Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez: guia para visitar

Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez: guia para visitar

Arcos de Valdevez é um destino de eleição para todos os amantes da natureza, ou não fosse lá que se situa a Porta do Mezio, uma das cinco portas de entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Entre os muitos tesouros guardados nesta autêntica caixinha de segredos da região do norte de Portugal figuram as paradisíacas cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez.

Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez: guia para visitar
Poço Negro – Melhores Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez

E o melhor de tudo é que partir à “caça” delas é o álibi perfeito para conhecer várias mãos cheias de outras maravilhas da região. Na sua viagem em busca das mais belas cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez vai encontrar um riquíssimo património histórico, percorrer cénicos passadiços e trilhos mágicos, subir a miradouros com exuberantes paisagens das montanhas do Parque Nacional Peneda-Gerês e conhecer bucólicas aldeias, estoicas guardiãs de usos e costumes ancestrais.

Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez: guia para visitar
Poço do Bento – Melhores Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez

Como por esta altura já deve ter depreendido, é preciso caminhar um bocadinho para poder desfrutar da maioria das cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez. Mas estamos confiantes que, quando lhes botar o olho em cima, vai dar por muito bem empregue o esforço.

Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez: guia para visitar
Lagoa dos Druidas – Melhores Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez

Para lhe dar uma mãozinha na hora de partir à aventura, nas secções seguintes deste artigo mostramos-lhe as cascatas e lagoas mais bonitas de Arcos de Valdevez e partilhamos consigo toda a informação que precisa para dar com todas elas. Prepare-se para um verdadeiro banho de natureza, por vezes até mesmo no sentido literal!

Na preparação da sua viagem para visitar as cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez: saiba como ir às cascatas e poços mais bonitos (e secretos) do concelho de Arcos de Valdevez

Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez: guia para visitar
Poço das Caldeiras – Melhores Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez

Para além de uma breve descrição das cascatas e lagoas mais bonitas de Arcos de Valdevez, neste artigo encontra também um mapa interativo com a localização das cascatas, toda a informação prática que precisa para dar com elas e várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir perto das cascatas.

Por último, queremos relembrar que para conhecer grande parte das cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez presentes neste artigo, terá de percorrer alguns trilhos pedestres. A maioria deles são pouco exigentes e encontram-se bem sinalizados. Contudo, há alguns, digamos, um pouco mais selvagens e desprovidos de qualquer sinalização. Nesses casos, disponibilizamos a rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, smartphone ou Google Earth. Não queremos que se perca em busca das cascatas e lagoas mais bonitas de Arcos de Valdevez.

Lagoa dos Druidas

Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez: guia para visitarAbrimos a nossa lista das melhores cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez com a mística Lagoa dos Druidas, um dos segredos mais bem guardados do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta deslumbrante lagoa, de tons esmeralda, fica situada na Serra da Peneda, bem escondidinha num profundo vale escavado a preceito pelo rio Peneda.

O entorno natural em que está inserida faz qualquer um cair de amores. Pense num frondoso e verdejante bosque pejado de pedras musgadas, uma miríade de belas quedas de água e imponentes penedos de mil formas, e já fica com uma ideia do monumental quadro natural que tem à sua espera.

Como ir à Lagoa dos Druidas

Como já deve ter depreendido, para visitar a Lagoa dos Druidas não existe outra alternativa a não ser ir a pé. O percurso mais curto até à lagoa arranca em Tibo, uma pequena aldeia da freguesia de Gavieira, que integra o concelho de Arcos de Valdevez.

O trilho tem sensivelmente 5 km de extensão, mas é melhor não ir a contar com um “passeio no parque”. Apesar de curta, a caminhada é algo exigente, pois apresenta um declive bastante acentuado (aproximadamente 400 metros de desnível acumulado).

Clique aqui para ler todas as informações que precisa sobre o trilho que conduz à Lagoa dos Druidas e para descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Coordenadas GPS da Lagoa dos Druidas

Latitude: 41°55’56.4″N
Longitude: 8°13’48.7″W

Dica VagaMundos: se gosta de caminhadas na natureza, não deixe de ler o nosso artigo com os melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal Continental. Vai certamente encontrar um que tem mesmo a sua cara.

Cascatas do Rio Cabrão

Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez: guia para visitarAs Cascatas do Rio Cabrão têm lugar cativo na nossa lista das melhores cascatas de Arcos de Valdevez. Estas impressionantes quedas de água ficam localizadas no frondoso e escarpado vale escavado pelo rio Cabrão e para as ir conhecer, adivinhe só, terá de fazer uma curta caminhada.

