Está preparado para conhecer as cascatas mais bonitas de Portugal? Esperamos que sim, pois temos verdadeiras cascatas de sonho para lhe mostrar, de norte a sul de Portugal.
Se já é nosso leitor habitual sabe bem o quanto adoramos tudo o que se relacione com a natureza. E se há algo que não dispensamos nas nossas escapadinhas na natureza em Portugal é de andar à caça das suas mais belas e recônditas cascatas .
Umas são quedas de água gigantescas, outras têm apenas algumas dezenas de metros; umas formam idílicas lagoas que convidam a banhos, outras despenham-se violentamente por entre escarpadas montanhas; umas são de super fácil acesso, outras exigem verdadeiros dotes de escuteiro para dar com elas. Em comum todas estas cascatas de Portugal têm uma coisa: são verdadeiras obras-primas da natureza e criam paisagens naturais verdadeiramente apaixonantes.
Neste artigo, para além de lhe mostrarmos as cascatas mais bonitas de Portugal (em nossa opinião, claro está), vamos também mostrar-lhe a sua localização exata, assim como toda a informação que precisa para ir ver in loco as nossas cascatas favoritas de Portugal Continental.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Melhores Cascatas de Portugal: saiba como ir às cascatas naturais mais bonitas de Portugal Continental
- 2 Cascatas mais bonitas do Norte de Portugal
- 2.1 Cascata do Pincho (Viana do Castelo)
- 2.2 Cascatas de Fecha de Barjas (Cascatas do Tahiti – Gerês)
- 2.3 Cascata do Arado (Gerês)
- 2.4 Cascata Cela Cavalos (Montalegre)
- 2.5 Cascata das Fisgas de Ermelo (Mondim de Basto)
- 2.6 Cascata da Faia da Água Alta (Bemposta)
- 2.7 Cascata do Ribeiro do Sampaio (Cinfães)
- 2.8 Cascata da Frecha da Mizarela (Arouca)
- 3 Cascatas mais bonitas do Centro de Portugal
- 3.1 Poço da Barreira – Cascatas dos Poços de Manhouce
- 3.2 Cascatas do Poço Azul (São Pedro do Sul)
- 3.3 Cascata da Cabreia (Sever do Vouga)
- 3.4 Cascata do Poço da Broca (Vide)
- 3.5 Cascata do Poço do Inferno (Manteigas)
- 3.6 Cascata da Fraga da Pena (Arganil)
- 3.7 Cascata do Candal (Serra da Lousã)
- 3.8 Cascatas da Ribeira das Quelhas (Coentral)
- 3.9 Cascata da Pedra da Ferida (Penela)
- 3.10 Cascata do Penedo Furado (Vila de Rei)
- 4 Cascatas mais bonitas da região de Lisboa e Alentejo
- 5 Cascatas mais bonitas do Algarve
- 6 Mapa com a localização das cascatas mais bonitas de Portugal
Melhores Cascatas de Portugal: saiba como ir às cascatas naturais mais bonitas de Portugal Continental
Para além de uma breve descrição das cascatas mais bonitas de Portugal Continental, vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização das cascatas, toda a informação prática que precisa para dar com elas e várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir relativamente perto das cascatas. Como bónus, ainda lhe vamos indicar quais são as melhores cascatas de Portugal para nadar e dar uns mergulhos.
Por último, queremos chamar a atenção de que, para conhecer grande parte das cascatas de Portugal presentes neste artigo, terá de percorrer alguns trilhos pedestres.
A maioria deles são pouco exigentes e encontram-se bem sinalizados. Contudo há alguns, digamos, um pouco mais selvagens e desprovidos de qualquer sinalização. Nesses casos, disponibilizamos a rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth. Não queremos que se perca em busca das cascatas mais bonitas de Portugal!
Cascatas mais bonitas do Norte de Portugal
Cascata do Pincho (Viana do Castelo)
Como chegar à Cascata do Pincho
De Viana do Castelo até à freguesia de Montaria não demora mais do que 30 minutos seguindo pela A28 e posteriormente pela N305.
Uma vez lá existem duas opções para ir visitar a Cascata do Pincho: uma percorrendo um fantástico trilho e outra que envolve uma curtíssima caminhada.
A opção que implica a caminhada mais curta é seguir de carro até à aldeia de Amonde e posteriormente seguir por uma estreita estrada calcetada que desemboca num estradão de estrada batida. É precisamente aí que deve estacionar a sua viatura (a não ser que vá num carro bem robusto) e seguir a pé ao longo do estradão. O caminho está bem indicado e até à cascata são pouco mais de 300 metros (vai encontrar várias placas indicativas das Cascatas da Ferida Má, o outro nome pela qual é conhecida a Cascata do Pincho).
Já se gosta de uma boa caminhada pela natureza a melhor opção é ir até à localidade de Montaria e percorrer a totalidade do percurso circular PR5 VCT – Trilho do Pincho. O trilho não apresenta dificuldade de maior e tem uma extensão de sensivelmente 10 km. Clique aqui para mais informações sobre o PR5 VCT – Trilho do Pincho e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.
