Cascata do Mourão e Cascata de Fervença | Cascatas Sintra: como ir desde Lisboa

Cascata do Mourão e Cascata de Fervença | Cascatas Sintra: como ir desde Lisboa

Se pensa que só no Gerês é que encontra cascatas de sonho é porque não conhece as Cascatas de Sintra. Cascatas perto de Lisboa até pode parecer mentira, mas é mesmo verdade. A somente 40 minutos de Lisboa, escondem-se dois verdadeiros tesouros da natureza: a Cascata do Mourão (ou Cascata de Anços) e a Cascata de Fervença (ou Cascata da Bajouca).

Ambas as cascatas estão localizadas a cerca de 20 minutos de Sintra e distam menos de 10 quilómetros entre si. Logo, é perfeitamente possível visitar estes dois fantásticos recantos naturais no mesmo dia.

Mas o melhor mesmo é passar um fim de semana a explorar a região combinando a visita às cascatas com um passeio pelas praias de Colares, Sintra ou Mafra. Dá uma excelente escapadinha de fim de semana para quem vive na grande Lisboa.

É verdade que as duas cascatas estão bem escondidinhas, mas seguindo as nossas dicas vai chegar lá sem qualquer dificuldade.

Cascata do Mourão (Cascata de Anços) | Cascatas de Sintra: como chegar a partir de Lisboa

Cascata do rio MourãoA Cascata do Mourão (também conhecida por Cascata de Anços) é alimentada pelo rio Mourão, um dos afluentes do rio Lisandro, e o cenário natural envolvente é simplesmente idílico.

Esta Cascata de Sintra está situada bem pertinho da pequena aldeia de Anços e para lá chegar só tem de fazer um pequeno trilho de pouco mais de 400 metros (ida e volta é menos de 1 km). O percurso pedestre até à Cascata do Mourão está bem assinalado e brinda o caminhante com bonitas paisagens e com uma vegetação luxuriante. Como a distância é super curta, é excelente para fazer com crianças. E garantimos que eles vão adorar!

Uma vez lá, é desfrutar da beleza da cascata e claro, saltitar de pedra em pedra em busca do melhor ângulo para a fotografia perfeita. É um local verdadeiramente fantástico para fazer um piquenique com o som dos passarinhos e das quedas de água como banda sonora. Até custa a acreditar que está tão perto da grande Lisboa não é? Aproveite ao máximo esta escapadinha!

Cascata do Mourão (Cascata de Anços)

Nota: a natureza é de todos e deve ser preservada. Por isso, não se esqueça de levar um saco para o seu lixo e de o trazer consigo no regresso a casa. E se vir por lá lixo dos outros, faça como nós e traga o que puder consigo. Este cantinho merece ser mimado!


Clique para procurar alojamento perto das Cascatas de Sintra


Mapa do percurso desde Lisboa até à Cascata do Mourão e rota GPS

Para vos ajudar a dar com esta cascata do concelho de Sintra, colocamos abaixo um mapa com todo o percurso desde Lisboa até à Cascata do Mourão (Anços), incluindo uma pequena trilha do percurso pedestre desde o estacionamento até à cascata, em formato GPX/KLM para descarregarem e utilizarem no vosso aparelho de GPS ou no smartphone.


Clique no canto superior direito para aumentar

Cascata de Fervença (Cascata da Bajouca) | Cascatas de Sintra: como chegar a partir de Lisboa

Cascata de Fervença (Cascata da Bajouca)Esta segunda cascata do concelho de Sintra fica ainda mais perto de Lisboa, mas como o cenário envolvente é pouco aprazível, recomendamos que a visite no regresso a casa.

A nível de beleza a Cascata de Fervença é ainda mais impressionante e fotogénica que a Cascata do rio Mourão. Mas, infelizmente, a mesma está muito perto duma fábrica e logo a área envolvente fica muito aquém do pequeno paraíso natural que se encontra em Anços.

E para piorar ainda mais as coisas há quem pense que é uma boa ideia vazar entulho nas imediações de um tesouro natural como este. Lamentável!

Sem dúvida alguma que este espaço está a pedir, urgentemente, por uma requalificação ambiental. Até porque a Cascata de Fervença bem que merece. É sem sombra de dúvidas uma obra maravilhosa da natureza e merece muito mais carinho do que aquele que tem atualmente. As quedas de água são verdadeiramente imponentes e temos a certeza, que tal como nós, vai adorar vê-las ao vivo.


Clique para procurar alojamento perto das Cascatas de Sintra


Para chegar às cascatas vá até Fervença, perto de Terrugem, mais concretamente até ao restaurante Retiro do Baião, onde pode estacionar o seu carro sem grandes dificuldades. Daí até à cascata são menos de 200 metros que se fazem sem qualquer tipo de dificuldade.

Mapa do percurso desde Lisboa até à Cascata de fervença e rota GPS

À imagem do que fizemos para a outra cascata de Sintra, colocamos abaixo um mapa com todo o percurso desde Lisboa até à Cascata de Fervença (Bajouca), incluindo uma pequena trilha do percurso pedestre desde o estacionamento até à cascata.


Clique no canto superior direito para aumentar

Dica
Se procura mais ideias de escapadinhas não deixe de espreitar estas 25 sugestões de passeios a menos de 1 hora de Lisboa e de ler estas sugestões de escapadinhas românticas em Portugal.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Fui hoje visitar as duas cascatas como recomendado, e desaconselho a visita na cascata de Fervença. Deixamos o carro no restaurante retiro do Baião conforme a dica. Desde o restaurante até o chegar no caminho da cascata, super estranho, parece abandonado, cheio de peças de mármore no caminho encostado pelos muros, tudo pixado ao redor e até achamos que estava fechado o acesso a cascata, tudo muito estranho e vazio, nenhum turista, diferente da outra cascata. Havia um acesso quer permitia passarmos para ver a cascata, e ficamos até com medo, pq nao havia ninguém, ninguém, mas arriscamos, é um percurso bem curto mesmo, mas um cheiro de água poluída e muito entulho ao redor, muitos pedaços pequenos de mármore (recortes) que jogaram ali, muito triste nos deparar com essa situação. Não valeu a pena e nem vou recomendar para ninguém, totalmente abandonado. Só queria deixar nosso feedback. Obrigada

    • Infelizmente o espaço está estremamente degradado e poluído e está a necessitar de uma intervenção ambiental urgentemente. Alertamos para isso no artigo. Quando fomos ainda era Inverno, logo mau cheiro não havia mas com a aproximação do Verão só tende a ficar pior. Obrigado pelo testemunho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.