Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitas

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitas

Hoje vamos desafiá-l@ a partir à descoberta das cascatas mais bonitas do Norte de Portugal. E olhe que se há algo que a região do Norte de Portugal tem, para dar e vender, são cascatas e lagoas de sonho. Do deslumbrante Parque Nacional da Peneda-Gerês à surpreendente Serra da Freita, passando pelo verdejante Parque Natural do Montesinho e pelo apaixonante Vale do Douro, há uma miríade de maravilhosas cascatas à espera de serem descobertas por si!

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitas
Cascata do Pincho – Melhores Cascatas do Norte de Portugal

Escusado será dizer que as cascatas mais bonitas do Norte de Portugal nem sempre estão à mão de semear. Até porque a natureza gosta de esconder bem os seus maiores tesouros. O que até nem é uma má notícia, pois os trilhos que conduzem às cascatas mais recônditas do Norte de Portugal permitem uma conexão ímpar com a natureza e brindam-nos com paisagens naturais simplesmente esmagadoras.

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitas
Cascata da Candosa – Melhores Cascatas do Norte de Portugal

Para lhe dar uma mãozinha na hora de partir à aventura, nas secções seguintes deste artigo mostramos-lhe as cascatas mais bonitas do Norte de Portugal e partilhamos consigo toda a informação que precisa para dar com todas elas. Prepare-se para momentos de puro deslumbramento!

Conteúdo deste Artigo

Melhores Cascatas do Norte de Portugal: saiba como ir às cascatas naturais mais bonitas da Região Norte de Portugal

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitas
Cascata Cela Cavalos, uma das mais belas Cascatas do Norte de Portugal

Para além de uma breve descrição das cascatas mais bonitas da região do Norte de Portugal, neste artigo encontra também um mapa interativo com a localização das cascatas, toda a informação prática que precisa para dar com elas e várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir relativamente perto das cascatas.

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitas
Cascata de Galegos da Serra – Cascatas do Norte de Portugal

Por último, queremos chamar uma vez mais a atenção que para conhecer grande parte das cascatas da região do Norte de Portugal presentes neste artigo, terá de percorrer alguns trilhos pedestres. A maioria deles são pouco exigentes e encontram-se bem sinalizados. Contudo, há alguns, digamos, um pouco mais selvagens e desprovidos de qualquer sinalização. Nesses casos, disponibilizamos a rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, smartphone ou Google Earth. Não queremos que se perca em busca das cascatas mais bonitas do Norte de Portugal!

Cascata do Pincho (Viana do Castelo)

Abrimos a nossa lista das melhores cascatas do norte de Portugal com a Cascata do Pincho, a mais famosa e exuberante de todas as quedas de água do rio Âncora. A cascata fica localizada na freguesia de Montaria, em plena Serra de Arga, e forma uma linda lagoa de tons esverdeados, simplesmente perfeita para uns refrescantes mergulhos naquelas tardes quentes de verão.

Como chegar à Cascata do Pincho

De Viana do Castelo até à freguesia de Montaria não demora mais do que 30 minutos seguindo pela A28 e posteriormente pela N305 até chegar à aldeia de Amonde.

Uma vez lá, terá de seguir por uma estreita estrada calcetada que desemboca num estradão de terra batida (na aldeia existe uma tímida placa que indica o caminho a seguir). É precisamente aí que deve estacionar a sua viatura (a não ser que vá num carro bem robusto) e seguir a pé ao longo do estradão. O caminho está bem indicado e, até à cascata, são pouco mais de 300 metros (ao longo do percurso vai encontrar várias placas indicativas das Cascatas da Ferida Má, o outro nome pela qual é conhecida a Cascata do Pincho).

Dica VagaMundos: se vir que está com dificuldades em dar com ela, clique e espreite este nosso artigo dedicado à Cascata do Pincho, onde irá encontrar um mapa interativo com o percurso pedestre até à cascata.

Coordenadas GPS da Cascata do Pincho

Latitude: 41°47’49.5″N
Longitude: 8°45’14.0″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Pincho

Cerquido Village & Spa | Serra de Arga Mountain House | Quintinha D’Arga

Quer descobrir mais lagoas e cascatas da Serra d´Arga? Então, clique para ler o nosso artigo das melhores cascatas e lagoas da Serra d´Arga.