Coordenadas GPS da Cascata do Pincho
Latitude: 41°47’49.5″N
Longitude: 8°45’14.0″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Pincho
Cerquido Village & Spa | Serra de Arga Mountain House | Quintinha D’Arga
Cascatas de Fecha de Barjas (Cascatas do Tahiti – Gerês)
Cascatas rimam com Gerês. São tantas e para todos os gostos que o difícil é escolher. Umas das nossas favoritas são as esplendorosas Cascatas do Tahiti (nome mais popular das Cascatas Fecha de Barjas), formadas pelas águas do rio Arado.
Apesar de estarem situadas num local recôndito do Gerês, tornaram-se, nos últimos anos, numa verdadeira estrela do Instagram. E ao vivo e a cores é ainda mais fácil perceber o porquê. É que as Cascatas de Fecha de Barjas são uma autêntica obra-prima da natureza.
Descer até lá abaixo requer alguma ciência (e acima de tudo muito cuidado) mas o esforço compensa. É, sem margem para grandes argumentações, uma das cascatas mais bonitas de Portugal e são excelentes para tomar umas refrescantes banhocas.
Como chegar às Cascatas do Tahiti (Cascatas de Fecha de Barjas)
É relativamente fácil dar com a Cascata do Tahiti. Tendo como referência a Aldeia do Gerês, siga em direção a Vilar de Veiga pela estrada N308-1 até Pereiró. Aí tome a estrada CM1276 em direcção à Ermida. Um pouco antes de chegar à Ermida vai encontrar um entroncamento. Siga pela sua direita e um par de quilómetros mais à frente vai ver uma ponte sobre o Rio Arado.
Estacione nas imediações e siga a pé, monte abaixo, até às maravilhosas cascatas. Tenha mesmo muito cuidado, pois acontecem muitos acidentes na descida às cascatas. Se vir que o piso está muito molhado, não arrisque. As cascatas não fogem e pode sempre regressar noutro dia. Clique para ler o nosso guia completo para visitar as Cascatas do Tahiti.
Coordenadas GPS das Cascatas do Tahiti
Latitude: 41°42’15.4″N
Longitude: 8°06’34.6″W
Onde ficar a dormir perto das Cascatas do Tahiti
Hotel Central Jardim | Adelaide Hotel | Hotel São Bento da Porta Aberta
Cascata do Arado (Gerês)
Como chegar à Cascata do Arado
Da Cascata do Tahiti à Cascata do Arado é um pulinho. Regresse ao entroncamento que referimos atrás e siga até à Ermida onde vai encontrar placas indicativas da Cascata do Arado. Estacione junto ao mirador das Rocas e siga a pé pela estrada de terra batida (se estiver com um carro robusto, pode sempre avançar até à ponte sobre o rio Arado).
Junto à ponte sobre o rio Arado suba até ao miradouro. A vista é impressionante mas se quer ir tomar uma banhoca vai ter de vencer uma inclinada ladeira e saltar de pedra em pedra até às lagoas formadas pela cascata. Exige um pouco de espírito de aventura, mas compensa o esforço.
Coordenadas GPS da Cascata do Arado
Latitude: 41°43’27.1″N
Longitude: 8°07’47.7″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Arado
Hotel Central Jardim | Adelaide Hotel | Hotel São Bento da Porta Aberta
Cascata Cela Cavalos (Montalegre)
A Cascata Cela Cavalos fica localizada no concelho de Montalegre e apesar de estar longe de ser uma das mais conhecidas do Gerês, é uma verdadeira obra-prima da natureza e tem lugar cativo na nossa lista das cascatas mais bonitas de Portugal. O acesso de carro é algo complicado, logo, espera-o mais uma pequena caminhada. Mas o que é isso quando tem à sua espera um dos locais mais paradisíacos de Portugal.
Como chegar à Cascata Cela Cavalos
Partindo de Cabril siga em direção a nordeste pela estrada CM1021. Após passar perto de Lapela vai encontrar um entroncamento. Siga pela direita e após um par de quilómetros vai encontrar a Capela de Santa Luzia à sua direita (não é fácil de a ver da estrada principal, logo, recomendamos que leve as coordenadas GPS que disponibilizamos abaixo).
A não ser que tenha um 4×4 o melhor é estacionar junto à capela e seguir a pé até à Cascata. Ir e vir são cerca de quatro quilómetros e é relativamente fácil de dar com a cascata. Mas pelo sim pelo não, clique nos botões abaixo para descarregar o track GPS e levá-lo consigo no seu smartphone.
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Coordenadas GPS das Cascatas das Cela Cavalos
Latitude: 41°45’39.3″N
Longitude: 7°59’13.0″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata Cela Cavalos
Quinta do Bento | DOBAU Village | Hotel Rural Misarela
Cascata das Fisgas de Ermelo (Mondim de Basto)
Como chegar à Cascata das Fisgas de Ermelo
Ir ver as Fisgas de Ermelo não podia ser mais fácil. Da pequena aldeia homónima são somente 6 km até ao miradouro das Fisgas de Ermelo de onde pode apreciar as cascatas.
