Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal

Busca o que visitar em Castelo Rodrigo? Chegou ao fim da sua demanda. A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo parece recortada dum filme medieval. Quando ao longe se avistam as suas velhas muralhas, os torreões, as ruínas do Palácio Cristóvão de Moura e o dourado casario encavalitado no monte, é amor à primeira vista. É muito fácil perceber porque foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal, Aldeia Autêntica.

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal

Razão mais do que suficiente para visitar Castelo Rodrigo. Mas esta terra de encantos, tem muito mais para oferecer: é uma das mais apaixonantes Aldeias Históricas de Portugal, porta de entrada no Parque Natural do Douro Internacional, exibe espantosas paisagens das Terras de Ribacoa de valor incalculável, revelou pinturas rupestres que provam origens pré-históricas, herdou um vasto legado romano, árabe e judaico e é, historicamente, das povoações raianas mais importantes na defesa do território português disputado com Espanha.

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal
Parque Natural do Douro Internacional – Roteiro para visitar Castelo Rodrigo

Neste artigo encontra o que ver e fazer quando visitar Castelo Rodrigo, lugares incontornáveis e segredos bem guardados, os melhores hotéis onde ficar, restaurantes onde comer e um mapa interativo para aproveitar ao máximo a sua escapadinha ou férias em terras de Castelo Rodrigo.

Na preparação da sua viagem a Castelo Rodrigo, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Onde fica Castelo Rodrigo?

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal
Torre Albarrã e Torre do Relógio – Roteiro para visitar Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo é uma aldeia e freguesia portuguesa pertencente ao distrito da Guarda, na antiga província da Beira Alta, região Centro de Portugal e sub-região das Beiras e Serra da Estrela. Entre 1209 e 1836, foi sede de concelho, até a mesma ter sido transferida para a povoação de São Vicente Mártir, entretanto redesignada Figueira de Castelo Rodrigo.

Castelo Rodrigo dista 380 km de Lisboa e 260 km do Porto. A caminho, pode combinar a sua visita a Castelo Rodrigo com outras Aldeias Históricas de Portugal próximas, como Almeida e Marialva, os concelhos vizinhos de Vila Nova de Foz Côa, Freixo de Espada à Cinta e Pinhel, ou até aventurar-se por terras de Salamanca na Espanha.

Quando visitar Castelo Rodrigo?

Amendoeiras em Flor, uma das melhores alturas do ano para visitar Castelo Rodrigo

É sabido que as Amendoeiras em Flor, nos meses de fevereiro e março, são uma das melhores alturas do ano para visitar Castelo Rodrigo. A floração é duma beleza natural tão idílica que deve ser vista pelo menos uma vez na vida. Mesmo que a sua visita não coincida com os dois fins de semana das Festas, qualquer dia é bom para celebrar a chegada da primavera e assistir ao espetáculo da paisagem vestida de branco quando as amendoeiras florescem.

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal
Ponte Internacional sobre o Rio Águeda em Barca d’Alva – Roteiro para visitar Castelo Rodrigo

Festas e romarias, feiras e festivais gastronómicos são outras das oportunidades para conhecer a cultura do território e saber quando visitar Castelo Rodrigo.

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal
Ruela Medieval em Castelo Rodrigo

Eis alguns dos eventos mais importantes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo:

  • 12 em Rede – Aldeias em Festa: ciclo de eventos nas Aldeias Históricas de Portugal com data móvel
  • Figueira Com Vida: meados de agosto
  • Festival das Sopas e Migas: outubro
  • Festival do Borrego da Marofa: novembro

Onde ficar a dormir em Castelo Rodrigo? Sugestões de alojamento

Se precisar de ficar a dormir em Castelo Rodrigo na sua viagem ao território, previna-se porque a oferta é escassa. A maioria insere-se na categoria do alojamento local mas a qualidade é surpreendente. Aposte no Turismo Rural para uma experiência mais autêntica. O nosso melhor conselho é reservar com o máximo de antecedência possível e optar por unidades que permitam o cancelamento gratuito.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Castelo Rodrigo – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Casa da Amendoeira

Numa casa de campo restaurada, dentro das muralhas de Castelo Rodrigo, a Casa da Amendoeira é uma homenagem à música, ao bem-estar e ao sossego. Os quatro quartos temáticos inspirados em géneros musicais, apresentam muito conforto, comodidades modernas e detalhes decorativos de elegância. Desfrute dum ótimo pequeno-almoço de sabores caseiros e regionais na área de refeições junto à lareira, ou no terraço do pátio.