Cascata do Poço Negro (Soajo – Arcos de Valdevez)

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitasA Serra do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, esconde algumas das mais belas cascatas do Norte de Portugal. Uma das mais vistosas é a Cascata do Poço Negro. Aqui, as águas do rio Adrão esculpiram a preceito uma lagoa de águas cristalinas, precedida duma queda de água verdadeiramente idílica. E se o Poço Negro do Soajo encanta, o entorno natural em que está inserido apaixona! É mesmo um pedacinho do paraíso na terra, que nos permite estar em total comunhão com a natureza e propicia refrescantes mergulhos nos dias quentes do ano.

Não se deixe enganar pelo nome de Poço Negro. As águas não são negras, mas sim de um encantador verde-esmeralda. O nome deve-se unicamente ao facto do Poço Negro do Soajo ser mesmo muito profundo. Pode ir à confiança!

Como chegar à Cascata do Poço Negro

O Poço Negro é uma das cascatas do Norte de Portugal de mais fácil acesso, pois fica localizado quase à beira da estrada, a somente 1 km dos famosos Espigueiros do Soajo.

Para lá chegar basta apanhar a estrada M530 no sentido Soajo-Cunhas e estacionar o carro junto ao ponto assinalado no mapa que partilhamos neste artigo. Depois terá de seguir a pé descendo uma íngreme, mas segura, escadaria. Et voilà! Poço Negro do Soajo!

Dica VagaMundos: o facto de “ser canja” dar com o Poço Negro, faz com que seja uma das cascatas do Norte de Portugal com maior afluência de visitantes durante os fins-de-semana de verão. Para nós, multidões e natureza não combinam. Se pensa da mesma forma, e estiver a planear ir ao Poço Negro do Soajo durante o verão, sugerimos vivamente que planeie a sua visita para um dia de semana. Assim não estraga a experiência!

Coordenadas GPS da Cascata do Poço Negro

Latitude: 41°52’42.4″N
Longitude: 8°15’25.6″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Poço Negro

Casa de Bairros | Luna Arcos Hotel Nature & Wellness | Eco-Bungalow

quer conhecer mais cascatas e lagoas paradisíacas na Serra do Soajo? Então, clique para ler o nosso artigo das melhores cascatas e lagoas do Soajo. Prepare-se para ser surpreendid@!

Cascatas do Tahiti (Gerês – Terras de Bouro)

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitasNa Serra do Gerês encontra a maior densidade de cascatas por metro quadrado de todo o Norte de Portugal. Entre as mais apaixonantes estão as famosas Cascatas do Tahiti, nome mais popular das Cascatas de Fecha de Barjas, formadas pelas águas do rio Arado. Apesar de estarem situadas num local recôndito, tornaram-se, nos últimos anos, numa verdadeira estrela do Instagram. E ao vivo e a cores é ainda mais fácil perceber o porquê. É que as Cascatas de Fecha de Barjas são uma autêntica obra-prima da natureza. Descer até lá abaixo requer alguma ciência (acima de tudo, muito cuidado), mas o esforço compensa. É, sem margem para grandes argumentações, uma das cascatas mais paradisíacas do norte de Portugal e é excelente para umas refrescantes banhocas.

Como chegar às Cascatas do Tahiti

É relativamente fácil dar com as Cascatas do Tahiti. Se levar o seu amigo Google Maps, pode-se mesmo dizer que é canja.

Tendo como referência a Vila do Gerês, siga em direção a Vilar de Veiga pela estrada N308-1 até Pereiró. Aí tome a estrada CM1276 em direção à Ermida. Um pouco antes de chegar à Ermida vai encontrar um entroncamento. Siga pela sua direita e um par de quilómetros mais à frente vai ver uma ponte sobre o Rio Arado. Estacione nas imediações e siga a pé, monte abaixo, até às maravilhosas cascatas.

Atenção: Tenha mesmo muito cuidado, pois acontecem muitos acidentes na descida às cascatas. Se vir que o piso está muito molhado, não arrisque. As cascatas não fogem e pode sempre regressar noutro dia.

