente 1,2 km (pouco menos de 2,5 km, ida e volta).

Pelo caminho vai poder desfrutar de paisagens verdadeiramente selvagens e ver várias cascatas, cada uma com o seu poço de água cristalina. Se for no verão, pode até dar uns mergulhos. Clique para mais informações sobre os Passadiços da Ribeira das Quelhas.

Como chegar às Cascatas da Ribeira das Quelhas

O início dos passadiços que permitem visitar as Cascatas da Ribeira das Quelhas fica localizado a pouco mais de 500 metros da aldeia do Coentral, junto à antiga ponte da aldeia.

É possível estacionar a sua viatura praticamente ao lado do início do percurso, mas tenha em atenção que o estacionamento nesta zona é muito limitado. Se for em dias de grande afluência, como sejam os fins-de-semana, o mais certo é não ter lugares disponíveis. Nesse caso, terá de estacionar a sua viatura na aldeia do Coentral e daí seguir a pé pelo estradão de terra batida até ao início dos passadiços.

Coordenadas GPS da Cascatas da Ribeira das Quelhas

Latitude: 40°03’55.8″N
Longitude: 8°10’07.4″W

Onde ficar a dormir perto da Cascatas da Ribeira das Quelhas

Resort Natureza Villa Rio | Cerdeira Home for Creativity | Palácio da Lousã Boutique Hotel

Cascatas da Ribeira das Paredes | Quedas de Água das Paredes (Mortágua)

Só descobrimos as Cascatas da Ribeira das Paredes em 2020 e foram direitinhas para a nossa lista das melhores cascatas do Centro de Portugal. Para começar a queda de água principal é simplesmente maravilhosa, formando pequenas lagoas que fazem as delícias dos amantes de canyoning. No verão é virtualmente impossível resistir a um mergulho!

Segundo, o trilho que conduz até à cascata principal é nada menos do que mágico. Desenvolve-se ao longo da Ribeira das Paredes, atravessando um frondoso bosque, e ao longo do percurso podemos ver inúmeras pequenas cascatas, ruínas de 7 moinhos de água e encontrar um par de parques de merendas, perfeitos para aquele picnic em família. Neste caso, para desfrutar em pleno do paraíso, terá de suar um bocadinho!

Como chegar às Cascatas da Ribeira das Paredes

As Quedas de Água das Paredes ficam situadas mesmo ao lado da pequena aldeia de Paredes, no concelho de Mortágua. Se só quiser ir ver a cascata principal, basta arrancar de Paredes e seguir pelo bem marcado MRT PR1 Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes. Ir e vir são pouco mais de 3 km. Mas se o fizer perde todas as outras pequenas cascatas e os moinhos de água que referimos atrás. E isso empobrece, e muito, a experiência.

A nossa recomendação é que faça todo o trilho pedestre MRT PR1, arrancando do moinho de água que fica nas imediações da Ponte das Laceiras. É certo que a caminhada é bem mais longa (7 km ida e volta), mas vai ver que, no final das contas, o saldo é muito mais positivo.

Coordenadas GPS das Cascatas da Ribeira das Paredes

Latitude: 40°29’29.7″N
Longitude: 8°17’37.5″W

Onde ficar a dormir perto das Cascatas da Ribeira das Paredes

Casas com Estória | Hotel Rural Quinta da Conchada | Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa

Cascata da Pedra da Ferida (Penela)

É na Serra do Espinhal, junto à vila homónima no concelho de Penela, que se esconde mais uma das nossas cascatas favoritas do Centro de Portugal. Estamos a falar-lhe da admirável Cascata da Pedra da Ferida, que conta com quase 25 metros de altura. E se a cascata encanta, o trilho apaixona. Ao longo da Ribeira da Azenha, somos brindados com frondosa vegetação, o som da água a correr, pontes de madeira e azenhas antigas. Estes são alguns dos ingredientes que fazem da Pedra da Ferida um dos recantos mais bonitos do Centro de Portugal ao qual regressamos sempre que podemos.