Casa da Cisterna

Espaços e quartos da Casa da Cisterna surpreendem pelo bom gosto e detalhes decorativos que refletem um ambiente acolhedor e confortável. Merece os elogios rasgados dos hóspedes pelo cuidado enquadramento rural, a simpatia de quem recebe com mimo e a qualidade da comida. Um terraço com piscina oferece vistas soberbas.

Clique para ver mais opções de alojamento perto de Castelo Rodrigo

O que ver e fazer em Castelo Rodrigo: locais a visitar e experiências a não perder

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas PortugalEm território caracterizado pelas vastas paisagens e planaltos das Terras de Ribacoa, pontilhadas por fortalezas e castelos, Castelo Rodrigo surge altaneiro junto ao vale do rio Coa e nos contrafortes da majestosa Serra da Marofa. Conquistada aos mouros no século XI pelo rei de Leão, só no Tratado de Alcanizes assinado pelo Rei D. Dinis integra território português em 1297. A partir daí, foi sede de concelho durante mais de 600 anos.

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal
Porta do Sol – Roteiro para visitar Castelo Rodrigo

Atravessar a emblemática Porta do Sol é como transpor um portal entre dois mundos. Mas o melhor de Castelo Rodrigo é passear à toa pelas suas ruas medievais e descobrir os pequenos detalhes que lhe dão cor, como sejam as inscrições hebraicas e cruzes talhadas nas ombreiras e aduelas das portas, marcas da presença de judeus e novos cristãos que o tempo não apagou.

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas PortugalSem mais delongas, os pontos de interesse que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Castelo Rodrigo são:

  • Apreciar o conjunto monumental de Castelo Rodrigo a partir do Parque de Lazer, a sul das muralhas. Parar para uma fotografia junto ao sinal das 7 Maravilhas de Portugal e prestar atenção ao conjunto de painéis de azulejos junto à estrada que sobe ao castelo.
  • Atravessar a muralha via a Porta do Sol, virada a nascente, a mais importante das entradas na cintura muralhada sendo as outras a Porta da Alverca e a Porta da Traição.
  • Percorrer as velhas muralhas com torreões semicirculares (a lembrar as Muralhas de Ávila), e apreciar detalhes como as bombardeiras cruzetadas, seteiras e troneiras, e os vestígios da Torre Albarrã mais setentrional conhecida em território português, identificável por estar na base da Torre do Relógio. Da Torre de Menagem medieval, infelizmente, nada resta.
  • Deambular pelo centro histórico para descobrir o Pelourinho quinhentista de Castelo Rodrigo, a Cisterna Medieval, o Forno Comunitário e as casas quinhentistas da Rua da Cadeia.
  • Visitar a Igreja Matriz de Castelo Rodrigo dedicada a Nossa Senhora do Rocamador.
  • Conhecer a história por trás das ruínas do Palácio de Cristóvão Moura.
  • Dedicar um olhar atento ao casario da judiaria medieval onde se escondem segredos como enigmáticas inscrições medievais (vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos) ou o jogo de tabuleiro do “alquerque” entalhados nas pedras de portas e janelas.
  • Fazer uma “caça ao tesouro” em busca das janelas manuelinas, da Casa do Rabino, da Casa da Cadeia e da Casa da Câmara.
  • Conhecer costumes e tradições nas lojas de artesanato, peças e produtos regionais.

O que visitar perto de Castelo Rodrigo?

Castelo Rodrigo visto da Serra da Marofa

Explorar a malha urbana cingida pelas muralhas da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo leva pouco tempo a visitar. Se souber a pouco, demore-se num dos seus cafés e troque dois dedos de conversa com os “da terra”: eles adoram cavaquear e contar histórias da sua aldeia.

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal
Cais do Douro em Barca d’Alva

Mas os tesouros de Castelo Rodrigo vão bem além do recinto muralhado. Um roteiro para visitar Castelo Rodrigo será tanto mais completo, quantos mais pontos de interesse da região incluir.

Figueira de Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas PortugalA começar pela atual sede de concelho e município, Figueira de Castelo Rodrigo. Os pontos de interesse que não deve perder na airosa e espraiada vila são:

  • o amplo Jardim de Figueira de Castelo Rodrigo, com fontanários e chafarizes dos quais destacamos o Chafariz dos Pretos e uma romântica pérgula florida;
  • a Igreja Matriz de Figueira de Castelo Rodrigo de fachada barroca e dedicada a São Vicente, padroeiro da vila,
  • o edifício dos Paços do Concelho onde funciona a Câmara Municipal em conjunto com o Edifício Ribacoa,
  • um ornado jardim no Largo Dr. Vilhena que homenageia a Cegonha, animal muito acarinhado pelos figueirenses
  • e o Centro Interpretativo Ephraim Bueno que documenta a história da presença judaica no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal
Igreja Matriz

Cristo Rei da Serra da Marofa

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas PortugalDentre os vários miradouros da região, o de maior destaque é sem sombra de dúvida o Miradouro da Serra da Marofa. Lá do alto, o olhar parece alcançar o infinito e as vistas são de tirar a respiração! No cume encontra ainda uma imponente imagem do Cristo Rei da Marofa, e a singela Capela de Nossa Senhora de Fátima.