Contudo, caso queira ver as Fisgas de Ermelo mais de perto e dar uns mergulhos nas lagoas formadas pelas águas do Rio Olo terá de percorrer o extraordinário Trilho das Fisgas de Ermelo. Clique aqui para mais informações sobre o trilho das Fisgas de Ermelo e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.
Coordenadas GPS da Cascata das Fisgas de Ermelo
Latitude: 41°22’42.8″N
Longitude: 7°51’49.0″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata das Fisgas de Ermelo
Agua Hotels Mondim de Basto | Palacete do Conselheiro | Casa do Rio
Cascata da Faia da Água Alta (Bemposta)
A Cascata da Faia da Água Alta é alimentada pelas águas da Ribeira de Lamoso e tem aproximadamente 40 metros de altura, o que faz dela uma das cascatas mais altas de Portugal Continental. Esta impressionante queda de água está localizada junto à pequena localidade de Lamoso, freguesia da Bemposta. Está inserida no Parque Natural do Douro Internacional, mesmo ao lado da fronteira com a Espanha e o seu enquadramento paisagístico é de cortar a respiração!
Como chegar à Cascata da Faia da Água Alta
Do povoado de Lamoso à Cascata da Faia da Água Alta são apenas 2 km, mas para lá ir só mesmo a pé. O que até não é uma má notícia. Muito pelo contrário. É que o trilho que liga Lamoso à cascata é simplesmente fantástico e na parte final tem um troço circular que permite observar toda a beleza da cascata de uma infinidade de ângulos. Ir e vir são somente 4 km, já contando com a secção circular, e o trilho encontra-se muito bem sinalizado.
Coordenadas GPS da Cascata da Faia da Água Alta
Latitude: 41°18’24.1″N
Longitude: 6°31’21.3″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata da Faia da Água Alta
Curral de l Tiu Pino | Hotel Muchacho | Hotel Cabeço do Forte
Cascata do Ribeiro do Sampaio (Cinfães)
A Cascata do Ribeiro do Sampaio pode não ser uma das mais imponentes mas é seguramente uma das cascatas mais bonitas de Portugal. Está inserida no paradisíaco Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio, a dois passos da cénica Estrada Nacional 222 no concelho de Cinfães, onde para além da queda de água encontra ainda um apaixonante percurso ao longo do Ribeiro de Sampaio que o irá brindar com belas paisagens e onde poderá ver vários moinhos de água antigos.
Como se tudo isto não bastasse, tem ainda à sua espera uma pequena praia fluvial, mesas de picnic e várias churrasqueiras. Acredite, tem tudo o que precisa para um dia em grande rodeado de natureza!
Como chegar à Cascata do Ribeiro do Sampaio
Neste caso é super fácil dar com o paraíso. Tendo Cinfães como referência basta tomar a N222 até Temporão e daí seguir pela CM1019 até ao estacionamento do Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio. Em cerca de 10 minutos está lá.
Para ir do estacionamento até à cascata do Ribeiro do Sampaio basta percorrer a pé algumas centenas de metros pelo trilho que acompanha o percurso do Ribeiro do Sampaio. Não tem como se perder!
Coordenadas GPS da Cascata do Ribeiro do Sampaio
Latitude: 41°04’55.9″N
Longitude: 8°07’12.1″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Ribeiro do Sampaio
ArsDurium Douro hotel | Douro Hotel Porto Antigo | Quinta Da Ventuzela
Cascata da Frecha da Mizarela (Arouca)
A imponente Cascata da Frecha da Mizarela, situada no alto da Serra da Freita, é considerada a cascata mais alta de Portugal Continental. Aqui, as águas do rio Caima despenham-se violentamente de mais de 60 metros de altura, num único salto contínuo, originando um espetáculo natural simplesmente brutal.
Como chegar à Cascata da Frecha da Mizarela
Pode observar bem a imponente queda de água da Frecha da Mizarela a partir do miradouro criado para o efeito, que fica localizado nas imediações de Albergaria da Serra. Contudo, se as quiser ver de bem perto, só mesmo percorrendo o rasgadinho PR7 – Escarpas da Mizarela. Se gosta de uma boa caminhada, não hesite. Clique aqui para mais informações sobre o trilho das Escarpas da Mizarela e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.
Coordenadas GPS da Cascata da Frecha da Mizarela
Latitude: 40°51’47.2″N
Longitude: 8°16’57.6″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata da Frecha da Mizarela
Hotel Rural da Freita | Quintãs Farm Houses | Casas dos Avos
Cascatas mais bonitas do Centro de Portugal
Poço da Barreira – Cascatas dos Poços de Manhouce
Se há algo que não falta em Manhouce, no concelho de São Pedro do Sul, são poços naturais e cascatas idílicas. Os mais conhecidos são o Poço Negro no rio Teixeira, o poço da Gola na ribeira de Manhouce e, o nosso favorito em Manhouce, o Poço da Barreira, alimentado pelas águas da ribeira da Vessa. Para além de ter uma das cascatas mais bonitas de Portugal, o Poço da Barreira é uma soberba piscina natural, rodeada de vegetação luxuriante. Esta cascata do centro de Portugal é mesmo um pequeno paraíso encaixado na vertente sul da Serra da Freita!