Como chegar à Cascata da Pedra da Ferida

Tendo Penela como referência siga pela IC3 e posteriormente pela N17-1 até à vila de Espinhal. Uma vez em Espinhal pode seguir a pé ou de carro até ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha. Aí terá forçosamente de estacionar e seguir o trilho ao longo da Ribeira da Azenha. Ir e vir da zona do Parque de Merendas até à Cascata da Pedra Ferida é sensivelmente 1,5 km e, apesar de ter alguns troços exigentes, é um percurso extremamente agradável para se fazer em família.

Dica VagaMundos: se vir que está com dificuldades em dar com ela, clique e espreite este nosso artigo dedicado à Cascata da Pedra Ferida, onde encontrará mais informações do percurso e poderá descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Coordenadas GPS da Cascata da Pedra da Ferida

Latitude: 40°00’51.3″N
Longitude: 8°19’51.5″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata da Pedra da Ferida

HD Duecitânia Design Hotel | Hotel Parque Serra da Lousã | Mountain Whisper

Cascata da Fraga da Pena (Benfeita – Arganil)

É no coração da Serra do Açor, mais concretamente na Mata da Margaraça, que se esconde a extraordinária Cascata da Fraga da Pena. Esta cascata, localizada no concelho de Arganil, é formada pela água que, rompendo o xisto, se despenha da Barroca das Degrainhas. O resultado é uma majestosa queda de água com quase 20 metros de altura. Some-lhe o idílico enquadramento paisagístico, a omnipresente serenidade e as suas lagoas naturais e não terá dificuldades em perceber porque é que figura na nossa lista das mais belas cascatas do Centro de Portugal.

Dica VagaMundos: não se fique apenas pela Cascata da Fraga da Pena. Se subir a Barroca das Degrainhas, vai encontrar mais 3 belas cascatas que, apesar de serem de menor dimensão, criam também pequenas lagoas onde pode tomar banho. Para chegar lá, basta seguir as marcações do trilho Caminho do Xisto de Benfeita.

Como chegar à Cascata da Fraga da Pena

Tendo Arganil como referência siga pela estrada N342 até Casal de São João. A partir daí siga pela M518 em direção a Benfeita/Piodão. A Cascata da Fraga da Pena fica localizada entre a aldeia de Benfeita e Pardieiros, relativamente perto da estrada. Para a ir ver de perto, só terá que andar algumas centenas de metros e de descer umas escadarias. Nada de especial quando a recompensa é uma autêntica fatia do paraíso!

Coordenadas GPS da Cascata da Fraga da Pena

Latitude: 40°13’13.5″N
Longitude: 7°56’09.4″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata da Fraga da Pena

Casa da Padaria | Campus Natura | Alva Valley Hotel | Plano5

Cascata do Poço da Broca (Vide)

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região CentroA Cascata do Poço da Broca está longe de ser colossal mas tem um enquadramento paisagístico tão deslumbrante que não resistimos a incluí-la na nossa seleção das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal. A cascata fica localizada no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela, mais concretamente na pequena aldeia de Barriosa. Para além da intrínseca beleza da cascata, formada pelas puríssimas águas da Ribeira de Alvôco, tem também à sua espera uma excelente praia fluvial, que faz a delícia de miúdos e graúdos nas tórridas tardes de verão destas paragens.

Como chegar à Cascata do Poço da Broca

A cascata do Poço da Broca fica mesmo ao lado da estrada que liga a aldeia da Barriosa à aldeia de Frádigas, logo não terá qualquer tipo de dificuldades em dar com ela. É só colocar as coordenadas no Google e seguir caminho.

Coordenadas GPS da Cascata do Poço da Broca

Latitude: 40°17’34.0″N
Longitude: 7°45’14.1″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Poço da Broca

Casa da Padaria | Aqua Village | Casa de Baixo | Plano5 

Cascata do Poço do Inferno (Manteigas)

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região CentroA Cascata do Poço do Inferno tem cerca de dez metros de altura sendo alimentada pela Ribeira de Leandres, um dos afluentes do rio Zêzere. É, sem grande margem para discussões, a cascata mais fotogénica da Serra da Estrela.

