O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma verdadeira meca para todos os amantes da natureza. E se há algo que deixa todos os visitantes, sem exceção, embasbacados, são as maravilhosas cascatas do Gerês. Se já nos segue há algum tempo, sabe que um dos nossos hobbies favoritos é andar à “caça” de cascatas. E quanto mais desconhecidas e escondidinhas mais nós gostamos delas. E no Gerês há sempre uma cascata nova para descobrir.
Algumas das cascatas do Gerês são super conhecidas e de fácil acesso. Basta parar o carro, andar algumas centenas de metros et voilà! Cascata de sonho! Já outras são autênticos segredos, que só os pastores conhecem.
Para dar com as cascatas do Gerês mais recônditas é preciso trocar os flip-flops pelas botas de caminhada, muita paciência e um misto de dotes de escuteiro com skills de cabra montanhesa. Quem disse que dar com o paraíso era fácil?
Mas nada tema! Neste artigo vamos mostrar-lhe a localização das nossas cascatas do Gerês favoritas e dar-lhe toda a informação que precisa para ir à caça delas.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Cascatas do Gerês: conheça as cascatas mais bonitas (e secretas) do Gerês para dar um mergulho
- 1.1 Cascatas do Tahiti (Cascatas de Fecha de Barjas-Gerês)
- 1.2 Cascata do Arado (Gerês)
- 1.3 Cascata de Pincães (Gerês)
- 1.4 Cascata da Portela do Homem (Cascata São Miguel ou Cascata do Rio Homem-Gerês)
- 1.5 Cascatas das Lagoas da Mata da Albergaria (Gerês)
- 1.6 Cascata Cela Cavalos (Gerês)
- 1.7 Cascata do Poço Azul do Gerês
- 1.8 Cascata do Poço Negro do Soajo
- 1.9 Cascata da Rajada (Gerês)
- 1.10 Cascata de Pontes (Castro Laboreiro-Gerês)
- 1.11 Cascatas das Caldeiras do Pereira (Pitões das Júnias-Gerês)
- 1.12 Cascatas das 7 Lagoas do Gerês
- 2 Onde ficar a dormir quando for visitar as Cascatas do Gerês? Sugestões de alojamento
- 3 Qual é a temperatura da água nas Cascatas do Gerês?
- 4 O que levar quando for visitar as Cascatas do Gerês?
- 5 Roteiro para visitar as melhores Cascatas do Gerês
- 6 Mapa com a localização das melhores Cascatas do Gerês (famosas e desconhecidas)
- 7 Outros artigos do Gerês
Cascatas do Gerês: conheça as cascatas mais bonitas (e secretas) do Gerês para dar um mergulho
Para além de uma breve descrição das melhores cascatas do Gerês para ir nadar, vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização das cascatas mais bonitas do Gerês e toda a informação que precisa para dar com elas, várias propostas de alojamentos para ficar a dormir relativamente perto das cascatas e ainda uma sugestão de roteiro para ir conhecer as melhores cascatas do Parque Nacional da Peneda-Gerês de forma independente.
Como já referimos, para ir até algumas das cascatas terá de percorrer alguns trilhos do Gerês. Nesses casos disponibilizamos a rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth.
Não queremos que se perca em busca do paraíso!
Cascatas do Tahiti (Cascatas de Fecha de Barjas-Gerês)
As Cascatas do Tahiti (nome mais popular das Cascatas Fecha de Barjas), formadas pelas águas do rio Arado, dispensam apresentações. Apesar de estarem situadas num local recôndito, tornaram-se, nos últimos anos, numa verdadeira estrela do Instagram. E ao vivo e a cores é ainda mais fácil perceber o porquê. É que as Cascatas de Fecha de Barjas são uma autêntica obra-prima da natureza. Descer até lá abaixo requer alguma ciência (e acima de tudo muito cuidado) mas o esforço compensa. É, sem margem para grandes argumentações, uma das cascatas do Gerês mais paradisíacas e é excelente para tomar umas refrescantes banhocas.