Como chegar às Cascata do Poço da Barreira
Dar com a Cascata do Poço da Barreira é “canja” pois ela está localizada mesmo à saída do povoado e até tem um parque de estacionamento nas imediações. Se estiver alojado em Manhouce, até pode ir a pé!
Coordenadas GPS da Cascata do Poço da Barreira
Latitude: 40°49’42.7″N
Longitude: 8°12’49.5″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Poço da Barreira
Quinta da Comenda | Hotel Solar da Capela | Hotel Solar das Laranjeiras
Cascatas do Poço Azul (São Pedro do Sul)
O Poço Azul é mais um pedacinho do céu do concelho de São Pedro do Sul. Na verdade o poço é verde mas o nome de baptismo de pouco importa quando se dá de caras com o paraíso. Fica localizado junto ao pequeno povoado de Sobrosa, na freguesia de Santa Cruz da Tapa, e para além de ter algumas das mais belas cascatas de Portugal é simplesmente perfeito para ir a banhos.
É que aqui as cascatas formaram uma série de espaçosas lagoas de águas cristalinas, idilicamente rodeados por um frondoso bosque ribeirinho e um denso carvalhal. Podemos afiançar-lhe que é uma das praias fluviais selvagens mais bonitas do Centro de Portugal.
Como chegar à Cascata do Poço Azul
Não é difícil ir ver in loco as Cascatas do Poço Azul. Tendo São Pedro do Sul como referência, basta seguir pela estrada N227 em direção a Santa Cruz da Tapa. Um pouco depois desta localidade vire à direta pela CM1238 e siga até Sobrosa. Aí já irá encontrar várias placas com a sinalização do Poço Azul que o irão conduzir até um pequeno largo que serve de estacionamento para quem vai à praia fluvial selvagem. Daí até às cascatas são umas meras centenas de metros a pé.
Coordenadas GPS da Cascata do Poço Azul
Latitude: 40°46’52.0″N
Longitude: 8°09’57.9″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Poço Azul
Quinta da Comenda | Paço da Torre de Figueiredo das Donas | Hotel Solar da Capela
Cascata da Cabreia (Sever do Vouga)
O Parque de Lazer da Cabreia, no concelho de Sever do Vouga, é um autêntico Jardim do Éden no Centro de Portugal. E é nele que se esconde a magnifica Cascata da Cabreia, que é sem sombra de dúvidas uma das cascatas mais bonitas de Portugal.
A Cascata da Cabreia tem uns admiráveis 25 metros de altura e a sua piscina natural é um verdadeiro deleite. E para compor na perfeição este quadro, pintado a preceito pela mãe natureza, há todo um exuberante bosque, rasgado pelas cristalinas águas do rio Mau, que convida a plácidos passeios e momentos ímpares de contemplação. O paraíso não pode andar muito longe disto!
Como chegar à Cascata da Cabreia
Como já referimos atrás a Cascata da Cabreia está inserida no Parque de Lazer da Cabreia, na freguesia de Silva Escura. Tendo Sever de Vouga como referência basta seguir pela M554 até Silva Escura onde já encontra indicações para o Parque de Lazer da Cabreia. Do estacionamento à Cascata da Cabreia é um saltinho.
Coordenadas GPS da Cascata da Cabreia
Latitude: 40°45’13.9″N
Longitude: 8°23’28.3″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata da Cabreia
Moleiro da Costa Má| Encosta Dos Túneis | Quinta dos Caibrais
Cascata do Poço da Broca (Vide)
A Cascata do Poço da Broca está longe de ser colossal mas tem um enquadramento paisagístico tão deslumbrante que não resistimos a incluí-la na nossa seleção das cascatas mais bonitas de Portugal. A cascata fica localizada no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela, mais concretamente na pequena aldeia de Barriosa. Para além da intrínseca beleza da cascata, formada pelas puríssimas águas da Ribeira de Alvôco, tem também à sua espera uma excelente praia fluvial, que faz a delícia de miúdos e graúdos nas tórridas tardes de verão destas paragens.
Como chegar à Cascata do Poço da Broca
A cascata do Poço da Broca fica mesmo ao lado da estrada que liga a aldeia da Barriosa à aldeia de Frádigas, logo não terá qualquer tipo de dificuldades em dar com ela. É só colocar as coordenadas no Google e seguir caminho.
Coordenadas GPS da Cascata do Poço da Broca
Latitude: 40°17’34.0″N
Longitude: 7°45’14.1″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Poço da Broca
Recanto do Açor | Plano5 | Casa de Baixo
Cascata do Poço do Inferno (Manteigas)
A Cascata do Poço do Inferno tem cerca de dez metros de altura sendo alimentada pela Ribeira de Leandres, um dos afluentes do rio Zêzere. É, sem grande margem para discussões, a cascata mais fotogénica da Serra da Estrela.