Mas não se assuste que em 2021 foram construídos passadiços que ajudam, e muito, a ultrapassar os maiores obstáculos do empinado percurso até à maior das cascatas do rio Cabrão, que se precipita ao longo de largas dezenas de metros por uma colossal parede granítica. É uma visão de fazer cair o queixo!

Como ir às Cascatas do rio Cabrão

As Cascatas do rio Cabrão ficam localizadas mesmo ao lado da pequena aldeia de Rio Cabrão. Como já referimos o acesso às cascatas é feito por um trilho pedestre que arranca junto da estrada M1311 à saída da aldeia. O ponto de partida está bem sinalizado e foram criados alguns lugares de estacionamento nas imediações.

O trilho tem sensivelmente 1,5 km de extensão (ida e volta) e vai levá-lo até um cénico miradouro frontal à maior cascata do rio Cabrão, de onde poderá contemplar com toda a segurança esta soberba maravilha da natureza.

O trilho continua até ao topo da cascata, mas aí já não irá encontrar passadiços. Somente um corrimão de madeira para ajudar a superar os obstáculos da escarpada subida. É um troço exigente (se for com crianças pequenas, é para esquecer) e que soma sensivelmente mais 300 metros ao percurso. O trilho é muito fácil de seguir. Ainda assim disponibilizamos abaixo os tracks GPS para download, para que possa estudar o percurso de antemão.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Coordenadas GPS das Cascatas do rio Cabrão

Latitude: 41°48’59.7″N
Longitude: 8°30’25.0″W

Lagoas de Travanca

Para quem procura cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez com fácil acesso, as Lagoas de Travanca são uma aposta ganha. Ficam situadas junto à Porta do Mezio, uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e contam com um acesso facilitado por passadiços de madeira e corrimão de corda para auxiliar na descida às piscinas naturais.

Esta sucessão de pequenas lagoas e quedas de água, alimentadas pelas cristalinas águas do rio Ázere, convidam a refrescantes banhos nas tardes quentes de verão. E como têm um entorno natural magnífico, com imensa vegetação e sombras, são também um local perfeito para um picnic em família.

Dica VagaMundos: aproveite a sua visita às Lagoas de Travanca e vá conhecer o Miradouro e Baloiço das Portas de Mezio e o Miradouro Porta do Sol, dois dos nossos miradouros favoritos do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Como ir às Lagoas de Travanca

Ir conhecer estas belas cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez é mesmo canja. Da Porta do Mezio até ao início dos passadiços que dão acesso às Lagoas de Travanca são pouco mais de 3 km por estrada asfaltada. Quando acaba a estrada, praticamente ao lado do parque de campismo da Porta do Mezio, irá encontrar um parque de estacionamento à sua direita e é aí que começam os passadiços.

Para chegar à primeira lagoa é pouco mais de 100 metros, mas recomendamos vivamente que percorra a totalidade dos passadiços para conhecer as outras piscinas naturais do rio Ázere (são apenas algumas centenas de metros).

Atenção: a descida à lagoa grande de Travanca é muito empinada e por norma escorregadia. Existem cordas instaladas para auxiliar a descida. Ainda assim, não é pera doce. Se for com crianças, recomendamos vivamente que se fique pelas lagoas mais pequenas.

Coordenadas GPS das Lagoas de Travanca

Latitude: 41°54’14.3″N
Longitude: 8°18’55.5″W

Cascata e Lagoa do Poço Negro do Soajo

O Poço Negro do Soajo é uma das mais belas cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez. As águas do rio Adrão esculpiram a preceito uma lagoa de águas cristalinas, precedida duma queda de água verdadeiramente idílica. E se o Poço Negro do Soajo encanta, o entorno natural em que está inserido apaixona! É mesmo um pedacinho do paraíso na terra, que nos permite estar em total comunhão com a natureza e propicia refrescantes mergulhos nos dias quentes do ano.

Não se deixe enganar pelo nome de Poço Negro. As águas não são negras, mas sim de um encantador verde-esmeralda. O nome deve-se unicamente ao facto do Poço Negro do Soajo ser mesmo muito profundo. Mas pode ir descansad@.

Como ir à Cascata e Lagoa do Poço Negro do Soajo

O Poço Negro é outra das cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez de mais fácil acesso, pois fica localizado quase à beira da estrada, a somente 1 km dos famosos Espigueiros do Soajo.