Coordenadas GPS das Cascatas do Tahiti

Latitude: 41°42’15.4″N
Longitude: 8°06’34.6″W

Onde ficar a dormir perto das Cascatas do Tahiti

Hotel Central Jardim | Adelaide Hotel | Hotel São Bento da Porta Aberta

Cascata do Arado (Gerês – Terras de Bouro)

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitasOutra das cascatas do Gerês de visita incontornável é a Cascata do Arado. Situada a 900 metros de altitude, esta é uma das cascatas mais altas e fotogénicas do Gerês, como tal, tinha mesmo de figurar na nossa lista das cascatas mais bonitas do norte de Portugal.

Como chegar à Cascata do Arado

Da Cascata do Tahiti à Cascata do Arado é um pulinho. Volte para trás até ao entroncamento da Ermida e siga até à Ermida onde vai encontrar placas indicativas da Cascata do Arado. Estacione junto ao Miradouro das Rocas e siga a pé pela estrada de terra batida (se estiver com um carro robusto, pode sempre avançar até à ponte sobre o rio Arado).

Junto à ponte sobre o rio Arado, suba até ao miradouro. A vista é impressionante, mas se quer ir tomar uma banhoca vai ter de vencer uma inclinada ladeira e saltar de pedra em pedra até às lagoas formadas pela cascata. Exige espírito de aventura, mas compensa o esforço.

Coordenadas GPS da Cascata do Arado

Latitude: 41°43’27.1″N
Longitude: 8°07’47.7″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Arado

Hotel Central Jardim | Adelaide Hotel | Hotel São Bento da Porta Aberta

Cascata Cela Cavalos (Montalegre)

A Cascata Cela Cavalos fica localizada no concelho de Montalegre e apesar de estar longe de ser uma das mais conhecidas do Gerês, é uma verdadeira obra-prima da natureza e tem lugar cativo na nossa lista das cascatas mais bonitas do norte de Portugal. O acesso de carro é algo complicado, logo, espera-o mais uma pequena caminhada. Mas o que é isso quando tem à sua espera um dos locais mais mágicos do norte de Portugal.

Como chegar à Cascata Cela Cavalos

Partindo de Cabril siga em direção a nordeste pela estrada CM1021. Após passar perto de Lapela vai encontrar um entroncamento. Siga pela direita e após um par de quilómetros vai encontrar a Capela de Santa Luzia à sua direita (não é fácil de a ver da estrada principal logo recomendamos que leve as coordenadas GPS que disponibilizamos abaixo).

A não ser que tenha um 4×4 o melhor é estacionar junto à capela e seguir a pé até à Cascata. Ir e vir são cerca de 4 quilómetros e é relativamente fácil de dar com a cascata. Mas pelo sim pelo não, clique aqui para ler todas as informações que precisa sobre o trilho e para descarregar o track GPS.

Coordenadas GPS da Cascata Cela Cavalos

Latitude: 41°45’39.1″N
Longitude: 7°59’12.6″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata Cela Cavalos

Quinta do Bento | DOBAU Village | Hotel Rural Misarela

Cascatas das Caldeiras do Pereira (Pitões das Júnias)

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitasAs Cascatas das Caldeiras do Pereira figuram entre as cascatas mais secretas do norte de Portugal, daquelas que (teoricamente) só os locais é que conhecem. E é fácil de perceber porquê. Apesar de ficarem a pouco mais de 2,5 km da aldeia de Pitões das Júnias, ficam bem escondidas num denso bosque e o acesso não só é deveras complicado, como também é desprovido de qualquer sinalização.

Por outras palavras, vai ter colocar em prática os seus dotes de escuteiro (e de suar bastante) para ir conhecer estas deliciosas cascatas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Mas estamos seguros que, quando botar os olhos em cima deste autêntico Jardim de Éden, não vai dar por nada mal empregue o esforço. Nós adoramos o nosso mergulho rodeado de natureza e em total privacidade!

Como chegar às Cascatas das Caldeiras do Pereira

O trilho que conduz às cascatas das Caldeiras do Pereira arranca do centro da aldeia de Pitões das Júnias. Apesar serem somente 5 km, ida e volta, não espere um passeio no parque. Na ida é quase sempre a descer, no regresso é sempre a subir. E olhe que é uma senhora de uma subida.