O som musical da cascata, a precipitar-se numa idílica lagoa, e o deslumbrante cenário envolvente, que parece recortado de um reino de fantasia, são razões mais do que suficientes para colocar a Cascata do Poço do Inferno na nossa lista das mais belas cascatas do Centro de Portugal.

Poderá passar-lhe pela cabeça ceder à tentação de dar um mergulho nas cristalinas águas da lagoa. Mas, se quer um conselho de amigo, é melhor refrear o impulso e ficar-se pelas selfies. É que a cascata está a 1080 metros de altitude, o que faz com que as suas águas sejam super geladas!

Como chegar à Cascata do Poço do Inferno

A Cascata do Poço do Inferno fica localizada mesmo junto à estrada, logo é fácil fazer-lhe uma visita. Tendo Manteigas como referência siga pela cénica estrada N338 em direção ao Covão d’Ametade. Após os viveiros de trutas é só seguir pela estrada que surge à sua esquerda que vai direitinho até à cascata.

Coordenadas GPS da Cascata da Poço do Inferno

Latitude: 40°22’22.0″N
Longitude: 7°30’60.0″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata da Poço do Inferno

Casa das Obras | Hotel Berne | Casa de São Lourenço | Casa das Penhas Douradas

Cascata Fraga de Água d’Alta (Oleiros)

No concelho de Oleiros, em pleno Geopark Naturtejo, esconde-se a esplendorosa Cascata da Fraga de Água d´Alta, uma das que tem lugar cativo na nossa lista das melhores cascatas do Centro de Portugal.

A Cascata da Fraga de Água d’Alta é alimentada pelas águas do Ribeiro da Água d´Alta e conta com 50 metros de desnível, o que faz dela a cascata mais alta de toda a Beira Baixa. E o melhor de tudo é que o enorme véu de água termina numa idílica lagoa onde é possível ir a banhos!

Mas não se fique pela lagoa! Continue a seguir o Ribeiro da Água d´Alta, percorrendo os novíssimos Passadiços do Orvalho, e irá encontrar mais uma mão cheia de pequenas cascatas e poços de água, bem como atravessar um sem número de pontes de madeira, tendo como banda sonora o som das águas da ribeira e o chilrear dos passarinhos. Dizer que é apaixonante até nos parece redutor!

Como chegar à Cascata Fraga de Água d’Alta

Cascata Fraga de Água d’Alta fica situada a somente 2 km da aldeia de Orvalho seguindo pela estrada CM1197. Para ir até à lagoa que se encontra na base da cascata, basta descer a enorme escadaria dos Passadiços do Orvalho, que arranca junto da placa indicativa do geomonumento.

Dica VagaMundos: se é aficionado das caminhadas na natureza, aproveite a sua visita à Cascata Fraga de Água d’Alta e vá percorrer o fantástico trilho da GeoRota do Orvalho, que partilha grande parte do traçado com os Passadiços do Orvalho. Para além da cascata terá oportunidade de conhecer o Cabeço do Mosqueiro, outro geomonumento classificado pela UNESCO, e desfrutar de algumas das paisagens mais esmagadoras e icónicas da Beira Baixa. Clique para mais informações sobre a GeoRota e os Passadiços do Orvalho.

Coordenadas GPS da Cascata Fraga de Água d’Alta

Latitude: 40°00’39.3″N
Longitude: 7°47’42.3″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata Fraga de Água d’Alta

Hotel Santa Margarida | Casa De Janeiro | Refúgios do Pinhal

Cascata Pego da Rainha (Envendos – Mação)

Por entre escarpados serrados e vegetação luxuriante esconde-se uma das cascatas mais surpreendentes do Centro de Portugal. Estamos a falar-lhe da Cascata do Pego da Rainha, uma das maiores pérolas naturais do concelho de Mação.

