Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para Visitar

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para Visitar

A Serra de Estrela esconde inúmeros tesouros naturais e entre os mais cintilantes estão as surpreendentes cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio, provavelmente um dos segredos mais bem guardados da montanha mais alta de Portugal Continental.

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para Visitar

Bem no coração da Serra da Estrela, quando a neve derrete e o calor começa a apertar, as águas cristalinas do degelo dão origem a um sem número de idílicas quedas de água e lagoas ao longo da ribeira de Cortes. Uma verdadeira obra de arte talhada nas rochas pelas meticulosas mãos da Mãe Natureza. A envolvente natural é simplesmente sublime e, em dias de calor, não há quem resista a um mergulho nas cristalinas (e geladas) águas deste autêntico pedacinho do céu da Serra da Estrela.

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para VisitarE se pensa que nos referimos a três ou quatro lagoas, desengane-se. Ao longo da ribeira de Cortes do Meio irá encontrar quase duas dezenas de lagoas e cascatas, cada uma mais apaixonante que a outra. Não é à toa que Cortes do Meio até já recebeu o cognome de “Capital das Piscinas Naturais”.

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para VisitarEscusado será dizer que para conhecer as mais belas cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio não se livra de uma boa caminhada. Mas, acredite, é um pequeníssimo preço a pagar para admirar esta maravilha da natureza da Serra da Estrela.

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para VisitarApesar de haver sinalização a partir da aldeia para alguns dos poços mais conhecidos, está longe de ser uma tarefa fácil dar com todos eles. Por isso, na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para @ ajudar a preparar a sua visita às cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio.

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para VisitarNele irá encontrar uma breve descrição dos percursos pedestres que conduzem às lagoas (para que saiba ao que vai), muitas informações e dicas práticas e, ainda, o mapa com a localização dos poços e as rotas GPS dos percursos para download. Não queremos de todo que se perca em busca do paraíso!

Na preparação da sua viagem para visitar as cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para visitar as Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela

Principais Poços de Cortes do Meio | Cascatas e Lagoas Secretas da Serra da Estrela

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para VisitarComo já referimos atrás, ao longo do curso da ribeira de Cortes é possível encontrar várias mãos cheias de paradisíacas cascatas e piscinas naturais. Contudo os poços mais emblemáticos de Cortes do Meio são os seguintes:

  • Poço da Fatela
  • Poço da Ponte Velha
  • Poço da Monteira
  • Poço das Azenhas
  • Poço do Funil
  • Poço da Formiga
  • Poço do Combarão
  • Poço do Forno Velho
  • Poço do Embude
  • Poço Penha Fundeira
  • Poço do Inferno ou Penha Cimeira
  • Poço do Brejo
  • Poço do Meio Quartilho
  • Poço da Cascata

Se seguir os percursos pedestres que desenhamos para si, vai ficar a conhecer oito das mais belas piscinas naturais de Cortes do Meio. E não vão faltar oportunidades para ir a banhos.

Onde fica e como chegar a Cortes do Meio?

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para VisitarA aldeia de Cortes do Meio fica a pouco mais de 15 km de distância da Covilhã. Para lá chegar basta tomar a estrada N18-4 até Tortosendo e a partir daí tomar a N230 durante sensivelmente 6 km até chegar ao cruzamento que conduz à pequena aldeia serrana (irá encontrar placas indicativas).

Quando ir visitar as Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio?

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para VisitarO final da primavera e o verão são de longe a melhor altura para quem quer desfrutar de uns refrescantes mergulhos nas Piscinas Naturais de Cortes do Meio. Em dias quentes, leve muita água consigo, proteja-se do sol e evite fazer as caminhadas mais longas durante as horas do calor. É certo que é a montanha mais alta de Portugal Continental, mas o verão na Serra da Estrela consegue ser mesmo escaldante.

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para VisitarIndependentemente da estação que escolha para ir visitar as cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio, não se esqueça que está numa serra. Como tal, as condições climatéricas podem mudar a qualquer instante. Já nos aconteceu inúmeras vezes iniciar um trilho na Serra da Estrela sobre um céu azul, sem uma única nuvem, e um par de horas depois estar um nevoeiro cerrado de não vermos um palmo à frente dos olhos. Vá prevenido para essa situação, sobretudo se for fora da época de veraneio.

O que levar?

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para Visitar

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Apesar de existirem vários cafés nas povoações de Cortes do Meio e Bouça recomendamos que leve comida e bebida para fazer um picnic junto aos poços. Mais tarde vai-nos agradecer!
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Se for no verão, não se esqueça do fato de banho. Apesar das águas serem bem geladinhas, as piscinas naturais de Cortes do Meio são simplesmente irresistíveis de tão cristalinas.
  • A não ser que vá no verão é imprescindível levar um casaco bem quentinho e impermeável (de preferência um corta vento) e uma capa de chuva. Não se esqueça que está em plena Serra da Estrela e o clima é por norma instável e rigoroso.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada (e dos mergulhos, se for caso disso).
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo, inclusivamente o orgânico. Infelizmente, são muitos os caminhantes que se esquecem deste pequeno grande pormenor. A natureza agradece (e muito) este seu gesto!