O som musical da cascata, a precipitar-se numa idílica lagoa, e o deslumbrante cenário envolvente, que parece recortado de um reino de fantasia, são razões mais do que suficientes para colocar a Cascata do Poço do Inferno na nossa lista das mais belas cascatas de Portugal Continental.
Poderá passar-lhe pela cabeça ceder à tentação de dar um mergulho nas cristalinas águas da lagoa. Mas, se quer um conselho de amigo, é melhor refrear o impulso e ficar-se pelas selfies. É que a cascata está a 1080 metros de altitude, o que faz com que as suas águas sejam super geladas!
Como chegar à Cascata do Poço do Inferno
A Cascata do Poço do Inferno fica localizada mesmo junto à estrada, logo é super fácil ir fazer-lhe uma visita. Tendo Manteigas como referência siga pela cénica estrada N338 em direção do Covão d’Ametade. Após os viveiros de trutas é só seguir pela estrada que surge à sua esquerda que vai direitinho até à cascata.
Coordenadas GPS da Cascata do Poço do Inferno
Latitude: 40°22’22.0″N
Longitude: 7°30’60.0″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Poço do Inferno
Casa das Obras | Hotel Berne | Casa de São Lourenço | Casa das Penhas Douradas
Cascata da Fraga da Pena (Arganil)
Da Serra da Estrela saltamos para a vizinha Serra do Açor. É lá que, em plena Mata da Margaraça, se encontra a extraordinária Cascata da Fraga da Pena. Esta cascata, localizada no concelho de Arganil, é formada pela água que, rompendo o xisto, se despenha da Barroca das Degrainhas. O resultado é uma majestosa queda de água com quase 20 metros de altura. Some-lhe o idílico enquadramento paisagístico, a omnipresente serenidade e as suas lagoas naturais e não terá dificuldades em perceber porque é que figura na nossa lista das mais belas cascatas de Portugal.
Como chegar à Cascata da Fraga da Pena
Tendo Arganil como referência siga pela estrada N342 até Casal de São João. A partir daí siga pela M518 em direção a Benfeita/Piodão. A Cascata da Fraga da Pena fica localizada entre a aldeia de Benfeita e Pardieiros, relativamente perto da estrada. Para a ir ver de perto, só terá que andar algumas centenas de metros e de descer umas íngremes escadarias. Nada de especial quando a recompensa é uma autêntica fatia do paraíso!
Coordenadas GPS da Cascata da Fraga da Pena
Latitude: 40°13’13.5″N
Longitude: 7°56’09.4″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata da Fraga da Pena
Campus Natura | Hotel de Arganil | Plano5
Cascata do Candal (Serra da Lousã)
A Cascata do Candal é uma das maiores pérolas naturais da Serra da Lousã e como tal nem pestanejamos na hora de a incluir na nossa lista das cascatas mais bonitas de Portugal Continental. A cascata é formada pelas águas da ribeira de São João e fica bem escondidinha, num frondoso vale, localizado nas imediações da linda Aldeia de Xisto de Candal. Pode não ser uma das maiores cascatas de Portugal mas é seguramente uma das mais cativantes!
Como chegar à Cascata do Candal
A Cascata do Candal fica a somente 800 metros da aldeia do Candal e para lá chegar basta seguir a sinalização do PR3 em direção ao Castelo da Lousã, acompanhando a ribeira de São João. Pelo caminho terá a oportunidade de ver um moinho de água recuperado (e em funcionamento) e outros dois em ruínas. Um pouco mais à frente já vai conseguir avistar a Cascata do Candal.
Mas não se fique pela vista “aérea”. Desça os íngremes degraus de pedras de xisto encravados nos muros da encosta e vá vê-la de perto! A descida (e a respetiva subida no regresso) são injeções de adrenalina recompensadoras quando a Cascata do Candal surge à vista, em toda a sua grandiosidade, mesmo diante dos seus olhos.
Coordenadas GPS da Cascata do Candal
Latitude: 40°04’58.7″N
Longitude: 8°12’32.6″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Candal
Cerdeira Home for Creativity | Casa da Carvalha | Palacio da Lousa Boutique Hotel
Cascatas da Ribeira das Quelhas (Coentral)
A Ribeira das Quelhas é mais uma das (muitas) maravilhas naturais da Serra da Lousã e as suas cascatas e lagoas figuram entre as melhores de Portugal. Fica localizada numa das zonas mais sublimes da serra e, para chegar à cascata principal, é preciso alguma ginástica, pois terá que vencer algumas pedras de granito e xisto que se elevam junto á Ribeira das Quelhas.
Pelo caminho vai poder desfrutar de paisagens verdadeiramente selvagens e ver várias pequenas cascatas, cada uma com o seu poço de água cristalina. Se for no verão, pode até dar uns mergulhos.