Como já referimos o trilho que conduz a estas cascatas do norte de Portugal não se encontra sinalizado, logo, é imprescindível descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Coordenadas GPS das Cascatas das Caldeiras do Pereira

Latitude: 41°50’01.3″N
Longitude: 7°57’40.4″W

Onde ficar a dormir perto das Cascatas das Caldeiras do Pereira

Casa do Preto | Casa da Fonte | Casa Albelo do Gerês

Quer descobrir mais lagoas e cascatas do Parque Nacional da Peneda-Gerês? Então, não deixe de ler os seguintes artigos:

Cascata da Candosa (Vieira do Minho)

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitasA Cascata da Candosa é outra das mais belas cascatas do norte de Portugal. Fica localizada num recôndito bosque da Serra da Cabreira, entre as aldeias de Lamedo e Agra, no concelho de Vieira do Minho, e para a ir conhecer não tem outro remédio senão calçar as suas botas de caminhada. Mas quando botar o olho em cima da vistosa queda de água alimentada pelas cristalinas águas do rio Ave, e na lagoa esmeralda que se forma a seus pés, vai dar por muito bem empregue o esforço.

Como chegar à Cascata da Candosa

O percurso mais curto até à Cascata da Candosa arranca do pequeno povoado de Lamedo, que fica situado a pouco mais de 10 km de Vieira do Minho. Do centro de Lamedo até à cascata terá de percorrer apenas 1 km (2 km ida e volta) seguindo pelo Trilho Moinhos do Ave, que se encontra relativamente bem sinalizado. Mas pelo sim pelo não, clique aqui para ler todas as informações que precisa sobre o trilho e para descarregar o track GPS.

Coordenadas GPS da Cascata da Candosa

Latitude: 41°35’08.5″N
Longitude: 8°03’41.5″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata da Candosa

Quinta Cercas da Costa | Quinta do Bento | Quinta do Rapozinho

Cascata Fisgas de Ermelo (Mondim de Basto)

Em pleno Parque Natural do Alvão, no concelho de Mondim de Basto, esconde-se uma das cascatas mais belas do norte de Portugal. Estamos a falar-lhe das impressionantes Fisgas de Ermelo, formadas pelas águas do Rio Olo. Esta cascata conta com uns impressionantes 200 metros de altura, o que faz dela não só uma das maiores quedas de água de Portugal, como também de toda a Europa. É certo que o salto de água não é contínuo, ainda assim, não deixa de ser impressionante. E o melhor de tudo é que pelo caminho vai formando várias lagoas naturais de água cristalina onde, no verão, é possível ir a banhos.

Como chegar à Cascata Fisgas de Ermelo

Ir ver as Fisgas de Ermelo não podia ser mais fácil. Da pequena aldeia homónima são somente 6 km de carro até ao miradouro das Fisgas de Ermelo de onde pode apreciar as cascatas.

Contudo, caso queira ver as Fisgas de Ermelo mais de perto e dar uns mergulhos nas lagoas formadas pelas águas do Rio Olo terá de percorrer o extraordinário Trilho das Fisgas de Ermelo. Clique aqui para mais informações sobre o trilho das Fisgas de Ermelo e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Coordenadas GPS da Cascata Fisgas de Ermelo

Latitude: 41°22’42.8″N
Longitude: 7°51’49.0″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata Fisgas de Ermelo

Agua Hotels Mondim de Basto | Palacete do Conselheiro | Casa do Rio

Cascata de Galegos da Serra (Vila Real)

Esta maravilhosa cascata da Serra do Alvão, com quase oito metros de altura, é alimentada pelas puras águas da ribeira de Amal que aqui cavou o seu caminho por entre gigantescas lajes graníticas. Na base da Cascata de Galegos encontrará uma linda lagoa de águas cristalinas, simplesmente perfeita para uns refrescantes mergulhos. Não é à toa que nem pestanejamos na hora de a incluir na nossa lista das melhores cascatas do norte de Portugal!

Como chegar à Cascata de Galegos da Serra

A cascata fica mesmo ao lado da estrada, às portas da aldeia de Galegos da Serra. Para ir até à sua base, basta descer uma escadaria por entre os penedos de granito. Como vê, neste caso, é super fácil ir conhecer uma das mais belas cascatas do norte de Portugal!