Torre dos Metelos

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas PortugalNa pacata aldeia de Freixeda do Torrão, o Solar dos Metelos, foi considerado Imóvel de Interesse Público em 29 de setembro de 1977, sendo atualmente uma residência privada. Mas é a rústica Torre dos Metelos, cujas origens remontam ao século XV, com feitio de prisma quadrangular típico da época medieval, que chama todas as atenções. Antes de abandonar a aldeia, atente ainda à ancestral Igreja Matriz, com um primitivo pórtico românico.

Mosteiro e Convento de Santa Maria de Aguiar

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas PortugalAbsolutamente imperdível num roteiro para visitar Castelo Rodrigo é rumar a oeste e apreciar o majestoso Mosteiro Santa Maria de Aguiar. Monumento Nacional em estilo românico e gótico, é local de romaria no dia 15 de Agosto para venerar Nossa Senhora da Guia, representada numa bela imagem de roca.

Torre de Almofala (Torre das Águias)

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas PortugalA Torre de Almofala é de fundação romana, usada originalmente como templo que os monges de Aguiar terão convertido em torre de vigia. O que explica os outros nomes por que é conhecida: Casarão da Torre, Torre dos Frades, Torre de Aguiar, Torre das Águias. As escavações em redor revelaram a existência dum povoado romano. O espaço foi melhorado para visitas e tem agora um centro interpretativo.

Miradouro da Capela de Santo André das Arribas

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas PortugalComo uma porta de entrada no Parque Natural do Douro Internacional, o miradouro da Capela de Santo André das Arribas é incontornável num roteiro para visitar Castelo Rodrigo. Além de desfrutar de vistas arrebatadoras sobre o profundo vale do Rio Águeda, as fragas durienses e a vizinha Espanha, pode conhecer um segredo bem guardado.

A entrada no recinto da capela é ladeada por dois berrões, muito provavelmente provenientes dum castro descoberto nas imediações. O acesso é feito por caminhos rurais estreitos e de terra batida em más condições, sendo recomendável ir a pé da aldeia de Almofala (2,5 km / 5 km ida e volta), de 4×4 ou pelo menos com um carro robusto.

Quer partir à aventura e descobrir mais vistas arrebatadoras do Douro Internacional? Então clique para ler o nosso roteiro e guia completo para visitar os Melhores Miradouros do Douro Internacional.
Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada na natureza, adicione um dia ao seu roteiro para visitar Castelo Rodrigo e vá percorrer o fantástico FCR PR1 Trilho da Almofala – Da Albufeira de Santa Maria de Aguiar ao Santo André das Arribas. Um percurso pedestre circular com 15 km que arranca da albufeira de Santa Maria de Aguiar, passando pela Torre de Almofala, até ao miradouro e Capela de Santo André das Arribas, regressando pela Capela de Santa Bárbara e aldeia de Almofala.

Escalhão e Ponte Romana de Ribeira de Aguiar

A aldeia de Escalhão é muito provável que lhe seja inteiramente desconhecida. Certamente ficará supreendid@ por saber que esta povoação de dimensão aldeã detém um valor patrimonial inesperado e surpreendente. A Igreja Matriz, de aparência fortificada, é uma das maiores da região. O Cruzeiro celebra a valentia das suas gentes nas guerras da Restauração da Independência. De destacar ainda a fonte de mergulho e o museu. Mais desconhecidas são a sua Ponte Romana sobre a Ribeira de Aguiar e a calçada primitiva da via romana que unia Guarda a Astorga, utilizadas pelos peregrinos de Santiago ao longo dos séculos.

Miradouro do Alto da Sapinha

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas PortugalInserido no Parque Natural do Douro Internacional e na estrada que une Escalhão a Barca d’Alva, há um miradouro de visita obrigatória num roteiro para visitar Castelo Rodrigo. As deslumbrantes vistas do Miradouro do Alto da Sapinha aliam as águas do Douro, as escarpas e fragas rochosas do vale do rio Águeda até à foz em Barca d’Alva, e o majestoso voo dos grifos a planarem nos céus. A visão é ainda brindada pelos socalcos de vinhedos do Douro, olivais, amendoais (particularmente belos na época das Amendoeiras em Flor) e pomares do lado português, e pela Meseta Ibérica, por terras de Salamanca e Zamora, do lado espanhol.