Como chegar à Cascatas da Ribeira das Quelhas
As Cascatas da Ribeira das Quelhas ficam bem pertinho da aldeia de Coentral, no concelho de Castanheira de Pera. Uma vez chegado ao Coentral, siga em direção à antiga ponte e estacione o carro. A partir daqui siga a pé pelo trilho pedestre que referimos atrás e que segue ao longo da margem esquerda da Ribeira das Quelhas. Não tem que enganar.
Coordenadas GPS da Cascatas da Ribeira das Quelhas
Latitude: 40°03’55.8″N
Longitude: 8°10’07.4″W
Onde ficar a dormir perto da Cascatas da Ribeira das Quelhas
Cerdeira Home for Creativity | Casa da Carvalha | Palacio da Lousa Boutique Hotel
Cascata da Pedra da Ferida (Penela)
É na Serra do Espinhal, junto á vila homónima do concelho de Penela, que se esconde mais uma das nossas cascatas favoritas de Portugal. Estamos a falar-lhe da admirável Cascata da Pedra da Ferida, que conta com quase 25 metros de altura. E se a cascata encanta, o trilho apaixona. Ao longo da Ribeira da Azenha, somos brindados com frondosa vegetação, o som da água a correr, pontes de madeira e azenhas antigas. Estes são alguns dos ingredientes que fazem da Pedra da Ferida um dos recantos mais bonitos do Centro de Portugal ao qual regressamos sempre que podemos.
Como chegar à Cascata da Pedra da Ferida
Tendo Penela como referência siga pela IC3 e posteriormente pela N17-1 até à aldeia de Espinhal. Uma vez em Espinhal pode seguir a pé ou de carro até ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha. Aí terá forçosamente de estacionar e seguir o trilho ao longo da Ribeira da Azenha. Ir e vir da zona do Parque de Merendas até à Cascata da Pedra Ferida é sensivelmente 1,5 km e, apesar de ter alguns troços exigentes, é um percurso extremamente agradável para se fazer em família.
Coordenadas GPS da Cascata da Pedra da Ferida
Latitude: 40°00’51.3″N
Longitude: 8°19’51.5″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata da Pedra da Ferida
HD Duecitânia Design Hotel | Hotel Parque Serra da Lousã
Cascata do Penedo Furado (Vila de Rei)
O concelho de Vila de Rei, situado literalmente no Centro de Portugal, guarda mais uma das cascatas de sonho de Portugal: a Cascata do Penedo Furado. É certo que a cascata está longe de ter a grandiosidade de outras que aqui referimos, mas a combinação das suas águas límpidas e cristalinas com a envolvente natural em que está inserida “obrigou-nos” a colocá-la entre as mais idílicas cascatas de Portugal. E estamos convictos: quando a vir, vai concordar connosco!
Como chegar à Cascata do Penedo Furado
De Vila de Rei até à Praia Fluvial do Penedo Furado são apenas 12 km. Siga em direcção à aldeia de Milreu e aí vai encontrar várias placas que indicam a rota a seguir até ao Penedo Furado. Da praia até à cascata são apenas 700 metros (1,4 km ida e volta) de caminhada ao longo dos fantásticos Passadiços do Penedo Furado. É uma caminhada mesmo muito agradável e apta para toda a família, até porque não tem desníveis relevantes.
Coordenadas GPS da Cascata do Penedo Furado
Latitude: 39°37’42.7″N
Longitude: 8°09’55.3″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Penedo Furado
Villa Boutique | Hotel Vila de Rei
Cascatas mais bonitas da região de Lisboa e Alentejo
Cascata do Mourão (Cascata de Anços) – Sintra
Cascatas perto de Lisboa até pode parecer mentira, mas é mesmo verdade! A somente 40 minutos de Lisboa, no concelho de Sintra, esconde-se a encantadora Cascata do Mourão (também conhecida por Cascata de Anços) que como o próprio nome sugere é alimentada pelo rio Mourão, um dos afluentes do rio Lisandro. O cenário natural envolvente é tão idílico que até custa a acreditar que está tão perto da grande cidade de Lisboa. Na primeira vez que lá fomos, tivemos que nos beliscar para termos a certeza de que não estávamos a sonhar com outras paragens!
Como chegar à Cascata do Mourão (Cascata de Anços)
Esta Cascata de Sintra está situada bem pertinho da pequena aldeia de Anços e para lá chegar só tem de fazer um pequeno trilho de pouco mais de 400 metros. O percurso pedestre até à Cascata do Mourão está bem assinalado e brinda o caminhante com bonitas paisagens e com uma vegetação luxuriante. Como a distância é super curta, é excelente para fazer com crianças. E garantimos que eles vão adorar!
Coordenadas GPS da Cascata do Mourão (Cascata de Anços)
Latitude: 38°52’32.8″N
Longitude: 9°18’46.6″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Mourão (Cascata de Anços)
Pestana Sintra Golf Resort & SPA Hotel | Hotel Sintra Jardim | Bliss Hotel
Cascata da Cabroeira (Cascata da Rabaça) – Portalegre
Cascatas no Alentejo? Sim, é verdade. A Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre, guarda algumas das cascatas mais bonitas de Portugal. Entre elas figura a imponente Cascata da Cabroeira, também conhecida pelo nome de Cascata da Rabaça. A cascata fica quase na fronteira com a Espanha, um pouco antes de chegar à pequena aldeia de Rabaça, daí o outro nome pela qual também é conhecida. Dar com ela é uma pequena caça ao tesouro, mas o esforço é bem recompensado!