Como chegar às Cascatas do Tahiti (Cascatas de Fecha de Barjas)
É relativamente fácil dar com a Cascata do Tahiti, então se levar o seu amigo Google Maps, pode-se mesmo dizer que é canja.
Tendo como referência a Vila do Gerês, siga em direção a Vilar de Veiga pela estrada N308-1 até Pereiró. Aí tome a estrada CM1276 em direcção à Ermida. Um pouco antes de chegar à Ermida vai encontrar um entroncamento. Siga pela sua direita e um par de quilómetros mais à frente vai ver uma ponte sobre o Rio Arado. Estacione nas imediações e siga a pé, monte abaixo, até às maravilhosas cascatas. Clique para ler o nosso guia completo para visitar as Cascatas do Tahiti.
Coordenadas GPS das Cascatas do Tahiti
Latitude: 41°42’15.4″N
Longitude: 8°06’34.6″W
Cascata do Arado (Gerês)
Outra das cascatas do Gerês de visita incontornável é a Cascata do Arado. Situada a 900 metros de altitude esta é uma das cascatas mais altas e fotogénicas do Gerês. Para lá chegar, o melhor é deixar o carro junto ao sopé do Miradouro das Rocas e daí seguir a pé pelo estradão. O passeio é muito agradável e evita dar cabo do carro.
Como chegar à Cascata do Arado
Da Cascata do Tahiti à Cascata do Arado é um pulinho. Volte para trás até ao entroncamento que referimos atrás e siga até à Ermida onde vai encontrar placas indicativas da Cascata do Arado. Estacione junto ao Miradouro das Rocas e siga a pé pela estrada de terra batida (se estiver com um carro robusto, pode sempre avançar até à ponte sobre o rio Arado).
Junto à ponte sobre o rio Arado suba até ao miradouro. A vista é impressionante mas se quer ir tomar uma banhoca vai ter de vencer uma inclinada ladeira e saltar de pedra em pedra até às lagoas formadas pela cascata. Exige um pouco de espírito de aventura, mas compensa o esforço.
Coordenadas GPS da Cascata do Arado
Latitude: 41°43’27.1″N
Longitude: 8°07’47.7″W
Cascata de Pincães (Gerês)
A Cascata de Pincães é uma das cascatas mais bonitas do Gerês e a sua piscina natural é um verdadeiro deleite. Em dias de calor é quase irresistível dar um mergulho. Esta é uma das cascatas do Gerês à qual é impossível aceder de carro. Mas a caminhada é curta e relativamente fácil. Abaixo explicamos tudo e partilhamos a rota/track GPS para download em formato GPS / KML.
Como chegar à Cascata de Pincães
Para chegar às cascatas de Pincães vai ter de caminhar cerca de 20 minutos. Deixe o carro na aldeia de Pincães e siga a levada a pé, durante cerca de 1km, até à cascata (2km ida e volta). Não é muito difícil de dar com ela, mas para quem não conhece a região pode ser um pouco complicado. Por isso, o melhor mesmo é clicar aqui para ler todas as informações que precisa sobre o trilho e para descarregar o track GPS.
Coordenadas GPS da Cascata de Pincães
Latitude: 41°42’58.7″N
Longitude: 8°03’34.6″W
Cascata da Portela do Homem (Cascata São Miguel ou Cascata do Rio Homem-Gerês)
O nome oficial é Cascata São Miguel mas é popularmente conhecida por Cascata da Portela do Homem ou mesmo por Cascata do Rio Homem. Independentemente do nome a verdade é que esta é uma das cascatas do Gerês mais espetaculares do parque nacional. E é também uma das mais visitadas (e fotografadas).
A razão é simples: é que para além da sua beleza, o acesso é mesmo muito fácil. A cascata fica mesmo ao lado da estrada que dá acesso à fronteira com a Espanha. Se estiver calor, não deixe de dar um mergulho nas águas do rio Homem.