Para lá chegar basta apanhar a estrada M530 no sentido Soajo-Cunhas e estacionar o carro junto ao ponto assinalado no mapa que partilhamos neste artigo. Depois terá de seguir a pé descendo uma íngreme, mas segura, escadaria. Et voilà! Poço Negro do Soajo!

Coordenadas GPS da Cascata e Lagoa do Poço Negro do Soajo

Latitude: 41°52’42.4″N
Longitude: 8°15’25.6″W

Dica VagaMundos: aproveite a sua visita ao Poço Negro e visite a histórica vila do Soajo e os seus (muitos) encantos naturais. Clique para ler o nosso roteiro com o que ver e fazer no Soajo.

Cascata do Poço do Bento (ou Poço da Banheira) e Cascata do Poço das Canejas

O Poço do Bento (ou Poço da Banheira) e o Poço das Canejas figuram entre as cascatas e lagoas mais secretas de Arcos de Valdevez. Aqui o rio Adrão poliu o granito até à exaustão formando duas lagoas dum verde intenso que nos maravilha de imediato. No processo, as suas águas cristalinas formam várias quedas de água, simplesmente perfeitas para uma boa sessão de hidromassagem patrocinada pela natureza.

O Poço do Bento e o Poço das Canejas ficam mesmo ao lado um do outro, num remoto e profundo vale. Para os ir conhecer é imperativo fazer uma pequena caminhada. Mas quando lhes colocar os olhos em cima vai dar muito por bem empregue cada gotinha de suor. É de uma beleza desarmante!

Atenção: se quiser ir a banhos, tenha muito cuidado pois as pedras que dão acesso às lagoas do Poço Bento e do Poço das Canejas são muito escorregadias quando estão molhadas. É importante levar calçado com boa aderência.

Como ir à Cascata do Poço do Bento (ou Poço da Banheira) e Cascata do Poço das Canejas

O Poço Bento e o Poço das Canejas ficam situados a sensivelmente 2 km da vila do Soajo. O início do trilho, que conduz a ambos, tem início junto à ponte sobre o rio Adrão na estrada M530 que liga o Soajo e Cunhas, a mesma que dá acesso ao Poço Negro (fica sensivelmente 700 metros à frente da escadaria para o Poço Negro).

O trilho tem sensivelmente 750 metros de extensão (1,5 km ida e volta) e não apresenta dificuldades de maior. O ponto mais técnico da caminhada consiste em atravessar um pequeno ribeiro que antecede a íngreme descida ao vale onde se escondem estas duas maravilhosas cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez. Apesar do trilho não se encontrar marcado, é relativamente fácil de seguir para quem esteja minimamente habituado a caminhadas na natureza. Mas pelo sim pelo não, o melhor mesmo é descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo e levá-lo consigo no seu smartphone.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Coordenadas GPS da Cascata do Poço do Bento e Cascata do Poço das Canejas

Latitude: 41°52’58.4″N
Longitude: 8°15’01.5″W

Poço das Caldeiras – Rio Vez

Conhecemos o Poço das Caldeiras quando fomos percorrer os fantásticos Passadiços das Lagoas do Vez, o mais recente troço da Ecovia do Vez, e foi direitinho para a nossa lista das melhores cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez. É certo que a queda de água está longe de ser das mais exuberantes que conhecemos mas, em contraponto, a lagoa é gigantesca e de uma beleza desarmante.

O entorno é igualmente maravilhoso, não faltando sombras nem lugar onde estender a toalha. No intervalo dos banhos, aproveite para fazer uma caminhada pelos Passadiços das Lagoas do Vez, onde irá encontrar mais uma miríade de pequenas quedas de água e lagoas.

Clique aqui para ler todas as informações que precisa sobre os Passadiços das Lagoas do Vez e para descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Como ir ao Poço das Caldeiras

O Poço das Caldeiras é um dos pontos de acesso aos Passadiços das Lagoas do Vez. Como tal, foi criado um pequeno estacionamento, cujo acesso é feito por estrada asfaltada. Basta colocar Poço das Caldeiras no Google Maps (ou afins), que vai lá dar direitinho. Uma vez parqueada a viatura é só descer a escadaria e está na lagoa. Super fácil!

Dica VagaMundos: aproveite a sua visita ao Poço das Caldeiras e vá conhecer a vizinha Aldeia do Sistelo, para apreciar os seus arrebatadores socalcos, que lhe deram o epíteto de Pequeno Tibete Português, e percorrer a pé os fantásticos Passadiços do Sistelo.

