Cascata do Boição (Bucelas – Loures) e Cascata de Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos): como ir às cascatas mais perto de Lisboa

Cascata do Boição (Bucelas – Loures) e Cascata de Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos): como ir às cascatas mais perto de Lisboa

Se lhe dissermos que, a cerca de 30 km do centro de Lisboa, existem duas apaixonantes cascatas, o mais certo é pensar que estamos a brincar consigo. Mas olhe que é mesmo verdade! Nos arredores da pacata vila de Bucelas, no concelho de Loures, e da aldeia de Santiago dos Velhos, no concelho de Arruda dos Vinhos, escondem-se duas autênticas pérolas da natureza que, de tão belas que são, parecem ter sido recortadas de outras paragens. Estamos a falar-lhe da Cascata do Boição (também conhecida pelo nome de Cascata de Bucelas) e da Cascata de Santiago dos Velhos.

Cascata do Boição (Bucelas – Loures) e Cascata de Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos): como ir às cascatas mais perto de Lisboa
Cascata do Boição (Bucelas – Loures)

Ambas as cascatas são alimentadas pelas águas da Ribeira do Boição, um afluente do rio Trancão, e têm um enquadramento natural estupendo, algo incrível quando pensamos que estão localizadas a menos de 30 minutos de Lisboa.

Cascata do Boição (Bucelas – Loures) e Cascata de Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos): como ir às cascatas mais perto de Lisboa
Cascata de Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos)

Apesar de pertencerem a concelhos diferentes, a Cascata do Boição e a Cascata de Santiago dos Velhos estão super perto uma da outra. Logo, é perfeitamente possível visitar ambas no mesmo dia. Mas pode sempre aproveitar a viagem para conhecer outros locais de interesse de Bucelas e Santiago dos Velhos e transformar a sua aventura de caça às cascatas numa autêntica escapadinha rural às portas de Lisboa.

Trilho das Cascatas da Ribeira do Boição

Se gosta de uma boa caminhada pela natureza, temos ainda outra excelente notícia para si: é possível percorrer um agradável trilho entre a Cascata do Boição e a Cascata de Santiago dos Velhos, acompanhando o curso da Ribeira do Boição. Para nós foi a cereja no topo do bolo quando fomos descobrir as surpreendestes cascatas dos concelhos de Loures e Arruda dos Vinhos.

Cascata do Boição (Bucelas – Loures) e Cascata de Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos): como ir às cascatas mais perto de Lisboa
Ribeira do Boição

Nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar ambas as cascatas da Grande Lisboa, informação prática sobre o trilho pedestre entre a Cascata do Boição e a Cascata de Santiago dos Velhos, mapa interativo e track GPS do percurso, que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone. Por vezes as maiores aventuras estão mesmo ao virar da esquina!

Cascata do Boição | Cascata de Bucelas (Loures): como ir a partir de Lisboa

A Cascata do Boição é não só a maior das duas cascatas, mas também a que tem o enquadramento natural mais formidável.

Cascata do Boição (Bucelas – Loures) e Cascata de Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos): como ir às cascatas mais perto de LisboaNão é propriamente uma cascata colossal, mas, no que a beleza diz respeito, consegue ombrear com algumas das cascatas mais bonitas de Portugal. Tem ainda o benefício de ter água durante uma boa parte do ano, algo que, por si só, já é um pequeno milagre. Claro que, para a ver em todo o seu esplendor, nada como ir conhecê-la durante ou imediatamente após a época das chuvas.

Usualmente dar com estes recantes mágico é algo complicado, mas no caso da Cascata do Boição é super fácil. A cascata fica a somente 1,5 km do centro de Bucelas e pode levar o carro até ao ponto assinalado no mapa que disponibilizamos abaixo, sem qualquer problema. Uma vez lá, vai de imediato escutar a cascata. Para ir até junto dela, basta seguir por um empinado trilho, com umas escadinhas de terra batida sustida por traves de madeira, que desce até à ribeira. Não há como enganar!

Depois, é só desfrutar deste pequeno paraíso da Grande Lisboa! Não se esqueça da merenda, pois este local é verdadeiramente fantástico para fazer um piquenique com o som dos passarinhos e das quedas de água como banda sonora. Perfeito para ir com crianças!

Nota Muito Importante: nunca é demais relembrar: preserve a natureza! Tire apenas fotos, deixe apenas pegadas, mate apenas tempo. Não se esqueça de levar um saco para acondicionar o seu lixo e depositá-lo num contentor no regresso a casa. E se vir por lá lixo dos outros, faça como nós, traga o que puder consigo. Estes cantinhos da natureza merecem ser muito mimados!

