Quem visita a metrópole Argentina de Buenos Aires não deve perder a oportunidade de visitar a vizinha cidade uruguaia de Colónia do Sacramento, fundada pelos portugueses no século XVII. Colónia do Sacramento fica do outro lado do Rio da Prata e como tal basta apanhar um dos muitos barcos que, diariamente, atravessam o estuário. A viagem demora apenas uma hora de Ferry rápido, ou três horas caso optem pelo Ferry mais lento (uma boa opção caso fiquem por mais de um dia e queiram poupar algum dinheiro).
O centro histórico da sedutora cidade uruguaia de Colónia do Sacramento foi reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade em 1995 e é simplesmente apaixonante.
Colónia do Sacramento é uma cidade viva, animada e com uma faceta cultural vibrante que merece vários dias de visita. Mas se só tem um dia para visitar Colónia do Sacramento não se preocupe. Siga a nossa sugestão de roteiro de 1 dia e fique a conhecer os principais pontos de interesse de Colónia do Sacramento.
Leia também a nossa sugestão de Roteiro de Viagem pela América do Sul
Roteiro de 1 dia com o melhor de Colónia do Sacramento – Uruguai
Colónia do Sacramento foi fundada pelo almirante D. Manuel Lobo em 1680 a mando da Coroa Portuguesa. Portugal aspirava reforçar a sua presença e o comércio nas colónias americanas e o estuário do Rio de la Plata era um local estratégico para cumprir tal ensejo.
Como é sabido, aqueles não eram tempos pacíficos entre Portugueses e Espanhóis, e Colónia do Sacramento é disso exemplo. Durante décadas a cidade foi tomada e reconquistada, construída e arrasada, abandonada e reconstruída por ambos os povos colonizadores da América Latina.
Atravessar a Portón de Campo, ou Puerta de la Ciudadela, com a ponte sobre o fosso é logo um convite a uma viagem no passado e é o local perfeito para iniciar um roteiro por Colónia. No topo, o inconfundível brasão português com as nossas quinas.
Aliás, Colonia do Sacramento é um museu a céu aberto. Para além dos museus Português, Espanhol, Municipal e do Azulejo, as relíquias do passado espalham-se pelas agradáveis ruas da cidade, tanto pela presença dos carros antigos como pelas próprias casas de arquitectura portuguesa ou espanhola que foram restauradas para preservar a memória do passado.
Ao caminhar-se pelas ruas empedradas de Colónia do Sacramento, são ainda visíveis as influências portuguesas – nas casas com telhado e ruas com esgoto central – e espanholas – nas casas com terraço e ruas com dois esgotos laterais.
É o caso da “portuguesa” Calle de los Suspiros cujo empedrado da rua é ainda o original. O intrigante nome deu origem a várias lendas. Há quem diga que os condenados percorriam esta rua antes de morrerem afogados com a maré alta; outra história diz que a rua era ladeada de bordéis onde marinheiros procuravam diversão e soldados proferiam piropos às raparigas; mas a mais romântica é sem dúvida a história da donzela que numa noite de luar aqui esperava o seu amado mas foi apunhalada por um estranho e soltou o último suspiro ao pronunciar o nome do amado.
Daí rumamos até ao farol e as ruínas do Convento de São Francisco do séc. XVII.
Convento visitado seguimos caminho até à sui generis basílica do Santíssimo Sacramento (1808) cuja construção em pedra é de origem portuguesa e as partes de tijolo são de origem espanhola.
E para fechar a vossa visita a Colónia do Sacramento com chave de ouro nada como um passeio pela romântica marginal da encantadora cidade uruguaia. Vão ficar enamorados!
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Ola Vagamundos,
vi recentemente um documentario sobre Colonia del Sacramento e fiquei encantada com a preservaçao historica da cidade. Parece que o tempo resolveu parar por la.
Interessante a observaçao entre as ruas portuguesas e espanholas. Se nao me engano, os habitantes ainda preservam a lingua portuguesa.
A Calle de los Suspiros me fez lembrar um pouco a historia daquela famosa ponte veneziana. E nos que pensamos a uma conotaçao mais romantica… 😀
Beijinhos
Creio que a Colónia do Sacramento é o único património da Unesco no Uruguai. Temos de sentir algum orgulho no que deixámos pelo mundo.
Bjs.
I've never been to Colonia and I mean to do that next time I stop in Buenos Aires. Very nice pictures, as usual!
(one little thing, though – Colonia is on the other side of the river, the Río de la Plata, not the Atlantic; I may have misunderstood what you meant, though, I don't speak Portuguese, after all hehe).
Olá Juliana. De facto, Colónia parece ter parado no tempo. Provavelmente é isso que a torna tão encantadora. E verdade que a ponte dos suspiros em Veneza também tem a sua lenda, os suspiros dos condenados. Obrigado pelo teu comentário!
Bis
Olá Teresa. Colónia del sacramento é mesmo o único local da UNESCO no Uruguai.
Bis
Hello Aledys. When compared to Portugal, Colónia is on the other side of the Atlantic, but you are right… As the Tigre is on the same sentence it might lead to misunderstanding. As a porteña, you can't miss a visit to Colonia 🙂 It's a pleasant day trip.
Besos
Sorry VagaMundos, like I suspected, I had misiterpreted you, then! You mentioned Bs As. and then Colonia, so I thought you were situating it in comparison to it 🙂
Uruguay used to be called, "la Banda Oriental", the eastern coast, when it was still part of the colony/country.
I am a "cordobesa", strictly speaking, born and bred. Lived in Bs. As. as a young girl and I love the city, so ya betcha that I'll visit Colonia next time I'm in Buenos Aires.
Cheers!
We really apreciated your comment. It was a bit confusing since our last post was about the Tigre 🙂 And it´s true you are a cordobesa not a porteña. Sorry for our mistake 🙂
Besos