Coordenadas GPS do Poço das Caldeiras

Latitude: 41°56’27.7″N
Longitude: 8°25’40.0″W

Lagoas de Grade – Rio Ázere

Fechamos a nossa lista das melhores cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez com as Lagoas de Grade, uma sucessão de cascatas e paradisíacos poços alimentados pelas cristalinas águas do rio Ázere. As lagoas mais conhecidas são o Poço do Escorrega, o Poço das Pedrinhas, o Poço Trás-do-Engenho e o Poço da Pipa, cada um mais lindo que o outro. O acesso às Lagoas de Grade é relativamente fácil o que faz delas uma excelente opção para ir com crianças. E, em jeito de bónus, bem pertinho das lagoas existe um pequeno bar com esplanada aberto durante os meses de verão.

Como ir às Lagoas de Grade

Por vezes dar com estes locais paradisíacos é uma carga de trabalhos, mas no caso das Lagoas de Grade é precisamente o inverso. Os melhores poços ficam todos pertinho da Ponte de Grade, localizada a pouco mais de 1 km da aldeia homónima.

Perto do bar que referimos atrás existem alguns lugares de estacionamento e depois basta percorrer a pé um curto trilho que arranca junto à Ponte de Grade (consulte o mapa que disponibilizamos abaixo para ver o local exato do início do trilho). Até à primeira lagoa é pouco mais de 250 metros e o caminho não tem muito declive. Não há que enganar!

Coordenadas GPS das Lagoas de Grade

Latitude: 41°52’36.5″N
Longitude: 8°22’11.0″W

O que levar quando for visitar as Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez?

Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez: guia para visitar

  • Calçado adequado a caminhadas;
  • Chinelos e Calçado aquático (para, no caso de ir a banhos, evitar escorregar e magoar os pés);
  • Fato de banho e toalha de banho (de preferência em microfibra, pois são super compactas, leves e de secagem rápida);
  • Mochila leve e confortável;
  • Comida e bebida para fazer um picnic no meio da natureza (a maioria das cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez são completamente selvagens, não existindo qualquer tipo de serviço de apoio);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita às cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico. A visão de restos de comida não joga lá muito bem com as paradisíacas cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez. Estamos seguros que concorda connosco!

Mapa com a localização das Cascatas e Lagoas de Arcos de Valdevez


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez.

Onde ficar a dormir em Arcos de Valdevez? Sugestões de alojamento

Arcos de Valdevez tem mais de uma mão cheia de boas opções de hospedagem, bem como uma série de alojamentos de turismo rural nas proximidades.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos no concelho de Arcos de Valdevez, que apresentam a melhor relação qualidade-preço. Todos eles são uma excelente opção para ficar a dormir quando for visitar as mais belas cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez.

Luna Arcos Hotel Nature & Wellness

O Luna Arcos Hotel Nature & Wellness fica situado às portas da cidade de Arcos de Valdevez, bem pertinho do rio Vez e da famosa Praia Fluvial da Valeta. Os quartos apresentam elevados padrões de conforto, tem excelentes vistas para a montanha e a cidade, e o spa e a piscina interior são simplesmente perfeitos para relaxar depois de um dia à caça das cascatas e lagoas de Arcos de Valdevez. Ah, e o pequeno-almoço buffet é excelente!

Ribeira Collection Hotel

Se quiser ficar a dois passos do centro de Arcos de Valdevez, não hesite em escolher o Ribeira Collection Hotel. Do bom gosto e bom planeamento nasceu um hotel moderno numa casa antiga bem recuperada. A simbiose entre comodidades modernas e o toque requintado do passado arcuense de início de século XX roça a perfeição. O charme do terraço à beira do Rio Vez, com vistas para a cidade e para a Ponte Velha, também ajudam a aperfeiçoar o cenário.

Eco-Bungalow

Nada como aterrar neste refúgio envolto de natureza para encontrar sossego e tranquilidade. No Eco-Bungalow, em Vila Boa, encontra o melhor que a natureza nos dá: ar puro, espaço, serenidade e conexão. Para além das piscinas, um belo jardim e terraço com vistas soberbas. Alojamentos que respondem as todas as necessidades, amplos e luminosos, com detalhes rústicos duma ruralidade que enaltece o espírito. Perfeito para uma escapadinha na natureza!

Clique para ver mais opções de alojamento em Arcos de Valdevez

Outras Cascatas e Lagoas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.