Como chegar à Cascata da Portela do Homem
Tomando como referência a Aldeia do Gerês, siga pela estrada N308-1 em direção à Portela do Homem. A pouco menos de um quilómetro da fronteira com a Espanha vai ver surgir a cascata da Portela do Homem do seu lado direito. Presentemente já não é possível estacionar junto à cascata logo terá de estacionar o carro junto à fronteira (existe um parque de estacionamento para o efeito) e daí retroceder a pé até à cascata.
Coordenadas GPS da Cascata da Portela do Homem
Latitude: 41°48’14.8″N
Longitude: 8°07’41.7″W
Cascatas das Lagoas da Mata da Albergaria (Gerês)
Bem pertinho da Cascata da Portela do Homem fica uma das cascatas do Gerês mais secretas: as cascatas das Lagoas da Mata da Albergaria. Para lá chegar terá de fazer uma pequena caminhada pela Mata da Albergaria, um verdadeiro bosque encantado, composta por imponentes e seculares carvalhos e frondosa vegetação. As cascatas em si são simplesmente maravilhosas e as lagoas, então, nem se fala.
Como chegar às Cascatas das Lagoas da Mata da Albergaria
Estas são das cascatas do Gerês menos visitadas e como tal é possível que nunca tenha ouvido falar delas. Mas até nem estão assim tão escondidas e o caminho até lá desde o estacionamento da Portela do Homem é super fácil e agradável. Aproveite e faça o trilho circular de 4km pela Mata da Albergaria. Não existe qualquer tipo de marcação ou indicação sobre estas cascatas, mas não se preocupe que nós damos uma ajuda.
Clique aqui para ler mais sobre o trilho que passa pelas cascatas e para descarregar o track GPS.
Coordenadas GPS das Cascatas das Lagoas da Mata da Albergaria
Latitude: 41°47’43.4″N
Longitude: 8°08’09.4″W
Cascata Cela Cavalos (Gerês)
A Cascata Cela Cavalos está longe de ser uma das mais conhecidas, mas acredite que é uma das mais idílicas do Gerês. Se tivéssemos de fazer um Top 3 das melhores cascatas do Gerês (felizmente que não) esta figurava lá de certeza.
Esta é mais uma das cascatas do Gerês cujo acesso de carro é algo complicado. Logo espera-o mais uma pequena caminhada. Mas o que é isso quando o espera um dos locais mais mágicos do Gerês.
Como chegar à Cascata Cela Cavalos
Partindo de Cabril siga em direção a nordeste pela estrada CM1021. Após passar perto de Lapela vai encontrar um entroncamento. Siga pela direita e após um par de quilómetros vai encontrar a Capela de Santa Luzia à sua direita (não é fácil de a ver da estrada principal logo recomendamos que leve as coordenadas GPS que disponibilizamos abaixo).
A não ser que tenha um 4×4 o melhor é estacionar junto à capela e seguir a pé até à Cascata. Ir e vir são cerca de 4 quilómetros e é relativamente fácil de dar com a cascata. Mas pelo sim pelo não, clique aqui para ler todas as informações que precisa sobre o trilho e para descarregar o track GPS.
Coordenadas GPS das Cascatas das Cela Cavalos
Latitude: 41°45’39.1″N
Longitude: 7°59’12.6″W
Cascata do Poço Azul do Gerês
O idílico Poço Azul é um dos segredos mais bem guardados do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta é a cascata com a localização mais remota desta lista e desta feita nem um 4×4 o safa. Para ir à cascata do Poço Azul só mesmo a pé. Mas é daquelas maravilhas da natureza que merece cada gota de suor.
Como chegar à Cascata do Poço Azul do Gerês
Para chegar ao início do trilho que conduz à Cascata do Poço Azul, siga as indicações que partilhamos atrás para chegar à escadaria de acesso ao miradouro da Cascata do Arado. Uma vez lá espera-o uma caminhada de cerca de 11km (ida e volta). Clique aqui para ler todas as informações que precisa sobre o trilho e para descarregar o track GPS.
