Quando ouve falar de cascatas e lagoas no Minho só lhe vem à cabeça o Parque Nacional da Peneda-Gerês? Então é porque ainda não conhece as maravilhosas cascatas e lagoas da Serra d’Arga, localizada a pouco mais de 20 km de Viana do Castelo.
Apesar de ser relativamente pequena em tamanho, a Serra d’Arga guarda uma enormidade de maravilhas naturais que em nada ficam atrás do seu ilustre vizinho Parque Nacional da Peneda-Gerês. E entre os seus maiores tesouros figuram várias mãos cheias de quedas de água e paradisíacas lagoas formadas pelas cristalinas águas do rio Âncora, que nasce no pico da Serra de Arga e desagua em Vila Praia de Âncora, às portas de Viana do Castelo.
Ora, como já é de praxe, a natureza gosta de esconder (muito) bem os seus maiores tesouros. Se é verdade que algumas estão praticamente à beira da estrada, para ir conhecer as mais recônditas (e dar uns refrescantes mergulhos), terá de dar um bom bocado à perna por entre os frondosos bosques da Serra d’Arga.
Claro que a maioria dos vianenses sabe dar com elas quase de olhos fechados, até porque as cascatas e lagoas da Serra d’Arga são um excelente refúgio para aqueles dias de verão em que a nortada ataca (sem piedade) as praias de Viana do Castelo. Mas para quem não é de Viana do Castelo, dar com a grande maioria cascatas e lagoas da Serra d’Arga está longe se ser uma tarefa fácil.
Para que não se perca à “caça” das cascatas e lagoas da Serra d’Arga, nas secções seguintes deste artigo, para além de lhe mostrarmos as cascatas e lagoas mais bonitas da Serra d’Arga (em nossa opinião, claro está), vamos também partilhar consigo toda a informação que precisa para as ir conhecer.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Cascatas e Lagoas da Serra d’Arga: saiba como ir aos poços e cascatas mais bonitas (e secretas) da Serra d’Arga
- 2 Onde ficar a dormir ao visitar as Cascatas e Lagoas da Serra d’Arga? Sugestões de alojamento
- 3 O que levar quando for visitar as Cascatas e Lagoas da Serra d’Arga?
- 4 Mapa com a localização das Cascatas e Lagoas da Serra d’Arga
- 5 Outras Cascatas de Portugal
Cascatas e Lagoas da Serra d’Arga: saiba como ir aos poços e cascatas mais bonitas (e secretas) da Serra d’Arga
Para além de uma breve descrição das melhores cascatas e lagoas da Serra d’Arga, neste artigo encontra também um mapa interativo com a localização das cascatas e lagoas da Serra d’Arga, toda a informação prática que precisa para dar com elas e várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir quando for visitar as cascatas e lagoas da Serra d’Arga.
Por último, queremos chamar uma vez mais a atenção que para conhecer uma grande parte das cascatas e lagoas da Serra d’Arga presentes neste artigo, terá de percorrer alguns trilhos pedestres, a maioria dos quais desprovidos de qualquer tipo de sinalização. Nesses casos, disponibilizamos a rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, smartphone ou Google Earth.
Cascata do Pincho
Abrimos a nossa lista das melhores cascatas e lagoas da Serra d’Arga com a Cascata do Pincho, a mais famosa e exuberante de todas as quedas de água do rio Âncora.
A cascata fica localizada na freguesia de Montaria em plena Serra de Arga e forma uma linda lagoa de tons esverdeados, simplesmente perfeita para uns refrescantes mergulhos naquelas tardes quentes de verão.
Como ir à Cascata do Pincho
De Viana do Castelo até à freguesia de Montaria não demora mais do que 30 minutos seguindo pela A28 e posteriormente pela N305 até chegar à aldeia de Amonde.