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Descrição do Trilho das Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: principais pontos de interesse do percurso pedestre

Como já salientamos no início do artigo, ao longo da ribeira de Cortes é possível encontrar uma miríade de idílicas lagoas.

Porém, para as conhecer todas, são precisos autênticos dotes de cabra montanhesa. Como algumas das cascatas e lagoas de Cortes do Meio encontram-se a uma altitude superior a 1300 metros e, para lhes chegar à beira, é preciso seguir por sinuosos trilhos não sinalizados, apenas utilizados pelos conhecedores pastores da região, quando conduzem os seus rebanhos para os pastos mais altos da serra.

Por isso, desenhamos um trilho (ou melhor dois) que se desenvolvem relativamente perto das aldeias de Cortes do Meio e Bouça e que permitem visitar 8 poços maravilhosos sem necessitar de tirar um curso escutista.

Em teoria é possível ligar os dois percursos pedestres. Foi o que fizemos há uns anos, mas à data da nossa última visita (maio de 2021) encontramos uma vedação e um portão que nos impediu de prosseguir. Como tal, tivemos de pegar no carro e ir até à aldeia de Bouça onde retomamos o trilho. Mais à frente indicaremos o local preciso onde encontramos o obstáculo intransponível.

Capela de Nossa Senhora do Carmo – Cortes do Meio

O primeiro dos percursos para visitar as cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio que desenhamos arranca da Capela de Nossa Senhora do Carmo, na aldeia de Cortes do Meio, junto à qual é relativamente fácil estacionar a sua viatura. O trilho é circular e tem sensivelmente 6 km de extensão. Ao longo do percurso terá a possibilidade de conhecer nada mais, nada menos do que 5 idílicas lagoas.

Poço da Fatela – Cascatas e Piscinas Naturais da Serra da Estrela

O primeiro poço que vai encontrar é o Poço da Fatela, uma enorme piscina natural de águas esmeralda precedida de uma cascata criada por um açude. Se optar por se estrear logo nos banhos, até pode utilizar a cascata para umas revigorantes massagens. Uma espécie de sessão de spa powered by nature.

Poço da Ponte Velha – Cascatas e Piscinas Naturais da Serra da Estrela

Sensivelmente 500 metros ao lado vai deparar-se com o Poço da Ponte Velha. Neste caso não há nenhuma cascata exuberante à sua espera, mas em compensação tem uma lagoa super fotogénica e com zonas pouco profundas. Se estiver a fazer o trilho das cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio com crianças, é uma excelente lagoa para os deixar chapinhar na água.

Poço da Monteira – Cascatas e Piscinas Naturais da Serra da Estrela

Continuando a subir a ribeira de Cortes vai chegar ao Poço da Monteira, que serve de praia fluvial à aldeia de Cortes do Meio. Quando a visitamos estava a ser alvo de melhoramentos, com criação de infraestruturas de apoio, entre elas um bar e casa de banho/balneários. Ao redor da lagoa encontra vários locais para estender a toalha, sendo uma boa aposta para relaxar ou fazer um pic-nic, com o som das quedas de água como banda sonora.

A caminho do Poço das Azenhas e do Poço do Funil

Os próximos dois poços do trilho das cascatas e lagoas de Cortes do Meio são o Poço das Azenhas e o vizinho Poço do Funil, mas para lá ir terá mesmo de dar um pouco mais às pernas visto que estes poços já se encontram nos arredores da vizinha aldeia de Bouça e o caminho é quase sempre a subir. Mas acredite que vale bem a pena o esforço pois o entorno destas duas lagoas é o mais selvagem de todas elas.

Poço das Azenhas – Cascatas e Piscinas Naturais da Serra da Estrela

Ir a banhos no Poço das Azenhas e no Poço do Funil exige descer uma empinada ladeira, ou seja o acesso está longe de ser dos mais fáceis. Por isso, tenha muito cuidado e, se for com crianças, recomendamos vivamente que não arrisque e opte por ir a banhos nas piscinas naturais de Cortes do Meio acima referidas, mais acessíveis e seguras.

Poço do Funil – Cascatas e Piscinas Naturais da Serra da Estrela

O estradão que procede do Poço do Funil vai dar à aldeia de Bouça, mas foi precisamente neste ponto que encontramos a vedação e o portão que nos impediu a passagem. Não tivemos outra solução senão voltar para trás e ir de carro até Bouça para fazer a, por assim dizer, segunda etapa do trilho das cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio.