Clique para procurar alojamento perto da Cascata do Boição

Mapa com a localização da Cascata do Boição (Cascata de Bucelas) e percurso desde Lisboa até à Cascata de Loures


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com localização da Cascata do Boição – Cascata de Bucelas – e percurso desde Lisboa até à cascata de Loures.

Cascata de Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos): como ir a partir de Lisboa

A Cascata de Santiago dos Velhos é bem mais pequena que a Cascata do Boição, mas é igualmente fotogénica, até porque a queda de água forma uma pequena lagoa na base.

Cascata do Boição (Bucelas – Loures) e Cascata de Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos): como ir às cascatas mais perto de LisboaO ponto negativo da Cascata de Santiago dos Velhos é que seca com imensa facilidade. Por outras palavras, para admirar a sua beleza, é imperativo visitá-la após umas valentes chuvadas. Quando a fomos conhecer já não chovia há um par de semanas e o caudal da ribeira já estava muito baixo.

A Cascata de Santiago dos Velhos dista de somente 7 km de carro da Cascata do Boição e dar com ela é também relativamente fácil. Siga as indicações que colocamos no mapa abaixo e estacione o carro junto a um antigo lavadouro. Volte um pouco atrás e, logo após atravessar a pequena ponte, vai encontrar do seu lado esquerdo um estreito e recôndito trilho que segue por entre a frondosa vegetação. Daí até à cascata são menos de 200 metros que se fazem sem qualquer tipo de dificuldade.

Uma das pequenas cascatas de Santiago dos Velhos que poderá encontrar se continuar a seguir o curso da ribeira
Dica VagaMundos: na verdade não há uma mas sim várias Cascatas de Santiago dos Velhos. A mais exuberante é a que referimos acima, mas se seguir o curso da ribeira para jusante irá encontrar várias pequenas cascatas. Fica a dica!

Clique para procurar alojamento perto da Cascata de Santiago dos Velhos

Mapa com a localização da Cascata de Santiago dos Velhos e percurso desde Lisboa até às Cascatas de Arruda dos Vinhos


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização da Cascata de Santiago dos Velhos e percurso desde Lisboa até às cascatas de Arruda dos Vinhos.

Trilho das Cascatas de Bucelas e Santiago dos Velhos | Loures e Arruda dos Vinhos: percurso pedestre entre a Cascata do Boição e a Cascata de Santiago dos Velhos

Se gosta de uma boa caminhada, não hesite em ir percorrer o trilho que une a Cascata de Bucelas à Cascata de Santiago dos Velhos. Até porque enriquece (e muito) a experiência!

O trilho segue maioritariamente por caminhos rurais, acompanhando o curso da Ribeira do Boição, e tem somente 3 km de extensão (6 km ida e volta). De baixa dificuldade, o trilho não é muito extenso, o que o torna perfeito para percorrer em família.

Pelo caminho será brindado com idílicas paisagens rurais e magníficas panorâmicas de serras e moinhos. É uma escapadinha na natureza tão deliciosa que até custa a acreditar que fica tão perto da grande cidade Lisboa.

É neste ponto que terá de atravessar a ribeira do Boição – para facilitar a travessia leve um bastão de caminhada
Atenção: para iniciar o trilho terá de atravessar a ribeira do Boição. Para o fazer, terá de saltitar pelas pedras colocadas na ribeira precisamente para esse efeito. Contudo, caso o caudal da ribeira vá muito alto, poderá ter que se descalçar para atravessar a ribeira. Convém ir preparado para este cenário, sobretudo se pretender percorrer o trilho das cascatas logo após uns dias de intensas chuvas.

Informação prática do Trilho das Cascatas de Bucelas e Santiago dos Velhos

  • Distância: 3 km km (6 km ida e volta)
  • Circular: Não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Cascata do Boição (Bucelas)

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Mapa do Trilho das Cascatas de Boição e Santiago dos Velhos e rota GPS do percurso pedestre para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do trilho das Cascatas de Boição e Santiago dos Velhos.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica
Se procura mais ideias de escapadinhas não deixe de espreitar estas 27 sugestões de passeios a menos de 1 hora de Lisboa e de ler estas sugestões de escapadinhas românticas e escapadinhas na natureza em Portugal.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.