Castelo de Ajloun (قلعة عجلون)

Ajloun

A cidade montanhosa de Ajloun fica localizada a cerca de 75kms a noroeste de Amman, numa das zonas mais frescas e verdes de toda a Jordânia (no Inverno neva por estes lados) sendo conhecida pelas suas florestas de pinheiros, pelos milhares de oliveiras que decoram os montes e pelos muitos pomares e vinhedos que pontificam na região.

Mas é o Castelo de Ajloun (Qal’at Ar-Rabad) quem mais leva os turistas a visitar esta região. Este foi mandado construir no longínquo século XII por Izz al-Din Usama, sobrinho do famoso Saladim, com o objectivo de proteger as minas de ferro da região e impedir os ataques dos Cruzados, que na altura estavam estabelecidos mais a sul, na cidade de Karak. A sua presença é marcante!


Fachada principal do Castelo


Porta de entrada no Castelo

Dois grandes terramotos, em 1837 e 1927, destruíram grande parte do castelo, mas recentemente, o estado Jordano, patrocinou um programa de restauro e consolidação das muralhas, tendo inclusivamente reconstruído a ponte sobre o fosso. Por isso mesmo são muitas as salas hoje visitáveis.


Interior do Castelo


VagaMundos no Castelo de Ajloun

Para além de todo o peso histórico e da sua beleza as vistas para a região de Ajloun são simplesmente espectaculares, como podem confirmar pelas fotografias.

O único senão do castelo é mesmo o facto de estar situado a uma considerável distância da cidade de Ajloun, e de não ter acesso através de transportes públicos. Nós optamos por arranjar um motorista em Amman (como já havíamos referido na última crónica) e combinar a visita ao castelo com uma visita à histórica cidade de Jerash, sobre a qual falaremos na próxima crónica.


Clique para ler o nosso Guia da Jordânia


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

7 COMENTÁRIOS

  1. Hola Patricia. O Norte da Jordânia é surpreendentemente verde! Principalmente na Primavera em que a Natureza explode e as flores dão cor à paisagem. E apesar dos terramotos, há um esforço por reconstruir os monumentos históricos.
    Saludos de Copenhaga

    Olá Claudia. A Jordânia tem ainda muito tesouro histórico escondido.
    Bjs

    Olá Brenda. Assinamos por baixo também.
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.