Dica VagaMundos: se vir que a passagem entre o Poço do Funil e a aldeia de Bouça voltou a ser permitida, pode continuar a seguir pelo estradão. Até às piscinas naturais de Bouça é pouco mais de 1 km (2 km ida e volta), o que fará com que a totalidade do trilho fique nos 8 km de distância. É certo que vai andar mais 1 km do que seguindo os dois trilhos separadamente, mas evita ter de interromper a caminhada e pegar no carro.
Igreja de Bouças

O segundo percurso que desenhamos arranca no Largo 25 de Abril de Bouças (tem alguns lugares para estacionar) e tem somente 1 km de extensão. Contudo o que lhe falta em extensão sobeja-lhe em beleza, pois irá permitir-lhe conhecer mais três idílicas lagoas, entre elas, a nossa favorita. Avisamos já é que a descida às lagoas (e consequente subida no regresso) apresenta um considerável declive e em dias de humidade torna-se muito escorregadia. Para evitar dissabores, utilize um bom calçado e não facilite!

Poço do Forno Velho – Cascatas e Piscinas Naturais da Serra da Estrela

A primeira lagoa que vai encontrar neste segundo percurso é o Poço do Forno Velho. Para além do poço principal decorado por uma pequena cascata, vai encontrar várias pequenas lagoas que pode utilizar como uma espécie de piscina natural privativa.

Poço da Formiga – Cascatas e Piscinas Naturais da Serra da Estrela

Os últimos dois poços do trilho das cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio são o Poço da Formiga e o vizinho Poço do Cambarão, que com as suas paradisíacas cascatas ocupa o trono na nossa lista de piscinas naturais favoritas de Cortes do Meio.

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para Visitar
Poço do Cambarão – Cascatas e Piscinas Naturais da Serra da Estrela

Se resistiu a ir a banhos até esta altura do campeonato, estamos desconfiados que aqui vai mesmo render-se a um refrescante mergulho nas cristalinas e puríssimas águas da ribeira de Cortes. É o final perfeito para uma caminhada épica à descoberta das piscinas naturais mais surpreendentes da Serra da Estrela!

Quer descobrir mais cascatas paradisíacas em Portugal? Então não deixe de ler o nosso artigo das Melhores Cascatas de Portugal Continental. Vai encontrar locais verdadeiramente mágicos!

Trilho das Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: informações e dicas práticas do percurso pedestre

Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio | Serra da Estrela: Guia para VisitarComo já referimos atrás, devido a termos a passagem barrada por vedações e um portão após o Poço do Funil, tivemos de dividir o Trilho das Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio em dois percursos. Abaixo encontra as informações práticas dos dois percursos pedestres, os tracks GPS para download e um mapa interativo com os percursos pedestres e localização dos oito poços visitados.

Informações práticas do percurso com início em Cortes do Meio

  • Distância: 6 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Aldeia de Cortes do Meio

Informações práticas do percurso com início em Bouça

  • Distância: 1 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Aldeia de Bouça

Mapa com a localização dos Poços e Trilho das Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio e rotas GPS dos percursos pedestres para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos Poços e Trilho das Cascatas e Piscinas Naturais de Cortes do Meio.

Rota GPS do percurso com início em Cortes do Meio

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Rota GPS do percurso com início em Bouça

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar a dormir perto de Cortes do Meio? Sugestões de Alojamento

H2otel Congress & Medical SPA

Em Unhais da Serra, uma aldeia serrana escondida a somente 10km de Cortes do Meio, encontra um dos melhores hotéis da Serra da Estrela. O H2otel Congress & Medical SPA rodeia-se de paisagem e cria paisagem. Como as cascatas e rochas que ligam as piscinas interior e exterior. No spa do hotel de 4 estrelas a especialidade são os tratamentos de saúde e bem-estar, do termalismo à fisioterapia. Todos os quartos com vistas panorâmicas, alguns com varanda, são generosos em espaço, modernidade e conforto. É em cada detalhe estudado das camas de luxo que reside o segredo do descanso absoluto. Cozinha saudável e slow food estão na filosofia do restaurante. No lounge bar as bebidas são servidas com vistas para a serra.

Villa Silene

Na Villa Silene todos vivem momentos inesquecíveis. Do avô ao neto. Este turismo rural em Tortosendo sobressai nos alojamentos da Serra da Estrela pois marca pontos em todas as frentes e fica também ele a somente 10km de Cortes do Meio. A localização é excelente e o ambiente familiar é notável, onde não falta glamour, conforto e muito mimo. A par duma simpatia que o vai fazer sentir-se em casa. O pequeno-almoço, incluído no preço da estadia, é fantástico, com produtos da região e deliciosas compotas caseiras. Se o calor apertar, há uma piscina deliciosa para o contrariar. Isto se ainda não estiver cansado de mergulhar depois de um dia em cheio nas piscinas naturais de Cortes do Meio.

Sport Hotel Gym + SPA

Se preferir ficar mesmo na Covilhã, aposte no Sport Hotel Gym + SPA, um campeão de vendas nos alojamentos da Serra da Estrela. É muito económico, está bem localizado, apresenta bons padrões de conforto e oferece um excelente pequeno-almoço buffet. E a somar a tudo isto tem ainda uma série de serviços usualmente associados a hotéis de categoria superior, como sejam um ginásio muito completo, um agradável Spa e até um Fun Zone com tablets e playstation para entreter os mais pequenos. A relação qualidade-preço é realmente excelente.

Clique para ver mais opções de alojamento perto de Cortes do Meio

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.