A cascata fica a dois passos da aldeia de Zimbreira, na freguesia de Envendos, num frondoso vale cheio de fetos e árvores de copa alta que parece recortado de outras paragens. A cascata, que é alimentada pelas águas da Ribeira da Zimbreira, não é particularmente grande mas forma uma lagoa que roça a perfeição e convida a deliciosos mergulhos. É o pano de fundo perfeito para um picnic e a garantia de um dia em cheio rodeado de natureza.

E para compor ainda mais o ramalhete, existem nas imediações enormes rochedos, que são o lar de imponentes grifos, e escondem gravuras e pinturas rupestres do pós-Paleolítico Europeu. Imperdível!

Como chegar à Cascata Pego da Rainha

A Cascata do Pego da Rainha fica praticamente ao lado da A23. Para a ir visitar basta sair da autoestrada na saída de Envendos e seguir pela N359 até à localidade homónima. Uma vez lá basta seguir em direção à aldeia de Zimbreira, onde já vai encontrar placas indicativas para o Pego da Rainha.

Entre a aldeia da Zimbreira e a cascata é somente 1 km por estrada de terra batida e não há como se enganar, até porque, do estradão, ouve-se bem o barulho da queda de água. Caso vá com um carro ligeiro, e não queira arriscar muito, o melhor é estacionar um par de centenas de metros antes do Pego da Rainha e seguir o resto do caminho a pé. Com sorte ainda vê um grifo a voar sobre a sua cabeça!

Coordenadas GPS da Cascata Pego da Rainha

Latitude: 39°34’32.1″N
Longitude: 7°49’39.8″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata Pego da Rainha

Moinho da Fadagosa | Quinta do Belo | Vilaportuguesa

Cascata do Penedo Furado (Vila de Rei)

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região CentroFechamos a nossa lista das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal com a Cascata do Penedo Furado, localizada no concelho de Vila de Rei. É certo que a cascata está longe de ter a grandiosidade de outras que aqui referimos, mas a combinação das suas águas límpidas e cristalinas com a envolvente natural em que está inserida “obriga-nos” a colocá-la entre as mais idílicas cascatas do Centro de Portugal. E estamos convictos: quando a vir, e mergulhar na sua sedutora lagoa vai concordar connosco!

Dica VagaMundos: quer conhecer mais duas cascatas de cortar a respiração do Centro de Portugal. Então vá percorrer o maravilhoso Trilho das Cascatas de Vila de Rei. Prepare-se para uma enorme surpresa!

Como chegar à Cascata do Penedo Furado

De Vila de Rei até à Praia Fluvial do Penedo Furado são apenas 12 km. Siga em direção à aldeia de Milreu e aí vai encontrar várias placas que indicam a rota a seguir até ao Penedo Furado. Da praia até à cascata são apenas 700 metros (1,4 km ida e volta) de caminhada ao longo dos fantásticos Passadiços do Penedo Furado. É uma caminhada mesmo muito agradável e apta para toda a família, até porque não tem desníveis relevantes.

Coordenadas GPS da Cascata do Penedo Furado

Latitude: 39°37’42.7″N
Longitude: 8°09’55.3″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Penedo Furado

Villa Boutique | Casas da Ladeira | Apartamentos do Lago

O que levar quando for visitar as cascatas do Centro de Portugal?

Cascatas do Centro de Portugal: como ir visitar as cascatas mais bonitas da Região Centro

  • Calçado adequado a caminhadas
  • Chinelos e Calçado aquático (para, no caso de ir a banhos, evitar escorregar e magoar os pés)
  • Fato de banho e toalha de Banho (de preferência em microfibra, pois são super compactas, leves e de secagem rápida)
  • Mochila leve e confortável;
  • Comida e bebida para fazer um picnic no meio da natureza;
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita às cascatas mais bonitas do centro de Portugal;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico. A visão de restos de comida não joga lá muito bem com as paradisíacas cascatas do Centro de Portugal. Estamos seguros de que concorda connosco!

Se procura um grupo para se inspirar e partilhar as suas aventuras Outdoor junte-se ao Into the Wild – Trilhos, Caminhadas e Natureza.

Mapa das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal.

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.