Como chegar à Cascata da Cabroeira (Cascata da Rabaça)
Saindo de Portalegre tome a M517 e a M517-2 até Alegrete, e daí prossiga sempre pela M1044 até ao ponto que está assinalado no track que disponibilizamos abaixo para download.
Estacione o carro e siga a pé pelo trilho de terra abatida, durante cerca de um quilómetro (2 km ida e volta), até chegar a um penhasco donde se avista a cascata e onde será brindado com uma paisagem verdadeiramente estonteante. Até lhe vai custar a acreditar que está no Alentejo!
Nota: como o trilho não está de todo sinalizado recomendamos vivamente a que descarregue, e leve no seu aparelho GPS ou smartphone, o track GPS.
Coordenadas GPS da Cascata da Cabroeira (Cascata da Rabaça)
Latitude: 39°17’42.1″N
Longitude: 7°20’15.2″W
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar a dormir perto da Cascata da Cabroeira (Cascata da Rabaça)
Convento Da Provença | Quinta Lua Branca | Hotel José Régio
Cascatas de São Julião (Cascata do Monte Sete) – Portalegre
De todas as cascatas da Serra de São Mamede que conhecemos, a Cascata de São Julião é a que tem a localização mais idílica. Fica literalmente escondida num frondoso vale por onde corre o rio Xévora. As suas quedas de água, para além de serem super fotogénicas, vão formando apaixonantes lagoas, onde é possível tomar refrescantes banhocas. Razões mais do que suficientes para figurarem na nossa lista das melhores cascatas de Portugal.
Como chegar às Cascatas de São Julião (Cascata do Monte Sete)
A cascata está localizada pertinho do povoado de Monte Sete (daí também ser conhecida pelo nome de Cascata do Monte Sete) e para lá chegar desde Portalegre basta tomar a M522. Mesmo antes da placa que anuncia a entrada na aldeia do Monte Sete (ao lado do café a Cascata), vire à sua direita por um caminho de asfalto que pouco depois se transforma em terra batida. É aí que deve estacionar o carro e prosseguir a pé usando o track GPS que disponibilizamos como orientação.
Coordenadas GPS das Cascatas de São Julião (Cascata do Monte Sete)
Latitude: 39°18’57.5″N
Longitude: 7°19’54.3″W
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar a dormir perto das Cascatas de São Julião (Cascata do Monte Sete)
Convento Da Provença | Quinta Lua Branca | Hotel José Régio
Cascata da Ribeira das Cobras (Brejão) – Odemira
Relativamente à Cascata da Ribeira das Cobras vamos ser muito sinceros consigo. Primeiro, não lhe conhecemos o nome, como tal, fomos nós que a batizamos aproveitando o nome da ribeira. Segundo, como cascata não é nada de especial, ou seja nem é muito alta, nem muito larga, nem senhora de um largo caudal. Ou seja, se estivesse localizada noutro lugar qualquer, jamais iria constar na nossa lista das cascatas mais bonitas de Portugal.
Mas o que é certo, é que não está! A Cascata da Ribeira das Cobras está localizada na idílica Praia da Amália e desagua diretamente no mar, em plena Costa Vicentina. Para lá chegar só a pé por um estreito carreiro coberto de cerrada vegetação e caniços. Coberto não é um eufemismo, é literal. Há trechos em que temos que atravessar um túnel vegetal e ao lado corre a Ribeira das Cobras. Findo o trilho, um vale verdejante por entre fragas enormes de xisto e o cantarolar da ribeira a correr cada vez mais rápido até se despenhar diretamente na praia. Provavelmente agora já percebe porque é que está na nossa lista de cascatas imperdíveis em Portugal!
Como chegar à Cascata da Ribeira das Cobras
Da pequena aldeia de Brejão siga em direção do pequeno povoado de Azenhas do Mar. Quando vir um girassol gigante (não estamos a brincar) vire à sua direita e vai dar à casa que era da saudosa fadista portuguesa. São somente um par de quilómetros desde Brejão! Estacione o carro junto à propriedade e depois é só seguir algumas centenas de metros pelo trilho que se encontra ao lado da propriedade. Não há que enganar.
Coordenadas GPS da Cascata da Ribeira das Cobras
Latitude: 37°28’57.9″N
Longitude: 8°47’39.0″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata da Ribeira das Cobras
Hostel Nature | Refúgio do Monte | Horta do Vale – Nature House
Cascata do Pulo do Lobo (Mértola)
A Cascata do Pulo do Lobo é a cascata mais imponente do sul de Portugal. Fica situada em pleno Parque Natural do Vale do Guadiana e é alimentada pelas águas do rio Guadiana. Mas se vai à espera de um Guadiana plácido desengane-se. Aqui o Guadiana revela uma face selvagem, agreste, como as terras de xisto que serpenteia.