Barca d’Alva e Rota dos Tuneis e Pontes do Douro

Castelo Rodrigo, o que visitar | Aldeias Históricas Portugal
Antiga estação de caminho de ferro de Barca d’Alva

Um dos lugares imperdíveis a incluir no seu roteiro para visitar Castelo Rodrigo é a pitoresca aldeia de Barca d’Alva. A singela aldeia é o ponto de referência para marcar encontro com autênticos milagres da natureza.

Rio Douro em Barca d’Alva

Desfrutar do estonteante cromatismo paisagístico, sentir o rio Douro num passeio de barco, deslumbrar-se com as paisagens idílicas do Douro Vinhateiro e das imponentes arribas do Douro Internacional, assistir como o Rio Douro abraça o Rio Águeda, são apenas algumas das melhores experiências que pode viver em Barca d’Alva. Sem falar dos deleites do paladar que os seus produtos regionais proporcionam.

Ponte Ferroviária Internacional sobre o rio Águeda

Complemente a sua visita a Barca d’Alva com uma aventura pelo Camino de Hierro, e será ainda mais memorável. O Camino de Hierro é o novo nome da histórica Rota dos Túneis e Pontes da Linha do Douro, um extraordinário trilho pedestre pela abandonada linha férrea entre La Fregeneda (Espanha) e Barca d’Alva (Portugal), em pleno Parque Natural das Arribas do Douro, o congénere espanhol do Douro Internacional. Saiba tudo sobre o Camino de Hierro com o nosso guia completo.

Trilhos e Percursos Pedestres de Figueira de Castelo Rodrigo

Se gosta de caminhar, terá muito com que se entreter ao visitar Figueira de Castelo Rodrigo, até porque, para além de ter uma boa oferta de percursos pedestres de pequena rota, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo passam duas Grandes Rotas de Portugal, nomeadamente a Grande Rota das Aldeias Históricas e a Grande Rota do Vale do Côa.

Rota dos Túneis e Pontes da Linha do Douro

Os nossos favoritos são o PR1 “Da Albufeira de Santa Maria de Aguiar ao Santo André das Arribas” e a fantástica Rota dos Túneis e Pontes da Linha do Douro, que apesar de se desenvolver em território espanhol termina na Ponte Internacional de Barca d’Alva. Abaixo encontra os melhores trilhos e percursos pedestres de Figueira de Castelo Rodrigo (e arredores):

  • PR2-FCR Trilho da Via Sacra
  • PR3-FCR Trilho do Convento
  • GR22 Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal

Onde comer em Figueira de Castelo Rodrigo? Melhores Restaurantes

Borrego Assado, um dos pratos que não pode deixar de provar quando visitar Figueira de Castelo Rodrigo

Quanto à gastronomia tradicional de Castelo Rodrigo só podemos tecer elogios. O nobre e saboroso “Borrego da Marofa”, assado no forno, na brasa ou ensopado, é de salivar. E não resistimos a “encher” a mala do carro com amêndoas, bolos, fumeiro e queijos regionais, compotas, vinhos e azeite. Iguarias que provámos e aprovámos sentados à mesa destes restaurantes:

Restaurante A Cerca
Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, Figueira de Castelo Rodrigo

Restaurante O Lagar
Rua do Lagar 1, Escalhão

Outros lugares a visitar perto de Castelo Rodrigo

Marialva, uma das Aldeias Históricas de Portugal perto de Castelo Rodrigo

Quando for visitar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, aproveite para conhecer outros encantos da região da Beira Alta e do Alto Douro. Até porque bem pertinho de Castelo Rodrigo encontra várias mãos cheias de locais de interesse para visitar. Abaixo encontra os nossos favoritos, com informação da distância face a Castelo Rodrigo (clique nas respetivas localizações para saber o que visitar em cada um dos destinos):

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Figueira de Castelo Rodrigo


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a visitar em Figueira de Castelo Rodrigo.

Outros artigos do Centro de Portugal

Abrantes | Aveiro | Aldeias Históricas de PortugalBatalhaBelmonte | Beira BaixaCascata da Cabreia | Castelo de Bode | Castro Daire | Coimbra | Covilhã | DornesEstações Náuticas Centro de PortugalFigueira da FozFoz do Cobrão | Fragas de São Simão | Garganta do Ocreza | Góis | Guarda | Loriga | Manteigas | Monsanto | Nazaré | Óbidos | Ourém | Região do Oeste | Passadiços do OrvalhoPenamacor | Penedo Furado | PenichePiodão | Poço Negro | Praias Fluviais Centro de Portugal | Santa Comba DãoSeia | Serra do Açor | Serras de Aire e Candeeiros | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Sortelha | Tomar | Vila de Rei | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.