Uma vez lá terá de seguir por uma estreita estrada calcetada que desemboca num estradão de estrada batida (na aldeia existe uma tímida placa que indica o caminho a seguir). É precisamente aí que deve estacionar a sua viatura (a não ser que vá num carro bem robusto) e seguir a pé ao longo do estradão. O caminho está bem indicado e até à cascata são pouco mais de 300 metros (ao longo do percurso vai encontrar várias placas indicativas das Cascatas da Ferida Má, o outro nome pela qual é conhecida a Cascata do Pincho).
Coordenadas GPS da Cascata do Pincho
Latitude: 41°47’49.5″N
Longitude: 8°45’14.0″W
Cascata e Lagoa Janela do Céu do rio Âncora
Como ir à Cascata e Lagoa Janela do Céu do rio Âncora
A Cascata e Lagoa Janela do Céu é vizinha da Cascata do Pincho. Para a ir conhecer basta percorrer um curto percurso pedestre de sensivelmente 300 metros, que arranca do lado direito da Cascata do Pincho (600 metros ida e volta). Apesar do trilho não se encontrar marcado, é relativamente fácil de seguir para quem esteja minimamente habituado a caminhadas na natureza. Mas, pelo sim pelo não, o melhor mesmo é descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo e levá-lo consigo no seu smartphone.
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Coordenadas GPS da Cascata e Lagoa Janela do Céu do rio Âncora
Latitude: 41°47’50.7″N
Longitude: 8°45’05.0″W
Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal
Cascata e Poço do Moinho de Espantar
A Cascata e Poço do Moinho de Espantar, também conhecida pelo nome de Cascata Trás-Âncora, figura entre as cascatas e lagoas mais secretas da Serra d’Arga. Algo que não deixa de ser surpreendente, visto que esta autêntica fatia do paraíso, está praticamente à beira da estrada, junto às ruínas de um antigo moinho de água.
Aqui o rio Âncora formou uma idílica lagoa dum verde intenso, precedida de uma maravilhosa queda de água. E se a cascata e lagoa encantam, o entorno natural em que está inserida faz qualquer um cair de amores. Palavra de VagaMundos!
Como ir à Cascata e Poço do Moinho de Espantar
Não podia ser mais fácil ir visitar a Cascata e Poço do Moinho de Espantar. Tendo a aldeia de Espantar como referência, basta seguir pela estrada M526 em direção a Trás-Âncora durante sensivelmente 1 km. Quando chegar à ponte sobre o rio Âncora, estacione a sua viatura antes de atravessar a ponte, e siga por um pequeno trilho de terra batida que arranca junto a um enorme cruzeiro de granito do lado esquerdo da estrada. Depois só terá de andar algumas dezenas de metros até chegar ao paraíso. É canja!
Coordenadas GPS da Cascata e Poço do Moinho de Espantar
Latitude: 41°47’56.4″N
Longitude: 8°44’30.9″W
Poço e Cascata do Manadelo
À sua espera tem uma maravilhosa e ampla lagoa rodeada de frondosa vegetação, simplesmente perfeita para ir a banhos, mas também uma série de rochas super polidas, perfeitas para estender a toalha e fazer um picnic a dois ou em família. É uma autêntica piscina natural!
Como ir ao Poço e Cascata do Manadelo
A Cascata e Poço do Manadelo é vizinho da Cascata do Poço do Moinho de Espantar. Para lá ir basta tomar um pequeno trilho que arranca do lado direito da ponte junto às ruínas de um moinho de água (direção oposta ao que tomou para ir ao Poço do Moinho de Espantar). Se vir que está com dificuldades em dar com ela, pode sempre descarregar os tracks GPS que disponibilizamos abaixo. Até porque não paga nada por isso!
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Coordenadas GPS do Poço e Cascata do Manadelo
Latitude: 41°47’54.6″N
Longitude: 8°44’25.3″W
Cascata do Poço Negro da Serra d’Arga
Outra das mais belas cascatas e lagoas secretas da Serra d’Arga é o maravilhoso Poço Negro. Esta idílica lagoa é precedida de uma majestosa cascata e encontra-se bem escondidinha num apaixonante bosque que parece recortado de um livro de fantasia. A envolvente natural é simplesmente sublime e a sensação de paz e comunhão com a natureza é das melhores que vai encontrar na Serra d’Arga.