Coordenadas GPS da Cascata de Galegos da Serra

Latitude: 41°19’29.7″N
Longitude: 7°47’58.0″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata de Galegos da Serra

Casa Agrícola da Levada Eco Village | Hotel Miracorgo | Borralha Guest House

Cascata da Faia d’Água Alta (Bemposta – Mogadouro)

A Cascata da Faia da Água Alta é alimentada pelas águas da Ribeira de Lamoso e tem aproximadamente 40 metros de altura, o que faz dela outra das cascatas mais altas do norte de Portugal. Esta impressionante queda de água está localizada junto à pequena localidade de Lamoso, freguesia da Bemposta. Está inserida no Parque Natural do Douro Internacional, mesmo ao lado da fronteira com a Espanha e o seu enquadramento paisagístico é de cortar a respiração!

Como chegar à Cascata da Faia d’Água Alta

Do povoado de Lamoso à Cascata da Faia da Água Alta são apenas 2 km, mas para lá ir só mesmo a pé. O que até não é uma má notícia. Muito pelo contrário. É que o trilho que liga Lamoso à cascata é simplesmente fantástico e na parte final tem um troço circular que permite observar toda a beleza da cascata de uma infinidade de ângulos. Ir e vir são somente 4 km, já contando com a secção circular, e o trilho encontra-se muito bem sinalizado.

Coordenadas GPS da Cascata da Faia d’Água Alta

Latitude: 41°18’24.1″N
Longitude: 6°31’21.3″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata da Faia d’Água Alta

Casa das Quintas | Casa Das Aguas Ferreas | Curral de l Tiu Pino

Cascata do Calabeiro (Bragança)

Descobrimos a Cascata do Calabeiro na nossa última visita a Bragança e foi direitinha para a nossa lista das melhores cascatas do norte de Portugal. Esta maravilhosa queda de água, criada pela ribeira do Calabeiro, forma uma linda lagoa de águas cristalinas simplesmente irresistível. Fica localizada na freguesia de São Pedro de Sarracenos, às portas do Parque Natural do Montesinho, e para a ir conhecer só terá de andar algumas centenas de metros. Contudo exige muito cuidado pois é necessário atravessar a ribeira um par de vezes e as pedras são mesmo muito escorregadias.

Como chegar à Cascata do Calabeiro

A melhor maneira de conhecer a Cascata do Calabeiro é seguindo o trilho homónimo que se desenvolve na freguesia de São Pedro de Sarracenos, seguindo maioritariamente por caminhos rurais que serpenteiam lameiros, bosques de carvalho e soutos de castanheiros, não apresentando qualquer tipo de dificuldade técnica. Apenas a parte final do percurso, junto à ribeira do Calabeiro, exige um pouco mais de cuidado, como já referimos atrás. Caso não queira andar tanto, pode ir de carro até junto do parque de merendas da ribeira do Calabeiro e fazer apenas a parte final do trilho a pé. Clique aqui para mais informações sobre o trilho da Cascata do Calabeiro e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Coordenadas GPS da Cascata do Calabeiro

Latitude: 41°44’24.7″N
Longitude: 6°46’26.9″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Calabeiro

Hotel São Lázaro | Pousada de Bragança | Candeias do Souto

Cascata do Ribeiro do Sampaio (Cinfães)

A Cascata do Ribeiro do Sampaio pode não ser uma das mais imponentes, mas é seguramente uma das cascatas mais bonitas do norte de Portugal. Está inserida no paradisíaco Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio, a dois passos da cénica Estrada Nacional 222 no concelho de Cinfães, onde para além da queda de água encontra ainda um apaixonante percurso ao longo do Ribeiro de Sampaio que o irá brindar com belas paisagens e onde poderá ver vários moinhos de água antigos.

Como se tudo isto não bastasse, tem ainda à sua espera uma pequena praia fluvial, mesas de picnic e vários grelhadores. Acredite, tem tudo o que precisa para um dia em grande rodeado de natureza!

Como chegar à Cascata do Ribeiro do Sampaio

Neste caso é super fácil dar com o paraíso. Tendo Cinfães como referência, basta tomar a N222 até Temporão e daí seguir pela CM1019 até ao estacionamento do Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio. Em cerca de 10 minutos está lá.

