A cidade montanhosa de Ajloun fica localizada a cerca de 75kms a noroeste de Amman, numa das zonas mais frescas e verdes de toda a Jordânia (no Inverno neva por estes lados) sendo conhecida pelas suas florestas de pinheiros, pelos milhares de oliveiras que decoram os montes e pelos muitos pomares e vinhedos que pontificam na região.
Mas é o Castelo de Ajloun (Qal’at Ar-Rabad) quem mais leva os turistas a visitar esta região. Este foi mandado construir no longínquo século XII por Izz al-Din Usama, sobrinho do famoso Saladim, com o objectivo de proteger as minas de ferro da região e impedir os ataques dos Cruzados, que na altura estavam estabelecidos mais a sul, na cidade de Karak. A sua presença é marcante!
Dois grandes terramotos, em 1837 e 1927, destruíram grande parte do castelo, mas recentemente, o estado Jordano, patrocinou um programa de restauro e consolidação das muralhas, tendo inclusivamente reconstruído a ponte sobre o fosso. Por isso mesmo são muitas as salas hoje visitáveis.
VagaMundos no Castelo de Ajloun
Para além de todo o peso histórico e da sua beleza as vistas para a região de Ajloun são simplesmente espectaculares, como podem confirmar pelas fotografias.
O único senão do castelo é mesmo o facto de estar situado a uma considerável distância da cidade de Ajloun, e de não ter acesso através de transportes públicos. Nós optamos por arranjar um motorista em Amman (como já havíamos referido na última crónica) e combinar a visita ao castelo com uma visita à histórica cidade de Jerash, sobre a qual falaremos na próxima crónica.
Clique para ler o nosso Guia da Jordânia
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Espectacular ese castillo a pesar de la destrucción por los terremotos, y hermoso el lugar en el que se encuentra!
Saludos desde Buenos Aires!
Castelo escondidinho, mas muito interessante. Uma preciosidade histórica.
Bj
Concordo com a Claudia.
Hola Patricia. O Norte da Jordânia é surpreendentemente verde! Principalmente na Primavera em que a Natureza explode e as flores dão cor à paisagem. E apesar dos terramotos, há um esforço por reconstruir os monumentos históricos.
Saludos de Copenhaga
Olá Claudia. A Jordânia tem ainda muito tesouro histórico escondido.
Bjs
Olá Brenda. Assinamos por baixo também.
Bjs
Maravilha!
A paisagem ao fundo com os inumeros olivais faz-me lembrar a região de Mirandela (Trás-os-Montes).
Interessante
Olá Micas. Uma maravilha, sem dúvida.
Bjs
Olá Valentim. Os olivais dominam o Médio Oriente. É engraçado encontrares semelhanças com a tua região 🙂
Abraço