Como ir à Cascata do Poço Negro da Serra d’Arga
Para ir visitar a Cascata e Poço Negro da Serra d’Arga terá forçosamente de fazer mais uma pequena caminhada. Pode iniciar a mesma no exato local onde começou o trilho até ao Poço do Manadelo ou na pequena localidade de São Lourenço de Montaria. A distância é similar, mas se pretender combinar a visita ao Poço Negro com o Poço Manadelo, a melhor aposta é começar na ponte sobre o rio Âncora. O percurso tem uma extensão de aproximadamente 600 metros (1,2 km ida e volta) já contando com a visita a ambas as lagoas da Serra d’Arga. Descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo que vai lá ter direitinho.
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Coordenadas GPS da Cascata do Poço Negro da Serra d’Arga
Latitude: 41°47’47.0″N
Longitude: 8°44’17.4″W
Lagoa da Esturranha
Já está farto de caminhadas? Então vai gostar de saber que para conhecer a última lagoa da nossa lista das melhores cascatas e lagoas da Serra d’Arga não vai ter de dar grande corda aos sapatos. É verdade, a Lagoa da Esturranha fica praticamente ao lado da estrada, mas não é por isso que deixa de ser uma das mais belas lagoas da Serra d’Arga. Muito pelo contrário!
Apesar de também ser alimentada pelo rio Âncora as águas da Lagoa da Esturranha não são verde-esmeralda, como nas restantes lagoas da Serra d’Arga, mas sim de um azul-turquesa que combina na perfeição com os tons de verde da vegetação do bosque em que está inserida. A fazer lembrar os idílicos Lagos Plitvice, o nosso parque nacional favorito da Croácia.
Para além da sua beleza a Lagoa da Esturranha também ganha pontos na hora de ir a banhos pois alterna zonas profundas com zonas de baixa profundidade, o que a torna numa excelente opção para ir com crianças mais pequenas (sempre bem vigiadas, obviamente). A cereja no topo do bolo é que também não faltam lugares para estender a toalha e fazer um aprazível picnic, e assim desfrutar com calma deste cantinho mágico da Serra d’Arga.
Como ir à Lagoa da Esturranha
A Lagoa da Esturranha está localizada na freguesia de Freixiedo de Soutelo, mesmo ao lado da estrada N305. De Viana do Castelo até esta lagoa da Serra d’Arga são pouco mais de 15 km seguindo pela A28 ou pela N302 e posteriormente pela já referida N305. Depois de estacionar a sua viatura basta caminhar algumas dezenas de metros e está no paraíso. Super fácil!
Coordenadas GPS da Lagoa da Esturranha
Latitude: 41°48’00.0″N
Longitude: 8°47’40.4″W
Onde ficar a dormir ao visitar as Cascatas e Lagoas da Serra d’Arga? Sugestões de alojamento
Na Serra d’Arga (e arredores) encontra excelentes alojamentos de turismo rural, perfeitos para uma escapadinha na natureza. Já se preferir um hotel mais convencional, a melhor aposta é mesmo a cidade de Viana do Castelo.
Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos na Serra d’Arga e Viana do Castelo que apresentam a melhor relação qualidade-preço.
(Clique nos nomes dos hotéis para mais informações e fazer a sua reserva. Opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento gratuito, não vá ter algum imprevisto.)
Melhores Alojamentos de Turismo Rural na Serra d’Arga
Cerquido Village & Spa: casas e bungalows bem equipados, um terraço com vista para as montanhas e uma piscina infinita deliciosa são os principais trunfos deste excelente alojamento local. Não é propriamente económico, mas não vai dar por mal empregue o investimento.