E a Cascata do Pulo do Lobo, com o seus quase 20 metros de altura, é o expoente máximo dessa sua face selvagem. No local da queda de água, as margens do Guadiana são tão estreitas que, diz quem por lá mora, que até um lobo as conseguiria transpor (daí o seu nome). O som da cascata chega a ser ensurdecedor, face à violência das águas a embaterem nas rochas. É a força da natureza no seu melhor!
Como chegar à Cascata do Pulo do Lobo
A Cascata do Pulo do Lobo fica situada a sensivelmente 40 km de Mértola, junto à Herdade de Pulo do Lobo. Para dar com ela, a melhor maneira é seguir pela estrada que liga Beja a Mértola e depois virar em direção a Amendoeira da Serra. Uma vez na Herdade do Pulo do Lobo vai deparar-se com uma cancela. É aí que deve estacionar e seguir a pé pelo estradão. Ir e vir são cerca de 2 km. Ah, não se esqueça de fechar o portão!
Coordenadas GPS da Cascata do Pulo do Lobo
Latitude: 37°48’15.2″N
Longitude: 7°38’01.3″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Pulo do Lobo
Beira Rio | Quinta do Vau | Hotel Museu
Cascatas mais bonitas do Algarve
Cascata de Alte (Queda do Vigário)
Algarve rima com praias paradisíacas e não com cascatas. Mas, o que é certo, é que a região mais a sul de Portugal esconde, surpreendentemente, algumas das cascatas mais bonitas de Portugal. Uma das nossas favoritas é a graciosa Queda do Vigário, localizada mesmo ao lado do povoado de Alte, em Loulé, uma das aldeias mais típicas do Algarve.
Esta maravilhosa cascata com 24 metros de altura é alimentada pelas águas da ribeira de Alte e forma uma paradisíaca e convidativa lagoa. Mesmo ao lado da cascata existe uma zona de lazer com um extenso relvado onde pode aproveitar para apanhar uns belos banhos de sol depois de se refrescar nas suas águas.
Como chegar à Cascata de Alte (Queda do Vigário)
Ir até à Queda do Vigário não apresenta qualquer desafio. Se estacionar junto ao cemitério de Alte basta percorrer um trilho com cerca de 300 metros para lá chegar. Neste caso, dar com o paraíso não custa mesmo nada!
Coordenadas GPS da Cascata de Alte (Queda do Vigário)
Latitude: 37°13’55.1″N
Longitude: 8°10’45.1″W
Onde ficar a dormir perto da Cascata de Alte (Queda do Vigário)
Loulé Jardim Hotel | Bartholomeu Guesthouse | Hotel Sao Sebastiao de Boliqueime
Cascata do Pego do Inferno (Tavira)
A Cascata do Pego do Inferno, nos arredores de Tavira, é mais uma das nossas cascatas prediletas de Algarve. É a maior de um conjunto de três cascatas da ribeira da Asseca, as outras duas sendo a Cascata do Pomarinho e a Cascata da Torre.
Apesar da Cascata do Pego do Inferno ter somente 3 metros de altura, não deixa de impressionar. E se a ela somarmos o lindo lago de cor verde-azeitona, que convida a grandes mergulhos no verão, e o cativante cenário envolvente, estamos perante um dos locais naturais mais bonitos de todo o Algarve. Excelente espaço para se fazer um picnic e desfrutar de uma tarde prazenteira longe do bulício das praias algarvias.
Como chegar à Cascata do Pego do Inferno
Chegar à Cascata do Pego do Inferno, sem se fazer o trabalho de casa, pode vir a revelar-se uma tarefa algo inglória. Como o espaço não está oficialmente aberto ao público, não existe qualquer sinalética com indicações a partir de Tavira, apesar da mesma ficar a uns meros 10 quilómetros a noroeste de Tavira. Felizmente, os mapas do Google continuam a assinalar a Cascata do Pego do Inferno, logo, chegar até ao estacionamento que ainda lá está, não é de todo difícil para quem se faça acompanhar por um smartphone ou GPS.
Do estacionamento até à Cascata do Pego do Inferno é menos de um quilómetro e o percurso demora menos que dez minutos a ser efetuado. O problema é que não há qualquer indicação sobre qual a direção a seguir, o que leva a que muitos dos visitantes acabem por tomar uma direção errada e se vejam gregos para lá chegar. Para evitar dissabores recomendamos vivamente a que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo.
Coordenadas GPS da Cascata do Pego do Inferno
Latitude: 37°09’20.3″N
Longitude: 7°41’45.7″W
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar a dormir perto da Cascata do Pego do Inferno
Vila Galé Tavira | Quintinha da Foz Guest House | Pousada Convento de Tavira
Mapa com a localização das cascatas mais bonitas de Portugal
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das cascatas mais bonitas de Portugal.
Se procura um grupo para se inspirar e partilhar as suas aventuras Outdoor junte-se ao Into the Wild – Trilhos, Caminhadas e Natureza.
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!