Coordenadas GPS da Cascata do Poço Azul do Gerês
Latitude: 41°44’03.8″N
Longitude: 8°06’27.5″W
Cascata do Poço Negro do Soajo
A Cascata do Poço Negro é outra das nossas cascatas do Gerês favoritas. A força das águas do rio Adrão esculpiram a preceito, uma lagoa de águas cristalinas, precedida duma queda de água verdadeiramente idílica. E se a Cascata do Poço Negro encanta, o entorno natural em que está inserido apaixona! É mesmo um pedacinho do paraíso na terra, que nos permite estar em total comunhão com a natureza e propicia refrescantes mergulhos nos dias quentes do ano.
E não se deixe enganar pelo nome de Poço Negro. As águas não são negras, mas sim de um encantador verde-esmeralda. O nome deve-se unicamente ao facto do Poço Negro do Soajo ser mesmo muito profundo. Pode ir à confiança!
Como ir à Cascata e Lagoa do Poço Negro do Soajo
O Poço Negro é uma das cascatas do Gerês de mais fácil acesso, pois fica localizado quase à beira da estrada, a somente 1 km dos famosos Espigueiros do Soajo.
Para lá chegar basta apanhar a estrada M530 no sentido Soajo-Cunhas e estacionar o carro junto ao ponto assinalado no mapa que partilhamos neste artigo. Depois terá de seguir a pé descendo uma íngreme, mas segura, escadaria. Et voilà! Poço Negro do Soajo!
Coordenadas GPS da Cascata do Poço Negro do Soajo
Latitude: 41°52’42.4″N
Longitude: 8°15’25.6″W
Cascata da Rajada (Gerês)
A Cascata da Rajada é uma das cascatas mais surpreendentes do Gerês, um autêntico pedacinho do céu escondido na Serra do Gerês.
Para além da sua beleza, esta apaixonante queda de água do rio Arado forma uma paradisíaca lagoa de águas cristalinas, perfeita para uns refrescantes mergulhos nas tardes quentes de verão. Contudo vai ter de suar um bocadinho para a ir conhecer, visto que a Cascata da Rajada fica localizada num local remoto nos arredores da aldeia de Ermida, e o único acesso à cascata é através de um trilho pedestre. Um pequeno preço a pagar quando tem à sua espera uma das cascatas mais bonitas (e desconhecidas) do Gerês.
Como ir à Cascata da Rajada (Gerês)
Da aldeia de Ermida até à cascata e lagoa da Rajada só terá de percorrer sensivelmente 5 km (ida e volta) seguindo por um trilho bem assinalado que arranca do centro da aldeia. E o melhor de tudo é que pelo caminho terá a oportunidade de conhecer dois dos miradouros mais belos do Gerês, o Miradouro da Vela e o Miradouro das Cilhas, onde será brindado com vistas de cortar a respiração sobre o vale do rio Arado. Clique aqui para ler todas as informações que precisa sobre o trilho e para descarregar o track GPS.
Coordenadas GPS da Cascata da Rajada do Gerês
Latitude: 41°42’46.8″N
Longitude: 8°07’31.3″W
Cascata de Pontes (Castro Laboreiro-Gerês)
A Cascata de Pontes foi uma das nossas mais recentes descobertas no Parque Nacional da Peneda-Gerês e foi logo direitinha para a nossa lista das melhores cascatas do Gerês.
Esta maravilhosa queda de água é alimentada pelas águas do Ribeiro de Dorna, afluente do famoso rio Laboreiro, e na sua base forma uma lagoa perfeita para uns refrescantes mergulhos. A cascata fica localizada nas imediações da Aldeia de Pontes, a somente 6km de Castro Laboreiro e para a ir conhecer só terá de fazer uma pequena caminhada.
Como ir à Cascata de Pontes
Da Aldeia de Pontes até à Cascata de Pontes é aproximadamente 1 km (2 km ida e volta) seguindo por um trilho relativamente bem assinalado e que não apresenta dificuldades de maior, mesmo para quem vá com crianças mais pequenas. Pelo caminho irá passar também pelo histórico Aqueduto de Pontes. O trilho é fácil de seguir mas pelo sim pelo não o melhor mesmo é descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo e levá-lo consigo no seu smartphone. Até porque é completamente grátis!