Serra de Arga Mountain House: fica localizada em Montaria, super perto da maioria das cascatas e lagoas da Serra d’Arga, e oferece uma casa completamente equipada para 4 pessoas, com jardim, terraço e uma churrasqueira. Esgota num ápice nos meses de verão, portanto, convém reservar com muita antecedência.
Quintinha D’Arga: quartos confortáveis, ambiente acolhedor, boa piscina exterior e um pequeno-almoço caseiro delicioso. Das melhores relações qualidade-preço da região.
Clique para ver mais opções de alojamento na Serra d’Arga
Melhores Hotéis em Viana do Castelo
Axis Viana Business & SPA Hotel: design hotel com todos os luxos e confortos, como sejam spa, piscinas interior e exterior. Tem restaurante para refeições à la carte e um sofisticado bar com boas opções exclusivas de cocktails. As vistas sobre a montanha e o rio Lima são inspiradoras.
Hotel Laranjeira: preços muito económicos, localização perfeita, bons quartos, muita simpatia e pequeno-almoço continental farto e variado.
Hotel Flor de Sal: vistas maravilhosas sobre o mar, quartos espaçosos com varandas, limpos e confortáveis. O pequeno-almoço é delicioso e no restaurante confecionam-se pratos regionais com um toque inovador. A somente 5 minutos de carro do centro histórico de Viana.
Clique para ver mais opções de alojamento em Viana do Castelo
O que levar quando for visitar as Cascatas e Lagoas da Serra d’Arga?
- Calçado adequado a caminhadas;
- Chinelos e calçado aquático (para, no caso de ir a banhos, evitar escorregar e magoar os pés);
- Fato de banho e toalha de banho (de preferência em microfibra, pois são super compactas, leves e de secagem rápida);
- Mochila leve e confortável;
- Comida e bebida para fazer um picnic no meio da natureza (nenhuma das cascatas e lagoas da Serra d’Arga presentes neste artigo conta com qualquer tipo de serviço de apoio);
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita às cascatas e lagoas da Serra d’Arga;
- E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico. A visão de restos de comida não joga lá muito bem com as paradisíacas cascatas e lagoas da Serra d’Arga. Estamos confiantes de que concorda connosco!
Mapa com a localização das Cascatas e Lagoas da Serra d’Arga
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores (e secretas) cascatas e lagoas da Serra d’Arga.
Outras Cascatas de Portugal
- Cascatas mais bonitas de Portugal
- Norte: Cascatas mais bonitas do Norte de Portugal | Cascatas de Arcos de Valdevez | Cascatas de Bragança | Cascatas do Gerês | Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Cascatas do Soajo | Cascatas do Laboreiro (Poças do Malho) | Cascata do Arado | Cascata da Candosa | Cascata Cela Cavalos | Cascata de Pincães | Cascata do Pincho | Cascata Portela do Homem | Cascata da Rajada | Cascata do Tahiti | Sete Lagoas do Gerês | Poço Azul
- Centro: Cascatas mais bonitas do Centro de Portugal | Cascatas de Cortes do Meio (Serra da Estrela) | Cascata da Cabreia | Cascata da Fórnea | Cascata da Pedra da Ferida | Cascata do Penedo Furado | Cascatas do Poço das Talhas | Cascatas do Ocreza (Serra da Gardunha) | Cascatas de Vila de Rei | Poço Negro
- Lisboa: Cascatas de Sintra | Cascata do Boição
- Alentejo: Cascatas do Alentejo
- Algarve: Cascata do Pego do Inferno
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Demais
Caros VagaMundos, aconselham alguma(s) destas para ir com crianças? Tanto pelos mergulhos como pelos acessos e distância da caminhada. Obrigada
Olá Sónia,
As de mais fácil acesso são a Cascata do Pincho e a Lagoa da Esturranha. São ambas boas para ir com crianças, mas se forem mais pequeninas a Lagoa da Esturranha é capaz de ser a melhor pois a Cascata do Pincho tem mais pedras escorregadias.
Bons mergulhos!
Muito obrigada pela ajuda! Grata por todas as vossas dicas.