Para ir do estacionamento até à cascata do Ribeiro do Sampaio basta percorrer a pé algumas centenas de metros pelo trilho que acompanha o percurso do Ribeiro do Sampaio. Não tem como se perder!

Coordenadas GPS da Cascata do Ribeiro do Sampaio

Latitude: 41°04’55.9″N
Longitude: 8°07’12.1″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata do Ribeiro do Sampaio

Douro Hotel Porto Antigo | ArsDurium Douro Hotel | Cerrado dos Outeirinhos

Cascata da Frecha da Mizarela (Arouca)

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitasA imponente Cascata da Frecha da Mizarela, situada no alto da Serra da Freita, é considerada a cascata mais alta de Portugal Continental. Como tal, é sem surpresa que figura na nossa lista das melhores cascatas do norte de Portugal. Aqui, as águas do rio Caima despenham-se violentamente de mais de 60 metros de altura, num único salto contínuo, originando um espetáculo natural simplesmente brutal.

Como chegar à Cascata da Frecha da Mizarela

Pode observar bem a imponente queda de água da Frecha da Mizarela a partir do miradouro criado para o efeito, que fica localizado nas imediações de Albergaria da Serra. Contudo, se as quiser ver de bem perto, só mesmo percorrendo o rasgadinho PR7 – Escarpas da Mizarela. Se gosta de uma boa caminhada, não hesite. Clique aqui para mais informações sobre o trilho das Escarpas da Mizarela e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Coordenadas GPS da Cascata da Frecha da Mizarela

Latitude: 40°51’47.2″N
Longitude: 8°16’57.6″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata da Frecha da Mizarela

Hotel Rural da Freita | Quintãs Farm Houses | Casas dos Avos

Cascata das Porqueiras (Vale de Cambra)

Cascatas do Norte de Portugal: como ir visitar as mais bonitas

Fechamos a nossa lista das melhores cascatas do norte de Portugal com a Cascata das Porqueiras, uma das cascatas mais belas e remotas da Serra da Freita. A Cascata das Porqueiras fica idilicamente encaixada no vale mágico por onde passa a ribeira de Agualva, mesmo ao lado da aldeia abandonada das Porqueiras, e bem pertinho da aldeia da Lomba, uma aldeia de xisto espantosamente empoleirada num promontório rendilhado de socalcos e pincelado de tradicionais canastros.

Para a ir conhecer não se livra de uma pequena caminhada, mas temos a certeza de que quando botar os olhos na maravilhosa queda de água, com cerca de 15 metros de altura, e nas lindas lagoas que convidam a banhos, não vai dar por mal empregue o esforço. O enquadramento natural é verdadeiramente estupendo!

Como chegar à Cascata das Porqueiras

Da aldeia da Lomba é um saltinho até à Cascata das Porqueiras, seguindo pelo trilho Vereda do Pastor. No total terá de percorrer sensivelmente 2,5 km (ida e volta). E se é certo que para baixo todos os santos ajudam, na subida só ajuda um, e é assim a modos que para o coxo. Isto para lhe dizer, vá preparad@ para uma subida rasgadinha no regresso ao carro! Clique aqui para mais informações sobre o trilho Vereda do Pastor e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Coordenadas GPS da Cascata das Porqueiras

Latitude: 40°49’22.3″N
Longitude: 8°14’47.8″W

Onde ficar a dormir perto da Cascata das Porqueiras

Hotel Rural da Freita | Quinta da Comenda | Hotel Solar da Capela

Mapa com a localização das melhores Cascatas do Norte de Portugal (das mais conhecidas às mais secretas)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores Cascatas do Norte de Portugal.

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Joaquim Feijão

    Não posso deixar de vos dar os parabéns. A página tem sido uma ajuda muito grande nas minhas viagens e caminhadas. Obrigado. Continuem assim. Tenho a certeza que serão muitos a agradecer a vossa ajuda. Uma vez mais o meu obrigado.

    • Muito obrigado pelas amáveis palavras. Ficamos de coração cheio!

  2. Sou um seguidor das vossas aventuras. Sou nortenho mas desde jovem a viver no litoral. Um grande Bem Hajam pela vossa partilha. Continuem assim…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.