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Coordenadas GPS da Cascata de Pontes
Latitude: 41°59’42.9″N
Longitude: 8°09’52.7″W
Cascatas das Caldeiras do Pereira (Pitões das Júnias-Gerês)
As Cascatas das Caldeiras do Pereira figuram entre as cascatas mais secretas do Gerês, daquelas que só os locais é que conhecem. E é fácil de perceber porquê. Apesar de ficarem a pouco mais de 2,5 km da aldeia de Pitões das Júnias ficam bem escondidas num denso bosque e o acesso não só é deveras complicado, como também é desprovido de qualquer sinalização.
Por outras palavras vai ter colocar em prática os seus dotes de escuteiro (e de suar bastante) para ir conhecer estas cascatas mágicas do Gerês. Mas estamos seguros que, quando botar os olhos em cima deste autêntico Jardim de Éden, não vai dar nada por mal empregue o esforço. Nós adoramos o nosso mergulho rodeado de natureza e em total privacidade!
Como ir às Cascatas das Caldeiras do Pereira (Gerês)
O trilho que conduz às cascatas das Caldeiras do Pereira arranca do centro da aldeia de Pitões das Júnias. Apesar de ir e volta serem somente 5 km não espere um passeio no parque. Se é certo que na ida é quase sempre a descer, no regresso é sempre a subir. E olhe que é uma senhora de uma subida.
Como já referimos o trilho que conduz a estas cascatas do Gerês não se encontra sinalizado, logo é imprescindível descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo.
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Coordenadas GPS das Cascatas das Caldeiras do Pereira
Latitude: 41°50’01.3″N
Longitude: 7°57’40.4″W
Cascatas das 7 Lagoas do Gerês
As Cascatas das 7 Lagoas estão longe de figurar entre as mais imponentes cascatas do Gerês mas as lagoas formadas por ela são, muito provavelmente, as melhores do parque nacional da Peneda Gerês.
Nós somos fervorosos adeptos destas 7 lagoas de tons azuis e sempre que podemos vamos lá dar, literalmente, uns saltinhos. Para lá chegar, a não ser que tenha um 4×4, terá de caminhar um total de 12km (ida e volta) mas acredite que vale (e muito!) a pena o esforço. É que para além dos fantásticos momentos que terá nas 7 Lagoas, o trilho que a elas conduz vai brindá-lo com paisagens de cortar a respiração.
Como chegar às Cascatas das 7 Lagoas do Gerês
Estacione o carro na pitoresca aldeia do Xertelo e siga a pé pelo Trilho das 7 Lagoas. Clique aqui para ler todas as informações que precisa sobre o trilho e para descarregar o track GPS.
Coordenadas GPS das Cascatas das 7 Lagoas do Gerês
Latitude: 41°45’32.7″N
Longitude: 8°01’37.4″W
Onde ficar a dormir quando for visitar as Cascatas do Gerês? Sugestões de alojamento
As cascatas do Parque Nacional da Peneda-Gerês descritas neste artigo encontram-se muito dispersas geograficamente. Logo, no caso de as querer conhecer a todas, o ideal é dividir as noites de hospedagem por várias localidades ao invés de ficar sempre hospedado no mesmo local. Assim ganha mais tempo (e energia) para explorar as melhores Cascatas do Gerês.
Caso opte ficar sempre alojado no mesmo local a melhor aposta é a Vila do Gerês, visto que é a localidade que tem mais oferta de alojamentos e serviços turísticos e acaba por ser a que fica mais equidistante da maioria das cascatas do Gerês que referimos neste artigo.
Clique nos links abaixo para procurar alojamento perto das cascatas do Gerês que está interessado em visitar:
- Cascatas do Tahiti – Ermida
- Cascata do Arado – Vila do Gerês
- Cascata do Poço Azul – Vila do Gerês
- Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria – Vila do Gerês
- Cascatas das 7 Lagoas – Cabril
- Cascata Cela Cavalos – Cabril
- Cascata de Pincães – Cabril
- Cascata Portela do Homem – Vila do Gerês
- Cascata da Rajada – Ermida
- Cascata de Pontes – Castro Laboreiro
- Cascata Caldeiras do Pereira – Pitões das Júnias
- Cascata do Poço Negro – Soajo
Como deve saber o Gerês é um dos destinos mais procurados de Portugal, logo, recomendamos que reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível de forma a garantir os melhores preços. Opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.
Abaixo encontra ainda os nossos alojamentos favoritos para montar base quando vamos à “caça” das cascatas do Gerês – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço. Para cada um deles indicamos quais as cascatas do Gerês que se encontram nas proximidades.
Na Vila do Gerês um dos nossos alojamentos favoritos é o Hotel Central Jardim, pois é muito económico, super central, muito confortável e ainda oferece um excelente pequeno-almoço já incluído no preço do quarto.
Bom alojamento para explorar a Cascata do Arado, o Poço Azul, a Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria, a Cascata da Portela do Homem e a Cascata da Rajada.
Hotel São Bento da Porta Aberta
Se preferir um alojamento mais luxuoso recomendamos o Hotel São Bento da Porta Aberta, o nosso preferido para quando queremos ser mimados numa escapadinha romântica ao Gerês. É uma unidade hoteleira super acolhedora e que oferece todo o tipo de serviços de que necessitamos, tendo inclusivamente um (excelente) restaurante com iguarias regionais. A localização é simplesmente idílica, tem excelentes acessos e fica super perto da Marina do Rio Caldo e da Barragem da Caniçada. A relação preço/qualidade é imbatível!
Bom alojamento para explorar a Cascata do Arado, o Poço Azul, a Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria, a Cascata da Portela do Homem, a Cascata da Rajada e as Cascatas de Tahiti.
Procura os benefícios dum hotel 4 estrelas em ambiente rural? O Hotel Rural Misarela, em Sidrós, responde na perfeição. Para além de ter quartos extremamente espaçosos e confortáveis, oferece ainda um pequeno-almoço fabuloso e uma piscina exterior perfeita para relaxar depois de um dia em cheio a explorar o Gerês.
Bom alojamento para montar base se quiser visitar as cascatas da zona leste da Serra do Gerês, nomeadamente a Cascata de Tahiti, a Cascata de Pincães, a Cascata Cela Cavalos e as 7 Lagoas do Xertelo. Como bónus tem ainda o Trilho e a Ponte de Misarela mesmo ao lado. Assim aproveita e conhece outro recanto mágico do Gerês.
A Quinta do Bento fica um pouco mais longe das cascatas da zona leste da Serra do Gerês do que o Hotel Rural Misarela, mas também apresenta uma relação qualidade-preço estupenda. Tem também uma fantástica piscina e um pequeno-almoço capaz de destruir a mais inabalável das dietas. As vistas da propriedade para a Barragem da Caniçada são mesmo de cortar a respiração.
Boa opção de alojamento para visitar a Cascata de Tahiti, a Cascata de Pincães, a Cascata Cela Cavalos e as 7 Lagoas do Xertelo.
Este é o nosso alojamento de eleição em Pitões das Júnias. Com a melhor relação qualidade-preço de todos, a Casa do Preto tem outros atributos imbatíveis. Os quartos têm tudo o que se precisa para uma estadia tranquila: acolhedores e aconchegantes, muito limpos, com mobiliário prático, camas confortáveis e casa de banho privada. O pequeno-almoço é delicioso, com bolinho e produtos caseiros – e quando se fala em caseiro, na Casa do Preto significa de produção própria.
Boa opção de alojamento para visitar a Cascata Caldeiras do Pereira, a Cascata Cela Cavalos, e as 7 Lagoas do Xertelo.
Qual é a temperatura da água nas Cascatas do Gerês?
As cascatas do Gerês são alimentadas pelas cristalinas águas dos rios e ribeiros que nascem nas serras do parque nacional e arredores. Logo, apesar das maravilhosas cores esmeralda e azul-turquesa das suas lagoas, a fazer lembrar destinos tropicais, as águas das cascatas do Gerês são, por norma, muito frias, sendo tanto mais frias quanto a profundidade dos poços que se formam a seus pés. Por isso vá a contar com refrescantes mergulhos… Talvez até um pouco refrescantes demais.
O que levar quando for visitar as Cascatas do Gerês?
- Calçado adequado a caminhadas
- Chinelos e Calçado aquático (para, no caso de querer ir a banhos nas suas maravilhosas lagoas, evitar escorregar e magoar os pés)
- Fato de banho e toalha de Banho (de preferência em microfibra, pois são super compactas, leves e de secagem rápida)
- Mochila leve e confortável;
- Comida e bebida para fazer um picnic no meio da natureza (até porque nenhuma das cascatas do Gerês conta com qualquer tipo de serviço de apoio. São espaços 100% selvagens);
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita às cascatas do Gerês (e os incontornáveis mergulhos nas suas lagoas);
- E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico.
Se procura um grupo para se inspirar e partilhar as suas aventuras outdoor,
junte-se ao Into the Wild – Trilhos, Caminhadas e Natureza.
Roteiro para visitar as melhores Cascatas do Gerês
Para conhecer, e desfrutar com alguma calma, de todas as Cascatas do Gerês presentes neste artigo, são precisos pelo menos 5 dias, até porque pode aproveitar para conhecer outros atrativos da região do Parque Nacional da Peneda-Gerês. E olhe que são muitos!
Se bem que seja humanamente possível visitar todos as Cascatas do Gerês em 3 longos dias (sobretudo se viajar num todo-o-terreno), tenha em conta que vai ter de andar sempre a correr e isso acaba por estragar a experiência. Pressas e desfrutar da natureza não combinam de todo!
Abaixo encontra a nossa sugestão de roteiro de 5 dias, para conhecer as Cascatas do Gerês. Como bónus, colocamos (entre parenteses) algumas paragens adicionais que vão certamente enriquecer a sua visita ao Parque Natural da Peneda-Gerês.
Dia 1
Soajo – Cascata Poço Negro – (Lindoso) – Cascata Portela do Homem – Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria – Vila do Gerês
Clique para ver as melhores opções de alojamento na Vila do Gerês
Dia 2
Vila do Gerês – (Miradouro da Pedra Bela) – (Miradouro das Rocas) – Cascata do Arado – Poço Azul – Ermida
Clique para ver as melhores opções de alojamento em Ermida
Dia 3
Ermida – Cascata da Rajada – Cascata de Tahiti – (Poço Verde) – Fafião
Clique para ver as melhores opções de alojamento perto de Fafião
Dia 4
Fafião – Cascata de Pincães – 7 Lagoas do Xertelo
Clique para ver as melhores opções de alojamento perto do Xertelo
Dia 5
Cascata Cela Cavalos – Cascata Caldeiras do Pereira – Pitões das Júnias
Clique para ver as melhores opções de alojamento em Pitões das Júnias
Mapa com a localização das melhores Cascatas do Gerês (famosas e desconhecidas)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores cascatas do Gerês.
Outros artigos do Gerês
- Roteiro para visitar o Gerês
- Turismo Rural no Gerês: melhores alojamentos
- Aldeias Históricas do Gerês
- Trilhos do Gerês
- Arcos de Valdevez
- Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez
- Cascatas e Lagoas de Ponte da Barca
- Cascatas e Lagoas do Soajo
- Cascata Cela Cavalos
- Cascata da Rajada
- Castro Laboreiro
- Ermida | Serra do Gerês
- Fafião
- Lindoso
- Lagoa dos Druidas
- Melgaço
- Montalegre
- Pitões das Júnias
- Poças do Malho
- Poço Azul do Gerês
- Poço Verde do Gerês
- Ponte da Barca
- Sistelo
- 7 Lagoas do Gerês
- Soajo
- Terras de Bouro
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!